quinta-feira, janeiro 04, 2007

Bolo de framboesas com calda de amêndoas



Para encerrar as postagens de hoje, digo que este bolo estava simplesmente divinal! A receita vem deste livro. Percebam que este bolo é o que estampa a capa do livro. Além de ter gostado da foto, gostei da combinação de ingredientes. O resultado então ficou ótimo! Preparei o bolo de manhã e fomos para rua. Quando retornamos à tarde, devoramos metade à seco! rsss
O azedinho das framboesas, a crocância das lascas de amêndoas com a doçura e perfume da calda combinam muito bem! Creio que morangos ou blueberries também podem substituir muito bem as framboesas.
Achei a massa um pouco pesada, do jeito como a autora fala na receita, parece ser mais líquida. Creio que o que pode ter influenciado na receita foi o tamanho do ovo. Usei um médio. Procurei nas instruções do livro e não havia nenhuma especificação para isso. Falava sobre medidas de xícaras, colheres, ingredientes em temperatura ambiente, mas nada de ovo. Usarei um ovo grande da próxima vez, mas este aqui ficou bem macio apesar de tudo.
Se você for preparar, talvez estranhe o tamanho enorme da forma para tão pouca massa. Eu pelo menos estranhei, mas o bolo fica baixinho mesmo. A foto da capa diz por mim. É apenas um pouco complicadinho espalhar tão pouca massa no fundo da forma, mas siga em frente!
Coma uma ou mais fatias com um café ou um chá, é delicioso!!!
Em tempo, para quem não tem sour cream disponível, dêem uma checado nos comentários. A Patricia deixou uma receitinha lá! Obrigada, amiga!

Bolo de framboesas com calda de amêndoas

* xícara usada foi de 200ml

120g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo grande
120g de sour cream
60g de açúcar granulado fino
30g de manteiga sem sal
1 xícara de framboesas congeladas
2 colheres (sopa) de brown sugar
1/3 xícara de lascas de amêndoas

Calda:
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher ou mais (chá) de água
algumas gotas de essência de amêndoas (dei 7 chacoalhadas no vidrinho)

Preparativos:

- preaqueça o forno a 180oC
- unte e enfarinhe uma forma redonda de 21cm ou forre com papel manteiga
- derreta a manteiga e deixe esfriar
- peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato

Modo de fazer:

- bata o sour cream até formar um creme. Junte o ovo e bata bem. Adicione a manteiga derretida e bata mais um pouco.

- coloque a farinha peneirada e misture até se incorporar na massa.

- despeje 2/3 da massa na forma e espalhe bem. Espalhe as framboesas na superfície e polvilhe tudo com o brown sugar.

- coloque o restante da massa, pingando aqui e ali, tomando cuidado para não cobrir as framboesas totalmente. Dê uma leve nivelada na massa e dê algumas batidinhas no fundo da forma. Espalhe as lascas de amêndoas.

- leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até ficar coradinho. Espero amornar para desenformar.

- depois de frio, espalhe a calda em fio por todo o bolo. Deixe endurecer e bom apetite!

- calda: misture todos os ingredientes, colocando água as poucos até que a calda caia em fio, mas não pode ser muito líquida.

14 comentários:

Anônimo disse...

puxa... depois de muita caminhada voltar e comer um bolinho é muito bom...

Anônimo disse...

ai que delicia!!! rsrs

Bjs

Anônimo disse...

Hum...... você voltou com tudo! Olha estou até inspirada a ir para a cozinha, meu blog anda tão desnutrido! Bjs!

Cinara disse...

Akemi, eu ainda não queimei os quilinhos que ganhei nas festas de fim de ano, amiga... Se eu fizer este bolo, estarei perdida para sempre!! Não iria conseguir comer só UM pedaço... :o) Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

pisc, pisc, to de olho nesse bolo!! :-)
beijaooo,

Anônimo disse...

Olha desse jeito não dá...não vou conseguir cumprir aminha primeira promessa do ano: R E G i M E!!! rs...este bolo parece divino, mas me diga duas coisas; a primeira acho que não tem sour cream no Brasil. Posso substituí-lo pelo o que, vc sabe? Outra coisa, mande o seu email pra eu te dar a receita do empadão de palmito...o meu é marina.takahashi@uol.com.br
Beijos
Marina T.

Karen disse...

Esse bolo enche os olhos (e boca d'água)!

Eli disse...

Akemi menina você tem o poder em?! A decoração ficou igualzinho da revista. Está lindo!

Anônimo disse...

Clarice, esta lindooo o bolo, adorei!!
Tenho uma receita na minha to try list q tem a foto muito parecida com a do seu bolo! Preciso fazer logo, pois ja vi q deve ficar bom! Raspberries combinam bem com amendoas, ne!!
Ana

Akemi disse...

Márcia, se é, amiga!

Maria Helena, beijos pra ti tbm!

Cris, seja bem vinda novamente! Espero que o feriado tenha sido ótimo!

Cinara, nem me lembre de dieta, amiga! Para ganhar peso é tão fácil, ne?

Fezoca, sirva-se, amiga!

Marina, acho que alguém disse uma vez numa receita da Valentina que pode ser substituido por iogurte com algumas gotinhas de limão. Mas a textura vai ficar bem mais líquida, por isso acho que é melhor usar um ovo pequeno ou médio. Daqui a pouco passo o mail pra ti!

Karen e Eliana, obrigada, queridas!

Ana, combinam muuuuuito bem, amiga! Este livro é sobre receitas de doces e bolos americanos, por isso acho que deve haver similares mesmo aí. Faça, sim, recomendo mil vezes! De lamber os dedos, amiga!

Anônimo disse...

Minha amiga, este bolo está simplesmente maravilhoso! Achei lindo demais!

Fiquei intrigada quando vi a foto, pensando em como teriam sido feitos os gomos de massa, deixando o recheio aparecer de maneira tão charmosa!

Este aqui vou fazer no outro final de semana (para o próximo já tenho uma receitinha escolhida há semanas). :D

Ah, quem postou sobre o sour cream fui eu! É uma substituição do livro Cordon Bleu, aí vai:

*Sour cream: Misture 1 colher de sopa de suco de limão em 250 ml de creme de leite integral numa tigela de vidro. Deixe a mistura descansar na temperatura ambiente por 10-30 minutos até engrossar. Cubra a tigela e deixe na geladeira até ficar pronto para ser usado.

Akemi disse...

Patricia, que bom que vc me socorreu com esta receita de sour cream! Obrigada, amiga!
Estou curiosa com o bolo que vc vai prepara no final de semana! Estarei de olho no blog! Beijinhos!

Valentina disse...

Clarice, que interessante esta receita. Quando vi a foto achei que fosse tipo uma rosca. Framboesa é meu fraco. Na falta de sour cream costumo usar o iogurte natural com umas gotas de limão.Deve se deixar por uns minutos para cortar.Agora, o iogurte natural que compro é grosso, e não aguado.n~}ao sei se é assim em toda parte.bjs

Anônimo disse...

Akemi, uma tentação esta receita! Parabéns pelo seu blog e por compartir tantas coisas gostosas!!! Carinhos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails