segunda-feira, janeiro 29, 2007

Cookies, cookies, cookies!!!!

Domingo acordei com a macaca e resolvi assar todos os cookies que andavam a perturbar a tranquilidade das minhas lombrigas!



Há tempos estava com um potinho de peanut butter no armário ensaiando fazer estes cookies. Apesar de adorar paçocas e gibis, não sou lá muito fã de manteiga de amendoim. Já o meu marido gosta e minha amiga Lucinha volta e meia está a testar alguma receita com amendoins. Resolvi então preparar especialmente para eles.
Estes cookies são um clássico, aparecem em quase todos os livros de cookies americanos e cansei de ficar apenas a imaginar como seria seu sabor.
Esta receita vem deste livro e ficaram bons na minha opinião. Crocantes e sequinhos, mas em termos de doce de amendoim ainda fico com o nosso gibi!
A receita está no final do post.




Os cookies de aveia e coco que a Karen elegeu como os melhores que ela já comeu. Estes são realmente deliciosos, adoramos! Crocantes e super saborosos, quanto mais se mastiga mais gostoso fica! A Karen encontrou a receita na net mas por acaso eu a encontrei no livro da Donna Hay, aquele que a Patricia adora e com muita razão! Eles crescem bastante no forno e tive que achatá-los duas vezes até ficarem prontos. Acho que antes de irem ao forno já podem ser amassados e não serem apenas levemente achatados como pede na receita. Tirando esta parte, não tenho mais nenhuma queixa. Recomendo, recomendo, recomendo!!!




Os cookies com gotas de chocolate da Cinara, que delícia!!!! Ficaram super crocantes e gostosos! Fiz meia receita e coloquei meio de chocolate e meio de pecans e ficaram ótimos! Fui colocando às colheradas mesmo na assadeira. Uma dica: usando papel manteiga sem cera os cookies não se espalham demais na fôrma. Obrigada Cinara por dividir conosco este tesouro que sua "mãe americana" lhe ensinou!




E finalmente os gloriosos cookies que a Patricia pinçou na net e me "obrigou" a prepará-los urgentemente! Simplesmente di-vi-nos! São brownies em forma de cookies, derretem na boca, sujam os lábios, lambuzam os dedos!
A massa crua fica bem farofenta mesmo mas coloquei um tantinho de ovo que ficou sobrando da outra receita de cookies. Deu uma leve agregada na massa, mas não creio que tenha interferido demais na receita. Outra coisa diferente foi que deixei cada fornada uns 10 minutos aqui no meu forno.
Olhando os outros blogs que testaram o cookie, eles parecem mais sólidos, compactos e realmente fiquei com a mesma dúvida da Patricia, será que tem alguma coisa que fizemos errado? Apesar de que eu acho que do jeito que sairam, ficaram perfeitos! Melhor do que isso só a companhia de um copão de leite gelado! :-D

Cookies de manteiga de amendoim

100g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar granulado
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga de amendoim
1 ovo grande
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colhre (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de amendoins sem sal torrados e picados ou gotas de chocolate (opcional - eu não coloquei)

* medida da xícara foi de 240ml

Preaqueça o forno a 180oC.

Coloque a manteiga numa tigela e bata na batedeira até formar um creme. Junte os açúcares e bata mais até ficar uma mistura leve e clara. Limpe as paredes da tigela com uma colher de silicone e junte a manteiga de amendoim. Bata mais um pouco. Junte o ovo e a baunilha. Bata bem e limpe as paredes novamente.
Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal e junte à mistura de manteiga. Bata em velocidade mínima somente para agregar a farinha à massa. Junte os amendoins e misture com colher de silicone.
Vá jogando colheradas da massa numa assadeira forrada com papel manteiga (eu consegui enrolar na mão). Deixe um espaço de 3cm entre cada bolinha pois elas se esparramam durante o forno. Pressione cada bolinha em cruz com um garfo umedecido em água.
Leve ao forno por 15 minutos ou até adquirirem leve tom corado. Deixe na forma por 5 minutos antes de retirar os cookies para uma grelha. Deixe esfriarem totalmente antes de colocar em latinhas. Conserva-se por 2 dias.

16 comentários:

Karen disse...

Você acordou com a macaca mesmo! Tem cookie para o mês! Queria estar aí, com um uma xícara de chá na mão!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que dia inspirado!
Fiquei até sem fôlego com tanta receita gostosa!

Os teus cookies ficaram mais fininhos que os meus. Acho até que devem ter ficado mais gostosos assim, mais sequinhos.

Já te disse que sou apaixonada por aquela tua lata de cookies do Pooh? Essa aqui do Mickey roubou meu coração também. ;D

Tá tudo lindo, querida, com tanto carinho e capricho como tudo o que vc faz!

Ah, que bom vc ter gostado do livrinho da DH. Sou doidinha por este livro!

Cinara disse...

Akemi, eu é que agradeço por você publicar uma receita minha, amiga! Fico SUPER feliz que você tenha gostado... Eu também adoro peanut butter cookies, mas como gosto ainda mais de peanut butter no pão, fico com dó de "gastá-la" nos cookies! Os seus ficaram perfeitos, e a lata é uma fofura! Que delícia ter um estoque de cookies estes... ;o) Beijos!

Maria.Helena disse...

ai que delícia, eu também queria estar aí pra provar todos... rsrs...

Estou voltando devagar aos comentários e postagens no meu blog, já estava com saudades de todas vocês.

Beijocas

Maria Helena

(PS - copiei e colei essa mensagenzinha padrão acima, porque é verdade e vou passar em todos os blogs hj...rs)

Cris disse...

Que inspiração! Está frio aí? Com aquele seu chá chai... hummmmmmmm. Bjs!

Anônimo disse...

puxa... estava realmente inspirada em fazer tantas guloseimas gostosinhas... mas fica difcil dizer qual será a primeira da lista... bjs

miki w. disse...

akemi........ q delícia! mas me diga, o que é gibi?

beijinhos, miki

ps - o cookie de amendoim todo quadriculado nessa lata ficou um charme!

Anônimo disse...

Nooossssaaaa.Qtos cookies..rs
Vc acredita queneste fim de semana fiz o da Patricia!Adorei...eu acho que sãoos melhores bicoitinhos que eu já fiz de chocolate.
Dentre todos os seus quais vc mais gostou? Marina T.

Eli disse...

Akemi que pique é esse?!?! Menina que delícia o Rapha ia amar ser seu vizinho. hehehehe Estão lindos o seu capricho é algo de outro mundo.

Akemi disse...

Karen, já distribuí quase tudo para as cobaias da fábrica! Estou apenas com os cookies de chocolate agora!

Patricia, este livro da Donna foi um dos primeiros que encomendei na Amazon. Preciso testar mais receitas dela!

Cinara, obrigada novamente por compartilhar conosco esta receita!

Maria Helena, bem vinda novamente! Acho que vc terá muitas novidades em todos os blogs para conferir!

Cris, deu uma boa esfriada da semana passada para cá. Estou tomando muito chá de maçã com canela da Celestial, conhece? É tão gostoso!

Márcia, acho que vai ter que resolver na base do uni-duni-tê! rsss

Miki-chan, gibi é um docinho que vende em qualquer boteco daí. Acho até que deve ser a mesma coisa que a paçoca que vc serviu para a Valentina, só que ela é cortadinha em retângulo. É uma paçoquinha mais úmida, uma delícia! Ai que saudades!

Mari, que coincidência! Mais uma ne! rsss
Agora vc me pegou, escolher um... são todos gostosos a sua maneira, fica difícil! Mas estes de chocolate são uma coisa de louco mesmo! Na aparência, os seus também ficaram assim, esparramadinhos?

Eliana, o seu querubim iria se entupir de cookies mesmo! Faltou até lata para tanta bolacha! rsss

kuka disse...

Epa! Eu espero nunca acordar com a macaca.

Regina disse...

Akeemiiii, o que é isso amiga??? Ah, deve ter sobrado um pouco para mim... haja inspiração hein! Mas é gostoso cozinhar não? bjs

Silvia Arruda disse...

Akemi, todos os cookies estão lindos e apetitosos!! hummmm

Lua Limaverde disse...

Manda um pra mim? Pode ser qualquer um (rs).

miki w. disse...

hehehe, então, querida akemi... aguarde!

miki, a terrível (rs)

Unknown disse...

Oi *v*!!!
Não tenho facilidade onde moro de encontrar pasta de amendoim, na falta como posso subistitui-lo, amo Cookies e estu numa fase de aprender a fazê-los, já tentei algumas receitas mais ainda não cheguei aos "Cookies"! Bjinhos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails