domingo, dezembro 23, 2012

Feliz Natal!

Olá, queridos leitores!
Dei uma sumidinha e sei que estou em falta com vocês, perdoem-me!
Gostaria de agradecer o carinho e preocupação das queridas Josy, Célia, Maíra e Maria Reiko! :)
Estou bem, graças a Deus, apenas a vida anda um pouco corrida e o blog acabou ficando para trás. Até mesmo o meu aniversário e o do nosso casamento passaram batidos. Shame on me! :(
Planejava postar algumas sugestões para o Natal mas eis que a data já está batendo na porta! O ano passou rápido mas tenho a impressão que neste mês, os dias têm passado como trens-bala! Acredito que tem sido assim para a maioria de vocês também, não é mesmo?
De qualquer maneira, não poderia deixar de aparecer para desejar a todos um Natal iluminado, com muita paz e alegria no coração, ao lado dos entes queridos e, é claro, com a mesa recheada de muitas gostosuras! :)

terça-feira, dezembro 11, 2012

Manjar branco leve com calda de ameixa

Este manjar branco me agradou bastante pela sua textura! Ele é bem levinho, desaparece na boca num piscar de olhos porque é feito com gelatina. A receita eu peguei numa revistinha de receitas light do Receitas Minuto. Eu usei ingredientes convencionais mas se quiser, você pode fazer como a receita original que leva leite desnatado, leite de coco light e adoçante dietético próprio para forno e fogão nas mesmas proporções! ;)


* xícara medida 240ml

Manjar
4 xícaras de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 vidro de leite de coco (200ml)
1½ envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor (total 18g)

Calda (*)
200g de ameixas pretas secas sem caroço
1 xícara de água
⅔ xícara de açúcar
1 pedacinho de canela em pau
2 cravos da índia
1 colher (sopa) de rum escuro (opcional)

Para o manjar:
hidrate a gelatina em ¼ xicara de água fria e reserve. Coloque numa panela o leite, açúcar e o amido de milho. Misture e leve ao fogo e deixe até ferver e engrossar levemente. Tire do fogo e junte a gelatina hidratada. Misture até que derreta e seja incorporada. Acrescente o leite de coco, mexa e despeje em forminhas individuais ou forma de pudim de 20cm levemente umedecida com água.
Espere amornar e leve para geladeira. Deixe de preferência por uma noite.

Para a calda:
coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo para caramelar. Junte a água e espere que os torrões de caramelo se dissolvam. Acrescente as ameixas, canela e cravos. Deixe ferver por alguns minutos até encorpar levemente. Tire do fogo, junte o rum e depois de frio, leve à geladeira.
Desenforme o manjar, cubra com a calda e sirva!

(*) a calda original é preparada com 200g de ameixas pretas secas sem caroço, 2 colheres de adoçante forno e fogão, 1 xícara de água e 1 colher (chá) de amido de milho. Misture tudo numa panela e leve ao fogo por cerca de 10 minutos ou até encorpar. Deixe esfriar e empregue.

terça-feira, dezembro 04, 2012

Pannacotta de iogurte grego com calda de morangos

Sobremesa rápida, fácil, deliciosa e de visual lindo! A receita veio DAQUI que por sua vez se inspirou numa sugestão da querida Renata que em breve estará desembarcando em definitivo ao Brasil! \o/
A dica de deixar as taças com o creme deitados para criar este efeito diagonal é genial! Eu usei uns feijões que costumo usar para fazer peso na hora de assar crostas de torta mas pode ser arroz, farinha, açúcar...
A calda feita com polpa congelada também é bem bacana pois, além de um rendimento maior, permite que você possa fazer em qualquer época do ano! ;)
Por fim, o uso do iogurte grego mais do que me agradou. Desde que o experimentei, fiquei viciada! É uma delícia! Só poderia ser um pouco mais barato ne, pessoal da Nestle??? :D

Pannacotta:

2 potes de iogurte grego tradicional (100g cada - usei este)
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor incolor (4g)
2 colheres (sopa) de água fria
2 colheres (sopa) de açúcar (usei açúcar baunilhado)

Misture a gelatina com a água fria e deixe hidratando por 5 minutos.
Numa vasilha, coloque o iogurte, creme de leite e açúcar. Misture bem com fouet.
Derreta a gelatina no microndas por 15 ou 20 segundos, sem deixar ferver!
Junte ao creme e termine de misturar com fouet.
Despeje em copinhos (deixe os copos já inclinados na hora de encher com o creme) e deixe apoiados numa assadeira contendo feijões, arroz, açúcar, etc... como na foto abaixo.


Calda:
1 embalagem de polpa congelada de morango (100g)
1 xícara de morangos limpos e picados
1 xícara de água
suco de meio limão
¼ xícara de açúcar ou a gosto
1 colher (sobremesa) de amido de milho

Coloque a polpa, morangos, suco de limão, açúcar e água numa panelinha e leve ao fogo para ferver. Não coloque toda a água, deixe um fundinho para dissolver o amido de milho. Quando ferver, deixe em fogo médio e vá retirando com uma concha a espuma branca que se formar na superfície.
Depois que os morangos estiverem macios (cerca de 15 minutos), junte o amido dissolvido e mexa bem até dar uma leve encorpada e voltar a ferver. Tire do fogo e deixe esfriar.
Depois de fria, preencha as tacinhas com a pannacotta e deixe gelar bem até a hora de servir.
Se quiser, decore com uma folhinha de hortelã para fazer graça! :)

Ontem aproveitei para dar uma arrumada no índice de receitas do blog. Creio que a visualização ficou mais fácil. Se tiverem um tempinho, deem uma olhada AQUIe me contem o que acharam! ;)

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Linguiça assada com batata e legumes

Mais uma sugestão de prato completo para o dia-a-dia que encontrei AQUI! A dica é usar uma linguiça gostosa, assim passará seu sabor aos demais legumes! ;)
A escolha dos legumes fica a gosto do freguês. É um bom prato para fazer aquela "limpa" na geladeira!
O caldinho que fica no fundo da assadeira também é uma delícia de comer junto com arroz! Nhammmm! :D

6 gomos de linguiça cortada em 3 ou 4 partes (usei toscana)
2 tomates sem pele picados
3 batatas médias em fatias de 1cm
1 abobrinha em rodelas de 1cm
1 cebola média em fatias de 1cm
azeitonas verdes a gosto
4 fatias de bacon picadas
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde a gosto
orégano a gosto
azeite a gosto

Numa assadeira ou refratário, coloque os tomates, batatas, abobrinha, cebola, alho, azeitonas, bacon e cheiro verde. Tempere com orégano, sal e pimenta do reino, lembrando que o bacon e linguiça também têm sal. Misture tudo muito bem e por cima, distribua a linguiça. Regue com um bom fio de azeite e cubra com folha de alumínio.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por 40~50 minutos ou até as batatas ficarem macias. Depois tire o alumínio e deixe mais alguns minutos até ficar douradinho. Se tiver grill no seu forno, melhor ainda!
Sirva com arroz branco e salada! :)


Uma ótima semana para todos! :)

domingo, dezembro 02, 2012

Flor de Sal Lebre Gourmet

Semana passada o carteiro me surpreendeu ao entregar uma caixa. Não estava esperando nada e foi com muita ansiedade e curiosidade que abri o pacote. Não tenho vergonha de dizer que pareço criança abrindo presente de Natal! Peguei a primeira coisa que vi na frente (no caso a chave do carro) e fui rasgando as fitas adesivas num desespero só! kkkkk
Eu adorei o mimo recebido: uma caixa fofa de MDF contendo um vidro enorme de flor de sal, um lançamento da linha Lebre Gourmet da Norsal!
Para quem não conhece, a flor de sal são pequenos cristais de sabor delicado e crocante,  muito utilizada para finalização de pratos tanto salgados como doces. Ela é apenas polvilhada por cima do prato já pronto, fora do fogo, para que não perca sua crocância!
Assim como a nata do leite, a flor de sal é a camada superficial das salinas. Ela é retirada manualmente e tem período e horário certo para "brotar". Caso não seja recolhida a tempo, ela afunda, diluindo-se e formando o sal marinho comum. Para se ter ideia do quanto a flor de sal é especial, para cada 80kg de sal é retirado apenas 1 kg dela!


Já tive oportunidade de usar a flor de sal de Guérande, a mais famosa produzida na região de mesmo nome na França e  estava mesmo em tempo de termos uma versão nacional visto que temos tantas salinas no Nordeste!
Vocês podem achar que se trata de um produto requintado demais e só deve ser utilizado em pratos chiques mas eu garanto que não. Uma pitadinha dela na sopa, omelete ou na salada do dia-a-dia dá um toque todo especial!
Nos doces também dá um realce ótimo! Um pouco antes de sair do Japão a sensação do momento nas confeitarias era doces de caramelo ou chocolate com toque de flor de sal e garanto que é uma delícia! ;)
Bom, adorei o presente adiantado de aniversário e Natal e gostaria muito de agradecer à Lebre Gourmet e agência Café Comunicação pela gentileza! :)

Um lindo domingo para todos! :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails