Meu muito obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui desejando parabéns pelo aniversário! É sempre com grande emoção e alegria que leio tantas mensagens de carinho por parte de vocês todas, minhas queridas amigas!
A data mesmo foi um dia de trabalho normal e estava planejando comemorar neste final de semana com um passeio e almoço especiais. Infelizmente meu motor 4.0 resolveu me aprontar e hoje acordei bem indisposta, com a cabeça a explodir, o corpo dolorido e sem ânimo para sair para canto nenhum, apenas tomar dois comprimidos para dor de cabeça e ficar deitadinha, esperando o mal estar passar.
Enfim, o remédio já começou a fazer efeito, já assei uma torta para almoçarmos e estou aqui para, além de agradecer o carinho e atenção de todas, postar a receita do bolo. Não era o final de semana que estava esperando com tanta ansiedade durante toda a semana mas, não faltará oportunidade para festejar a ocasião! ;-)
Não tive muito tempo para caprichar muito no recheio e nem no acabamento pois tenho voltado tarde todos os dias, mas ficou bem gostoso. Acho que mascarpone combina terrivelmente bem com chocolate e frutas cítricas e foi assim que o preparei. Aproveitei a ocasião para repetir o mesmo processo do bolo do ano passado, agora com o passo-a-passo conforme pedido da leitora Sayuri para mostrar com ele é "montado".
Desta vez fiz uma genoise de chocolate, usando a mesma receita do ano passado, apenas substituindo uma parte da farinha por chocolate em pó (não achocolatado, ok?).
Bolo de frutas frescasMassa do bolo:
3 ovos grandes
75g de farinha de trigo
15g de chocolate em pó
90g de açúcar
30ml de leite
10g de manteiga sem sal
gotas de óleo de baunilha
Peneire a farinha com o chocolate duas vezes
Forre uma assadeira de 30x30cm com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Coloque num ramequim o leite, a manteiga e o óleo de baunilha. Leve ao microondas ou ao banho-maria para derreter a manteiga.
Numa outra tigela maior, coloque os ovos e o açúcar. Bata até ficar um creme volumoso, fofo e esbranquiçado. O ponto certo é conseguir fazer um 8 com a massa e ele não desaparecer. Peneire a farinha mais uma vez sobre essa mistura e misture com colher de silicone rapidamente mas com cuidado para não "murchar" os ovos. Enquanto ainda tiver vestígios de farinha, despeje a mistura líquida ainda aquecida sobre a massa. Termine de misturar mas só o suficiente para incorporar todos os ingredientes. Levante a colher e veja se a massa cai feito fita. Se cair aos pelotões, misture mais um pouco. Despeje a massa sobre a assadeira e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito. A superfície não deve ficar muito queimada.
Tire da assadeira com o papel manteiga e deixe amornar por alguns minutos antes de tirar o papel manteiga. Cubra com filme plástico e deixe terminar de esfriar sobre uma grelha.
Calda para molhar o bolo:
Leve ao fogo numa panelinha, 1/4 de xícara de açúcar com 1/2 xícara de água. Deixe ferver e dissolver todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte licor de frutas de sua preferência a gosto (eu usei Cointreau).
Creme de mascarpone:
Bata 200ml de creme de leite fresco com 4 colheres de sopa de açúcar até formar um chantily firme. Junte 200g de mascarpone e misture com colher de silicone.
Mais:
200ml de creme de leite batido com 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar e um pouco de Cointreau em ponto de chantily
morangos e kiwi em fatias para rechear
blueberries e folhas de hortelã para decorar
Deite a massa sobre uma folha de papel manteiga e corte 1 cm de cada lado para acertar o bolo.
Corte em cinco tiras. Deixe uma tira inteira e as demais, corte ao meio.
Sobre a tira inteira, molhe com um pouco de calda e espalhe o creme de mascarpone e as fatias de fruta. Enrole como rocambole e coloque já no prato que será servido.
Vá fazendo o mesmo processo com as tiras de bolo cortadas ao meio. Calda, creme e frutas e vá dando continuidade à espiral.
Vá grudando a tira com o final da outra até terminar todo o bolo ou até que fique com formato arredondado.
Eu não usei todas as tiras. Ficou apenas uma de fora pois já tinha conseguido o formato.
Depois é só cobrir com chantily e decorar. É bem melhor preparar com antecedência para que o bolo fique bem úmido, mas eu comi assim que o montei e já estava gostoso!
Espero que agora tenham entendido a montagem, mas se ainda ficou alguma dúvida, podem perguntar à vontade!