domingo, setembro 30, 2012

Os leitores testaram e aprovaram (11)!


A Leia tanto gostou da massa do enroladinho de salsicha (foto 1) que também fez recheada com alho e calabreza (foto 2 e 3). Nem preciso dizer que fiquei morrendo de vontade de provar uma fatia de cada ne? ;)

A "vizinha" Monica de Londrina/PR preparou lindos e perfeitos pãezinhos de maçã (foto 4)!

A Anny está dando um tempo nos quitutes por conta da dieta do marido mas não conseguiu resistir a preparar o pão de limão siciliano arrebatador (foto 5)! ;)

A Rosana Kimi do Japão fez as goiabinhas (foto 6) e mais uma vez me fez rir com as peripécias de seu marido nada ansioso. Logo que os biscoitos assaram ele já foi atacando um e claro, acabou com a língua queimada! rsss

Já a Claudia de Porto Alegre/RS se surpreendeu com a torta de abobrinha (foto 7). Só fazendo e provando para sentir sua textura tão leve que lembra suflê! E já está pensando em acrescentar cenoura e azeitonas da próxima vez! Vai ficar delicioso, Claudia!

O leitor Ruy mais uma vez foi rápido no gatilho e fez o pão de cebola e queijo (foto 8) que postei ainda estes dias!

Mais uma vez muito obrigada pelo carinho de todos!

Tenham um ótimo domingo e um bom início de semana!!! :)

sábado, setembro 29, 2012

Suspiros caseiros

Depois de usar apenas gemas numa receita (em breve será postada, ainda não estou totalmente satisfeita), estava com as claras sobrando e resolvi testar a receita de suspiros da Deborah.
Achei as medidas mais fáceis de serem ajustadas conforme a quantidade de claras de que se dispõe e o resultado me agradou bastante! O merengue ficou ótimo para trabalhar com bico de confeitar e não desandou até eu terminar de espremer todos os suspiros.
É um doce simples mas exige alguns cuidados para se obter suspiros sequinhos e crocantes!


- Para cada clara, use 3 colheres de sopa de açúcar. Eu usei claras de ovos tamanho extra e medi o açúcar com colher de mesa. Cada clara pesou 40g e cada colher de açúcar, 15g.

- Use claras em temperatura ambiente.

- Se quiser saborizar, adicione raspas de limão a gosto. Nesta receita, usei 5 claras, 15 colheres de sopa de açúcar e raspas de 2 limões tahiti médios.

- Na receita não é pedido, mas eu optei por colocar uma pitadinha de cremor de tártaro (é encontrado em lojas de produtos para confeitaria) para garantir maior estabilidade ao merengue. O uso é opcional, já que a receita original não utiliza ok!


- A vasilha onde será batido o merengue, assim como os batedores, têm que estar bem limpos, sem nenhum traço de gordura.

- Não pode haver traços de gema nas claras.

- Procure fazer a quantidade de suspiros que caibam no seu forno. Depois de assados, eles ainda vão continuar no forno até que esfriem totalmente então, não recomendo que haja assadeiras em espera.

- A temperatura de forno tem que ser a mais baixa, cerca de 150˚C. Se o seu forno começar com temperatura mais alta, como o meu, coloque uma colher de pau na porta para que o forno fique entreaberto.

Coloque as claras na vasilha com uma pitadinha de cremor de tártaro, se utilizar. Bata até que fique em neve dura. Sempre batendo em velocidade alta, vá colocando o açúcar aos poucos, colher por colher. Bata até formar um merengue firme. Levantando as pás, o pico tem que estar firme, não pode entortar.
Acrescente as raspas de limão e bata mais um pouco só para incorporar.

Coloque porções do merengue em saco de confeitar com bico de sua preferência e pingue em assadeiras baixas forradas com papel manteiga. Ainda preciso confirmar, mas se quiser ganhar um mimo mande um email para mim com a palavra clube do chá no assunto e no texto responder qual seu chá favorito, seu nome, email, cidade/estado e aguarde. (inscrições encerradas) Você pode distribuir o merengue com a ajuda de 2 colheres também. Procure não fazer suspiros muito grandes. Os menores, além de assarem em menos tempo, não correm o risco de ficarem encruados ou melados.

Depois de espremer todos os seus suspiros, coloque as assadeiras no forno pré-aquecido a 150˚C (ou coloque uma colher de pau na porta para deixar o forno entreaberto). Eu posicionei a grade do forno na parte central.

Deixe assar por 1 hora a 2 horas, dependendo do tamanho dos suspiros até que fiquem levemente corados. Ao tocar, eles não vão grudar no dedo mas você ainda sentirá que não estão completamente firmes.

Desligue o forno e esqueça os suspiros lá dentro até que esfrie totalmente. É nesse momento que os suspiros vão secar de vez.

Se os suspiros estiverem bem sequinhos vão se soltar facilmente do papel manteiga!

Depois é só guardar em vidros ou latinhas bem fechadinhas e se deliciar! ;)

Estes suspiros ficam bem leves e derretem na boca! Nem um pouco parecidos com esses suspiros industrializados que são duros como torrões de açúcar ou seja, perigosamente viciantes! XD


Um excelente final de semana para todos! :)

quarta-feira, setembro 26, 2012

Pãezinhos de cebola e queijo

O friozinho voltou e junto veio a vontade de fazer um pãozinho e achei que já estava mais do que na hora de tirar este aqui da minha listinha por fazer. Desde que vi na Patricia e depois na Letrícia, não tirei mais da cabeça, eu TINHA que fazer mais cedo ou mais tarde!
O pão me surpreendeu pelo resultado. Mesmo sem ovo, nem muita gordura a massa fica muito leve e fofinha!
Outra coisa é o cheiro deste pão assando, gente! Coisa de louco de muito bom! :)


* xícara medida 240ml

1 cebola média
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
1¾ xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo branca (255g)
¾ xícara de farinha de trigo integral (105g)
1½ colher (sopa) de açúcar mascavo (apertar bem na colher na hora de medir)
1 colher(chá) de sal
2¼ colheres (chá) de fermento seco para pão (7g)
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
150g de queijo que derreta (usei provolone)
½ xícara de leite (120ml)
⅓ xícara de água (80ml)

Cortar a cebola ao meio e depois em fatias bem fininhas. Refogar no azeite até ficarem macias (cerca de 5 minutos). Tirar num prato e deixar esfriar.
Numa tigela grande, colocar as farinhas, açúcar, sal e fermento.
Aquecer o leite e a água até ficar morno e despejar nos ingredientes secos. Misturar levemente e colocar para bater com gancho de massas pesadas ou sovar na mesa (eu precisei acrescentar mais umas 3 colheres de água).
Quando os ingredientes estiverem incorporados, junte a cebola refogada, cebolinha e 50g do queijo.
Continue a sovar até que a massa fique lisa e elástica (cerca de 5 a 8 minutos).
Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 50 minutos a 1 hora).
Dê alguns socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado.
Modele numa bola de novo, cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos.

Abra a massa num retângulo de 20x40cm (foto 1).
Regue a superfície com um pouco de azeite (foto 2).
Espalhe o restante do queijo por cima (foto 3).
Enrole como rocambole (foto 4) e aperte bem a emenda (foto 5).
Corte em 8 porções (foto 6).

Distribua as porções, com a parte cortada voltada para cima, numa assadeira de 20x30cm forrada com papel antiaderente ou alumínio.
Cubra com filme plástico e o pano úmido e deixe descansar por mais 20 a 30 minutos.
Pincele levemente com leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 25 a 35 minutos ou até dourarem.

sexta-feira, setembro 21, 2012

Biscoitinhos salgados da Josy

Eu juro que não foi por falta de vontade que não atualizei o blog estes dias!
Experimentei várias receitas que infelizmente não saíram do jeito que eu esperava mas hoje finalmente fui premiada com estes biscoitinhos deliciosos! Pudera, vieram do cantinho da Josy e viraram nosso lanche nessa tarde mais fresquinha depois de uma manhã abençoadamente chuvosa!
Esta é a segunda vez que os preparo. A primeira vez fui contida na manteiga, usei colheres rasas e abri a massa com espessura de 0.5cm e viraram pãezinhos de minuto no forno! rsss
Desta vez fui mais generosa na manteiga e abri a massa mais fininha e ficaram do jeito que eu queria, biscoitos sequinhos e crocantes!

* xícara medida 240ml

5 colheres (sopa) cheias de manteiga gelada (100g)
2 xícaras de farinha de trigo (usei 1½ xícara de farinha branca e ½ de integral)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de ervas de sua preferência (*)
cerca de ½ xícara de leite gelado

Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, fermento, sal, ervas e a manteiga gelada. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Vá adicionando leite gelado até dar ponto. Eu fiz no processador e fui juntando leite de colher em colher até formar uma bola de massa.
Embrulhe em plástico e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200˚C e forre 2 assadeiras grandes com papel manteiga ou alumínio.
Abra a massa entre 2 plásticos até 2~3mm de espessura. Corte no formato que desejar e disponha na assadeira.
Leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos ou até dourarem levemente.
Deixe esfriar sobre uma grelha e depois de frios, guarde em latinhas.
Fiz um patê de ricota simples para acompanhar, seguindo a base da receita da Josy também. Ficou show!!!
Misturei no processador: 150g de ricota, 3 colheres (sopa) de maionese, salsa picada, uma pitadinha de sal e pimenta do reino moída na hora e cerca de 3 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha. Se quiser mais fluido, acrescente mais creme de leite. Deixe na geladeira até a hora de servir!

(*) usei 1 colher (sopa) de tempero para churrasco, 1 colher (sopa) mix de cebola, tomate e salsa desidratados, 1 colher (sopa) de gergelim branco, ½ colher (sopa) de alho granulado seco e ½ colher (sopa) de orégano.


Um excelente final de semana para todos! :)

segunda-feira, setembro 17, 2012

As leitoras testaram e aprovaram (10)!

Começando a semana com esta coluna que sempre me deixa muito feliz! Receber emails de leitoras tão distantes geograficamente mas ao mesmo tempo tão próximas graças às receitas é sempre recompensador e um incentivo a mais para continuar a blogar! :)


A leitora Bárbara da Alemanha me escreveu assim:


Olá Akemi!!

Há um tempão acompanho seu blog e sempre fica babando nas incríveis receitas que posta!! Às vezes testo algumas aqui em casa, e saem sempre maravilhosas!! Muito obrigada por dividir as receitas com a gente, e pelas dicas sempre muito bem explicadinhas!! Assim dá gosto de acompanhar as receitas!!

Envio algumas fotos das minhas "reproduções" seguindo suas receitas!! Espero que goste!
torta de abobrinha (foto 1) fez tanto sucesso no meu facebook que uma amiga tb já testou no dia seguinte!!
Testei só o pão de hamburguer do seu post sobre  fast food em cas(foto 2), mas nao me arrisquei a tanto ainda, dessa vez precisava me livrar de alguns hambúrgueres que estavam no congelador.
E os enroladinhos de salsicha (foto 3) foram pra matar minhas lombrigas de salgadinhos de infância!! Já fiz mais umas outras, mas nem sempre lembro de tirar fotos...

Tudo bem, Babi! Só de ter enviado estas fotos já fez o meu dia!!! :D


E ontem recebi este email da Marli de Salvador/BA:

Olá Akemi,
Tudo bem? Espero que sim, desejo que sim!

Como não tenho balança,  para o gengibre usei 1 xícara de gengibre para 3/4 de xícara de açúcar e 2 1/4 xícara de casca de laranja (4 laranjas) para 1 3/4 de xícara de açúcar. Agora pretendo preparar Soft cookies com geleia e crumble de coco e  fazer suspiros com as claras que sobrarão da receita da massa. 

Hummmm!!! Espero que aprecie os cookies tanto quanto as casquinhas, Marli! ;)


Babi e Marli, mais uma vez muito obrigada pelo carinho e pelo retorno!
Uma excelente semana para todos! :)

quinta-feira, setembro 13, 2012

Tortinhas de maçã

À procura de uma receita para utilizar umas maçãs que já deitavam e rolavam na geladeira, acabei encontrando esta aqui. No instante que li que a massa lembra a tortinha de maçã da lanchonete do palhaço, parei minha pesquisa e corri para cozinha!
E não é que lembra a tal tortinha??? Mas esta versão, além de ser assada, ficou muito mais gostosa! A massa fica deliciosamente folhada e por ser neutra com certeza aceita qualquer tipo de recheio, doce ou salgado!
Com o calorão que tem feito a massa amoleceu rapidamente em temperatura ambiente. Sugiro que façam as tortinhas com pequenas porções da massa enquanto o restante permanece na geladeira até o momento do uso.
O recheio fiz no olhômetro. Da primeira vez usei maçã verde (Granny Smith) e da segunda, Fuji. Eu gostei mais com Fuji mas achei que com a verde ficou mais próxima da lanchonete.

* xícara medida 240ml

Massa:
1 xícara de farinha de trigo (140g)
5 colheres (sopa) de manteiga gelada em cubinhos (75g)
½ embalagem de cream cheese gelado (usei Philadelphia tradicional, 75g)
uma pitadinha de sal
2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
2 maçãs
suco de ½ limão
½ xícara de açúcar
canela em pó a gosto
1 colher (sopa) rasinha de amido de milho diluído em ⅓ xícara de água


Coloque a farinha no processador junto com sal, a manteiga e cream cheese. Pulse até que forme uma farofa (foto 1).
Adicione a água gelada e pulse até que a massa forme uma bola (foto 2).
Coloque a massa num saco plástico e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Para o recheio, descasque e corte as maçãs em cubos de 1cm. Coloque-as numa panela junto com o suco de limão e açúcar e leve ao fogo (foto 3).
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até que as maçãs fiquem macias e o caldo reduza pela metade.
Junte o amido diluído e mexa até engrossar. Acrescente a canela em pó, misture e tire do fogo (foto 4). Transfira para um prato e deixe esfriar.

Pré-aqueça o forno a 205˚C.
Forre uma assadeira com papel antiaderente ou unte e enfarinhe.
Corte a massa em 4 porções. Abra uma porção entre dois plásticos até chegar na espessura de 3mm (foto 5). Lembrando para deixar o restante da massa na geladeira caso esteja muito quente.
Acerte as beiradas formando um quadrado (foto 6) ou outro formato desejado.
Pincele as beiradas com ovo batido (foto 7).
Coloque 1 colherada do recheio frio (foto 8) e com a ajuda do plástico, cubra com a massa (foto 9).


Aperte as beiradas com garfo levemente enfarinhado (foto 10).
Com cuidado, coloque a tortinha na assadeira. Repita com o restante da massa. Eu consegui 6 tortinhas de 11cm.
Pincele levemente com ovo batido. Se quiser, polvilhe açúcar cristal e faça pequenos furos com a ponta de uma faca na tortinha para que o vapor tenha por onde escapar (foto 11).
Leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos ou até que estejam douradas (foto 12).
Transfira para uma grade. Sirva morninho! Logo que saem do forno, as tortinhas ainda estão macias mas conforme vão esfriando ficam crocantes e folhadas! ;)

Será que dá para ver que ficou folhado??? :P

Olha minha assistente de fotografia conferindo se a iluminação está boa! rss

sábado, setembro 08, 2012

Cachorro quente nordestino


Por acaso, quinta-feira passada liguei a tv e a fabulosa chef Roberta Sudbrack estava na Ana Maria. Ela ensinou uma entrada de quiabo e camarão e na sequência, a receita do cachorro quente nordestino que ela serviu na Copa Gastronômica. O evento, que aconteceu recentemente em São Paulo reuniu vários chefs para arrecadar fundos para o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba e, claro foi um sucesso!
Bem, vocês me conhecem e nunquinha que eu iria passar vontade! E como ainda por cima tinha carne moída descongelando na geladeira... não pensei duas vezes e parti para as panelas!
Antes que me perguntem onde está a salsicha, lá no nordeste eles preparam o lanche com carne moída! E aqui no sul chamamos esse sanduíche de "buraco quente"! Que interessante as particularidades de cada região do nosso imenso país, não é mesmo?
O fato é que este lanche é fora de série! Nunca comi um refogado de carne moída assim! Aliás, chamar de refogado é até uma ofensa porque depois de 3 horas cozinhando na fogo baixo, só na maciota, a carne moída absorveu todos os temperos e cozinhou num ponto que, ao comer, simplesmente some na boca! Sem brincadeira! Você consegue ver os grãos da carne mas comendo você não sente a textura típica de carne moída, ela vira uma espécie de pasta muito leve!
Logo que fica pronto, já é muito bom mas no dia seguinte, estava melhor ainda! Assim como a feijoada ou rabada, o sabor se acentua muito mais então, se você um dia resolver fazer, lembre-se desta dica! ;)


Para a quantidade dos ingredientes, baseei-me aqui.

500g de carne moída (usei patinho)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha (não usei)
½ pimentão verde médio picadinho (usei pimenta doce)
4 tomates sem pele e sem sementes picados
½ lata de tomates pelados (200g)
sal e pimenta do reino a gosto
8 azeitonas verdes sem caroço picadas
cheiro verde picado a gosto
água para pingar no refogado

Leve ao fogo uma panela de fundo reforçado de preferência e aqueça o azeite com a manteiga. Junte a carne moída e deixe refogar bem até começar a dourar o fundo da panela.
Despeje a carne refogada num prato e na mesma panela, aqueça mais um pouco de azeite. Refogue o alho, pimenta dedo-de-moça, pimentão e a cebola, só o tempo de "suar", não precisa esperar ela ficar transparente. Aproveite para raspar o fundo da panela e tirar todo o "queimado" da carne moída. Junte os tomates picados e os tomates pelados esmagados e retorne a carne refogada na panela. Acrescente as azeitonas, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino, tampe e deixe em fogo bem baixinho.
Deixe cozinhando por 3 horas. Isso mesmo! Depois você vai ver que a demora compensa! ;)
De vez em quando vá misturando e pingando água sempre que necessário. Eu fui mexendo de 10 em 10 minutos e pingando 2 ou 3 colheres de sopa de água.
Depois de 1 hora cozinhando, você já vai começar a sentir um cheiro muito bom do refogado. Conforme vai apurando, vai ficando cada vez melhor, de enlouquecer a vizinhança! rsss
No final, acerte o sal e junte o cheiro verde.
Desligue o fogo e deixe abafado por 1 hora para apurar os sabores antes de consumir.
Na hora de servir, corte o pão francês ao meio, faça uma cavidade no miolo e recheie com o refogado de carne moída. Espalhe ovo cozido picado e salpique queijo parmesão ralado no hora!
No dia seguinte, fiz o lanche com a carne gelada+ovo+queijo, embrulhei em papel alumínio e levei ao forno por 30 minutos. É de comer ajoelhado! ;)

Outra sugestão maravilhosa da Chef que já fiz foi o espaguete ao limão siciliano!

Um ótimo domingão para todos! :)

quinta-feira, setembro 06, 2012

Enroladinhos de goiabada


Minha primeira fraqueza: bolo de fubá.
Minha segunda fraqueza: pão de queijo.
Minha terceira fraqueza: goiabinhas! :D

A-do-ro e sempre que posso estou testando novas receitas! Os biscoitos de hoje vieram lá da querida Josy. Na verdade fui atrás de uma receita e saí com outra! São tantas opções tentadoras em seu cantinho que fico perdidinha mas acabei optando por esta receita que é um genérico daquelas goiabinhas industrializadas. Gostei também porque não precisam de descanso na geladeira e o resultado? Fica muuuuito melhor do que o do mercado! ;)


* xícara medida 240ml

1 ⅓ xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo (200g)
5 ½ colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (80g)
6 colheres (sopa) de açúcar (60g)
uma pitada de sal
1 ovo grande (60g)


Numa vasilha grande, coloque a farinha de trigo, açúcar e sal. Misture rapidamente e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa (foto 1).
Coloque o ovo e continue a amassar com as pontas dos dedos até que forme uma massa homogênea (foto 2).
Eu deixei embrulhado em plástico enquanto cortava a goiabada e preparava a assadeira.
Corte a massa em quatro (foto 3).


Pegue uma porção e abra entre dois plásticos num retângulo de cerca de 23x15 cm com 2~ 3mm de espessura. Corte as beiradas para deixá-las retas  (foto 1).
Coloque fatias de goiabada no centro do retângulo (foto 2).
Com a ajuda do plástico, cubra a goiabada com a massa (foto 3) e enrole mais uma vez como rocambole (foto 4).
Corte as rebarbas, se necessário, e coloque o bloco todo na assadeira untada e enfarinhada (eu usei folha teflonada - foto 5).
Repita com as demais porções de massa.
Depois, corte os biscoitos na largura que quiser, sem destacá-los (foto 6).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 30 minutos ou até que doure a parte de baixo.
Espere amornar uns 5 minutos para destacar os biscoitos com a ajuda de uma espátula e deixe esfriar sobre uma grelha.
Depois de frios, guarde em latinhas!


Um ótimo feriadão para todos! :)

terça-feira, setembro 04, 2012

Mini pães salgados (não precisa sovar)


O nome original dessa receita do Chef Álvaro Rodrigues é "Muffins Salgados" mas tomei a liberdade de mudá-lo, espero que ele me perdoe! Apesar do modo de preparo ser igual ao dos muffins, para mim o resultado lembra muito mais um pãozinho. Já testei outras receitas de pão que não são sovadas e nem sempre o resultado me agradou, mas estes pãezinhos ficaram bem leves e gostosos! Quentinhos têm a casquinha crocante e o miolo macio!
Numa próxima vez,  não vou picar muito miudinho o presunto! Depois de dar uma bocada, o marido perguntou "cadê o recheio"! :D

* xícara medida 240ml

1¾ xícara de farinha de trigo (240g)
⅓ xícara de fécula de batata (50g)
½ lata de milho verde escorrido (100g)
1 colher (sobremesa) de açúcar
½ xícara de leite frio (120ml)
¼ xícara de óleo de canola ou milho
1 ovo grande (60g)
1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina derretida
1 colher (chá) de fermento seco para pão (5g) 
1 colher (chá) rasa de sal 
100g de presunto picado
70g de queijo gruyere ralado no ralo grosso (usei muçarela)
1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado (opcional)
3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sobremesa) de orégano

Numa vasilha grande, coloque a farinha de trigo, a fécula de batata, açúcar e o fermento. Misture bem. Faça um buraco no meio e reserve.
Coloque no copo do liquidificador o milho e o leite e bata por alguns instantes até ficar homogêneo. Junte o ovo e bata mais um pouco.
Despeje esta mistura no buraco dos ingredientes secos. Acrescente aí também o óleo, manteiga derretida e o sal. Misture vigorosamente com uma colher de pau. Fica uma massa bem pegajosa. Se sentir muito dura, acrescente um pouquinho de água.


Acrescente os demais ingredientes e misture até incorporar (foto 1).
Transfira essa massa para outra vasilha limpa e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 50 minutos a 1 hora (foto 2). Mexa com colher para tirar o gás acumulado e distribua a massa em forminhas de muffins bem untadas e enfarinhadas (rende 14 unidades). Encha ⅔ da capacidade (foto 3).  Polvilhe por cima uma mistura de ¼ xícara de farinha de rosca com ¼ xícara de queijo parmesão ralado (eu usei farofa pronta no lugar da farinha de rosca). Cubra frouxamente com filme plástico e deixe fermentar por mais 30 minutos (foto 4).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourarem levemente. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Sirva morninho com manteiga ou requeijão, se desejar, ou sem nada mesmo acompanhado de um café fresquinho! ;)

segunda-feira, setembro 03, 2012

Omelete de legumes caprichada!


Omelete é um prato coringa para aqueles dias de preguiça ou simplesmente para quem quer uma refeição leve! Gostei muito desta versão cheia de legumes, ficou muito saborosa e colorida! Da próxima vez quero fazer numa frigideira menor para que fique alta como na receita original! ;)

½ cebola média picadinha
¼ pimentão verde picadinho
½ cenoura média picadinha
8 vagens cortada em rodelas finas
3 fatias de bacon ou presunto picadinho
3 fatias de muçarela picadinha
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
caldo de legumes em pó a gosto ou sal
pimenta do reino a gosto
orégano a gosto
cheiro verde a gosto
4 ovos grandes


Num refratário grande, coloque a cebola, pimentão, cenoura, vagens e bacon (foto 1, se usar presunto ou outro frio magro, coloque junto com os queijos). Cubra frouxamente com filme plástico e leve ao microondas em potência alta por 3 a 4 minutos.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira de cerca de 20~22cm em fogo médio e coloque um fio de azeite ou óleo. Se quiser que a omelete fique mais alta, use uma frigideira menor.
Com cuidado, tire o filme e junte, com os legumes ainda quentes, a muçarela, parmesão, uma pitada do caldo de legumes, pimenta do reino, orégano, cheiro verde e misture (foto 2). Por último coloque os ovos e bata bem (foto 3).
Despeje na frigideira e revire a mistura como se fosse fazer ovos mexidos, até que comece a endurecer (foto 4). Ajeite as laterais para que fique bem redondinho, baixe o fogo e tampe. Deixe abafado por uns 3 minutos ou até que a superfície fique firme. Com a ajuda de um prato (foto 5), vire a omelete e volte à frigideira. Tampe e espere mais 3 minutos para dourar do outro lado. Sirva em seguida!

domingo, setembro 02, 2012

A leitora Celia Kazue testou e aprovou (9)!


A leitora Celia Kazue de Cambui/MG escreveu um email mega simpático que me deixou muito feliz! Com os detalhes que escrevo nas receitas, ela perdeu o medo de fazer pães e tem se saído muito bem nas suas fornadas!
Experimentou o pão de limão siciliano arrebatador (foto 1) e confirmou o seu nome! Só assando e provando para sentir o aroma que inunda a cozinha! ;)
Fez também o pão de cebola (foto 3) onde usou metade farinha de trigo integral e a outra metade, farinha branca e adorou a massa saborosa e fofinha!
Uma receita que achei que ninguém prepararia, por ser um pouco trabalhosa, mas olha que danada a Celia! Nem preciso dizer que fiquei muito contente ao ver seus pãezinhos doces de maçã (foto 4)! Gostei também da improvisada que a Celia fez nos "cabinhos". Ela misturou no "olhômetro" um pouco de farinha de trigo, açúcar mascavo, canela em pó e margarina até formar uma massinha modelável. Fez as "minhoquinhas", assou e espetou na massa!
Partindo para a culinária oriental, a Celia já fez e repetiu o yaki guiozá com massa caseira (foto 2)! Para quem não conhece, o guiozá é um tipo de pastelzinho chinês recheado com carne de porco moída e verduras picadinhas. Eles são grelhados primeiro e depois cozidos em um pouco de água e servidos com um molhinho especial. São uma delícia e a Celia conseguiu tirar a foto do prato apenas cru porque pronto seria quase impossível, seu filho e marido não conseguiriam esperar ela tirar foto! rss
Ela também contou que fez cinnamon rolls e sovou a massa pela primeira vez na batedeira. Ela já estava sovando a massa no muque um bom tempo, estava com massa até no cabelo quando resolveu colocar na batedeira como eu tenho feito ultimamente e descobriu como é mais prático e menos cansativo! ;)
Mais uma vez muito obrigada pelo retorno, Celia! Muitas vezes fico pensando se não estarei sendo por demais detalhista nas minhas explicações nas receitas que acabam ficando bem longas mas com retornos como o seu, fico aliviada em saber que estou ajudando! :)

Um ótimo domingão para todos!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails