sábado, março 17, 2007

Muffins de Allbran



A leitora Maria Tereza enviou-me um gentil mail junto com uma receita que ela prepara para sua mãe diabética. Achei muita simpatia de sua parte dividir comigo esta receita e quis prepará-la o quanto antes.
Achei diferente e curioso o uso do ceral Allbran nos muffins, mas ele se amolece e você só fica com o gostinho dele na massa. O pouco uso de gordura mais a substituição de açúcar mascavo por outro adoçante para uso culinário fez da receita uma ótima opção para as pessoas com algum problema de saúde ou mesmo que esteja em dieta.
Os muffins saíram fofinhos e muito saborosos. Achei que ficariam pouco doces mas as frutas secas deram o equilíbrio certo ao bolinho.
Usei um adoçante natural facilmente encontrado em qualquer mercado daqui. É produzido à partir de uma espécie de pepino chinês que adoça 300 vezes mais que o açúcar comum. Além disso, pode ir ao fogo ou forno sem problemas de alteração no sabor. Costumo usar apenas para adoçar meu café com leite de manhã mas estava sempre a pensar em usá-lo numa receita. Os muffins ficaram ótimos de verdade!
Maria Tereza, muito obrigada por dividir sua receita conosco. Tenho certeza de que sua mãe deve ficar muito feliz toda vez que você a prepara! Receitas assim, tão saudáveis e nutritivas, mostram o quanto de cuidado e carinho que temos por pessoas com algum tipo de restrição alimentar! E mesmo quem não tem nenhum problema, é uma gostosura! Experimentem!



Muffins de Allbran

* xícara de 240ml

2 xícaras de allbran
1 1/4 xicara de leite desnatado (tive que usar 1 1/2 xicara pois ficou meio seco)
1 1/4 xícara de frutas e nozes de sua preferência (usei passas claras, blueberries secas e nozes pecãs levemente tostadas no forno)
1 ovo grande batido levemente
1/4 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 colher (chá) de sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo integral fina
1 colher (sopa) de fermento em pó
canela em pó, allspice e baunilha a gosto (opcional)
aveia em flocos para polvilhar (opcional)

Preaqueça o forno a 180oC.
Coloque 12 forminhas de papel na forma de muffins.

Coloque o allbran numa tigela junto com o leite, o ovo e o óleo. Misture bem e deixe por 5 minutos para amolecer o cereal.
Numa outra vasilha, coloque a farinha de trigo com o fermento, as especiarias, o sal, o açúcar e as frutas secas com as nozes. Misture tudo muito bem.
Coloque a mistura de allbran na tigela com ingredientes secos e misture só o suficiente para agregar tudo. A massa fica meio pesada, não fica líquida. Distribua a massa nas forminhas, polvilhe aveia em flocos e leve ao forno para assar por cerca de 20 a 23 minutos. Sirva morninho.


à esquerda, o adoçante natural e à direita, allbran.

24 comentários:

Cinara disse...

Ótima dica, Akemi! Eu já conhecia esses muffins de uma receita que veio na caixa do Allbran, há muitos anos. Cheguei a fazer, mas não lembro se ficaram bons. Os seus parecem fofinhos mesmo! Eu só tiraria as nozes... ;o) Bjs!

brisa disse...

Puxa Akemi, ficaram com uma aparencia otima mesmo!! Eh impressao da foto ou tb ficaram molhadinhos??

A descricao "massa pesada" pareceu correta..Eh assim mesmo, qdo os produtos sao mais naturais e menos refinados.

O adocante tem traducao pro ingles??

Bjs :))

Bri

Anabela martins disse...

Ola

Parabens pelo seu blog, sou leitora assidua ah mto tempo, mas nunca comentei, agora estava aqui copiando esta receitinha que parece deliciosa pelo que descreveu, mas nao consigo ver as fotos, será defeito do meu computador ou do servidor de internet, a receita dos morangos a seguir da para ver as fotos e ficaram ótimos, ja copiei.obrigado
Parabens pelo blog.

anabela martins

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, esse muffin eh a epitome do saudavel!! mas alem disso, essa primeira foto com eles na cestinha esta barbara. beijos,

Agdah disse...

Menina, riquíssimo em fibras...

Maria.Helena disse...

Adorei isso!!! to numa fase de bolinhos e muffins...rs..

beijos

Valentina disse...

Amiga, nao consigo ver a foto.voce retirou? muito interessante esta receita.adoro Albran.

Karen disse...

Akemi, como a Val, eu também não consigo ver a foto!

Eli disse...

Akemi eu também não consigo ver a foto! Que pena, pois penso que deve estar maravilhosa.

Anônimo disse...

Akemi, adorei a dica também!! Gosto muito para o café da manhã!!

Vivianne

Patricia Scarpin disse...

Nossa, amiga, estou querendo comentar esta receitinha desde ontem mas as fotos não apareciam. Não sei pq! :S

Ficaram lindões! Amei o modo como você os ajeitou na primeira foto, que delicadeza!

Valentina disse...

Ah, agora vejo o álbum de foto todo. Amei esta primeira foto, tipo ninho de passarinho.Aconchego.Comfort food.As fotos estao lindas amiga. parabens por elas.

Eli disse...

Akemi agora consigo ver as fotos. Que lindas! Eu fiquei apaixonada! :)

Akemi disse...

Cinara, mesmo as pecãs você não gosta, amiga?

Brisa, ficaram bem macios, sim! É bom não assar demais os bolinhos, não consigo encontrar uma tradução melhor para "over bake"! Depois de frios ele ficam meio secos, mas eu sempre deixo embrulhado em filme plástico e depois dou uma aquecida no microondas para comer!
Este adocante em inglês seroa zero calorie sweetener. Esta empresa tem uma página em inglês tambem. Dá uma olhada aqui.

Anabela, obrigada pelo comentários e pelo aviso das fotos! Acho que agora já estão visíveis!

Fezoca, elogio seu é uma honra, amiga! Obrigada!!!

Agdá, bota fibras nisso! rss

Maria Helena, é difícil não se viciar em muffins, não? ;-)

Val, Karen e Eliana, não sei o que aconteceu para as fotos não aparecerem... esse blogger novo volta e meia dá crepe! :-(

Patricia e Val, a receita merece uma foto mais caprichada! Obrigada pelo carinho de vocês sempre! ;-)

Akemi disse...

Vivianne, são ótimos mesmo para o café da manhã e para um lanchinho!

Eliana, pois é, não sei o que houve no blogger para dar este problema... mas ainda bem que tudo se normalizou, aparentemente! :-D

brisa disse...

Thanks querida:))

Bjs e otima semana,

Bri

Lua Limaverde disse...

Akemi, só hoje consegui ver as fotos, aqui não carregavam de jeito nenhum!
Que produção linda, amiga!!! Muito fofo, você caprichou! Esses muffins devem estar ótimos! :)

Anônimo disse...

Eu já fiz! Ficaram optimos!
Fiz só com nozes, mas agora vou fazer com passas e alperces secos.

Anônimo disse...

Oi, querida Akemi.
Tive problemas no computador e quando entrei no seu lindo blog, uma surpresa: a receita postada!
Não posso expressar minha alegria.
Uma pena que perdi seu mail. Se você quiser me enviar novamente, gostaria. Quem sabe possa mandar mais alguma coisa que te interesse.
Você me fez corar...Ficou maravilhoso!!!
Um grande abraço,
Maria Tereza
mtsgferrari@hotmail.com

Silvia Arruda disse...

Oi Akemi!! Que surpresa ver a receita da Maria Tereza aqui, que, por ser mãe da minha querida amiga Ana Paula, por isso já é querida também!! Muito legal!!!!
É a mulherada de Sorocaba na cozinha!! É isso aí!! Bjos

Ana disse...

Clarice, esses muffins sao uns dos q faco e q a gente mais gosta aqui em casa!
Sao deliciosos mesmo, mas eu sou suspeita pois adoro all-bran! hehe!
Aqui em casa eu coloco canela e uma maca ralada junto com a massa, fica muito bom tbem!!
Beijos!
Ana

Cris disse...

Akemi, nunca imaginei fazer muffins com allbran, mais uma que aprendi! Bjs

Manuela © disse...

Fiz hoje estes muffins e gostei muito. Em breve colocarei no meu blog :)

Maíra Salomão disse...

Esses muffins ficaram muito bons! O All Bran desaparece na massa e dá liga. Saber que estou comendo algo tão saudável, não tem preço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails