sábado, dezembro 31, 2011

Mousse de iogurte com calda de frutas

Como prometido e para encerrar o ano, a receita dessa mousse sensacional, mais uma invenção genial e deliciosa da Marcia! Ela é leve, uma nuvem que se derrete na boca e somado à calda de frutas torna-se uma sobremesa perfeita para o verão!

* xícara medida 240ml

4 copinhos de iogurte natural (170g cada)
1 pacote de gelatina sem sabor Royal (12g) dissolvido em 1/2 xícara de água fria (se usar da Otker, use dois pacotinhos (24g) dissolvidos em 1 xícara de água fria)
1 xícara de açúcar
500g de creme de leite fresco

Calda:
1 abacaxi pequeno cortado em cubinhos
suco de 1 dúzia de laranjas
1/2 xícara de açúcar (eu não usei porque o meu abacaxi e larajas estavam um pingo de mel)
1 caixa de morangos limpos e picados
2 kiwis picados
2 maçãs picadas
1 manga grande picada

No copo do liquidificador, coloque os iogurtes, o açúcar e a gelatina derretida por alguns segundos no microondas. Bata bem e despeje numa vasilha. Leve para geladeira e deixe alguns minutos até que fique em consistência de clara de ovo.
Enquanto isso, bata o creme de leite até formar chantilly mole. Incorpore o chantilly ao creme de iogurte e misture delicadamente com fouet. Despeje em taças individuais ou numa maior e leve para gelar até firmar.

Para a calda, coloque numa panela grande o abacaxi, o suco de laranja e o açúcar (regule conforme a acidez das frutas). Leve ao fogo e depois de ferver, deixe cozinhando por 30 minutos em fogo baixo semi-tampado. Vá retirando a espuma que for aparecendo na superfície. Se quiser mais cremoso, acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho diluído em 1/2 xícara de água e cozinhe até engrossar.
Deixe esfriar e leve para geladeira. Na hora de servir, acrescente as demais frutas e misture. Eu fiz a mousse numa travessa e na hora de servir, coloquei um pouco da calda no fundo do copinho, coloquei duas colheradas da mousse e completei com mais calda de frutas. Uma folhinha de hortelã teria dado mais charme ao visual mas estava em falta aqui. Fica a dica! ;)

Espero que 2011 tenha sido um bom ano para todos! Que tenham dado aquele primeiro passo para uma mudança para melhor ou o passo que faltava para conseguir realizar algum sonho! Que tenham conseguido honrar pelo menos uma das promessas de ano novo mas se não conseguiu, tudo bem, 2012 vem aí nos presenteando com mais 365 dias para tentar cumprir! ;)
Sonhem muito, façam muitos projetos, amem muito e comam muitas coisas gostosas!
Feliz Ano Novo!!! :)

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Arroz de Festa

Encontrei a receita deste arroz em vários sites e blogues e tirando um ou outro ingrediente a base é a mesma e acredito que muitas de vocês conhecem ou já o comeram. Eu fiz pela primeira vez e aprovamos o resultado!
Fiz o arroz na panela elétrica(*) mas passo a receita com preparo convencional:

* xícara medida de 240ml

2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 xícaras de arroz
3 xícaras de água fervente
1 xícara de espumante seco
uma pitadinha de curcuma ou açafrão da terra (opcional, é só para dar um corzinha)
sal e pimenta do reino a gosto
100g de passas claras
100g de amêndoas em lascas

Lave o arroz e deixe escorrendo. Refogue o alho no óleo até exalar seu cheiro característico tomando cuidado para não deixar queimar! Junte a cebola e refogue mais alguns instantes até ficar murcha e transparente. Polvilhe o açafrão da terra e as passas. Acrescente o arroz, misture para envolver bem no refogado e adicione o espumante. Mexa para evaporar o álcool e em seguida despeje a água quente. Acerte o sal e pimenta, tampe e baixe o fogo. Deixe cozinhar até secar a água. Caso necessário junte mais água quente até o arroz ficar macio.
Numa frigideira, coloque as lascas de amêndoas e leve ao fogo médio. Fique movimentando a frigideira em movimentos circulares até que as lascas fiquem levemente tostadas. Despeje num prato e espere esfriar.
Coloque o arroz numa travessa e espalhe as lascas de amêndoas tostadas por cima.

(*) Para fazer na panela elétrica, eu lavei 3 copinhos medida de arroz. Escorri e despejei na vasilha da panela elétrica.
Numa frigideira, refoguei o alho e a cebola. Juntei o açafrão e as passas. Temperei com sal e pimenta e tirei do fogo. Esperei esfriar alguns minutos.
Juntei um copinho medida de espumante no arroz e completei com água fria até a marca dos 3 copinhos indicado na vasilha da panela.
Incorporei o refogado de cebola e misturei rapidamente.
Fechei a panela e pus para cozinhar no modo normal. Logo depois de apitar avisando que ficou pronto, dei uma rápida mexida no arroz e deixei abafado mais alguns minutos antes de servir.


quinta-feira, dezembro 29, 2011

A Megumi fez!

Dias antes do Natal a leitora Megumi do Japão me escreveu dizendo que planejava preparar esta receita de cookies de natal. Passados 1 ou 2 dias ela enviou outro email contando que havia feito e em anexo a foto dos seus cookies super apetitosos!
Megumi, eu que agradeço pelo carinho e por compartilhar suas experiências culinárias apesar de toda a correria do seu dia-a-dia por aí!
E se você preparou alguma receita do blog e quiser ver publicada, envie a foto para mim! ;)

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Bacalhau com natas

Olás a todos! Como foi o Natal de vocês? Espero que tenha sido de muita fartura de comida, alegria, familiares e amigos reunidos! A data caiu num domingo o que provocou um pouco de frustração para quem trabalha em emprego formal, afinal não tem o mesmo gostinho de quando um feriado cai no meio da semana e dá para se "enforcar" mais alguns dias! Mas acredito que para os brasileiros que trabalham no Japão foi uma oportunidade para preparar alguma coisa mais caprichada para a ceia ou almoço de Natal uma vez que a data não é feriado por lá e quando cai em dia de semana é dia de trabalho normal.
Aqui em casa a semana passada foi de muita correria e preparativos para as encomendas que recebemos, graças a Deus! O calor estava infernal por estas bandas e nem o ar condicionado dava conta de refrescar um pouco a cozinha já que o forno funcionava a todo vapor. Sei que por conta de umas trufas que queria fazer para presentear alguns clientes fiéis, tive uma luta das boas com o Sr. Chocolate. Ele me deu boas surras mas não me dei por vencida. Ai se eu te pego! Só de noitinha, na boca da madrugada quando o ar começou a ficar mais fresco e o forno finalmente foi desligado que consegui dar o famoso "choque térmico" no danado! rss
No sábado, depois que o último bolo foi entregue e com a sensação de dever cumprido e com a esperança de ter tornado a ceia de algumas pessoas mais doce, esquentei nosso jantar: uma lasanha encomendada numa casa de massas! E o almoço de Natal foi comemorado com suas sobras! kkkk
Para compensar o Luiz, resolvi preparar alguma coisa mais caprichada esta semana que está mais calma e escolhi este bacalhau com natas que ficou muito bom!
Para acompanhar, fiz um arroz com passas e amêndoas (receita que postarei amanhã) e uma salada verde com beterrabas assadas e queijo coalho grelhado. De sobremesa um mousse de iogurte sensacional que também postarei ainda esta semana!


500g de bacalhau em lascas
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas médias em fatias finas
cheiro verde a gosto
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos de 1cm
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
500 a 600ml de leite
1 caixinha de creme de leite (200g)
sal e pimenta do reuino
noz moscada ralada
3 colheres (sopa) de azeite
queijo parmesão ralado

Lave o bacalhau e deixe de molho de um dia para outro na geladeira, trocando a água uma ou duas vezes, Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando ferver, desligue o fogo e junte o bacalhau. Tampe e deixe esfriar naturalmente. Escorra e desfie o bacalhau. Reserve.
Frite os cubos de batata numa frigideira com 1 dedo de óleo. Deixe até amaciarem e criarem a casquinha por fora mas sem pegar cor. Tire e escorra em prato forrado com papel toalha. Em seguida, espalhe os cubos no fundo de um refratário grande.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e as cebolas até ficarem transparentes. Junte o bacalhau, misture e verifique o sal. Se necessário corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Tire do fogo, junte o cheiro verde e misture. Despeje o refogado sobre as batatas no refratário.
Numa panela grande, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo peneirada. Mexa rapidamente e refogue por alguns instantes para cozinhar a farinha, tomando cuidado para não queimar. Reduza o fogo e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até formar um creme nem líquido e nem muito grosso. Junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora. Despeje este creme branco sobre o refogado de bacalhau e polvilhe queijo ralado por cima.
Leve para gratinar em forno pré-aquecido a 220˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que o creme esteja borbulhante e a superfície corada.
Sirva em seguida.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Tortinhas folhadas de muçarela e tomate

Ter um pacote de massa folhada pronta no congelador é um ótimo coringa para te salvar nos dias em que bate aquela preguiça! :P
Um pedaço de muçarela e um tomatinho bastaram para rechear as tortinhas e em poucos minutos um cheiro delicioso tomou conta da cozinha! Preparei uma saladinha verde basicona e pronto! Let’s eat!!! :D


Ficou tão bom que arrancou elogios do marido! Usei a massa folhada da Massa Leve mas você pode usar de qualquer marca que estiver acostumada e também não estou ganhando nada por divulgar a marca ta! rss Ela é mais barata que a concorrente e tem em praticamente em todos os supermercados daqui. O bom dessa marca também  é que as placas já vem cortadas e separadas por um plástico. Em cada pacote vem 10 placas. O segredo é montar as tortinhas com a massa ainda congelada.  Duas ou três placas se quebraram na hora de separar mas usei para fazer a base das tortinhas. Basta apenas encaixar as partes novamente.
Coloquei 6 placas na assadeira forrada com folha de teflon e com as 4 placas restantes fiz as bordas das tortinhas. Cortei cada uma em 6 partes e colei com ovo batido. Outro segredinho é na hora de cortar. Não faça movimentos de serrar. Apoie a faca de um lado e corte de uma vez.
Pincele estas bordas também com ovo batido tomando cuidado para que não passar ovo nas laterais da massa. Se você fizer isso estará selando a massa e impedirá que folhe.
No centro das tortinhas coloque uma generosa fatia de muçarela, fatias de tomate e polvilhe com orégano e queijo parmesão ralado. Dica, esfregue o orégano seco na palma das mãos enquanto polvilha para acentuar seu aroma!
Leve para assar em forno bem quente pré-aquecido a 200~220˚C por cerca de 15 a 20 minutos ou até que estejam bem dourados (eu deixei uns 12 minutos na grade de baixo e mais 5 minutos na grade de cima para dourar). O susto do choque de temperatura é que faz a massa folhar e ficar bem crocante e sequinha!
Se ao final da montagem a massa estiver bem mole, deixe na geladeira por uns 15 ou 20 minutos antes de levar ao forno.
Penso que em tamanho menor daria uma ótima entradinha também para as festas de final de ano. Basta deixar as tortinhas montadas na geladeira e assar quando os convidados começarem a chegar! ;)

A semana vai ser corrida mas espero voltar com mais um post antes do Natal. Se não aparecer mais, desejo um Feliz Natal para todos com muitas comilanças junto a todos os entes queridos! :)

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Torta de maçã

Já perdi as contas de quantas receitas de tortas de maçã já experimentei mas não resisto a tentar mais uma versão. Pensei em fazer aberta como a original mas acabei fazendo fechada porque sobrou muita massa. Para uma pequena forma de 15cm utilizei a receita inteira de recheio e apenas 1/4 da massa. Incrível imaginar que nessa tortinha couberam 8 maçãs e olha que não eram pequenas, viu!!! :O
Na verdade tinha feito inicialmente metade do recheio mas achei muito pouco e fiz mais uma leva. Queria que a torta ficasse tão alta quanto a do Olivier! ˆ-ˆ
A primeira cortei as maçãs em 8 e a segunda vez em 4 como manda a receita e para o meu gosto prefiro cortada em pedaços menores, assim elas ficam mais envolvidas na calda de caramelo.
A massa fiz no processador e é bem boa de trabalhar. Fica levemente crocante e folhada.
Para os adoradores de maçã de plantão, esta torta é um prato cheio! Irresistível com uma bola de sorvete de creme! :)

Para uma forma de torta de 15cm:

Massa:
250g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
30g de açúcar
uma pitada de sal
cerca de 75ml de leite

Recheio:
8 maçãs (usei fuji)
50g de manteiga
um fio de óleo de canola
100g de açúcar (use mais de quiser mais doce)
50ml de rum escuro
canela em pó a gosto

Para a massa, coloque no processador a farinha, o açúcar e o sal. Dê uma rápida pulsada. Junte a manteiga e pulse até formar uma farofa. Coloque o leite aos poucos e pulse até que se forme uma bola. Adicione mais leite se necessário.
Coloque a massa num saco plástico e deixe na geladeira por cerca de 1 hora no mínimo.

Para o recheio, numa frigideira grande, derreta a manteiga com o óleo. Junte as maças e refogue até que fiquem coradas. Adicione o açúcar e misture até caramelar e as maçãs ficarem macias. Desligue o fogo e junte o rum. Volte ao fogo e flambe. Como não achei a danada da caixinha de fósforo, deixei cozinhando alguns segundos para evaporar o álcool. Por fim, polvilhei um pouco de canela em pó e tire do fogo. Despeje numa travessa e deixe esfriar completamente.

Unte a forma de torta com manteiga e abra a massa entre 2 plásticos. Se quiser cobrir a torta, reserve um pouco da massa. Se for fazer como o Olivier, abra a massa em tamanho bem maior que a forma. Cubra a forma com a massa e fure o fundo com garfo. Espalhe as maçãs (reserve a calda para servir com a torta já assada) e feche a torta. Se fizer fechada, faça alguns cortes na superfície com a ponta de uma faca para que o vapor escape. Eu ainda pincelei a superfície com gema.

Enquanto esquenta o forno a 200˚C, deixe a torta montada na geladeira por 10 ou 15 minutos.
Leve para assar por cerca de 20 a 30 minutos. Logo que tirar do forno, desenforme. Sirva morninho com sorvete de creme e a calda reservada.

Foto roubada!

Hoje fui avisada mais uma vez que uma foto do blog estava num site de comércio. Fui lá conferir e não é que era mesmo? E o mais incrível é que tiveram o trabalho e a cara-de-pau de tirar o nome do blog da foto! Infelizmente esta é uma prática comum. Pessoas preguiçosas e sem caráter que surrupiam fotos e até posts inteiros para "criar" um blog e assim ganhar alguns trocados já que estes pseudo-blogs ou sites estão infestados de anúncios publicitários. Para que ter o trabalho de executar alguma receita tendo que ir comprar os ingredientes, gastar dinheiro e tempo, tirar fotos e mais fotos tendo que comer muitas vezes comida fria, editar as fotos, escrever o post e finalmente publicar???
Pior ainda é propagandear uma foto de um produto que você não fez. Tenho pena dos clientes (se é que os tem) desta pessoa.
A foto roubada desta vez veio deste post e está "anunciada" aqui. Se puderem dar uma força e reclamarem com a "dona" do blog quem sabe ela toma uma providência mais rápido. CHEGA DE PLÁGIO!!! Muito obrigada a todos!

*** Felizmente já deletaram a foto do site. Normalmente tenho que voltar várias vezes até que tomem alguma providência. Será que a solução é botar a boca no trombone??? :(

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Panetone e Chocotone




Este ano experimentei algumas receitas de panetone de novo. Todos os anos faço algumas experiências mas ainda não achei A RECEITA. Infelizmente todas ficam ótimas no dia mas ressecam no dia seguinte. Das tentativas deste ano, uma foi um fracasso e duas do chef Rogério Shimura. Esta é uma delas, sua versão 2011 deste bolo natalino. Gostei do resultado, uma massa macia e folhada com a vantagem de ser preparada no mesmo dia. Digo isto porque a outra receita dele que testei leva 3 dias para ficar pronta! Caso alguém tenha interesse em fazer, a receita está aqui.
Nesta versão mais demorada a casca dos meus panetones ficou mais grossa e seca depois de assados. Não sei se aconteceu isso porque minha geladeira é frost free e o panetone precisa ficar uma noite na geladeira. A textura por dentro ficou até mais folhada do que esta versão já que sua fermentação é mais lenta e para ficar boa mesmo acho que teria que embalar em sacos plásticos antes de levar à geladeira para evitar esse problema...
Outra dificuldade que estou encontrando é na massa que leva frutas cristalizadas. Ela não cresce tanto quanto o chocotone e ficou mais massudo nas duas versões. Estou desconfiada que o açúcar das frutas cristalizadas interfere na fermentação. Numa próxima vez tentarei enfarinhar as frutas ou senão lavá-las e secar bem antes de incorporar à massa.
Já o chocotone é um espetáculo! Cresce super bem  e fica muito macio nas duas versões mas para ser consumido no mesmo dia. No dia seguinte infelizmente ressecaram, mesmo embalados em sacos plásticos. Penso em fazer alguns ajustes como aumentar um pouco a água e a manteiga para deixar a massa mais úmida numa próxima oportunidade porque sovar a massa até o ponto de véu demora bastante tempo.



Só com a essência de panetone  a massa não fica muito perfumada e aproveitando algumas dicas que vi numa comunidade do Orkut, acrescentei também essência de baunilha, raspas de limão e laranja. Fica perfeito! ;)
Outra dica é não usar aquelas gotas de gordura hidrogenada sabor chocolate. Um chocolate de verdade e de boa qualidade dá resultado muuuuuito melhor e superior!




Eu fiz meia receita, que rendeu 2 panetones de cerca de 450g e 4 mini panetones de 80g cada.

500g de farinha de trigo
10g de fermento seco para pão
185g de água (usei um pouco mais)
15g de leite em pó
100g de açúcar refinado
100g de gemas (cerca de 5 gemas extra)
5g de essência de panetone
5g de essência de baunilha
raspas de 1 laranja média
raspas de 1/2 limão tahiti
5g de sal
50g de manteiga em temperatura ambiente
Para panetone:
200g de frutas cristalizadas
150g de passas escuras
Para chocotone:
350g de chocolate ao leite picado

Prepare a esponja: numa vasilha, coloque 100g de farinha de trigo, o fermento seco e 100g de água (usei umas 2 colheres de sopa a mais). Misture até formar uma massa bem pegajosa e grossa. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Passado esse tempo, numa vasilha maior junte o restante da farinha (400g), o açúcar, leite em pó, a esponja, as gemas, o resto da água (85g mas usei cerca de 120g - vai depender da sua farinha) e as essências. Misture bem até tudo ser incorporado. Junte o sal e a manteiga e sove até o ponto de véu (pegue um pedaço da massa e estique. Se não arrebentar, está ok). Eu fiz esse processo na batedeira com o gancho de massas pesadas e deixei cerca de 15 minutos. 
Coloque a massa na mesa e se quiser fazer com frutas e com chocolate, divida  a massa em duas partes. A uma, acrescente as frutas (125g) e sove rapidamente para incorporar. A outra, coloque o chocolate picado (125g) e sove para agregar. Divida novamente e modele em bolas. Disponha nas formas de panetone de papel. Cubra com filme plástico e deixe descansar até que a massa esteja quase alcançando a borda da forma. Para mim, demorou cerca de 1h30min para os mini panetones e 2h30min  para o panetone maior.
Faça um talho em cruz na superfície com uma tesoura ou estilete e deposite um pedacinho de manteiga no meio.
Leve para assar no forno pré-aquecido a 150˚C por cerca de 20 a 30 minutos, conforme  o tamanho. A crosta deve estar bem dourada.
Deixe esfriar sobre grade.

** Eu usei forminhas de papel do Japão que são ligeiramente menores que as formas de mini panetones de 100g disponíveis aqui.  Para meia receita com as formas encontradas aqui,  recomendo que prepare dois panetones de 500g cada e 3 panetones de 100g cada.


segunda-feira, dezembro 12, 2011

Quiabo assado e sem baba

Esta sugestão é tão besta de fácil que fiquei na dúvida se postava ou não, mas como já me pediram para postar mais dicas de comida para o dia-a-dia,  ai vai!
Lave e pique os quiabos. Despeje num refratário e tempere com sal e pimenta do reino e regue com um bom fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200˚C por 10 a 15 minutos ou até que esteja dourado em baixo e macio. Só! :)

domingo, dezembro 11, 2011

Madeleines sem descanso na geladeira

Madeleines são deliciosas mas confesso que as vezes minha ansiedade não me permite ficar esperando a massa descansar na geladeira por algumas horas ou até por uma noite inteira.
Já vi algumas receitas que mesmo depois de colocadas nas forminhas voltam novamente para geladeira! Tudo isso é para que o "calombo" característico desse bolinho se forme na hora que é assado.
Quando vi uma receita neste livro que fica pronta em instantes, sem descanso na geladeira, fui correndo comprovar. Essa eu precisa ver para crer!
O que mais tomou tempo foi untar a forma, o resto foi bem rápido e em menos de meia hora já estava provando uma madeleine recém assada!
E sim, todas saíram com enormes calombos para meu espanto! :O

1 ovo extra
40g de açúcar refinado
15g de mel
50g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
60g de manteiga sem sal

Pré-aqueça o forno a 200˚C.

Unte uma forma para 9 madeleines de 7x5cm ou 6,5x6,5cm cada cavidade. Leve para geladeira enquanto mede o restante dos ingredientes. Depois polvilhe farinha de trigo com ajuda de uma peneirinha. Bata bem para retirar o excesso. Volte para a geladeira enquanto prepara a massa.

Derreta a manteiga em banho-maria e mantenha aquecida (aqueça a água até começar a formar bolhas nas paredes da panela. Desligue o fogo e coloque a vasilha com manteiga. Depois de derretida, mantenha a vasilha na panela para manter aquecida até o momento de utilizar).

Peneire a farinha com o fermento.

Numa vasilha, quebre o ovo e bata com fouet. Junte o açúcar e o mel e misture. Peneire a farinha aí novamente e misture. Por fim, despeje a manteiga quente e mexa bem até incorporar. Distribua a massa nas cavidades e leve para assar por 8 a 10 minutos. Sirva quentinhas mas mesmo frias, estas madeleines se mantêm macias, apenas guarde em potes bem vedados!

* Se quiser saborizar, adicione raspas de limão ou laranja, no caso de chocolate, substitua 5g de farinha de trigo por cacau em pó e aumente o fermento para 3g.

Fui obrigada a morder para vocês verem como fica por dentro! :D
Um ótimo domingão para todos! ;)

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Bolo de Frutas com Licor de Laranja

Continuando a saga do bolo de frutas, encontrei esta receita e fiquei encantada com a foto do bolo. A textura parecia maravilhosa e decidi prepará-lo apesar de ler e reler várias vezes que depois de pronto precisa ficar 7 dias embrulhado para então ser consumido! :S
Para quem quer presentear e fazer com antecedência é uma boa opção! Só que como vai uma boa quantidade de licor e seu sabor é bem marcante, não é indicado para crianças. Apesar disso, este bolo é muito bom, cheio de frutas e um aroma e sabor bem marcantes! Não sou chegada a bebida, fico zonza só de tomar um golinho de vinho mas gostei bastante deste bolo! :D
Para quem tem crianças ou não gosta de nada alcoólico, pode preparar esta mesma massa substituindo o licor por suco de laranja (receita aqui).
Vocês me conhecem e acham que eu esperei 7 dias??? rsss
Logo que ficou pronto eu já comi uma fatia e me pareceu um bolo de frutas comum e bem esfarelento. Embrulhei e esperei 4 dias para atacá-lo, foi o máximo que consegui aguentar apesar de que todos os dias tirava um naco para experimentar! :D
E não é que a cada dia ele ficava melhor???
Se resolver preparar e conseguir esperar 7 dias, depois me conte como ficou o bolo! ;)


Massa:
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar
4 ovos extra
225g de farinha de trigo
100ml de licor de laranja Grand Marnier para regar

Frutas:
350g de frutas secas sortidas (usei passas escuras e claras, damascos e morangos cristalizados)
100ml de suco de laranja
100ml de licor Grand Marnier
raspas da laranja que usou para tirar o suco

Misture tudo e deixe macerando por uma noite. No dia seguinte, junte 100g de cerejas ao marasquino drenadas, lavadas, secas e picadas.

Pré-aqueça o forno a 140˚C.

Unte e forre com papel manteiga uma forma de 20x20cm.

Peneire a farinha de trigo

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar leve e clara. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Coloque a farinha de trigo e bata em velocidade baixa até incorporar. Fora da batedeira, junte as frutas e todo o líquido que ainda houver e termine de misturar com espátula. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 1h30min.
Logo que tirar do forno, desenforme (mantendo o papel manteiga) e coloque sobre uma grade. Pincele com os 100ml de licor e deixe esfriar. Depois de frio, embrulhe em papel alumínio e deixe descansando em local fresco por até 7 dias para então começar a consumir.
Se o seu forno começa a partir de 180˚C, coloque o bolo na grade do meio e logo que o bolo corar, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Faça o teste do palito.


Um ótimo final de semana para todos! ;)

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Brownies de Natal

Se existe bolo de Natal, cookies de Natal, rosca de Natal... por que não brownies de Natal? Na hora que botei os olhos nessa receita não pensei duas vezes para fazer! A combinação de framboesas e chocolate branco no brownie me pareceu irresistível e deliciosa!
Tive que segurar minha ansiedade para provar logo que saiu do forno. Foi uma tortura ainda mais depois de sentir o cheirinho do brownie assando se espalhar pela casa mas fui forte e esperei até o dia seguinte para comer e mesmo porque não seria muito sensato comer à meia-noite! :D
Não sei você, mas toda vez que faço brownies fico ansiosa para saber se ficaram no ponto. Na hora de cortar é aquela expectativa! rss
E o alívio só vem depois de verificar que a faca voltou toda "suja" de chocolate! Que foi o que aconteceu! Ufa! Esta massa é extra cremosa, daquelas que derretem na boca e logo você quer abocanhar outro naco!
Preciso falar mais? ;)

A receita original pede para pressionar o açúcar mascavo na xícara mas como acho o chocolate meio amargo nacional doce, preferi diminuir o açúcar e medir normalmente, sem pressionar.

* xícara de 240ml

250g de manteiga sem sal picada
250g de chocolate meio amargo picado
3 ovos extra
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara de framboesas congeladas
1/2 xícara de chocolate branco picado
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 27x17cm.
Peneire a farinha com o fermento e o sal.
Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo no banho-maria ou microondas em potência média por 2 ou 3 minutos, misturando a cada minuto até derreter totalmente. Deixe amornar 5 minutos.
Depois junte o mascavo, os ovos levemente batidos e a farinha de trigo. Misture com fouet até incorporar. Despeje metade da massa na assadeira. Espalhe as framboesas e chocolate branco. Cubra com o restante da massa e nivele a supefície. Leve para assar por cerca de 35 minutos ou até que fique firme ao toque.
Deixe esfriar na própria forma. Depois de frio leve para geladeira por cerca de 4 horas ou até que fique firme.
Desenforme e corte em quadradinhos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e guarde em recipientes bem vedados em temperatura ambiente ou na geladeira se estiver muito quente.

Uma ótima quarta-feita para todos! :)

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Quiche de tofu e abobrinha


Aqui em casa tofu ou o queijo de soja sempre foi muito apreciado. Normalmente comemos apenas com shoyu, gengibre ralado e cebolinha picada ou em pratos quentes como sukiyaki ou goya champuru. Sempre encarei o tofu como ingrediente oriental mas outro dia, navegando em busca de novas receitas fui parar num blog de comida vegetariana e descobri que o tofu pode muito bem ser utilizado em receitas ocidentais como esta quiche!
Gostamos bastante do resultado! Ficou bem saborosa e leve e combinou muito bem com a massa feita com farinha integral!

Adaptado daqui!

* xícara medida 240ml

1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) de creme vegetal ou margarina culinária gelada
1 colher (chá) rasa de sal
água gelada se necessário para dar liga

Numa vasilha, coloque as farinhas, o sal e a margarina. Amasse com a ponta dos dedos até formar uma massa com liga. Se necesseario, coloque um pinguinho de água.
Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável de 24cm. Deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio:
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena picadinha
1 abobrinha italiana média cortada em meia-lua
sal e pimenta do reino a gosto
250g de tofu firme
100g de creme de leite de caixinha
leite se necessário
1 ovo extra (60g)
noz-moscada ralada na hora
orégano a gosto
queijo parmesão ralado

Numa frigideira, refogue o alho e a cebola. Junte a abobrinha e tempere levemente com sal e pimenta. Tampe e baixe o fogo. Deixe cozinhar até ficarem macias, sem desmanchar. Deixe esfriar. No processador ou liquidificador, coloque o tofu, creme de leite, ovo, noz-moscada e orégano. Bata até formar uma pasta não muito pesada nem rala. Se for preciso, coloque um pouco de leite para amolecer (eu usei uns 50ml). Ela fica um pouco grossa mesmo.
Tire a massa da geladeira e forre o fundo com o refogado de abobrinha. Cubra com o creme de tofu e alise a superfície. Polvilhe queijo ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 45 a 50 minutos ou até ficar levemente corado e firme.
Espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Sirva quentinho com uma bela salada verde! ;)


domingo, dezembro 04, 2011

A Sandra recebeu o kit Sakura!

Sandra Rauer, a ganhadora do kit Sakura enviou gentilmente uma foto sua com todos os produtos recebidos! Super simpática, contou que tirou a foto sozinha e com medo que a máquina caísse do suporte improvisado (2 garrafas de coca-cola!!!), acabou sorrindo meio preocupada! rss
Ela ainda me torturou dizendo que o jantar daquela noite seria um festival de temakis usando alguns produtos do kit! Hummmm!!!
Sandra, obrigada por permitir a divulgação da foto e aproveite bem todos os ótimos produtos! ;)

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Bolo Fim-de-Semana para uma pessoa querida!


O aniversário foi ontem mas não poderia deixar passar esta data em branco! A Rute (Mamy-chan) mora no Japão e é uma das minhas leitoras mais antigas do blog! Acompanha o PG desde os primeiros posts e, apesar de morarmos perto, nunca calhou de nos conhecer pessoalmente. Apesar disso, o carinho sempre foi mútuo e ao longo desses anos a amizade só foi se consolidando. Além de leitora fiel posso considerá-la também uma relações públicas do blog, sempre que pode indica o PG para algum conhecido! :)


Fiquei matutando num bolo bem gostoso para lhe oferecer e acabei escolhendo este aqui que vi numa revista enquanto esperava minha vez no consultório do dentista no Japão. Copiei a receita num folheto de dentadura! kkkk
Fiz o bolo e não sei porque não postei no blog, ele é um dos melhores bolos de limão que já fiz! Por fora, fica uma casquinha dura e azeda irresistível e a massa, uma das mais macias e saborosas!
Depois de tantas mudanças, perdi o folheto mas felizmente encontrei a mesma receita num livro que comprei desta culinarista japonesa, Makiko Fujino! Segundo a autora, o bolo de origem francesa tem este nome por ser preparado no final de semana e ser consumido aos poucos durante a semana. Outra explicação seria para ser levado ao picnic de final de semana. Qualquer que seja o motivo, este bolo na verdade não precisa ser feito apenas no fim-de-semana e não dura muito tempo. De tão gostoso que é some num passe de mágica! :D

Não sei porque desta vez a casquinha ficou toda empipocada! No Japão nem era visível, só na hora de comer mesmo. Desconfio que seja o açúcar de confeiteiro daqui que tem uma pequena porcentagem de amido de milho na formulação...
Além disso tive que fazer algumas adaptações nos ingredientes, que coloquei em parênteses na receita original abaixo:

Massa:

200g de ovos (4 ovos médios)
240g de açúcar refinado
raspas de 3 limões sicilianos
uma pitada de sal
65g de sour cream (medi 10g de suco de limão e completei com creme de leite fresco até completar 65g - deixe repousando 10 minutos antes de utilizar na receita)
65g de creme de leite fresco (como o creme de leite fresco daqui é muito denso, medi 40g e diluí com 25g de leite comum)
120g de farinha de trigo comum
40g de farinha de trigo para pão (usei total de 160g de farinha de trigo comum mesmo)
1 ⅓ colher (chá) de fermento em pó
80g de manteiga sem sal


Cobertura:

50g de açúcar de confeiteiro (peneirar na hora de incorporar à receita)
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de Cointreau (licor de laranja)
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 ½ colher (chá) de água

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 21x13x7cm de altura). Mantenha a forma na geladeira enquanto prepara o bolo.
Coloque o açúcar refinado e a água da cobertura num pequeno refratário e cubra com filme plástico. Leve ao microondas por 20 segundos. Misture e leve ao microondas por mais 20 segundos para terminar de dissolver. Deixe esfriar.
Peneire a farinha com o fermento.
Coloque a manteiga num pequeno refratário e derreta em banho-maria. Mantenha aquecido no banho-maria enquanto prepara o bolo.
Numa vasilha grande, coloque o sour cream e misture com fouet para amaciar. Junte o creme de leite fresco e misture bem. Reserve.
Numa outra vasilha, bata com fouet os ovos com o açúcar, sal e as raspas de limão. Despeje 1/3 dessa mistura de ovos na vasilha com creme de leite. Misture com fouet até incorporar. Despeje o restante dos ovos e termine de misturar.
Despeje a farinha de trigo e misture com fouet. Adicione a manteiga derretida em 2 ou 3 vezes, misturando bem a cada adição.
Despeje a massa na forma e leve para assar por 30 minutos. Depois, baixe a temperatura para 170˚C e deixe assar por mais 30 minutos. Se corar rápido demais, cubra com papel alumínio e termine de assar. Faça o teste do palito.
Enquanto o bolo está assando, junte à calda feita no microondas o restante dos ingredientes da cobertura.
Logo que o bolo estiver assado, tire do forno e aumente para 180˚C novamente.
Se a superfície do bolo estiver estufada, corte um pouco para nivelá-lo.
Passe uma faquinha sem ponta em toda volta do bolo e desenforme sobre um papel manteiga. Pincele toda a superfície do bolo com a cobertura com a ajuda de um pincel culinário. Leve o bolo ao forno novamente por 2 minutos ou até que a casquinha fique firme.
Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Mamy-chan, feliz aniversário! Desejo muitas felicidades com a nova idade e que seu dia tenha sido muito doce e especial! Omedetou, amiga! :)

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Bolo de frutas natalino

Recebi um email bem carinhoso de uma leitora, a Maíra, pedindo por sugestões de bolo de frutas para presentear os amigos no Natal. Tenho um bolo de frutas excelente no blog que inclusive preparei ano passado para presentear alguns clientes fiéis da Sakura Sweets e no lugar das frutas utilizei chocolate ao leite e meio amargo picados. O que já era excelente, ficou melhor ainda! :)
Porém, encarei o pedido como um desafio e resolvi procurar por outras receitas de bolo de frutas e este é o primeiro que testei.
A diferença que me chamou atenção é que leva maçã ralada e picada na massa o que confere umidade ao bolo. Ao contrário da maioria dos bolos de frutas, este não leva nenhuma bebida alcoólica e pode ser uma alternativa para quem tem crianças ou não aprecia o sabor!

Receita retirada daqui!

4 ovos
2 xícaras de açúcar
150g de manteiga em temperatura ambiente
raspas de 1 limão
1 maçã ralada
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xícara de leite
4 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de uvas passas escuras
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de damascos picados
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de cerejas em calda picadas
1/2 xícara de figos secos picados
1 maçã sem casca picada em cubinhos
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar claro e fofo. Sem parar de bater, junte as raspas de limão, a baunilha, a maçã ralada e o leite. Adicione a farinha aos poucos e bata só até incorporar. Tire da batedeira e junte o fermento em pó e as claras batidas em neve. Misture delicadamente e incorpore as frutas enfarinhadas. Termine de misturar e distribua nas forminhas de bolo inglês untadas e enfarinhadas. Nivele a superfície e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 40 a 60 minutos dependendo do tamanho da forma. Faça o teste do palito. Deixe esfriar sobre grade e polvilhe açúcar de confeiteiro.

* Fiz meia receita e rendeu 3 formas de bolo inglês de alumínio de 20x10cm.

Tenho mais algumas receitas de bolos de fruta para experimentar, aguardem! ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails