quinta-feira, janeiro 26, 2006
TAKIKOMI GOHAN (RISOTO JAPONÊS)
Geralmente quando faço esse arroz, basta uma salada e pronto. O risoto leva muitos ingredientes deixando o prato muito rico, você pode colocar os legumes que preferir e fazer o seu takikomi gohan original!
TAKIKOMI GOHAN
280g de arroz japonês
400 ml de água
1 colher (sopa) de sakê
1 peito pequeno de frango picado miudinho e temperado com 1 colher de sopa de sakê e uma pitada de sal e pimenta do reino
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de óleo
1 cenoura picadinha
3 ou 4 shiitakes
2 aguês (tofus fritos)
1 raiz de bardana
50g de konnyaku (uma espécie de gelatina de batata ralada muito usado em cozidos japoneses)
1 colher (sopa) de shoyu
sal à gosto
gergelim branco
1)Lave bem o arroz e coloque na panela de arroz (pode ser panela comum também mas cozinhe sempre em fogo baixo até secar a água). Junte a água e o sakê. Reserve.
2)Tire o talo do shiitake e corte a parte de cima em tiras de 1/2 cm.
3)Coloque os aguês numa peneira e despeje água fervente sobre eles para tirar o excesso de gordura. Enxugue com um papel toalha e pique em tirinhas finas.
4) Pique o konnyaku em cubinhos ou tiras finas e afervente por alguns minutos, lave em água corrente e deixe escorrendo. A maioria dos konnyaku precisam ser aferventados antes de serem usados nos pratos.
5)Numa folha de jornal, raspe a casca da bardana e pique como se estivesse apontando um lápis. Deixe a raiz de molho na água por alguns minutos. Escorra e passe água corrente e deixe escorrendo. Faça isso um pouco antes de colocar no refogado. Se deixar muito tempo fora da água ela vai escurecer novamente. Tome cuidado para não espirrar a casca ou líquido dessa raiz porque mancha!
6)Frite o alho no óleo e junte o frango picado. Deixe refogar até mudar a cor. Junte a cenoura picada, os shiitakes, os aguês, o konynyaku e a bardana. Tempere com shoyu e sal e deixe os legumes murcharem um pouco. Não precisa cozinhar muito, pois vai terminar de cozinhar junto com o arroz. Desligue o fogo e deixe amornar.
7)Coloque o refogado no arroz. Não precisa misturar. Feche a panela e deixe cozinhar em modo normal como se fosse arroz branco mesmo. No caso de panela comum, tampe e deixe em fogo bem baixinho até secar a água.
8) Depois de dar o apito da panela avisando que está pronto, deixe ainda mais alguns minutos abafado antes de abrir a panela. O mesmo vale para a panela comum, deixe abafado alguns minutos antes de destampar. Só então, misture bem e sirva nos chawan. Espalhe gergelim a gosto. Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Como eu adoro o arroz japonês! Só com furikake já é uma festa, mas com legumes assim é irresistível, tenho até a máquina de cozinhar que ganhei do meu irmão, mas o Osmyr não é muito fã desse tipo de pratos. Para ele refeição só com arroz, sem carne, não é refeição!
Eu entendo, tem que ser comida que dê sustança ne? rs Aqui em casa tbm, meu marido sente falta de alguma carne ou mistura mais consistente. Na verdade, quem é fã de comida japonesa sou eu, mas ele tbm acaba tendo que comer...rs
Clarice, voce está arrasando hoje. Estes dois pratos são bárbaros.
Parece deliciosa, esta receita de arroz! :-)
Elvira, esse arroz é uma comida típica das mães japonesas. Eu gosto muito! Obrigada pela visita!
Postar um comentário