domingo, novembro 16, 2014

9 anos de Pecado da Gula com Hokkaido Chiffon Cupcakes



No último dia 11 o Pecado da Gula completou 9 anos! Apesar das longas ausências, nunca pensei em abandonar este cantinho. A vontade de voltar a blogar como antes é grande e sempre tenho esperança de que o tempo e a disposição voltem alguma hora. Volta e meia continuo recebendo comentários de pessoas que fizeram esta ou aquela receita e gostaram do resultado, me agradecendo por compartilhar, me elogiando e parabenizando e isso tudo com certeza contribui para que eu me esforce para voltar e a continuar postando!
Como nos anos anteriores, só posso agradecer de coração pelo carinho de todos! De antigas e longas amizades da blogosfera, leitoras fiéis que me acompanham desde os primeiros posts (sim, você mesma Mamy-chan!) e outras que descobriram agora o Pecado da Gula. Meu muito obrigada mesmo!!! Todas vocês fazem parte da história do Pecado da Gula! Sintam-se servidas dos bolinhos! :)


Para comemorar a data, escolhi estes bolinhos que encontrei neste blog. Sou apaixonada por chiffon cake! Um bolo ultra leve, que desmancha na boca feito algodão doce e nesta versão individual e recheada, ficou simplemente perfeito para mim! Doce na medida e mesmo gelado, o creme continua muito cremooooooso! Amei, amei, amei! Amei tanto assim que já fiz 3 vezes aqui! :)
Eu usei umas forminhas parecidas com formas para panetone que trouxe do Japão mas no vídeo usaram forminhas de papel para cupcake e funcionaram muito bem também. Os bolinhos murcham um pouco depois que saem do forno, mas é normal e depois de recheados, eles voltam a "estufar" de novo! rss
Ah, o nome dos bolinhos se refere a uma província que fica no norte Japão chamada Hokkaido. No blog de onde tirei, não sabem explicar o porquê do nome e parece que nem é um doce japonês! Bem louco ne? kkkkkk
Em todo caso, os bolinhos são muito bons e vão te conquistar na primeira mordida, assim como aconteceu aqui em casa!

Hokkaido Chiffon Cupcakes

Rende cerca de 12 a 16 forminhas de cupcakes

Cupcakes:

Massa de gemas:

3 gemas
20g de açúcar
40ml de óleo
40ml de leite
50g de farinha de trigo
10g de amido de milho
uma pitadinha de fermento em pó

Merengue:

3 claras
40g de açúcar

Creme de confeiteiro:

1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
40g de açúcar
200ml de leite
2 gemas
algumas gotas de essência de baunilha

Chantilly:

100ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar


Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Coloque as forminhas de papel na forma metálica de cupcake ou para empadinhas.
Deixe peneirado a farinha de trigo, amido de milho e fermento da massa de gemas.

Prepare o merengue. Bata as claras até espumar. Junte ⅓ das 40g de açúcar e bata mais um pouco. Junte metade do que sobrou do açúcar e bata mais um pouco. Termine de colocar o restante do açúcar e bata até formar um merengue firme. Reserve.

Prepare a massa de gemas.
Numa outra vasilha, bata as gemas com 20g de açúcar até ficar esbranquiçado. Junte o óleo em fio e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte o leite. Misture com as pás da batedeira e peneire a farinha sobre a gemada. Misture com as pás da batedeira delicadamente até ser incorporada. Junte ⅓ do merengue à massa e misture delicadamente com fouet. Junte metade do merengue que sobrou e misture novamente com cuidado com fouet. Termine de colocar o restante do merengue e misture com fouet até ser tudo incorporado. Com uma colher ou colher de sorvete, despeje a massa nas forminhas. Encha as forminhas um pouco mais do que a metade da capacidade porque a massa cresce bastante.
Leve ao forno e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem levemente corados.
Tire as forminhas de papel da forma metálica e deixe esfriarem sobre uma grade.

Prepare o creme de confeiteiro. Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, amido de milho e o açúcar. Despeje um pouco do leite e misture com fouet. Junte o resto do leite, as gemas e a baunilha. Misture bem com fouet e peneire a mistura sobre uma panela. Leve ao fogo médio e fique mexendo sem parar até engrossar e formar um creme firme.
Despeje numa travessa, cubra filme plástico bem rente ao creme para não criar película e deixe esfriar.

Prepare o chantilly. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até que comece a encorpar. Não bata demais porque acaba virando manteiga. Na hora que começar a encorpar, baixe a velocidade da batedeira e vá sempre checando o ponto. Levante as pás da batedeira com cuidado. Se formar um pico firme está ok.

Misture ⅓ do chantilly ao creme de confeiteiro frio e misture com uma espátula até ser incorporado. Junte metade do chantilly restante e misture. Termine de colocar o resto do chantilly e misture com delicadeza. Coloque este creme num saco de confeitar com bico redondo (perlê) e espete o bico no meio da massa do cupcake. Esprema até que o creme chegue à superfície. Repita com os outros bolinhos. Se quiser, decore com morangos ou outra fruta de sua preferência. Leve à geladeira por algumas horas. Antes de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.


Minha fiel ajudante de fotografia, Laika. Alguém duvida que ela queria abocanhar os bolinhos??? rsss
Um grande abraço e uma linda e abençoada semana para todos!!!

domingo, novembro 02, 2014

Gelatina com mousse deliciosa!



Olá, queridos leitores! Sumi mas estou de volta com uma sugestão deliciosa e perfeita para estes dias de calorão que tem feito ultimamente! Esta gelatina foi dica de uma colega de trabalho, a Marcia e foi mais do que aprovada aqui em casa!
O sabor desta sobremesa você pode variar conforme as gelatinas que utilizar. Esta eu fiz com morango mas outra colega fez com maracujá e disse que o resultado foi igualmente bom!



Primeiro, prepare 2 embalagens de gelatina de sua preferência conforme as instruções da embalagem. Despeje num pirex grande ou em tacinhas individuais até a metade ou um pouco menos de sua capacidade. Leve à geladeira até endurecer.

No copo do liquidificador, coloque 2 caixas de creme de leite UHT (200g cada), 1 caixa de leite condensado (eu usei um pouquinho mais que a metade e para o meu paladar ficou bom) e 1 embalagem de gelatina do mesmo sabor que usou para encher as tacinhas dissolvida em 200ml de água fervente. Bata tudo por alguns instantes até ficar homogêneo e despeje no pirex ou tacinhas com a gelatina endurecida. Leve novamente à geladeira para endurecer a mousse.

Super simples, mas não custa reforçar: no total usei 3 embalagens de gelatina. Duas eu fiz normalmente, dissolvidas em água quente e depois acrescenta-se água fria. Na mousse usei mais 1 embalagem de gelatina dissolvida apenas na água quente.

Espero que experimentem e me contem o que acharam! Uma ótima semana para todos e até breve! ;)



sexta-feira, abril 04, 2014

Bolo de aipim maravilha


Demorei um pouquinho mas cá estou de volta! Bem que tenho testado uma receita ou outra diferente mas nenhuma de arregalar os olhos e dar aquela vontade de vir correndo aqui para compartilhar com vocês. Isso sem contar as que foram direto para o lixo. Teve um momento que juro, achei que tinha perdido a mão para fazer bolo, viu! rsss
Enfim encontrei esta receita no blog da Bárbara para compensar todos os fracassos e frustrações anteriores! ;P
Além de sua praticidade, o bolo fica muito macio e delicioso! Como ela mesma diz, fica doce na medida certa, o que por outro lado é um perigo! Você como um pedacinho, depois outro... com um cafezinho fresco então....
Também com tantos ingredientes bons não tinha como dar errado. Na primeira mordida, entendi o por quê do nome e do sucesso nas feiras juninas onde foi vendido! Experimentem e me digam se não é uma maravilha! :)


Abaixo vai a receita com algumas leves alterações:

1 kg de aipim (mandioca, macaxeira) crua e picada (descasque e pese)
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
100g de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma assadeira. Eu usei uma de 20x30cm e saiu um bolo alto. Se quiser mais fino, use uma assadeira um pouco maior.

No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, leite de coco, margarina, ovos e o açúcar. Bata por alguns minutos e vá adicionando a mandioca picada aos poucos. Bata bem até que fique homogêneo. Se a capacidade do seu copo de liquidificador aguentar, coloque o coco ralado e o fermento e bata só até incorporar. No meu não coube, então despejei numa bacia, adicionei o coco e o fermento e misturei com fouet. Despeje na assadeira e leve para assar até ficar levemente corado. Como meu bolo ficou alto, para mim demorou cerca de 1 hora para assar.


Um ótimo final de semana para todos! ;)

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Bolo delícia de limão



Feliz 2014, queridos leitores!!!

2013 passou num flash para mim. Muita correria por conta do "novo" trabalho (fiz 1 ano em dezembro!) e as formas e panelas andaram se empoeirando estes últimos meses. Male male preparo nossas refeições, talvez por trabalhar no meio delas o dia inteiro... Sim, sou cozinheira num restaurante e o trabalho é bastante cansativo e corrido, mas apesar de tudo e do calor infernal, confesso que gosto da adrenalina! Vai entender a cabeça do ser humano, não é mesmo? ;P

Volta e meia, lá no restaurante, temos uma segunda-feira com café da manhã especial, onde cada uma leva algum quitute. Num desses cafés, certa vez levei este bolo de limão e foi um sucesso. Agora sempre sou solicitada a levá-lo.

Ele é uma delícia mesmo para quem gosta de cítricos. A calda de limão bem azedinha dá um toque especial ao bolo que é super macio! Perfeito para um café da manhã ou chá da tarde caprichado! ;)

* xícara medida 240ml

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (uso mal cheias)
200g de manteiga sem sal levemente amolecida
4 ovos grandes
raspas de 2 limões
2 colheres (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara de leite

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm.
Peneire a farinha com o fermento e o sal.
Numa vasilha, coloque a manteiga e bata na batedeira até ficar cremosa.
Junte a manteiga que espirrou nas laterais e vá adicionando o açúcar aos poucos até que forme um creme.
Junte novamente o creme que espirrou e coloque 1 ovo de cada vez, batendo bem a cada adição.
Coloque a farinha aos poucos também, alternando com o leite e bata em velocidade baixa até tudo se incorporar. No final, junte as raspas de limão e misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Despeje na forma, alise a superfície e leve para assar por cerca de 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito para verificar se assou.
Tire do forno e enquanto esfria alguns minutos para desenformar, prepare a calda:

⅓ xícara de suco de limão coado
⅔ xícara de açúcar (uso o refinado mesmo)

Apenas misture os dois e despeje sobre o bolo desenformado. Se quiser, pode furar o bolo para que a calda penetre no interior também.


Resolucões para 2014:

Gostaria de atualizar o blog com mais frequência este ano. Gostaria de poder caprichar mais nas produções das fotos. Gostaria de voltar a visitar meus blogues amigos. Gostaria de conhecer outros blogues de culinária que surgiram. Gostaria de voltar a interagir com minhas amigas blogueiras. Gostaria que o dia tivesse algumas boas horas a mais que apenas 24 horas!!!!
Queridos leitores, gostaria de tudo isso, de verdade, mas a única certeza que tenho é que não me passa a ideia de abandonar de vez o Pecado da Gula. Então, só peço para terem paciência porque sempre que puder vou dar uma aparecidinha com alguma coisa bem gostosa para compartilhar com vocês, ok?
Deixo um super abraço a todos! Que este ano seja recheado de boas surpresas e realizações!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails