quarta-feira, novembro 01, 2006
Bolo de abóbora delicioso
Sobrou um pouco da abóbora cozida e amassada que fiz para usar no brownie e resolvi testar esta receita de bolo. Pesquisei algumas receitas na net e fiz uma adaptação a minha moda. Enquanto assava, o bolo perfumou a casa com cheiro de coco e cresceu muito bem. Ao retirar do forno, como de praxe, já fui cortando um pedaço do bolo (para quem não sabe, adoro bolo quente!). Que macioooo! Ficou ótimo!
O bolo não é muito doce, se você quiser colocar um pouco mais de açúcar esteja à vontade ou cubra com calda de chocolate igual à usada para bolo de cenoura. Creio que ficará muito bom também!
Meu bolo estufou uma enormidade no centro. Na hora de nivelar a massa, procure deixar o centro mais afundado e as laterais mais altas. Penso que o bolo ficará muito bom também em forma de anel ou bolo inglês.
Bolo de abóbora delicioso
80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
200g de abóbora (kabocha) cozida e amassada
1/2 xícara de coco seco ralado
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de leite de coco
uma pitada de sal
A xícara usada foi de 200ml de capacidade.
Preaqueça o forno a 180oC.
Forre uma forma de 22x22cm com papel manteiga.
Separe as gemas das claras.
Para o purê de abóbora, descasque e tire as sementes. Pique e coloque num refratário. Com a mão umedecida em água, dê alguns splashs na abóbora. Cubra com filme plástico e leve para cozinhar no microondas. Deixe até que um palito atravesse com facilidade. Escorra a água em excesso e amasse com espremedor ou passe numa peneira enquanto ainda está quente. Deixe esfriar e pese a quantidade pedida na receita.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Junte as gemas uma por uma, batendo bem a cada adição. Coloque o purê de abóbora e bata mais um pouco. Junte o coco ralado e o leite de coco. Peneire a farinha com o fermento, o amido de milho e o sal. Misture tudo até toda a farinha ser incorporada à massa.
Bata as claras em neve firme. Junte metade à massa e misture com delicadeza. Acrescente o restante das claras e mexa com cuidado.
Despeje a massa na forma forrada e leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe esfriar alguns minutos antes de desenformar.
Se quiser, cubra com calda de chocolate.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Akemi, que cor maravilhosa a deste bolo - e fofíssimo, hein?
A sua sugestão de cobri-lo com calda de chocolate parece ótima... :D
Também amo bolo quente!!
Seus bolos são sempre um sucesso, amiga, parabéns!
Parece delicioso! Vou guardar esta receita para qualquer dia destes.
Akemi, ficou show! Não vejo a hora de ter um tempinho para fazer uns bolos em casa.
Beijos
que cor linda! anotado! :-) beijao,
Que fofo! Matheus esta aqui do meu lado, ele viu a foto e disse: "que lindo mae, a gente pode fazer esse bolo!"
Ve se pode! Receita copiada e colocada p/ testar - esta no topo da lista do Matheus, hehe!!
Ele adora abobora e disse q gostou da cor do bolo!
Parece uma delicia, e imagino q o sabor da abobora com coco vai ficar bom, fora a ideia da calda de chocolate, eu nao tinha pensado nisso com bolo de abobora, mas sem duvida deve ficar gostoso!
Ana
A cor está linda mesmo! E ficou super fofo! Gostei da combinação abóbora com coco, imbatível!
Hummmmm..este bolo parece delicioso mesmo...vou fazerpramina mãe queé fã do kabocha...e obrigada por responder sobre os cookies, achoq ue vc tem razão deveria ficar um pouco mais no forno, mas ficou deliciosa de qqq forma! valeu! Bjs Marina
akemi, sabe que eu tb AMO bolo quente? mal posso esperar ele sair do forno pra já ir tirando o primeiro pedaço e botando na boca avidamente, tomando cuidado pra não queimar a língua o que, em algumas vezes é inevitável!
bjs, miki
Patricia, querida, este bolo me surpreendeu! Fica tão fofinho!
Sonia, espero que goste!
Dadivosa, bater um bolinho é tão bom ne!
Fezoca, obrigada!
Ana, digo e repito, este Matheus é muito meigo! Fiquei admirada com o comentário dele! rsss
Ainda bem que ele é do nosso time de adoradores de abóbora! ;-)
Depois me conta como ficou seu bolo!
Karen, combinou bem mesmo! Fico a pensar que deve ficar melhor ainda com coco fresco ralado! Nhammm!
Marina, espero que sua mãe goste deste bolo! Esteja sempre à vontade para me perguntar, procurarei responder sempre! Bjs!
Miki, acho que somos muito parecidas quando o assunto é comida! Nossas lombrigas devem ser parentes e não estamos sabendo! rsss
Amiga, voce aparece com cada pecado por aqui.Bjs
kakaka, adorei essa, akemi! vamos fazer a genealogia das lombs!
bjs e bom finde,
miki
Bolo quente também é a minha paixão.Meu deus, se eu tivesse uma impressora por aqui nem sei o que iria acontecer. Dupla de maravilha.
Que bolo mais lindo, a cor a fofura. Realmente você arrasa nos bolos.
Oi Akemi, fiz esse bolo com sua receita, ficou uma delícia. Fiz para um brunch e todo o mundo adorou. Se você quiser ver o resultado, está no meu blog 'Abóbora gostosa'. Fiz uma tradução da sua receita em inglês.
Akemi, amei o seu blog. Fui moradora no japão por alguns anos. Testei a sua receita de carne louca e o resultado foi divino. Me deu até nervoso pq o meu marido não parava de comer. Passava toda hora na frente da geladeira.
O outro seu blog sobre a produtos, aparelhos do nihon é maravilhoso. Vc poderia colocar alguns utensilios que não tem no brasil e que sejam práticos. Assim eu poderei pedir para o resto da família.
Amei o lay out do seu blog e tudo mais. js
regina
Regina, obrigada pela visita e pelos elogios! É um incentivo a mais para mim! Estarei dentro do possível sempre postando as novidades que compro aqui, dê uma olhada de vez enquando na cozinha da dekassegui!
A carne louca é muito boa mesmo, ótima para uma festinha ou para um final de semana preguiçoso! Bjs
Akemi, peço desculpas por ter postado suas receitas de forma incorreta. Gostaria de pedir para postar algumas no meu blog. Não tive intenção de prejudicar. Não se preocupe,vou retirar aos poucos.
Postar um comentário