domingo, abril 18, 2010
O melhor brócolis da sua vida!
Quando voltei para o Brasil, fiquei surpresa ao encontrar os brócolis japoneses aqui. São bem mais macios, saborosos e infinitamente mais fáceis de limpar! Volta e meia eles acabam na frigideira num refogadinho básico a base de alho e óleo ou numa salada cozida. Em busca de outras alternativas, deparei-me com esta receita que, pelo título, intrigou-me bastante. Para mim, é preciso muita coragem e ter passado por uns bons bocados de acontecimentos para poder anunciar que alguma coisa é a melhor coisa da vida, uma expressão forte, assim como dizer "para sempre" ou "nunca mais".
Lendo a postagem, a primeira vista, não vi nada de extraordinário. Tem uma forma de preparo diferente (tirando a parte em que ele diz que não lavou os brocolis!!!) e com um ou outro toque a mais. OK, não custa experimentar, pois pelos ingredientes, ruim não iria ficar, pensei.
Ao final, tive que admitir, ô brócolis bão! rss Não vou dizer que é o melhor da minha vida, porque o mundo da culinária é tão infinito que, certamente, amanhã posso ter a oportunidade de experimentar algo melhor mas, a receita tem com certeza o seu mérito e é realmente delicioso. Como disse o gourmet amador, o grande tchan deste acompanhamento são as raspinhas e suco de limão, não deixe de colocar!
Eu o classifiquei como acompanhamento mas, por mim, comeria só ele tranquilamente de tão bom que é! Nunca um buquê de brócolis sumiu da mesa tão rapidamente! Mesmo frio é gostoso e penso que seria ótimo servi-lo num churrasco.
A receita original veio deste livro mas eu coloquei os ingredientes no olhômetro.
Abaixo transcrevo a receita original e entre parênteses o jeito que eu preparei:
Pré-aqueça ao forno a 220oC.
Forre uma assadeira com papel manteiga ou folha de alumínio.
Corte 1.5kg de brócolis em buquês menores, mas não muito miudinhos. lave e deixe secar bem (eu usei só um buquê médio do brócolis japonês).
Espalhe os brócolis na assadeira, regue com 5 colheres (sopa) de azeite , 1 1/2 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora. Espalhe 4 dentes de alho fatiados por cima de tudo (eu coloquei 2 dentes para a quantidade de brócolis que usei e os demais ingredientes, tudo no olho. Dei ainda uma mexida, com as mãos, para envolver bem nos temperos). Procure deixar todos os buquezinhos em contato com a assadeira, não deixe "encavalados".
Leve para assar por 20 a 25 minutos até que os brócolis fiquem macios e levemente corados (para mim, 15 minutos foram o suficiente, mas fique de olho porque os danadinhos queimam fácil depois que começam a "fritar" no forno).
Tire do forno e rale na hora a casca de 1 limão e regue com o seu suco (eu usei 1/4 de casca e suco de 1/2 limão). Regue com mais 1 1/2 colher (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de pinolis torrados (não usei), 1/3 xícara de queijo parmesão ralado na hora (foi no olho) e 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão picadas (não usei). Eu coloquei ainda um fio de shoyu porque acho que combina muito bem com limão.
Agora é só sentar e se deliciar!!! ;-)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
Mas é de dar água na boca mesmo... Pena que meu brócolis acabou ontem no almoço. rs
Mas vou anotar e fazer na próxima semana! ;oD
Xêros
Paty
Eu amo brocolis! desse seu jeito parece ter ficado muito bom!! vou fazer!! bjs
A primeira vantagem dessa receita é ser feita no forno. Depois, como você disse, com os outros temperos tinha que ficar delicioso.
Adoro limão, mas o marido, se ponho o dito cujo ele já não gosta. Então, limãozinho à parte, só para mim...
Bjs.
Parece mesmo muito saboroso! Eu vou experimentar, pois sempre faço do mesmo jeito.
Bjs :)
Olá Akemi eu já acompanho o seu blog há algum tempo, e concordo plenamente com vc, que fica difícil dizer o melhor da minha vida, mesmo porque exitem uma montanha de receitas por esse mundão afora e vc vai com certeza encontrar outros melhores ou semelhantes. Eu já fiz e tenho lá no blog uma receita desse tipo, mas com couve-flor só que no molho de tahine, fica bem diferente e bem gostoso, vc só precisa ter cuidado porque o tahine é forte e vai tomar todo o sabor do legume Quanto a essa receita tenho certeza que vou gostar, legumes assados são bem gostosos!!!
bjs
Maura
Aiaiai, adoro brócolis e o japonês é o meu preferido! Vou testar essa receita rapidinho. Se tivesse entrado na Net mais cedo, já a teria testado pois fiz brócolis, hoje, rsrs.
Beijinho e boa semana.
Aqui em casa roasted brocolis eh o acompanhamento mais pedido! Nos simplesmente amamos roasted brocolis!
Eu sempre roast eles com sal, pimenta e azeite, e as vezes ralo um Parmesao por cima logo q saem do forno, suuuuper bom!!
Ahh, e uma dica, eu faco aqui nos EUA com frozen broccoli tbem viu, da super certo, coloco eles na assadeira forrada com papel aluminio congelados mesmo, lambuzo com sal, pimenta e azeite e mando ver no forno quente. Deliiiicia!!!
Akemi, achei engracado vc gostar mais dos brocolis japoneses, eu quando vou ao Brasil me entupo dos brocolis "brasileiros" (aqui chamados de broccolini e bem mais $$$), adoooro e acho eles mais gostosos ainda, mais brocoludos se eh q isso existe! hehe!
Beijos!!
Ana
Ps: adorei seus coments no meu blog. Faca sim a receita da salada de espinafre com abobora, eh ultra deliciosa Akemi, eu queria comer ela todos os dias durante a epoca das aboboras no outono!
Hummmm! Que delícia! Aqui em casa adoramos brócolis e eu estava saudosa de suas receitas, Akemi!
Abraço,
Adriana.
Akemi, vai pro topo da lista, commemos brócolis semanalmente, então a próxima vez já tem receita certa!
Beijos!!!
Vou experimentar. Minha filha ama brócolis e come um pequeno sozinha, como prato único. Ela gosta de uma forma bem simple, feito no forno, com manteiga e shoyu, embrulhadinho no papel alumínio. Mega básico.
Gosto de bróculos, cozidos só com sal. Imagina se não iria gostar de algo assim bem mais temperado e, com certeza, mais delicioso :)
eu adoro brocolis e as vezes faco ele assado mas somente com azeite, sal e alho. preciso fazer agora para provar com o molho.
beijinhos
Fiquei com água na boca! Parece delicioso!
Bjs
Receita excelente! Assim que tiver oportunidade vou fazer. Mas, só pela foto e descrição, parece apetitoso!
Ótimo blog! Sempre visitarei!
HUMMM amo brócolis. Tirando o queijo me parece deliciosa esta receita. Farei o mais breve possível.
Ah, adorei a receitinha abaixo, dos bolinhos da maroca (tirando o caldo de carne). Nós vegetarianos agradecemos.
E a Laica, como está?
Abraços
Olá!!! Adorei as suas receitas, estava procurando uma de nhoque caseiro e fiz a que você indicou a alguns anos, adorei!!!Ainda estou engatinhando na cozinha. Amei o seu blog!!! Bjks
Paty, quando tiver oportunidade de preparar, depois me conte o que achou! ;-)
Fe, então acho que vai gostar desse jeito!
Gina, e eu sempre volto com um saquinho de limões da feira! Mas mesmo que seja sem limão acho que até o seu marido vai gostar!
Claudia, é uma opção diferente e saborosa! Se fizer, depois me conte! Bjs
Maura, já fiquei curiosa sobre esta couve-flor com tahine! Deve ser mesmo uma delícia! Vou lá conferir sua dica! Obrigada!
Marly, puxa, que pena, mas espero que este brócolis apareça na sua mesa da próxima vez! Faça que vc vai amar!!!
Ana, adorei seu brocoludo! rsss Gostei de saber que dá certo com brócolis congelados! Ótima dica, amiga!
Adriana, experimente!
Goretti, saudades! Espero que esta seja mais uma opção no cardápio de vcs!!!
Claudia, adorei sua dica de manteiga com shoyu no alumínio! Vou fazer esta semana!!! Obrigada pela dica!
Ameixa, querida, experimente e depois me diga!!
Leila, os temperinhos extras dão um UPGRADE nos brócolis! rss
Fla, ficaram muito bons, sim!
Rosa, obrigda por passar e deixar um recadinho! Faça, sim!!!
Carla, a Laica está cada dia mais sapeca, mas a adoramos demais! Incrível como estes bichinhos nos conquistam!
Tente fazer sem queijo mesmo, fica muuuuuito bom!
Cristiane, que bom que gostou do meu cantinho! A receita de nhoque da Lica é realmente imbatível, não tem erro e é deliciosa! Espero que volte outras vezes!!!
Amo brócolis!! Vou tratar de fazer essa receita o quanto antes pois ela deve ser maravilhosa!!!
Olá Akemi,
será que não precisa cobrir os brócolis com papel alumínio quando levados ao forno para assar?
Abraço,
Sônia
Sonia, não precisa cobrir com alumínio. Os brócolis ficarão corados e no ponto certo, não se preocupe. Hoje mesmo eu fiz no almoço desse jeitinho que eu expliquei. Depois me conta o que achou! Bjss
Obrigada pela rápida resposta, Akemi. Assim que eu fizer (e vai ser logo) digo o que achei (mas já estou prevendo o sucesso e até sentindo o cheirinho delicioso do alho assado no brócolis) hmmmmmmm
Adorei essa receita. Parabéns
por postarla. Aqui na Italia
é tempo de brocolis, e vou
experimentá-la.
Carotinha.
Tentei fazer essa receita com brócolis normal, mas não ficou boa, ficou meio murcho. Hoje fiz com o brócolis japonês e deu super certo!
Estou comendo antes do almoço, dá para comer puro!
Olá!!! Grata pela receita, fiz e adorei! Vou fazer com o outro brocolis pra ver como fica. Bjs!
Receita sensacional!!
Fiz e vou te falar, viu: é de comer rezando. O limão da um toque especial..
Obrigada!!
Preparei hoje, e todos aqui em casa gostaram muito.Meu filho disse que é mesmo o brócolis mais gostoso do mundo.
Acabei de fazer e realmente é muito gostoso. Obrigada
Faço quase desse jeito, mas, acrescento molho shoyu e gergelim. Fica delicia!
Anônimo, obrigada pela dica! Deve ficar delicioso mesmo! ;)
Comprei um hoje e amanhã quero testar a receita que vindo de você os comentários acredito que ele tenha ficado excelente! beijos!
Postar um comentário