Hoje o Pecado da Gula está completando mais um ano! Fico muito feliz por estar comemorando a data este ano já que ano passado com toda a mudança de estado, sem internet o blog acabou ficando em último plano. O retorno virtual foi demorado, pensei que não conseguiria conciliar a nova vida com o blog mas não resisto! Já disse e repito, blogar é viciante e ter o carinho de todas vocês sempre foi e sempre será um estímulo constante para estar por aqui!
Olhando para trás, 5 anos parecem tão pouco! Mas quanta coisa aconteceu em minha vida nesse curto período! Estava sossegada na minha rotina de linha de produção no Japão e um belo dia, acordei desempregada, tinha acabado de mudar de apartamento, todo esforço e dinheiro na mudança jogados no lixo e sem saber do futuro. Foi um baita chacoalhão para quem trabalhou durante quase 18 anos na mesma fábrica! Mas aquele sonho de algum dia voltar ao Brasil que havia sido adiado, engavetado e esquecido, finalmente se concretizou. A adaptação não foi fácil e continua sendo difícil em alguns aspectos. Estava de volta a terra natal mas ao mesmo tempo a um país estranho, tive que voltar a me acostumar com o jeitinho brasileiro de ser. Não estava mais num país de primeiro mundo e no começo é impossível não comparar e lamentar certas coisas por aqui. Não bastasse isto, mudei para uma cidade num outro estado sem conhecer praticamente ninguém nem nada!
Abracei a profissão de boleira e estou tentando conquistar a clientela maringaense. No começo tudo é difícil mas o que não é, não é mesmo? Nossa vida agora é aqui e vamos dando nosso melhor e em frente porque não tem outro caminho! :)
Aniversário sem bolo não tem graça e mesmo porque seria cobrada e fuzilada por minha querida amiga
Valentina já que eu também fui responsável para que ela entrasse na cozinha e batesse o bolinho dos
5 anos do Trembom! rss
A idéia original era um bolinho de chocolate mas ontem me descabelei batendo a receita 3 vezes! Não houve reza que fizesse o bolo não murchar depois de assado! Buaaaa!!! Acredito que o vilão tenha sido a forma inapropriada mas ainda não desisti dele. Se 436 pessoas fizeram e elogiaram o danado, eu TENHO que conseguir fazer! Ahhhh se tenho!!!
Parti então para o plano B que não existia na verdade! rsss Procura nas estantes, procura na net e topei com
esta receita. Pelos ingredientes e pela descrição me empolguei na hora e me enfiei na cozinha logo pela manhã.
Só posso dizer que a Naninha não exagerou ao elogiar o bolo. É muito gostoso! Fica molhadinho, o recheio bem cremoso e com o gostinho levemente azedo da laranja! Fiz meia receita que rendeu um bolo de 20cm. Apenas dividi os ingredientes pela metade e não tive problemas. A receita abaixo é INTEIRA e acredito que faça um bolo de 30cm.
* xícara medida de 240ml
Massa de laranja
06 ovos (claras em neve)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de suco de laranja aquecido, quase fervendo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de amido de milho
01 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
500 mL de suco de laranja
5 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
Raspas de laranja à gosto
Chantilly batido à gosto
Calda para regar
1 xícara (chá) de refrigerante sabor laranja
½ xícara (chá) de leite de coco
½ lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de licor curaçau (usei Cointreau)
Modo de fazer
Modo de fazer da massa
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, bata bem (5minutos) até formar um merengue bem firme, acrescente as gemas e bata mais um pouco. Junte o suco intercalando com os ingredientes secos, sendo por ultimo o fermento em pó. Despeje em forma untada e forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido (180ºc) por cerca de 40 a 45 minutos.
Modo de fazer do recheio
Leve ao fogo o suco de laranja com o amido de milho, mexendo sempre, até engrossar, assim que engrossar adicione o leite condensado, mexa mais e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. É necessário adicionar o leite condensado depois que cozinhar a massa de laranja com amido, pois assim o leite condensado não vai talhar. Deixe esfriar e acrescente as raspas e o chantilly, misturando delicadamente. Empregue.
* Eu não li direito a receita e coloquei tudo no fogo e não talhou. Tirei do fogo e juntei as raspas de 1/2 laranja e cerca de 150g de creme de leite UHT (25% de gordura) para meia receita. Misturei e despejei num pirex. Cobri bem rente com filme plástico e deixei esfriar. Antes de usar, bati na batedeira até voltar a ficar cremoso e empreguei.
Modo de fazer da calda
Misture os ingredientes e empregue.
* Eu usei guaraná e suco de laranja natural no lugar do refirigerante sabor laranja.
Montagem
Fatie o bolo em 3 partes, a cada parte molhe o bolo, monte dentro de uma forma de aro removível.
Ficará sempre uma camada de bolo molhada, uma de creme da laranja. Finalize com o bolo.
Deixe no mínimo 4 horas na geladeira ou de um dia para outro.
Desenforme e cubra com chantilly (usei 350ml de creme de leite fresco para meia receita). Decore a gosto (usei castanha de caju moída em volta, gomos de laranja e morangos e tirinhas de casca de laranja por cima).
Não poderia terminar o post sem agradecer pelo carinho de todas as leitoras anônimas ou não que passam diariamente ou de vez enquando, a todos que se inspiram e confiam nas receitas do PG, as pessoas que elogiam e as que criticam (positivamente), as que incentivam e não desistiram de mim! Sem vocês este blog não teria graça nenhuma! MUITO OBRIGADA!!!! :)