sexta-feira, dezembro 30, 2005
ENROLADINHOS DE GOIABADA
Esses enroladinhos lembram aqueles biscoitos de goiabada da Piraquê (alguém se lembra dessa marca??? rsss). Aprendi num curso do SESI. Minha mãe adora e como vou visitá-la amanhã, resolvi fazer para levar. Eles não ficam crocantes e sim macios. Aconselho usar goiabada tipo cascão porque se usar aquelas de lata, vão escorrer enquanto estiverem assando.
ENROLADINHOS DE GOIABADA
1 tablete de fermento para pão
1 colher (sopa) açúcar
1/4 xícara de leite morno
1 gema
5 colheres (sopa) gordura vegetal
1 pitada de sal
2 xícaras farinha de trigo
1 gema para pincelar
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Misturar o fermento com o açúcar até ficar líquido. Junte o leite morno e misture, Acrescente a gema, a gordura e o sal. Junte a farinha de trigo e amasse bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Abra com rolo sobre a mesa enfarinhada em espessura de 1/2 cm e corte quadradinhos. Recheio com goiabada cortada em palitinhos e feche no sentido diagonal. Pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até ficarem coradinhos. Deixe esfriar sobre uma grelha e polvilhe açúcar de confeiteiro.
COCADA ASSADA
Sempre que faço receitas que usam só gemas fico sem saber o que fazer com as claras... essa receita é uma mão na roda! Minha tia de Santo André que me deu. As cocadinhas ficam sequinhas e crocantes logo que esfriam. No dia seguinte ela fica meio úmida mas são gostosas do mesmo jeito. Se forem feitas com coco fresco então...hummmmmm
COCADA ASSADA
6 claras
500g de açúcar
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (sobremesa) fermento em pó
400g coco ralado
algumas gotinhas de baunilha
Coloque o açúcar e as claras numa panela e leve ao fogo para dissolver o açúcar. Não precisa ferver.
Numa tigela grande coloque a farinha, o fermento e o coco ralado. Despeje as claras e misture. Junte a baunilha e jogue as colheradas numa forma forrada com papel manteiga. Deixe bem espalhadas porque elas se espalham enquanto assam. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e deixe até corar bem.
quarta-feira, dezembro 28, 2005
PÃO DE BATATA
Tenho uma receita de pão de batata que fazia sempre quando morava no Brasil mas chegando aqui, nunca deu certo...
Experimentei outras receitas e sempre ficavam aquelas panquecas...rs...achava que eram as batatas daqui, que são muito úmidas. Agora começou a safra de uma batata aqui, chamada Matilda. Costumo fazer nhoques e coxinhas com essa batata pois é mais sequinha. Resolvi fazer o tal pão de batata de novo e usei uma receita super elogiada do Cybercook. A massa ficou bem macia e gostosa e não virou panqueca dessa vez! rss
Queria fazer recheado com queijo e goiabada mas já estava tão tarde que deu preguicinha... Fica a sugestão aqui, quem sabe na próxima safra!
PÃO DE BATATA DA AVÓ DO ANDRÉ
3 batatas grandes
500g. farinha de trigo
1 copo de leite morno
1 colher (sopa) fermento seco para pão
1 colher (sopa) margarina
2 ovos
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) açúcar
Cozinhar as batatas, amassar e deixar amornar. Junte o restante dos ingredientes, fica uma massa pegajosa ainda. Faça os pãezinhos e deixe descansar por 1 hora, coberto com pano de prato. Pincele gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C até dourar. Coma quentinho, mas cuidado porque é impossível comer um só!!!!
BOLO CARAMELADO DE BANANA
Essa receita foi uma das primeiras que escrevi no meu caderninho de receitas. As folhas já está amareladas... a letra caprichada dos tempos de escola...rs Quem me passou foi uma coleguinha da classe, ela trouxe um pedaço para mim, experimentei e adorei. Pedi a receita e eis ela aqui. Hoje ela já nem tem mais graça, quase todos já conhecem essa torta, que pode ser feita com outras frutas também, mas me traz uma certa nostalgia... uma receita que nunca sai de moda e sempre cai bem acompanhada de uma boa xícara de chá fumengante!
Eu usei uma forma pequena e por isso a massa ficou bem alta, o ideal seria usar uma forma maior ou meia receita de bolo.
BOLO CARAMELADO DE BANANAS
Coloque 1 xícara de açúcar numa panela e leve ao fogo para caramelar. Vá juntando água de colher em colher até ficar uma calda nem fina nem grossa. Espalhe essa calda no fundo de uma assadeira média e espalhe fatias de banana cortadas no comprimento. Reserve.
Bolo:
4 ovos separados
8 colheres (sopa) água
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
Bata as claras em neve e reserve. Numa outra tigela, bata as gemas com a água até ficar uma mistura crescida e esbranquiçada. Junte o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e peneire a farinha com o fermento sobre essa mistura. Misture com cuidado. Junte as claras em neve e misture delicadamente Despeje a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por 30~40 minutos ou espetando um palito, este saia limpo. Espere amornar para desenformar.
segunda-feira, dezembro 26, 2005
TORTA MERENGUE DE LIMÃO
Peguei essa receita num livrinho de bairro faz um tempinho atrás, pela foto achei apetitosa e resolvi fazer para o Natal. Gostei muito, não é enjoativa e a massa folhada dá um crocância deliciosa à torta.
TORTA MERENGUE DE LIMÃO
2 folhas de massa folhada congelada
Creme de limão:
3 gemas
80 g. açúcar
300 ml de leite
30g. amido de milho
60 g. manteiga sem sal
suco de 1 limão
casca ralada de 1 limão
Merengue:
5 claras
80 g. açúcar
1 colher (chá) suco de limão
1 colher (sopa) gim
um pitada de pimenta do reino moída grosseiramente
Decoração:
lascas de amêndoas levemente tostadas
açúcar de confeiteiro
1) Tire as folhas de massa folhada do congelador uns 5~10 minutos. Emparelhe as duas folhas, unindo uma com a outra cerca de 1 cm e pincele com ovo batido para colar. Vá abrindo a massa com rolo até ficar do tamanho de uma forma de torta de 18 cm. Fure toda a massa com garfo .
2) Coloque a massa na forma e corte as beiradas de forma que fique do mesmo tamanho da forma. Coloque uma folha de papel manteiga em cima. Espalhe pesinhos próprios para assar tortas ou coloque feijões sobre o papel manteiga. Isso vai evitar que a massa estufe no meio, onde será posto o recheio. Leve ao forno pre-aquecido a 200oC e asse por 15 minutos. Tire os pesinhos e o papel manteiga e leve ao forno novamente e termine de assar por cerca de 10 minutos ou até corar por inteiro. Coloque a massa sobre uma grelha e deixe esfriar.
3) Para o creme... coloque as gemas num pirex fundo e amasse-as com um batedor de claras. Junte o açúcar e o amido de milho e misture. Vá juntando o leite aos poucos.
4) Leve ao microondas sem cobrir com filme plástico por 2 minutos. Tire o pirex e mexa vigorosamente com o batedor de claras umas 20 ou 30 vezes. Leve ao microondas novamente sem filme plástico por mais 2 minutos. Cuidado que vai estar quente, por isso use luvas apropriadas na hora de tirar o pirex. Mexa vigorosamente por mais 20 ou 30 vezes e junte a manteiga. Misture até ela se incorporar ao creme. Cubra o creme com filme plástico bem rente para não formar crosta e deixe esfriar.
5)Depois que esfriar, misture o creme até ficar amolecido e junte o suco de limão e as raspas da casca do limão. Misture bem e reserve.
6) Para o merengue... coloque as claras numa tigela e junte uma pitada de açúcar. Bata na batedeira até espumar. Junte metade do açúcar e volte a bater até formar picos moles. Junte o restante do açúcar e termine de bater até ficar um suspiro firme. Junte o suco de limão e bata mais um pouco até ficar um merengue bem firme. Faça o teste virando a tigela de ponta cabeça. Junte o gim e a pimenta e bata mais um pouco.
7) Montagem... coloque a casca da torta na forma de torta novamente. Espalhe o recheio e alise bem a superfície.
8) Cubra com todo o merengue formando uma montanha. Com uma colher, rele no merengue e puxe para fora formando picos em toda a superfície. Espalhe as lascas de amêndoas e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o merengue.
9) Leve para assar no forno pré-aquecido a 200oC por 8~10 minutos ou deixe até corar levemente o suspiro.
10) Sugiro comer logo que sair do forno mas gelada também fica muito gostosa!
quarta-feira, dezembro 21, 2005
TOP 5
A Karen passou esse questionário para mim, muito obrigada pela lembrança!!! Então, vou responder aqui mas por enquanto não tenho para quem passar para frente, ok!!! rsss Antes que alguém peça a receita desses bolos, foram comprados em confeitaria...sinto frustar todos vcs....rs Mas são lindos, não???
1) Melhor receita postada no blog...
Hummm, acho que gosto mais do BOLO FRAMBOESA.Como disse na receita, o contraste do azedo e doce é muito bom!
2)A foto que mais se orgulha do seu blog...
Acho que MUFFINS DE MAÇÃ E PASSAS...ficou com um jeitão meio que de festa, não sei se por causa das forminhas coloridas, mas passa essa impressão...rs
3)A receita mais visitada..
Olha, não tenho muita certeza porque por enquanto as únicas que visitam e deixam um recadinho são a Valentina e a Karen...rs...deixo essa pergunta no ar....rs
4)A melhor receita salgada que vc fez copiada de outro blog...
Receita salgada de outro blog ainda não fiz não, mas estou louca para testar o SUFLÊ DE CARANGUEJO que está no blog da Karen, KAFKA NA PRAIA, e a TORTA DE CARANGUEJO da Valentina, no TREM BOM... já viram que estou a fim de comer caranguejo ne??? rsss
5) A melhor receita doce que vc fez copiada de outro blog...
Vixi, tantas...mas elejo o BOLO DE FRAMBOESA, muito 10!
Vou deixando desde já, um super FELIZ NATAL a todas as pessoas que visitam meu blog, desejo muito amor, paz, saúde, boa vontade, paciência, força...enfim, tudo de bom para 2006!!! Um grande abraço!!!!
terça-feira, dezembro 20, 2005
BOLO DE FUBÁ
Um bom cafezinho coado na hora, um pedaço de bolo de fubá....ahhh me faz lembrar os lanches da tarde! Esse bolo é tão simples e tão gostoso que já fiz trocentas vezes e não me enjôo dele! Quem experimenta a primeira vez sempre pede a receita.
Semana passada passei a receita para um colega de trabalho, que queria receita de bolo simples e gostoso. Ele fez no final de semana e trouxe na fábrica para experimentarmos. Estava bom mas diferente do que faço. Perguntei se ele colocou todos os ingredientes que passei. Ele disse que sim. O único pequeno detalhe foi que ele usou um copo menor do que a xícara padrão. Que interessante, não? Às vezes pequenas alterações acabam mudando totalmente o resultado das receitas... Fiz o bolo ontem e levei para ele experimentar. Ele comeu e disse que eu passei a receita errada para ele!!! rsss Ele ficou impressionado com a diferença dos bolos... pois é, mas acho que a graça da culinária é justamente essa...essa variação de ingredientes, modos de bater, dar forma, aquele toque pessoal...
Bom, mas chega de fofocas e vamos à receita! Peguei no cybercook, adorava ficar lendo aquelas filas e mais filas de bolos de fubá que tinha lá...pois eu AMOOOOOOO bolo de fubá! Estou sempre experimentando uma nova receitinha...rs Essa receita já sei de cor e salteado e infelizmente não me lembro mais quem postou... De qualquer maneira, meus PARABÉNS à mãe do Aldo por essa maravilha de bolo!!!
BOLO DE FUBÁ DA MÃE DO ALDO
* xícara de 200ml
3 ovos ou 4 se forem pequenos
1 xícara de leite
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de óleo (eu costumo usar apenas 2/3)
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo ralado ou coco ralado (pode usar uma colher de cada tbm)
Bata tudo no liquidificador e despeje em forma untada e polvilhada com fubá. Leva para assar em forno pre-aquecido a 180oC por 40 a 50 minutos ou espetando o palito, este saia limpo. Morninho ou frio, é uma delíciaaaaaaaaaaa!!!!
sábado, dezembro 10, 2005
MUFFINS DE MAÇÃ E PASSAS
Adorei essa receita de muffin! Apesar de ter feito algumas modificações da receita original da Valentina, o resultado foi ótimo! A massa fica bem macia e úmida e o melhor de tudo, com bastante frutas!!!
Como não tinha cramberries aqui, utilizei a combinação clássica de maçã e passas. Só dei uma escaldada nas passas e sequei com papel toalha antes de usar na receita. No lugar de cidra, usei 60ml de leite com 40ml de rum. Usei forminhas de papel para muffins, renderam 12 unidades. A receita diz para deixar na grelha para esfriar, mas comi morninho mesmo, tava bãooooooo d++++!!! Acho que se usar maçã com uma fruta azedinha deve ficar melhor ainda... Ahh, não deixem de salpicar o açúcar mascavo, dá uma certa crocância na cobertura do muffin! Abaixo vai a receita original...
MUFFINS DE MAÇÃ E PITANGAS
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo normal
2 colheres de chá de fermento para bolo
½ xícara de açúcar
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de manteiga, derretida e esfriada
1 ovo batido levemente
½ xícara de cidra
½ xícara de iogurte natural sem açúcar
1 xícara de pitangas sem sementes e picadas
1 xícara de maçãs descascadas e picadas
¼ xícara de açúcar mascavo
Pre-aqueça o forno – 180oC.
Coloque a farinha de trigo (normal e integral), fermento, açúcar, canela e sal numa tigela. Faça um buraco no meio.
Numa tigela menor coloque a manteiga, o ovo, o iogurte e a cidra. Mexa tudo e derrame a mistura na tigela com os ingredientes secos.
Misture os líquidos e secos utilizando um garfo. Só misture para umedecer a farinha afinal você não quer mexer demais a massa, pois esta receita não é pra bolo mas sim mufFin.
Ponha as frutas na massa e mexa mais um pouco cuidadosamente. Divida a massa igualmente numa forma de muffin previamente untada. Só encha cada forminha até ¾ de medida total. Eles crescem bem.
Salpique o açúcar mascavo igualmente pelas forminhas de muffin. Leve ao forno e asse por aproximadamente 18-25 minutos – faça o velho teste do palito para checar se os muffins estão prontos. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de desenformá-los. Depois de desenformá-los, deixe-os numa grelha para esfriar.
BISCOITINHOS DE COCO
Mais uma ótima receita que encontrei no blog da Valentina...esse biscoitinho é um trem danado de bom!!!! Utiliza-se poucos ingredientes e que sempre temos na despensa, mas nem por isso o resultado deixa de ser simples... é muuuuuito gostoso, derrete na boca!
Adicionei algumas gotinhas de baunilha à massa e como não tem farinha com fermento aqui, coloquei meia colherinha de fermento à farinha e penerei os dois juntos antes de usar na receita. Pensei que fosse mais difícil trabalhar a massa, já que a Valentina alertou que era bem mole, mas jogando bastante coco ralado por cima, foi tranquilo. Único cuidado é comer com um pires em baixo da boca, o coco ralado vai caindo conforme vc vai mordendo o biscoito...rs
BISCOITINHO DE COCO
100g de manteiga
120g de açúcar
2 ovos
100g de farinha de trigo com fermento
coco seco ralado
Pre-aqueça o forno - 190oC. Unte e polvilhe uma assadeira de biscoito e reserve.
Bata bem a manteiga com o açúcar até que a mistura fique pálida.Acrescente os ovos um por um. Acrescente a farinha de trigo e misture com uma colher de pau. Pegue uma bandeja e encha de coco seco ralado. Pegue uma colher de sopa ou chá, dependendo do tamanho dos biscoitos que você queira, e retire uma quantia da massa. Vai estar mole. Tente enrolar um pouco jogando a mistura no coco ralado. Enrole e ponha na assadeira deixando bastante espaço entre os biscoitos pois se espalham bem. Asse por aproximadamente 15 ou 20 min - até dourar.
Retire do forno, coloque numa grelha para esfriar. Guarde numa latinha.
quinta-feira, dezembro 08, 2005
BACALHOADA DE FRIGIDEIRA
Como se diz, ninguém nasce sabendo e culinária, com certeza, é um ótimo exemplo. Algumas coisas do pouco que sei sobre essa fantástica arte de cozinhar devo à minha mãe, ba-tchan (avó), tias, primas e amigas.
Essa receita aprendi com uma colega de trabalho e apartamento, logo que chegamos ao Japão. Peixe em casa era ou frito ou cozido com temperos japoneses. Foi uma agradável surpresa comer essa bacalhoada, tão saborosa e tão simples de preparar! Com arroz branco e uma boa salada, a refeição está completa!
BACALHOADA DE FRIGIDEIRA
3 postas de bacalhau fresco
2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho picado
1/2 cebola fatiada
2 ou 3 pimentões verdes (aqui os pimentões são pequenos)
3 colheres (sopa) cheias de tomate picado em lata ou purê de tomate
1/2 xícara de água
2 batatas descascadas e cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) azeitonas pretas picadas
sal, pimenta e orégano a gosto
salsinha picada
Aqueça o azeite na frigideira e frite o alho. Junte a cebola e os pimentões cortados em tirinhas e refogue um pouco. Junte o tomate e a água. Tempere com sal, pimenta e orégano. Deixe o molho cozinhar uns 5 minutos em fogo médio. Coloque as postas de bacalhau e espalhe as fatias de batata. Jogue um pouco do molho sobre os peixes e as batatas. Coloque as azeitonas por cima e se quiser regue tudo com um fio de azeite. Tampe e deixe cozinhando em fogo baixo até as batatas ficarem macias. Salpique a salsinha por cima e sirva em seguida.
BOLINHOS DE LENKON (RAIZ DE LÓTUS)
Estava folheando uma antiga revista de culinária quando vi essa dica sobre o lenkon. Geralmente essa raiz é usada na culinária japonesa em cozidos e tempurás. A dica dizia para ralar e juntar ovo e farinha de trigo e fritar. Deu vontade de experimentar para ver no que ia dar e o resultado foi um bolinho bem crocante e saboroso, super aprovado pelo maridão...rs Nesse bolinho acrescentei mais algumas coisinhas que podem ser trocadas ao gosto e paladar de cada um.
300g de lenkon
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colherinha de fermento em pó
2 colheres (sopa) queijo ralado
2 fatias de bacon picadas
1/4 cebola picadinha
1 colher (sopa) salsinha picada
sal e pimenta a gosto
Descasque o lenkon e deixe de molho em água com vinagre por uns 15 minutos. Depois disso lave bem. Rale o lenkon e esprema levemente a massa, desprezando a água que se formou. Junte os ingredientes restantes e tempere. Misture bem e frite às colheradas em azeite quente.
Assinar:
Postagens (Atom)