sexta-feira, janeiro 26, 2007

Raiz de lótus recheada



Este era um dos nossos pratos favoritos quando costumávamos ir a um restaurante self service em Hamamatsu chamado Chambord Garden. Coloquei tudo no passado pois já não frequentamos a muito tempo este restaurante. Ele passou por uma reforma geral, tanto no ambiente quanto no cardápio que não nos agradou muito.
Fiquei muito contente quando apareceu este prato num dos menus do cursinho de culinária que estou fazendo. A receita original pede carne de frango moída mas como não havia em casa fiz com carne mista (porco e vaca), mas com frango fica muito mais gostosa, na minha opinião.

Raiz de lótus recheada

120g de carne de frango moída
sal
2 talinhos de cebolinha verde picada
1 pedaço de gengibre picado (20g)
5cm de cenoura picadinha
2 shiitakes picados

tempero da carne:
1 colher (chá) de saquê
1 colher (chá) de shoyu
1/2 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fécula de batata (katakuriko)
2 colheres (chá) de maionese

1 pedaço de raiz de lótus (200g)

Coloque a carne moída numa bacia junto com uma pitada de sal. Vá misturando com a mão até começar a dar liga. Junte as verduras/legumes picados e misture bem. Adicione os temperos todos e termine de misturar. Dê uma aplainada na carne e divida em 8 porções. Reserve.

Lave a raiz de lótus, descasque e corte em 16 rodelas. Se cortar fino, deixe a rodela inteira. Se cortar muito grosso, corte a rodela ao meio formando meia-lua. Deixe as rodelas de molho em água e vinagre por alguns minutos. Escorra e dê mais uma boa lavada debaixo da torneira. Seque em papel toalha e disponha as rodelas numa assadeira.



Polvilhe farinha de trigo com ajuda de um coador de chá em toda a superfície das rodelas, só a parte voltada para cima.



Coloque cada porção de carne sobre 8 rodelas de raiz de lótus e cubra com outra rodela, com a parte enfarinhada voltada para a carne.
Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre os sanduíches de raiz de lótus, vire e polvilhe mais farinha para envolvê-los por inteiro.
Esquente óleo numa panelinha, cerca de 3 dedos, em fogo médio.
Enquanto isso, prepare uma massinha com 40g de farinha de trigo com cerca de 80ml de água gelada. Dê uma chacoalhada com garfo ou hashi, sem misturar demais. Fica todo encaroçado mesmo. Este é o segredo para conseguir uma casquinha crocante e sequinha.



Passe os sanduíches nesta misturinha e vá colocando na panelinha para fritar. Deixe até dourar dos dois lados. Retire e deixe secar em papel toalha e sirva quentinho.

12 comentários:

Anônimo disse...

Akemi, que show, você sempre com novidades, eu não sabia do uso culinário da raiz de lotus. Bjs!

Anônimo disse...

Menina, eu sempre com vontade de experimentar mas não sabia como. Obrigada pela dica.

Anônimo disse...

Que interessante isto, Akemi! Nunca comi raiz de lótus... Infelizmente, não conheço quase nada da culinária japonesa. Aliás, estou começando a conhecer graças a você, amiga! ;o) Beijos!

Karen disse...

Eu nunca comi renkon assim! Deve ficar bom! Quer dizer que está fazendo um curso de culinária! Que legal! Ensine o que aprender!

Eli disse...

Sempre vejo essa raiz pra vender em supermercado próximo aqui de casa, eu vou tentar fazer, depois te conto se consegui. Que chique fazendo curso de culinária.

Anônimo disse...

Eu não conhecia essa raiz, amiga - que bonito o formato dela!

Vc é danada mesmo! :D

Regina disse...

Akemi, queria tanto um pedaço... adorei isso!

Anônimo disse...

Oie... Akemi, poxaaa faz tempo ke não mando um comentário, mas dar uma fuçadinha é de praxe, o engraçado é ke entro p ver comidinhas diferentes...heheh....essa eu nunca tinha visto e nem ouvido falar, mas axo ke deve ser uma delícia!!! vou tentar fazer!!!Bjinhos

lika disse...

Ola Akemi ! Esse e meu primeiro comentário , meu nome e Lika ! Essa receita realmente deve ser uma delicia , vou fazer hj mesmo ... Beijos

lika disse...

Ola Akemi ! Esse e meu primeiro comentário , meu nome e Lika ! Essa receita realmente deve ser uma delicia , vou fazer hj mesmo ... Beijos

Bia Nagahama disse...

Olá Akemi! Obrigada por compartilhar a receita! Comi em recente visita ao Japão e adorei! Vou fazer assim que possível! Abraço!

Elisabeth K.M disse...

Por acaso achei esta sua receita, parece muito bom com carne; eu até hoje só fiz com camarão, bem picadinho com faca, temperado somente com "shiokoshio"(sal e pimenta)- uma delícia!!! E pode também passar na farinha, ovo e depois no "panko"(tipo uma farinha rosca, só que mais granulada, fica bem crocante depois de fritar), depois de pronto gostoso de comer com um pouco de shoyu. ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails