domingo, junho 24, 2007

Desculpas



Gostaria de pedir desculpas pela falta de postagens nas últimas semanas. Tenho andado bastante ocupada, um tanto cansada e desanimada com algumas coisas. Tenho feito pouca coisa na cozinha também, somente o trivial mesmo. Espero que seja uma coisa passageira e que eu possa voltar com mais receitas em breve!
Queria também agradecer à querida Elvira pela contribuição ao evento "Comidinhas do dia-a-dia"! Tão logo seja possível, farei uma postagem completa com as novas receitas participantes!
Muito obrigada pelo carinho e compreensão! Um grande abraço! :-)

domingo, junho 10, 2007

Rocambole de chocolate com Irish Cream


Estava olhando as últimas receitas postadas no Cozinhas do Mundo quando este título me chamou a atenção. Lendo a receita, fiquei mais intrigada. Parecia estar faltando ingredientes na massa, mas a Cris garantia que era só isso mesmo e o resultado era simplesmente irresistível. Achei que havia encontrado uma boa oportunidade de usar um tablete enorme de chocolate que recebi da Mamy-chan e resolvi prepará-lo hoje.
É uma receita bem fácil e relativamente rápida de ser preparada. O único trabalho que realmente tive foi picar o chocolate. Até o momento de experimentar uma fatia do doce não estava ainda muito convencida, mas foi só colocar uma garfada na boca para me render totalmente! Por fora, a casquinha firme lembra suspiro mas por dentro é uma nuvem de tão leve! Gostei demais da combinação destes ingredientes: café, chocolate e whisky, mas você pode usar o recheio que você e sua família mais gostar. A cada pedaço que levava à boca lamentava o Luiz ter essa alergia horrível de chocolate, como gostaria que ele pudesse experimentar este pedacinho de paraíso!
Gostaria de agradecer a Cris por compartilhar esta receita com todos! Abaixo coloco a receita com algumas alterações que fiz aqui. Se puderem, façam correndo este doce e aguardem os aplausos! ;-)



Rocambole de chocolate com Irish Cream

Massa:

175 g de chocolate meio amargo picado (usei dos padres)
5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
150 g de açúcar refinado

Recheio:

1 colher de café expresso instantâneo
200 ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de whisky (usei apenas duas, ficou bem suave)

Unte e forre com papel manteiga uma forma retangular de 33 x 23 cm (usei uma quadrada de 30x30cm). Unte o papel, é muito importante!!!

Derreta o chocolate num refratário em banho-maria ou no microondas e deixe amornar.

Bata as gemas com metade do açúcar por 3-4 minutos até formar uma mistura fofa e bem clara. Acrescente o chocolate derretido e continue batendo. Em uma outra vasilha totalmente limpa, bata as claras em neve adicionando o restante do açúcar em 2 ou 3 vezes até formar picos firmes. Misture 1/4 das claras na massa de chocolate e mexa cuidadosamente. Adicione o restante das claras em neve e termine de misturar. Despeje a mistura na forma e distribua-a bem nos cantos e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da forma para tirar bolhas de ar.

Asse em forno pré-aquecido a 170°C por cerca de 20 minutos ou até que a massa tenha crescido e esteja firme.

Deixe o bolo na forma por 10 minutos e depois cubra com uma folha de de papel-manteiga. A Cris polvilhou açúcar mas eu não coloquei nada. Vire de ponta cabeça usando outra forma para auxiliar e retire o papel grudado na bolo com cuidado. Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.

Para fazer o recheio, misture o café com uma colher de sopa de água fervendo para dissolvê-lo. Deixe esfriar. Coloque em uma vasilha com o creme de leite e o whisky e bata até que a massa forme picos firmes. Espalhe o creme por toda a massa e enrole-a com a ajuda do papel manteiga. Retire o papel-manteiga e coloque o rocambole num prato.

Decore a gosto e sirva. Aqui polvilhei com açúcar de confeiteiro, chantilly e gotas de chocolate em formato de grãos de café. Na hora de cortar, corte de um vez, não faça movimentos de serrar porque o bolo se esfarela mais ainda.

sábado, junho 09, 2007

Sabores da minha terra


Fiquei um bom tempo a pensar no que preparar para participar deste evento que a Bia e a Karen me convidaram. Imaginei que teria que ser algo de onde nasci, São Paulo e a única coisa que me vinha à mente era o cuscuz paulista, mas a Cláudia representou muito bem nosso Estado com um lindo!
Lembrei-me, então destes biscoitinhos de fubá encontrados em quase todas as padarias paulistanas. Alguns são delicados outros são bolachões que só de comer um já enche a barriga! rsss
Falar em broa para mim evoca muitas imagens. Antes achava que eram apenas pães, mas agora sei que tudo quanto é massa assada com fubá leva este nome: biscoitos, bolos, pães massudos, pães ocos por dentro que lembram carolinas.... hummmm, receitas diversas que resultam sempre em coisas deliciosas para saborear, é claro, com um cafézinho!
Esta receita postada pelo Clemente Garcia no Fórum do Cybercook é perfeita. A primeira vez que os fiz e comi, fiquei encantada, são muito gostosos! Apesar de que, falou em fubá sou suspeitíssima! rss Para quem gosta, eu os recomendo fortemente!
Desta vez, modelei-os bem pequeninos para ficarem mais delicados, pois também quis presentear uma amiga com eles. Ficaram mais crocantes. Quando os fiz maiores da primeira vez, ficaram mais macios. Não sei se por causa do tamanho ou da marca de fubá que usei, mas o sabor das broas ficou menos pronunciado.:-(

A iniciativa deste evento partiu da Paula do blog português "Um cantinho na cozinha". Convido a Sheila e a Luna para participarem, se quiserem, é claro!

Gostaria de agradecer à Mamy pela linda xícara da foto e à Mirian pela bela toalha em crochê!

Broa caxambu

300 grs de farinha de trigo
180 grs de margarina (usei manteiga sem sal)
300 grs de açúcar
1 ovo
300 grs de fubá
15 grs de fermento em pó
1 colh de café de erva doce
+ ou - 210 ml de leite

Na batedeira misturar bem o açúcar com a margarina em velocidade baixa. Juntar o ovo e aos poucos os demais ingredientes, sendo o leite aos poucos até dar ponto de pegar nas mão e modelar. Faça bolinhas com a mão, achate-as e coloque em assadeira levemente untadas. Para facilitar unte as mão na hora de fazer a bolinha. Deixe um espaço entre uma bolinha e outra porque elas se esparramam no forno.
Para quem mora no Brasil, o Clemente recomenda a margarina para bolo da Amelia é a melhor para esta broa, mas pode se usar outra margarina que não seja light.
Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180oC. Asse até ficar bem dourada. Deixe esfriando sobre uma grelha e depois guarde-as em latas bem fechadinhas.

sexta-feira, junho 08, 2007

Fotos guardadas na câmera...

Roda gigante "pregada" no prédio. É um dos pontos de referência no bairro de Sakae em Nagoya.
Entrada da joalheria Tiffany em Nagoya.

Torta mousse de framboesas do Qu'il fait bon (Nagoya).
Torta de blueberries.



Torta de morangos, uma entre as váááááárias opções da confeitaria.


Torta de queijo (doce).


O milho daqui. É super tenro e doce. Quando cheguei aqui estranhei seu gosto. Quanto mais sal você põe, mais doce fica! Hoje adoro, mas quanto a fazer pamonhas com elas, esqueça! rss Tentei novamente e saiu mais curau e de quebra, suco de milho! rss
Dá uma olhada no preço, quase 300 yens cada espiga, o que equivale a dois dólares, "apenas"!


Arbusto florido em frente ao nosso restaurante italiano favorito.


Churrasco de marisco! rsss
Era só elas abrirem a boca para serem temperadas com saquê e shoyu. Depois era só papar. Estavam uma delícia, super fresquinhas e saborosas! Hummmm!


Fizemos a festa com estes mariscos enormes que um japonês trouxe no churrasco! Ele e outros japoneses em compensação atacaram a picanha, as linguiças e costelas. Sempre ficam bobos de ver tanta carne! rss
"Churrasco" de japonês é yakisoba, muito macarrão com repolho e algumas lascas de carne! :-(


Parque onde fizemos o churrasco. Lugar super sossegado, perto do mar. O dia estava nublado, ventou direto e passamos o maior frio! Alguns idosos jogavam gateball, uma espécie de criquet com golf, algumas pessoas pescavam no braço do mar e outros passeavam com seus cachorrinhos.


Flores pequeninas e delicadas cobriam todo o parque. Dava pena de ter que pisar nelas em alguns lugares.

Blog com tomates



A querida Cláudia do Comfort Food lisonjeou-me com o prêmio Blog com tomates. É uma grande honra ter sido lembrada e gostaria de deixar aqui minhas 5 nomeações:

Apátridas no Japão

Mirian-crochet

O avesso da vida

Sabores da Lica

Cozinhas do Mundo

terça-feira, junho 05, 2007

Bolo de coco e maracujá



Mas este bolinho é muuuuuito gostoso, gente! Estava de olho nesta receita , louca de vontade de comer, mas ao mesmo tempo com a maior pena de usar meu último saquinho de polpa congelada de maracujá com semente. Aqui custa muito caro e é preciso escolher com cuidado para não errar. ;-p
Hoje fiz o bolo e não me arrependi nem um pouco (nem tinha como, afinal receita postada pela mestra não tem erro ne???)!!!! É simplesmente divino! Só tinha o equivalente a 1 xícara de polpa e preferi usar na calda. No lugar do suco na massa, usei leite de coco e ficou muito bom! Comer este bolo é uma viagem de sabores e texturas: a massa leve e fofinha, o azedinho da calda, o crocante das sementes... hummmm! Só de lembrar já fico com vontade de comer mais um pedaço! ;-)

Bolo de coco e maracujá

* xícara de 200ml

2 xícaras de açúcar (usei 1 1/2 xícara)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco de maracujá concentrado (usei leite de coco)
4 colheres(sopa) de manteiga ou margarina (usei 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente)
1 colher(sopa) de fermento em pó
5 ovos médios

Peneire a farinha com o fermento.
Forre uma assadeira média com papel manteiga ou unte e enfarinhe.
Pré-aqueça o forno a 180oC.

Bata o açúcar com a manteiga e as gemas, até formar um creme esbranquiçado.
Misture alternadamente a farinha peneirada com o suco de maracujá.
Por último, junte as claras em neve e misture delicadamente. Despeje na forma e dê algumas batidinhas no fundo da assadeira para tirar bolhar de ar.
Leve ao forno e asse por cerca de 30 a 35 minutos.
Depois de assado, cubra com a seguinte caldinha:

1 xícara(chá) de suco de maracujá com sementes (coloquei mais 50ml de água)
1 xícara (chá) de açúcar

Coloque tudo numa panelinha e leve ao fogo.
Quando levantar fervura, tire do fogo e espalhe sobre o bolo.

A merendinha do marido, pronta para ser embrulhada no papel alumínio.

segunda-feira, junho 04, 2007

Comidinha do dia-a-dia



Primeiro eu gostaria de agradecer novamente a amiga Eliana por atender meu pedido de receitas de carne de panela! Fiquei muito feliz por você compartilhar conosco sua deliciosa receita! Nem preciso dizer que logo que pus os olhos nesta foto, minha boca já se encheu d'água!
Comprei os ingredientes no final de semana e por milagre encontrei mandioca fresca na lojinha de produtos brasileiros. Não estava lá essas coisas (meio dura) mas deu para matar a curiosidade, nunca tinha comido purê de mandioca. É muito gostoso, tem uma consistência diferente da batata. Combinou divinamente com esta carne. Que grande diferença faz refogar a cebola até ficar caramelada! O molho ficou muito mais saboroso e encorpado!
A receita para este super "comfort food" e outras delícias da Lica, você encontra aqui. Vai lá para babar também! ;-)

Queria agradecer também a Sheila que me enviou o modo de preparo de várias comidinhas do dia-a-dia. Seguem abaixo as receitas! Fiquei com vontade de experimentar essa abobrinha com caldo de camarão, deve ficar espetacular, hein!

Arroz (integral):
Para cada xícara de arroz, ferva 3 de água e reserve.
Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz (que não precisa ser lavado). Tempere a gosto - eu uso açafrão, sal e Sazon.
Acrescente as 3 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa semi-fechada. Leva uns 30 min. pra ficar pronto.

Arroz (comum):
Para cada xícara de arroz, ferva 2 de água e reserve.
Lave o arroz e deixe sair toda parafina. Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz lavado na panela. Deixe fritar bem e tempere a gosto (uso os mesmos ingredientes, só que em uma quantidade um pouco maior).
Acrescente a água fervida e deixe cozinhar até secar. Se precisar de mais água, acrescente um pouco mais e tampe a panela até secar completamente, tomando cuidado para não queimar.

Feijão:A medida que não sei ao certo pois faço de olho mesmo, rsrs
mas geralmente é 3 pra 1 (3 xic. de água pra 1 de feijão)
Seleciono o feijão, coloco na panela de pressão e acrescento água suficiente. Deixo no fogo até pegar pressão e depois conto 20 min. (no caso do feijão mulatinho, se for preto, cerca de 35 min.)
Depois de sair toda a pressão, abro a panela e a deixo em fogo baixo sem a tampa, para apurar. Em uma frigideira, coloco azeite, frito alho e cebola picadinhos (3 dentes e 1 cebola inteira) junto com bastante salsinha. Coloco duas conchas de feijão nessa mistura e amasso bem para
formar uma pasta. Esta pasta volta para a panela de pressão a fim de engrossar o caldo. Depois é só acrescentar cominho, pimenta do reino, sal, louro e bacon frito ou lingüiça, se preferir. Deixe apurar até engrossar e é só servir bem quentinho :)

Bife:Geralmente uso alcatra ou patinho para bifes, não gosto de carnes com gordura e limpo bem para não ficar nadinha, rsrs
quando uso colchão mole, deixo a gordura senão a carne fica muito seca, separo depois no próprio prato.
Deixo a carne (limpa) em um marinado de shoyo, alho amassado, azeite, sal e um fio de vinagre. Frito o bife com a panela tampada e depois jogo esse marinado na frigideira para criar um molho mais espesso. Se quiser, é só acrescentar cebola em rodelas, é uma delícia! Daí é só servir :)

Abobrinha refogada:
Tiro a casca, corto em cubinhos e coloco pra fritar em uma panela com pouco azeite (só pra não grudar). Acrescento uma xícara de água e tampo bem a panela deixando amolecer (cerca de 15 min.). Depois de amolecida, tempero a gosto (sal, pimenta do reino e caldo de camarão que combina divinamente com abobrinha!!!) e deixo apurar até secar. Simples assim!

Salada:Costumamos comprar saladas prontas sem tempero, geralmente é um mix de alface crespa com cenoura e beterraba raladas + rucula.
Não como salada temperada, mas como meu marido gosta, tempero com azeite, vinagre, sal e jogo orégano por cima (às vezes vai parmesão e batata palha tbm)

Já a Flavinha faz assim:

Compro musculo ou braço (paleta). Já peço pro açougueiro cortar em cubos grandes. Dai frito a carne no óleo, deixo dourando. Depois de bem douradinha coloco orégano, cebola, alho, knorr de carne, 1 folha de louro, (se for usar tomate ja pico e coloco nessa hora). Mexo e dou mais uma fritadinha. Dai coloco os legumes (geralmente batata e cenoura, ou mandioquinha, mas tb é gostoso demais com mandioca e abóbora, porém como o tempo de cozimento da abobora é menor, vc terá q cozinhar a carne primeiro, e depois de macia acrescenta a abobora e cozinha mais um tantinho.
Coloco água 1 copo +/-, fecho a panela e deixo cozinhar por uns 30 min. Abro a panela de pressao, e ainda no fogo, deixo apurar o caldo, sem mexer para não destruir os legumes.

A Geórgia tem um prato bem parecido com carne de panela, só que ela usa carne de carneiro! Dêem uma olhada aqui!

Novamente obrigada a vocês, queridas! E o evento continua de pé, quem quiser participar, é só mandar um mail ou deixar nos comentários que postarei aqui! Um grande abraço a todas! ;-)

sábado, junho 02, 2007

Flan da Bia



Fiquei sem fazer doces ultimamente mas hoje para descontar não saí da cozinha. Deu a louca e fui encarreirando uma receita atrás da outra. Comecei por este flan, depois assei um bolo chiffon para dar de presente à acupunturista que sempre nos dá alguma coisa de sua horta, fiz uns biscoitinhos para presentear outra pessoa muito especial (receita a ser postada depois) e por fim, queijadinhas para levar a um churrasco amanhã! Ufa!!!
Fiquei sonhando com este flan desde que a Bia o postou. Resolvi que deste final de semana não passaria. Leva poucos ingredientes e que sempre temos em casa. Só a fava de baunilha tive que comprar ontem. Pode-se usar extrato de baunilha mas garanto que os grãos fazem muita diferença! Preparei de manhã e foi nossa sobremesa depois do jantar. Simplesmente DE-LI-CI-O-SA!!!! É muito, muito leve, dissolve na boca como por encanto! Agora entendo porque a Bia disse que não dá para parar de comer! rss
Preparei na panelona de ferro aproveitando uma idéia de um livro japonês e não desenformei. Fui tirando às colheradas, bem ao estilo "é só para nós mesmos".
Bia, mais uma vez obrigada por dividir conosco este manjar dos deuses! Adoramos e vai ter muitos outros repetecos aqui em casa! ;-)

Flan

Faça um caramelo no tom de sua preferência e despeje numa forma de pudim ou refratário. Deixe endurecendo.

Coloque um litro de leite numa panela junto com 120g de açúcar e grão de uma fava de baunilha (abra a fava e raspe os grãos com a ponta de uma faca. A casca você pode colocar numa vasilha com açúcar e deixar por alguns dias. Este açúcar vanille pode ser usado em outras receitas). Misture e leve tudo ao fogo.
Enquanto isso, bata 5 ovos grandes como para omelete com um batedor.
Quando o leite ameaçar ferver, tire do fogo e despeje sobre os ovos, batendo sempre. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno pré-aquecido a 150oC em banho-maria por 40 ou 50 minutos. Tire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails