sexta-feira, janeiro 05, 2007

Sopa creme de couve-flor



Com toda essa maratona que temos feito todos os dias, entrando em lugares quentes, saindo para o frio, não há saúde que aguente. O Luiz pegou gripe e passaremos o restante do feriado em casa.
Hoje ele passou numa clínica e já está medicado. Está num desânimo de dar dó, tadinho...
Preparei esta sopinha para tomarmos no almoço. Estava com uma couve-flor a rolar na gaveta da geladeira faz alguns dias e fiz uma adaptação de várias receitas que encontrei na net.
O sabor ficou bem suave e a textura, leve. Ótima pedida para se aquecer e para quem está com a garganta "trancada".

Sopa creme de couve-flor

1 couve-flor pequena
1/2 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 1/2 litro de água
1 cubo de caldo de galinha (usei do Brasil)
3 colheres (sopa) de caldo de legumes granulado (consome do Japão)
200ml de leite
sal e pimenta a gosto
salsinha picada

Corte a couve-flor em raminhos, lave bem e reserve.
Coloque a água para ferver.
Refogue a cebola no azeite e margarina até ficar bem murcha. Junte a farinha de trigo peneirada e misture bem, tomando cuidado para não deixar queimar.
Vá adicionando a água aos poucos para não empelotar. Coloque os caldos, a couve-flor e deixe cozinhando em fogo médio até a couve ficar macia. Vá tirando a espuminha que for formando na superfície.
Coloque todos os raminhos no liquidificador e bata com um pouco do caldo. Se quiser, reserve alguns raminhos inteiros.
Volte tudo na panela, junte o leite e deixe cozinhando em fogo médio até ficar levemente cremoso. Vai demorar um pouquinho, mas o resultado vale a pena. Misture de vez enquando, vá tirando a espuma e deixe reduzir quase até a metade. Acerte o sal e polvilhe pimenta do reino branca se quiser.
Sirva polvilhado com salsinha picada e torradinhas. Aqui eu comi com manteiga Aviação, uma delícia! Hummmm! ;-)

14 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, vc comeu manteiguinha Aviação aí? Que delícia!!!!

O João não é muito amigo de sopa, ele gosta só das mais básicas mesmo, legumes com carne ou com frango.

Estou pensando em preparar uma sopinhas assim para mim, pra jantar de maneira mais leve. Adoro couve-flor, amiga!

Karen disse...

Coitado do seu marido! Tão pouco tempo para aproveitar e gripado! Desejo melhoras rápidas!

Eu também estou com começo de gripe, o Osmyr passou para mim... Acordei com dor de garganta e já estou me sentido quente, isso acontece sempre nos piores momentos, no domingo temos almoço de família e tenho que cozinhar, espero que a gripe fique só nisso.

Akemi disse...

Patricia, de vez enquando me dá uma vontade de comer esta manteiguinha, aí vou lá na loja de produtos brasileiros e compro! Tão bom ne?

Karen, obrigada, amiga! Estimo melhoras para ti também! Tomara que não estrague seu almoço familiar! Se cuida, amiga!

Paula disse...

Oi Akemi, adorei esta receita, simples de fazer e muito saborosa. Como tudo o que vc faz!
Espero que a gripe de todos já tenha passado. Bjs...

Eli disse...

Akemi vou te contar uma coisa sabe que não consigo tomar sopa mais, depois da minha cirurgia eu tomei sopa por longos 60 dias sério eu tenho panico de sopa, me lembro que ficava desesperada pra mastigar. :(

Regina disse...

Não tenho muito costume de sopas/cremes, mas a sua parece apetitosa!

Akemi disse...

Paula, hoje o Luiz já está bem melhor, obrigada pelo carinho!

Eliana, desculpe mas eu não pude deixar de rir com seu comentário! rsss
Imagino mesmo seu desespero, amiga. Fiz a dieta da lua algumas vezes e só de ficar com líquidos um dia só já ficava agoniada, imagine 2 meses! Meu Deus!

Regina, mas nem misso shiru vc costuma fazer no frio?

Eli disse...

Akemi é engraçado mesmo, estamos tão acostumados ah fazer algo que quando por algum motivo mudamos a rotina entramos meio em parafuso. hehehehe Mais foi realmente muito dificil amiga.

Valentina disse...

Sopa é comigo mesma.Adoro. E couve flor em sopa é um treat. No inverno nao há coisa mais gostosa.Melhoras pro marido.

Anônimo disse...

Humm, AMO SOPA!!
Essa esta com uma cara deliciosissima! Adoro sopa de couve flor, fica super cremosa, ne?!!
Ana

Anônimo disse...

Ai, comadre... fico uns dias sem vir aqui e agora tô bem doida... não sei se eu faço essa sopa, se aquela pasta cremosa com cogumelos...se aquela mousse de morango...
Essa cozinha me tira do sério. Sempre.
Beijim

Akemi disse...

Cumadre Katita, suas visitas são sempre uma grande honra para mim! bjos procê!!!

Anônimo disse...

Fiz e adorei!!!!Não coloquei a farinha e manteiga e mesmo assim ficou o máximo.
Obrigada pela receita.

Anônimo disse...

Maravilhosa a sopa obrigada!
Rose

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails