sexta-feira, agosto 31, 2007

Comidinhas do dia-a-dia - SOBRAS


Meu muito obrigada a todas que participaram do evento com sugestões deliciosas! É muito bom saber que todas estamos conscientes em aproveitar os alimentos da melhor forma possível evitando o desperdício.
Em tempos modernos com tanta facilidade de acesso a alimentos, muitas vezes acabamos nos excedendo deixando estragar na geladeira ou preparando além do necessário e sempre tem alguém que "não gosta de comer sobra". É aí que entramos para dar uma "cara diferente" ao prato e nesse quesito todas vocês estão de parabéns, queridas amigas!
Eis a postagem reeditada, espero não ter me esquecido de ninguém, mas dêem um puxão de orelha se fiz esta falta!

Arancinis da Bia.

Bolo de fubá salgado da Eliana.

Arroz Maria Isabel da Geórgia.

Rocambole de massa de pastel, mais uma sugestão da Geórgia.

Sopa de letrinhas e carne da Cláudia.

Lombo com molho de laranja da Belinha Gulosa.

Quiche com frango assado também da Belinha Gulosa.

Pizza de arroz que a Nani gentilmente permitiu a publicação aqui. Muito obrigada novamente, Nani!


Macarrão express da Sheila
Sem foto, mas só de imaginar deve ser uma delícia!

Da cozinha da Brites vem estas delícias abaixo!

Estufado

Espaguetti com peru ao forno

Pudim de claras com coco


Bolinhos de arroz da Eliana.

Arroz de caracol da Verena.




Batatas com bacon e cebola
da Verena.


Pão de feijão da Verena.


Pão de arroz, mais uma sugestão da Verena.

Pizza de 5 queijos da Elvira.

Sanduíche gratinado da Heidi.

Pudim de pão com calda de whisky da Cris.

Torta de tomates com massa de abóbora da Laila.

Sopa mágica da Agdá.


Arroz chinês com ovos da Valentina.



quinta-feira, agosto 30, 2007

Shisa



Eles estão em toda a parte em Okinawa! Os dragões que simbolizam sorte e felicidade são chamados de shisa. Estes amuletos de origem chinesa estão nos telhados ou na entrada das casas. O macho, com a boca fechada, é para segurar a sorte e prosperidade e fica do lado esquerdo da entrada (para quem olha de fora). Já a fêmea fica à direita e tem a boca aberta para chamar a felicidade para dentro de casa.
Não sei ao certo qual a diferença mas em algumas casas você os vê lado a lado na entrada e em outras, um fica no telhado e o outro dentro de casa.


Alguns ficam bem vistosos assim.


Outros bem discretos na entrada. Conseguiu enxergar?


Nas lojas de souveniers você encontra até estes com cara mais moderninha! rsss


Ou senão bem artesanais como estes, feito com sobras do cimento usado nos telhados das casas antigas, como este telhado que você vê abaixo.

Isto está bom demais!


Meninas, me segurem porque estou me acabando de comer essas cocadinhas! rsss
Graças a Belinha (olha a intimidade!), hoje consegui preparar essas cocadas do jeito que queria! Usei coco seco mas mesmo assim ficaram deliciosas! Imagine fazer com coco fresco??? Seria uma perdição total!!! Elas não ficam ressecadas e tem um sabor bem rico devido a maior quantidade de coco do que a receita que testei outro dia!
Muito obrigada Isabella por compartilhar sua receita conosco! Adorei e vou repetir muitas outras vezes! ;-)

Cocada com leite condensado


1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar cristalizado (usei o guranyutô)
200g de coco ralado
1 colher (café) de manteiga sem sal

Coloque tudo numa panela grossa e leve ao fogo médio para baixo. Vá mexendo sempre até desprender e aparecer o fundo da panela, tomando cuidado para a cocada não queimar e ficar escura. A Isabella, depois que tira a panela do fogo, mistura por 2 minutos a cocada para esfriar mais rápido, mas eu despejei assim mesmo numa bandeja ou mármore untado com manteiga sem sal. Deixe amornar e corte em quadradinhos. Depois é só se deliciar!

quarta-feira, agosto 29, 2007

Okinawa Churaumi Aquarium


Apesar das praias lindíssimas, existem várias outras opções de passeios em Okinawa. Uma delas é visitar o aquário Churaumi localizado ao norte da ilha. Reinaugurado faz 5 anos, ele é o segundo maior aquário do mundo e citado no Guinness Book por possuir o maior painel de acrílico do mundo (contém 7500 m3 de água e o painel mede 8.2m x 22.5 m, sendo que a parede de acrílico tem 60cm de espessura!). O tamanho realmente impressiona, é enoooooooorme e além da variedade de peixes, 3 tubarões-baleias circulam sem parar pelo aquário. O maior deles mede 7 metros! Apesar do tamanho assustador, este tubarão se alimenta apenas de plâncton.


Não pode faltar também o show dos golfinhos, que encantam crianças e adultos!


Quem diz que olhar os peixinhos no aquário é relaxante estava certo mesmo! São tantas variedades, desde tamanho, cor, beleza que é difícil não ficar admirando-os por um bom tempo...


No aquário você pode se reabastecer num dos dois restaurantes disponíveis. Um deles oferece uma vista panorâmica linda do mar com sistema self-service (recomendamos o "rafutê", um cozido de porco super macio e o tempurá de batata-doce roxa) e o outro fica bem ao lado do painel gigante. Que tal um almoço no fundo do mar??? Chega a ser engraçado ver as pessoas do outro lado do painel, parecem estar dentro da água, junto com os peixes! rsss



Estrategicamente, o final do aquário desemboca numa lojinha de souveniers. Lá você encontro milhares de opções tendo o tubarão-baleia como símbolo oficial do aquário. Acabei comprando mesmo foram duas toalhas de rosto porque lá fora o sol estava inclemente! Mesmo à sombra o calor nos fazia suar abundantemente! Haja bebida isotônica para rehidratar!!!


As raias gigantes também impressionavam pelo tamanho. Calculo que deviam ter em torno de 5 m de envergadura. Pesquisando, descobri que são chamadas de jamantas! E eu pensando que era apenas um tipo de caminhão! rsss


O aquário dá acesso a uma praia também, mas como é cheia de pedras, não é recomendado para banhos. Contudo, vale a pena descer e poder apreciar a paisagem e tirar muitas fotos! ;-)


Tem também um parque em volta do aquário mas com o sol escaldante que estava fazendo aquele dia, poucas pessoas se aventuravam por ali. Somente nós e mais um outro casal doido estava perambulando ali! :-p

segunda-feira, agosto 27, 2007

Bolo de chá verde e limão


A falta de postagens não é por falta de fazer receitas aqui, muito pelo contrário. Ando testando algumas receitas mas não tenho tido sorte, nada tem saído conforme eu gostaria. Ontem mesmo fiz umas cocadinhas pois estava morta de vontade de comer mas ficaram açucaradas e duras! :-(
As cocadas já estavam rumando para o lixo quando o maridão ligou pedindo para não jogar fora pois ele gostou! rsss
Hoje resolvi arriscar de novo, apesar da vontade de bater um bolinho já testado e aprovado ter sido enorme, mas esta receita me atraiu de imediato. Leva chá verde que eu amo e limão. Achei uma boa combinação e lá fui eu de novo me aventurar!
Para minha surpresa, o bolo ficou super fofo e muito saboroso. Para quem gosta de chá verde é uma boa pedida, mas acredito que substitui-lo por chá preto também dê certo. A gelatina de limão, na minha opinião, entrou muito mais como corante do que para dar algum sabor. Por isso, espalhei uma cobertura de açúcar com limão que deu o toque final que faltava.
Para acompanhar, um copo de chá verde geladíssimo porque este calor está demais!!!

Bolo de chá verde e limão

4 ovos médios
200ml de iogurte natural
150ml de óleo de canola
4 colheres (sopa) de chá verde passado no processador
1 pacote de gelatina sabor limão
300g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
120g de açúcar

açúcar de confeiteiro e suco de limão para cobertura

Peneire a farinha com o fermento.
Unte e enfarinhe uma assadeira média ou forre com papel manteiga.
Preaqueça o forno a 180oC.

Coloque os ingredientes secos numa vasilha: chá verde, gelatina, farinha e fermento. Bata bem os ovos com o açúcar,o iogurte e o óleo no liquidificador. Despeje na vasilha com ingredientes secos e misture bem. Despeje na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito. Desenforme e deixe amornar.
Misture o açúcar de confeiteiro com suco de limão até formar uma pasta mole. Espalhe sobre a superfície do bolo e espere endurecer.

terça-feira, agosto 21, 2007

Okinawa - Um peixe em três versões!


Um passeio imperdível em Okinawa é perambular pelo mercado municipal que fica na famosa Kokusai Dori em Naha, capital da província. As várias entradas ao mercado podem passar desapercebidas por um turista não muito observador, pois ficam entre as lojinhas que se enfileiram na galeria. Lá dentro, o cheiro de peixe impera, assim como dos crustáceos e conservas de legumes. Uma senhora logo nos ofereceu o "shima rakyo", uma cebolinha bem pequena temperada com flocos de bonito seco. Estava muito bom mas deixa um bafinho... rsss
Você vai encontrar todo tipo de peça de porco, desde crua até defumada, pés, cabeças, cartilagem, tudo no porco é aproveitado e fartamente consumido pelos okinawanos. Experimentamos o "mimiga", uma conserva feita com a orelha de porco e gostamos muito da sua textura, lembra a cartilagem branca mais durinha que tem no frango.
Entramos com a intenção de apenas olhar, mas uma banca de peixes no chamou a atenção. Tinha o tal peixe azul que me recomendaram e que sempre aparecia nos programas de TV! Foi só parar para a vendedora já nos oferecer o mais caro peixe (o que está com a cabeça para fora da bandeja, listrado com cauda amarelada). Ela nos disse "este é o número 1 mas o preço também é número 1, mas é muito gostoso"! rssss
Fiquei com o pé atrás, papo de vendedor no final de feira já viu ne? rsss
Perguntei do peixe azul e ela não nos recomendou, disse que a maioria que compra acaba voltando para reclamar, pois seu sabor é um tanto forte. Ah tá.... mas e para comer o peixe?, perguntei. Outra senhora da banca já foi nos informando que no andar de cima tem vários pequenos restaurantes que preparam o peixe que compramos no mercado! Um senhor que estava de lado como se não estivesse nem aí, entrou na conversa e já foi dizendo que dá para escolher a forma de preparo, sashimi, cozido, frito, etc. Uau!!!! pensei, que ótima idéia! Acabamos comprando o número 1 mesmo e realmente não nos decepcionou! Simplesmente divino!


Metade do peixe virou sashimi. Uma delícia! O peixe tem um sabor super suave, boa textura sem ser muito dura ou macia demais que desmanche na boca. De cortesia ainda veio sashimi de lula, alguns pedaços de atum e mozuku, uma alga típica da ilha bem macia com tempero agridoce.


A outra metade foi frita com manteiga e alho. Que pecado de gostoso!!!


E a carcaça foi aproveitada para preparar esta deliciosa sopa de missô! Para acompanhar todo este banquete, nada melhor do que uma tigela de arroz branco!


Estava tudo muito bom mesmo, as pessoas das outras mesas, todas elogiando a comida. Muitos se esbaldavam com lagostas e camarões, hummmm! Afinal, tudo fresco, preparado como você quiser e um atendimento super simpático! Fomos encaminhados para este restaurante acima de uma senhora taiwanesa gentilíssima! No ínicio ficamos meio assustados com o movimento intenso, mas você acaba se divertindo muito com toda a muvuca! rsss
Ah, as mesas são compartilhadas com outras pessoas, não estranhe! ;-)

domingo, agosto 19, 2007

Bavarois de baunilha com maçãs carameladas



Esta receita vem de um livro japonês de sobremesas geladas. Gostei bastante da textura da bavarois, bem levinha, desmancha na boca. Lembrou-me bastante um flan! As maçãs combinaram bem mas acho que bananas ou abacaxi também poderiam substitui-las. A receita tem algumas etapas preparatórias o que demanda um certo tempinho. Sugiro preparar com um dia de antecedência para poder prová-la bem geladinha, e não como a apressada aqui, que só deixou endurecer para experimentar! rsss

Bavarois de baunilha com maçãs carameladas

Maçã caramelada:
1 maçã grande
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão

Bavarois:
5g de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água fria
250ml de leite
1/2 fava de baunilha
60g de açúcar
gema de um ovo grande
100ml de creme de leite fresco

Calda de caramelo:
50g de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar
40ml de água quente

Preparativos:
Coloque a gelatina numa tigelinha e despeje as duas colheres de água fria. Misture e deixe hidratando por uns 10 minutos.

Para as maçãs carameladas, corte a maçã em 8 gomos e depois cada gomo em 4 partes. Reserve.
Coloque a manteiga numa panelinha e leve ao fogo fraco. Deixe derreter e junte o açúcar. Vá mexendo a panela até que o açúcar fique caramelado. Junte as maçãs picadas e misture com colher de pau. Deixe cozinhando até que fiquem levemente carameladas. Despeje o suco de limão e deixe cozinhar até que as maçãs fiquem macias (espete com palito para checar, ele deve atravessar a maçã sem resistência). Aumente a chama do fogo e deixe secar todo o líquido. Despeje num prato e deixe esfriando.

Para a calda, coloque o açúcar e as duas colheres de água numa panelinha. Leve ao fogo para fazer um caramelo, mexendo a panela de vez enquando. Quando atingir a cor desejada, dê um choque térmico colocando o fundo da panela numa tigela com água gelada. Isso vai impedir que o caramelo continue queimando. Em seguida, junte a água quente. Cuidado para não se queimar porque o caramelo vai espirrar um pouco! Volte a panela no fogo e misture com colher rapidamente até que os carocinhos de caramelo se dissolvam. Tire do fogo e deixe esfriando.

Para a baravois, bata a gema com o açúcar até ficar esbranquiçado. Leve o leite com a fava de baunilha ao fogo e deixe até que ameace ferver. Despeje o leite quente sobre a gemada, misturando sempre. Passe a mistura numa peneira e despeje na panela. Leve ao fogo forte, misturando sempre com um batedor de ovos até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje numa tigela de inox. Junte a gelatina hidratada, deixe dissolver e misture bem. Coloque a tigela numa outra maior com água bem gelada. Vá misturando sempre com uma colher de silicone até que fique fria.
Bata o creme de leite até formar picos moles. Despeje 1/3 da mistura com gema aí e misture com cuidado. Junte a metade restante e mexa bem. Coloque o resto da mistura e termine de misturar.

Umedeça 5 tigelinhas com água e espalhe os pedaços de maçã no fundo. Despeje a bavarois com cuidado, distribuindo bem em cada tigela. Leve à geladeira de um dia para outro ou por 2 horas no mínimo. Na hora de servir, coloque a calda de caramelo.

sábado, agosto 18, 2007

De volta!

Estou passando apenas para dar um rápido alô a todos que têm visitado o Pecado. Acabamos de voltar de viagem. A mala ainda está cheia de roupas para lavar, o corpo com aquele cansaço gostoso dos muitos passeios, a mente leve mas carregada de muitas boas lembranças da viagem!
Assim que puder, volto com mais algumas fotos da paradisíaca Okinawa e visitarei as queridas amigas blogueiras que devem estar cheias de novidades deliciosas!!!! Beijos!!!! ;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails