quinta-feira, janeiro 04, 2007

Coleslaw de acelga



Antes de começar a escrever este blog confesso que ignorava o nome da maioria dos chefs e culinaristas que estão fazendo sucesso no mundo como a Nigella, Jamie Oliver, Gordon Ramsey, entre outras estrelas.
Aqui também temos culinaristas que aparecem com mais frequência na tv e escrevem livros de receitas mas nunca fui de guardar o nome deles, vergonha total, eu sei! Mas dentro da constelação nipônica do mundo gastronômico, sou fã da Kato Chie com seus bolos de casamento simplesmente fenomenais e da Kurihara Harumi, uma culinarista super simpática, de fala mansa e que prepara comida simples e gostosa, além de dar muitas dicas sobre como usar legumes e verduras que estão rolando na geladeira.
Recentemente a Harumi esteve participando de um curso de inglês na NHK, onde a maioria dos diálogos girava em torno de.... COMIDA! rsss
Assisti a um episódio e apesar de ter gostado muito acabei não acompanhando o curso, sempre acabava me esquecendo do dia, horário, enfim, perdi.
Para minha grande surpresa, nestes dias de feriado onde a maioria das emissoras estão mostrando especiais e reprises de programas, pude assistir a um compacto deste curso. Achei muito bacana porque a Harumi era praticamente jogada no meio das feras, ou seja, tinha que conversar com nativos da língua inglesa sem a ajuda de ninguém. É claro que por ela nunca ter tido um contato maior com estrangeiros e sua cultura, muitas gafes e caras de "ué" acabaram acontecendo.
Como por exemplo quando ela foi convidada para um chá da tarde com americanas e uma delas, querendo puxar assunto lhe perguntou qual o significado de seu nome, afinal todos os nomes japoneses têm um significado. A resposta foi um enfático "it doesn't mean anything at all". Bom, o papo acabou aí! rsss
Depois no estúdio, a Harumi explicou que como o seu nome não é escrito em kanji, na verdade ele não tem significado nenhum mesmo. Mas por não saber dizer isto, acabou dando uma resposta muito dura à americana. Caso fosse em kanji, seu nome significaria "beleza da primavera (haru=primavera e mi=beleza)". Se alguém ficou curioso, meu nome vem dos kanjis akarui=ake (luz, claridade) e utsukushii=mi (beleza). A primeira partícula até concordo, já a segunda...tks tks, sem comentários! rsss
A escolha dos kanjis para compôr um nome também é muito importante. Tão importante que os japoneses acreditam que pode ser o sucesso ou o fracasso na vida futura da criança!
Geeeeeeeeeente, onde eu estava mesmo???? rsss
A receita!
Entre as aulas sempre mostrava algumas receitinhas da Harumi e de alguns participantes estrangeiros do curso. Gostei muito desta saladinha que ela preparou para comemorar o Natal. Além dela, mostrou também uma receita de sushi de rosbife que espero preparar qualquer dia desses.
Esta salada é super simples de preparar e bem saborosa também. Uma boa opção para uma verdura como a acelga que é meio sem graça nas saladas. No programa não mostraram a quantidade dos ingredientes usados, portanto estejam à vontade para acrescentar mais ou menos de alguns temperos!

Coleslaw de acelga

1/4 de acelga pequena
1/2 cenoura
1/2 cebola
80g de bacon
3 colheres (sopa) de azeite
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1/2 colher (chá) de caldo de legumes (consome) granulado
1 pitada de açúcar
sal e pimenta do reino a gosto

Pique as folhas de acelga em tiras bem finas. Coloque numa grande tigela.
Rale a cenoura e junte à acelga. Fatie a cebola bem fininha e deixe de molha em água fria por alguns minutos. Esprema bem e junte à acelga também.
Corte o bacon em cubinhos e frite com o azeite em fogo baixo até ficar moreninho e crocante. Despeje também na acelga e acrescente os demais temperos. Misture tudo muito bem e sirva.

12 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, adorei essa ideia da acelga no lugar do repolho. eu sou muito mais o primeiro, que o segundo. e coleslaw eh uma delicia! :-) beijao,

Anônimo disse...

Akemi, meu filho só come acelga se for com bacon! Eu só tenho que deixar de fora o vinagre e o limão, mas fica bom do mesmo jeito! Bjs!

Anônimo disse...

Que coincidência!!!!
Estive hoje numa livraria e vi um livro da Harumi " A cozinha japonesa de Harumi", e sem saber que ela é, estava agora procurando no seu blog alguma info sobre ela... E acabei não lendo post do dia!!!
Pra você um ótimo 2007 e depois dessa, acho que vou comprar o livro...
Cris Stein

Eli disse...

Clarice que delícia deve ser esse prato. Vou amanhã mesmo comprar acelga. hehehe

Karen disse...

Servem uma salada muito parecida em um restaurante italiano de Campinas. Nós adoramos! Acho que a única diferença é que eles adicionam croutons e mostarda dijon no molho.

Karen disse...

Ah! O meu nome japonês é Kazue, "kazu" é do kanji de harmonia e "e" é do kanji de galho/ramo. Não me acho assim tão "harmônica", mas...

Akemi disse...

Fezoca, estou contigo!

Cris, seu filho sabe das coisas! Bacon dá um tchan em qualquer salada!

Cris Stein, seja bem vinda ao blog!
Espero que goste das receitas do livro!

Eliana, aí também vende acelga dividida? Usar uma inteira deve render horrores ne? rsss

Karen, gostei da dica dos croutons e mostarda. Vou experimentar da próxima vez!
Gostei de saber o significado do seu nome!

Anônimo disse...

Akemi, querida, levei um ótimo "susto" ao entrar aqui agora, quanta coisa nova e deliciosa pra ler! Oba!

Essa saladinha parece perfeita, apesar de vc achar a acelga meio sem graça eu gosto bastante e adorei a sugestão!

Fui lá olhar o link da Chie Kato, amei os bolos dela, são muito bonitos! E os cookies decorados, então? Vou me inspirar nas obras de arte dela!

Akemi disse...

Patricia, aqui é 8 ou 80. Quando baixa o santo aqui preciso aproveitar e postar porque quando ele vai embora...vixi, começa a criar teias de aranha no blog! rsss
Vc viu que bolos lindos da Chie? Que legal que as fotos te inspiraram, amiga! Apesar de que com seu talento, nem é preciso! ;-)

Regina disse...

Que delícia de salada e refrescante para esse calor!

Valentina disse...

Clarice, que delícia de receita. Gosto muito de coleslaw e as variações são sempre bemvindas.

Izolita Garcia disse...

Adorei! Esta aqui, pensando o que fazer com a acelga e foi um ideia otima! Sem falar q parece muito bom! ^^
Thanks

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails