quinta-feira, março 08, 2007

Bolo de fubá da Cida



Desde que comprei este livro, interessei-me de cara por este bolo. Ao passar os olhos pela receita, tive certeza de que seria muito gostoso e macio. Hoje, inspirada pelo lindo bolo da Patricia, resolvi prepará-lo. Mas sabe quando você resolve fazer alguma coisa por impulso, tudo meio de improviso? Pois é, normalmente sou bastante disciplinada para preparar bolos e pães. Tiro todos os ingredientes para não ser pega de surpresa com a falta de algum deles, escolho a fôrma, unto e enfarinho, enfim, procuro deixar tudo engatilhado. Hoje, atrapalhei-me toda. Inverti a ordem de tudo. Enquanto batia o bolo, saía desesperada a procurar algum utensílio, ingrediente, fôrma, sujeira aqui, pia cheia, um horror! Tanta bagunça, é claro que acabei engolindo muitos detalhes da receita. Esqueci de colocar o açúcar junto com o leite, não tirei previamente os ovos da geladeira, não pus erva-doce que adoro no bolo de fubá... mas fui em frente, é hoje que sai bolo de fubá de todo jeito! rsss
Bolo batido, bolo no forno. Ficava olhando pelo visor do forno de 5 em 5 minutos, crente que o bolo não iria crescer ou talvez o contrário, transbordasse pela fôrma... tudo isso enquanto eu preparava o jantar! rsss
Contrariando todas as expectativas, o bolo cresceu maravilhosamente, corou lindamente e ao comê-lo, quentinho, quentinho, que revelação! Uma delícia! Um forte candidado a melhor bolo de fubá de todos que experimentei até agora, sem exagero!
A massa é de uma fofura sem igual e seu sabor, cheio de especiarias, é um convite para uma boa prosa regada com muito cafézinho!

Bolo de fubá da Cida

* xícara usada de 200ml

2 xícaras de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 1/2 xícara de leite
2 xícaras de açúcar (usei 1 2/3)
6 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada ralada
2 cravos da índia
canela em pó
erva doce

Misture o leite, o óleo, o açúcar, a canela, os cravos, a erva-doce e a noz moscada e leve tudo ao fogo para ferver. Despeje sobre o fubá e deixe uns 20 a 30 minutos (a receita não pede, mas eu tirei os cravos aqui). Misture bem e junte as gemas, a baunilha e o sal (eu usei batedeira). Junte a farinha de trigo peneirada com fermento e bata só o suficiente para incorporar à massa. Junte 1/3 das claras em neve e misture com cuidado com colher de pau ou silicone. Quando as claras forem absorvidas, junte o resto e termine de misturar.
Despeje em fôrma untada e enfarinhada (usei uma de 22x18cm mais 4 forminhas de muffins) e leve para assar em forno preaquecido a 180oC.
Asse por 30 a 40 minutos até ficar corado. Faça o teste do palito.
Deixe amornar um pouco antes de desenformar.
Segundo a receita original, "o bolo é finíssimo e muito gostoso, tanto quente como frio."


11 comentários:

Eli disse...

Ai Clarice outro bolo de fubá a fazer. Está belissimo! E olha que semana passada fiz o de fubá cozido, alias depois que postei lá no blog já fiz umas mil vezes. :)
As fotos estão de matar!

Karen disse...

Você comprou o livro! É muito bom quando os outros preparam receitas de livros que a gente tem, às vezes elas passa em branco... rs

Feliz dia da Mulher! Beijos!

Karen disse...

(oops! Elas passam em branco...)

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que coisa mais deliciosa!! A textura do danado é bárbara!

Amei a receitinha e já vou marcá-la para fazer pro papito logo,logo. Ele vai ficar feliz da vida!

Olha, eu errei a quantidade de fubá do bolo que fiz - não sei o que me deu, acho que estava vesga, amiga - mas ainda bem que deu tudo certo. Ele ficou delicioso e com um super gostinho de fubá.

Suas receitas são sempre muito inspirativas, suas fotos, seus textos sinceros, tudo!

Beijos!

Cris disse...

Akemi, acho que esta semana todo mundo resolveu bater um bolinho, e está uma maravilha! Só tem coisa boa, este seu de fubá está dando a maior vontade aqui!!!

Anônimo disse...

que bom que vc voltou a fazer bolos... prefiro fazer doces do que salgados... acho que faço um pouco melhor... faz tempo que nao faço um bolinho de fuba... hummm...
beijos

Beatriz Belliard disse...

Akemi, os bolinhos esta tao redondinhos, tao lindos, da vontade de abocanhar ! rs; Faz tempo que quero fazer um bolo de fuba e este esta tentador ! bjs

Akemi disse...

Querida Eliana, aquele bolo de fubá cozido ainda está no meu top, mas este aqui é um tantinho diferente mas muito saboroso também!

Karen, mal pude acreditar quando encontrei o livro! Tratei de comprar correndo. As fotos da fazenda, das comidas, das jaboticabas... hummmm! Muito bom!

Patricia, querida, como sempre gentil! Obrigada pelas palavras carinhosas sempre! Você também me inspira muito, amiga!

Cris, tem horas que essa vontade de bater um bolinho é incontrolável ne? rsss

Márcia, querida, nunca parei de fazer bolos! Dá uma olhada no bolo de avelãs lá embaixo, acho que vais gostar!

Bia, você mudou sua foto de perfil! Estás lindas e seu filhote é um homenzinho já, não?
Obrigada pelas palavras gentis sempre, querida!

Valentina disse...

Amiga, que lindos que ficaram os teus bolinhos. E vi um livrinho conhecido ali no fundo.Estou aguardando o meu - minha mae postou todos os livros que deixei pra tras mas esta demorando seculos pra receber.

Anônimo disse...

Oi Akemi...estava com saudades de postar comentarios ...rs, hj passei por aqyui só pra pegar um deste bolinhos!!
Bjs
Marina Takahashi

Anônimo disse...

eu vi sim... so n/ comentei... sorry... bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails