Por acaso, quinta-feira passada liguei a tv e a fabulosa chef Roberta Sudbrack estava na Ana Maria. Ela ensinou uma entrada de quiabo e camarão e na sequência, a receita do
cachorro quente nordestino que ela serviu na Copa Gastronômica. O evento, que aconteceu recentemente em São Paulo reuniu vários chefs para arrecadar fundos para o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba e, claro foi um sucesso!
Bem, vocês me conhecem e nunquinha que eu iria passar vontade! E como ainda por cima tinha carne moída descongelando na geladeira... não pensei duas vezes e parti para as panelas!
Antes que me perguntem onde está a salsicha, lá no nordeste eles preparam o lanche com carne moída! E aqui no sul chamamos esse sanduíche de "buraco quente"! Que interessante as particularidades de cada região do nosso imenso país, não é mesmo?
O fato é que este lanche é fora de série! Nunca comi um refogado de carne moída assim! Aliás, chamar de refogado é até uma ofensa porque depois de 3 horas cozinhando na fogo baixo, só na maciota, a carne moída absorveu todos os temperos e cozinhou num ponto que, ao comer, simplesmente some na boca! Sem brincadeira! Você consegue ver os grãos da carne mas comendo você não sente a textura típica de carne moída, ela vira uma espécie de pasta muito leve!
Logo que fica pronto, já é muito bom mas no dia seguinte, estava melhor ainda! Assim como a feijoada ou rabada, o sabor se acentua muito mais então, se você um dia resolver fazer, lembre-se desta dica! ;)
Para a quantidade dos ingredientes, baseei-me
aqui.
500g de carne moída (usei patinho)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha (não usei)
½ pimentão verde médio picadinho (usei pimenta doce)
4 tomates sem pele e sem sementes picados
½ lata de tomates pelados (200g)
sal e pimenta do reino a gosto
8 azeitonas verdes sem caroço picadas
cheiro verde picado a gosto
água para pingar no refogado
Leve ao fogo uma panela de fundo reforçado de preferência e aqueça o azeite com a manteiga. Junte a carne moída e deixe refogar bem até começar a dourar o fundo da panela.
Despeje a carne refogada num prato e na mesma panela, aqueça mais um pouco de azeite. Refogue o alho, pimenta dedo-de-moça, pimentão e a cebola, só o tempo de "suar", não precisa esperar ela ficar transparente. Aproveite para raspar o fundo da panela e tirar todo o "queimado" da carne moída. Junte os tomates picados e os tomates pelados esmagados e retorne a carne refogada na panela. Acrescente as azeitonas, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino, tampe e deixe em fogo bem baixinho.
Deixe cozinhando por 3 horas. Isso mesmo! Depois você vai ver que a demora compensa! ;)
De vez em quando vá misturando e pingando água sempre que necessário. Eu fui mexendo de 10 em 10 minutos e pingando 2 ou 3 colheres de sopa de água.
Depois de 1 hora cozinhando, você já vai começar a sentir um cheiro muito bom do refogado. Conforme vai apurando, vai ficando cada vez melhor, de enlouquecer a vizinhança! rsss
No final, acerte o sal e junte o cheiro verde.
Desligue o fogo e deixe abafado por 1 hora para apurar os sabores antes de consumir.
Na hora de servir, corte o pão francês ao meio, faça uma cavidade no miolo e recheie com o refogado de carne moída. Espalhe ovo cozido picado e salpique queijo parmesão ralado no hora!
No dia seguinte, fiz o lanche com a carne gelada+ovo+queijo, embrulhei em papel alumínio e levei ao forno por 30 minutos. É de comer ajoelhado! ;)
Outra sugestão maravilhosa da Chef que já fiz foi o
espaguete ao limão siciliano!
Um ótimo domingão para todos! :)