terça-feira, julho 15, 2008
O doce do verão
Não sei se em outros partes do Brasil mas, onde eu morava em São Paulo, toda a semana passava o homem da pamonha. "Pamonha, pamonha, pamonha!", o alto-falante do carro anunciava já láááá de longe, irritando meio mundo com sua voz anasalada e pausada. Aqui temos o homem do warabi moti. A musiquinha também é igual para todas peruas que passam pela cidade. "Warabiiiiiii moti, tsumetaaaaaaaaakute, oishiiiiiyo" (warabi moti, geladinho é muito gostoso). Eu nunca comprei do homem da rua, compro os que estão à venda no supermercado mesmo. São bolinhas transparentes que, sozinhas, não têm gosto de nada mas misturadas ao kinako adoçado, ficam deliciosas!
É engraçado que quando era criança, as vezes via meu dichan (avô) fazer um cozido com polvilho e água, parecia um mingau que ele despejava num prato e depois polvilhava açúcar por cima. Ele comia tudo sozinho com o maior gosto! Achava que era mais um de seus gostos excêntricos já que ele gostava muito de comer alho cru com missô ou extrato de tomate puro!
Só vindo para cá é que descobri que é um doce japonês muito popular e apreciado no verão. Tadinho do meu avô! Aquele mingau que ele adaptou era simplesmente uma forma de matar um pouco a saudade das guloseimas daqui.
Na embalagem, já vem o kinako e até um palitinho para se servir. As bolinhas vêm todas grudadas umas nas outras. Ou você separa todas e vai passando no kinako ou, quando a paciência não é muita, joga o kinako por cima e vai puxando as bolinhas, mas acaba voando pó para tudo quanto é lado! rss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Oi Clarice, "oia" eu de novo, rs! Sabe logo que cheguei ao Japão, eu olhava para esse docinho com certa desconfiança, achava esquisito, mas uma vez peguei um do meu sobrinho e comi, e sabe que gostei, sempre passa o carrinho anunciando, ai ai, mas eu tbm só compro em mercado.
Beijos,
Andréa.
Oi Akemi!! Eu tinha visto uma receita sua de pão de queijo que usava a fécula de batata daqui, minha amiga de trabalho quer comprar, daí vim ver como se chama em japonês. Daí levei um susto tão bom quando ví o pãozinho de tomate! Meu marido viu e disse que parece que o seu ficou com a aparência mais molinha. Já fiquei com vontade! rss Dá próxima vez faço como você fez, para ficar molinho!
Ah! Também adoro warabi moti, mas também nunca comprei do carro, sempre no supa. Beijinhos e boa semana
Bem que coisa gira!
Adorava experimentar, tem muito bom aspecto!
**
oi Akemi!
esse moti warabi vem sempre transparente e junto com esse pózinho ou vem de outras formas??
ja vi no supermercado uns coloridos, é o mesmo??
come-se sempre gelado?
desculpe tantas perguntas, é que seu blog é tão completo, e eu sou totalmente leiga sobre comidas do Japão.
se puder, por favor, responda aqui no blog mesmo que depois eu volto para olhar ta?
bjs e obrigada pela receptividade e atenção!
que divertido..adorei você falar das:"paminhas..pamonha..pamonhas!"..acredite ainda tem isso aqui...bom conhecer culturas diferente e habitos tambem..dve ser muito bom tudo isso..amei conhecer..um abraço
Adorei o que a Clarise contou!!!Claro eu não conheço nem nunca provei.Mas digo adorava provar.Beijinhos doces
Olha só que diferente! Nunca vi!
Tem gosto de infancia?
bjo,
Nina.
Essa história de pamonha sempre ficará na nossa mente "as famosas pamonhas de Piracicaba", pior que a minha mãe não comprava por causa da higiene.
hahahaha
bjs
Uia, nunca tinha ouvido falar desse docinho, deu vontade de provar. Quanto aos hábitos excêntricos do seu avô, ri um bocado por aqui - meu pai também é meio assim! Ele compra extrato de tomate e passa no pão como se fosse um patê. De vez em quando ele me aparece com alguma 'novidade' dessas.
Beijos!
Ai q interessante, fiquei curiosa agora!! Sera q eu acho no Asian Market? vou procurar la!
Ana
Desconhecia, mas o aspecto é óptimo. Parece bolinhas de gelo saídas do congelador ;)
Terezinha disse: Oi Akemi....olheias bolinhas de warabi moti e me pareceu bolinhas gigantes de Sagu, que é feito exatamente de polvilho. Comemos aqui onde moro como sobremesa ,queé o famoso sagu com vinho. voçe conheçe? Talvez as suas bolinhas tambem poderão ser degustadas com algum creme doce. Eu não conheço nada de comida japonesa , me perdoe se tiver errada. Um abraço enorme para voçe
Aaaaaaaaaaaaaaaah Sensei!!!
E agora??? Eu quero comer!
Huahuahuahuahuahua...
Gulosa né^^
Mas eu acho que vai ser dificil o tio passar aqui vendendo hein.
Se um dia eu achar no mercado onde costumo ver coisas orientais, eu compro.
De repente, eu uso a idéia do seu dichan^^
Kisss! Ja ne sensei^^
que engraçado deve ser bom,jinhos
Andréa, eu também nunca me interessei em comprar mas uma vez experimentei na casa da minha sogra e viciei! rs
Geladinho é muito bom!
Emília, ele fica realmente com a casquinha mais firme mas por dentro é bem macio. Eu gostei muito deste pãozinho mas encontrei outra receita na net e vou ver se faço por esses dias. Se ficar mais macio, passo a receita para vc!
Psychic, é algo tão simples mas bem refrescante no verão! é uma pena que estes produtos orientais sejam difíceis de encontrar por aí!
Rosana, acho que já vi uns coloridos sim, mas sempre compro destes transparentes. Geladinho é bem melhor para se comer!
Pode perguntar a vontade!
Iliane, o produto é diferente mas a forma de vender é a mesma, amiga! rss
Cozinhar, bem que gostaria de oferecer a todas vocês!
Nina, acho que nunca vi no Brasil mesmo, será que sua mãe também não conhece?
Nana, essas pamonhas fazem uma tremenda lavagem cerebral no povo! rss Mas que são gostosas, são! rss
Letrícia, uia digo eu, até seu pai no extrato??? Ri muito aqui também! rss
Ana, tomara que encontre amiga!
Ameixa, sabe que nunca tinha olhado para as bolinhas assim? E parecem mesmo com gelinhos! Tudo a ver mesmo com verão!
Terezinha, nem me fale em sagu com vinho! Eu comi muito quando fomos conhecer Gramado. Era galeto com polenta e sagu com vinho e um creme delicioso por cima em tudo quanto é lugar que íamos! Uma delícia mesmo mas nunca fiz em casa! Vc tem receita???
Axly, então, eu mesma nunca vi vendendo no Brasil mas tomara que vc encontre, querida!
Belinha, é sim! rss
O homem da pamonha deve ser um produto tipo exportação!!!ahahhaha....se bem que o meu pai disse que no tempo de infancia dele no japa,o já existia o homem que vendia batata doce assada e gritava bem alto (YAKIIII IMOOO)...ahn, e devo-lhe dizer que o meu pai hoje, ODEIA bata doce...rs.
Meu deus, essas bolinhas devem ser maravilhosas e viciantes!!!
bjs
Si, é verdade! Tinha me esquecido do homem da batata doce! rsss
No verão é do warabi moti e no inverno do yakiii imooo! Bem lembrado! Comprei uma vez para nunca mais, o caminhão era uma sujeira só e o homem ainda embrulhou as batatas no jornal! Yeca!
Amiga eu e meu esposo já rimos tanto aqui com a história do carro, mas agora ele já está doido para experimentar o doce e vamos nós até a liberdade ver se encontramos.
Oi Akemi!
Descobri seu Blog por acaso; qdo procurava por novas receitas e estou adorando!
Parabéns!É td de bom!!!
E algumas fotos me lembram a época de JP...que saudades...rs
Muito bacana essa postagem. Alias, todas sao otimas! Esse docinho... a tempos q eu qria saber o q era, mas nao tinha ideia do q se tratava. Parabens pelo blog! Maravilhoso!
Oi, Akemi!
É a primeira vez que comento aqui =)..O blog é muito bacana...e está me dando fome!!
Nunca vi esse tipo de mochi aqui no Brasil =(...Parece muito bom! Podia vender pelo menos o pózinho para fazer o mochi..
Fiquei com mais vontade de experimentar..depois de ver essas fotos no flickr!!
Postar um comentário