sexta-feira, março 16, 2007

Goya champuru (refogado ao estilo de Okinawa)


Este é um dos pratos típicos de Okinawa, um refogado à base de carne de porco, tofu e goya ou nigauri. Pela foto pode parecer um tanto grotesco, mas champuru significa "misturado" e apesar da aparência, é muito saboroso! Adoramos e sempre que preparo aqui em casa é inevitável lembrarmos com saudades das férias que já passamos lá. Um lugar lindo e paradisíaco!
No verão encontra-se nigauri à preço mais em conta mas semana passada enquanto fazia compras, não resisti e acabei comprando um, apesar de não estar muito bonito.
Costumo usar um molho já pronto que vem de Okinawa e é encontrado em qualquer mercado aqui. Já experimentei de outras marcas, mais caros até, mas ainda fico com o produzido lá mesmo.
Para quem não tiver o molho à disposição, tempere com sal e pimenta ou shoyu com uma pitada de açúcar.
Em Okinawa é usado o shimadoufu (tofu da ilha), bem mais firme do que o momemdofu (o tofu mais firme encontrado nas outras partes do Japão) e por isso, mais fácil de ser refogado sem se desmanchar. O processo na fabricação deles difere no cozimento e coação. Para o momendoufu, o leite de soja é aquecido e coado. Já o shimadoufu é coado cru e depois cozido, daí a sua firmeza. Além disso, o shimadoufu é levemente salgado, podendo ser consumido até sem nenhum tempero, muito gostoso mesmo!




Nigauris que ganhei ano passado da acupunturista, só para vocês terem idéia. Lembra um pepino cheio de verrugas! Ele é rico em vitamina C e mesmo submetido a altas temperaturas, não perde suas qualidades. É bom para baixar a pressão e ajuda quem tem diabetes. Único problema (ou qualidade dependendo do gosto! rsss) é que o nigauri é muuuuuuito amargo!

Goya champuru

1 goya ou nigauri (bittermelon)
1 momendoufu ou 300g de shimadoufu se você encontrar
4 fatias de bacon (pode ser presunto, apresuntado de lata, carne de porco fininha também)
1 ovo
shoyu com uma pitada de açúcar ou sal e pimenta para temperar


Lave e corte o nigauri no sentido do comprimento.


Retire a parte branca central das sementes com a ajuda de uma colherzinha.


Corte em meia-luas de 1/2 cm mais ou menos. Coloque numa vasilha e polvilhe sal. Misture levemente e deixe descansando por uns 5 minutos. Em seguida, lave com bastante água e deixe escorrendo.


Envolva o tofu em papel toalha e coloque num prato. Leve ao microondas por 10 minutos em potência alta. Coloque o tofu num escorredor e deixe "chorando" alguns minutos. Corte em cubos de 2 a 3 cm e enxugue bem com papel toalha.


Aqueça bem uma frigideira em fogo forte. Coloque uma colher de sopa de óleo. Espalhe bem o óleo por todo o fundo da panela e jogue os cubos de tofu. Deixe dourar bem de um lado para ir virando até corar todos os lados. Cuidado para não ficar mexendo antes de dourar.
Retire os cubos corados num prato e reserve. Coloque mais um pouquinho de óleo e frite o bacon fatiado. Junte o nigauri picado e refogue alguns minutos, não muito para não deixar o nigauri mole demais. Volte o tofu para a frigideira, acrescente o molho ou tempero de sua preferência. Misture bem e despeje o ovo levemente batido. Mexa tudo até que o ovo cozinhe e sirva em seguida.

9 comentários:

Agdah disse...

Meu marido adora essa verdura, mas é tão amarga que eu não consigo comer.

Akemi disse...

Agdah, eu também não conseguia comer, mas com esse método de deixar um pouco de molho com sal e enxaguar, fica bem mais agradável ao paladar! ;-)

Cris disse...

Akemi, meu tofu desmanchava na frigideira... valeu a dica de escorrer antes... Só uma pergunta, você gosta de kare-rice? (Acho, que é assim que escreve.) Sabe fazer? Bjs

Akemi disse...

Cris, tenho uma receita de kare-rice que estou para postar faz séculos. Tentarei colocar esta semana ainda! Bjs para ti também!

Anônimo disse...

Olá, estava pesquisando uma maneira de fazer o goya pelo Google e caí de para-quedas por aqui!
Muito bom teu site hein? Parabéns!
Meu nome é Érika e sou de Nagano!

Anônimo disse...

Oi, estava pesquisando sobre goya e acho que entrei no site correto! Sou diabética e controlo bastante a minha alimentação. Conheci goya aqui, experimentei e gostei muito! Ultimamente tenho comido bastante goya e por isso resolvi pesquisar. E parece que faz bem p/os diabéticos. Eu, particularmente, gosto tudo que é amargo. Jiló, almeirão, rúcula e goya. Parabéns p/site!

Unknown disse...

se alguém em Pouso Alegre sul de minas, gostar dessa verdura na feira no pátio da rodoviária, meus pais vendem, ou envie e-mail: roger_ge@live.com.....

Unknown disse...

Bom dia, como fazer a conserva de goya ou nigauri?Obrigada, se alguem souber, por favor, me ensine. obrigada.

Eny Levra disse...

Como são utilizadas as sementes do nigauri ou Goya e qual beneficio para a saúde??? Pois gostei mais das sementes qdo experimentei pq não são amargas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails