quinta-feira, janeiro 25, 2007

Pão integral II






Acabei de assar este pão e ficou muito bom! Crosta crocante e miolo bem macio. Mal tirei do forno e já fui fatiando para experimentar. Pães feitos com farinha integral têm um sabor inconfundível de coisa saudável mas nem por isso sem graça. Esta é uma massa simples que aceita qualquer ingrediente, desde geléias até requeijão. A receita vem do mesmo livro que usei para fazer o pão doce com figos secos. Você pode substituir a farinha integral por farinha de centeio por exemplo e agregar frutas secas ou nozes de sua preferência.
Meu café da manhã amanhã já está garantido! ;-)

Pão integral II

200g de farinha de trigo para pão
100g de farinha de trigo integral para pão
5g de fermento seco para pão
10g de açúcar
5g de sal
10g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200ml de água morna

farinha de trigo integral para polvilhar

Pese as farinhas e junte-as numa tigela. Misture bem e divida em duas partes. Numa delas, adicione o sal e a manteiga levemente amolecida. Na outra tigela, coloque o fermento num canto e o açúcar no outro canto. Despeje a água morna sobre o fermento e misture bem com colher de pau até ficar uma massa viscosa. Junte a farinha com sal e manteiga e mexa com cuidado até que a farinha seja incorporada.
Jogue a massa sobre a mesa e comece a sovar até que desgrude das mãos e fique lisa. Faça uma bola e faça o seguinte teste: aperte a superfície da massa com o dedo (cuidado para não furar, só aperte levemente). Se a massa afundar e voltar, estará ok.
Cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.
Dê alguns soquinhos na superficie da massa para tirar o gás acumulado. Tire da tigela e volte a fazer uma bola com a massa. Deixe sobre a mesa e cubra com um pano de prato umedecido e muito bem torcido. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 10 minutos.
Passado este descanso, vire a massa e aperte para retirar o gás acumulado novamente. Faça uma bola com a massa de novo e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga. Dê uma leve apertada com as mãos abertas sobre a massa para achatar um pouco. Cubra com o filme plástico e o pano de prato e deixe fermentar mais uma hora.
Quando estiver quase terminando o tempo de fermentação, coloque o forno para aquecer (200oC).
Tire o pano e o filme plástico com cuidado. Polvilhe farinha de trigo integral com ajuda de um coador de chá. Faça um corte em cruz sobre a superfície com uma faca com o fio levemente umedecido ou com estilete próprio para pães.
Dê uma chuviscada com pulverizador e leve ao forno para assar por cerca de 25 a 30 minutos.


Uma fatia com manteiga Aviação... servidos?

14 comentários:

Valentina disse...

Oba, sou a primeira!! quero primeiro comentar sobre manteiga aviacao pois nem me lembrava mais e quando estive na casa da Miki vi uma latinha. e tudo voltou (acho que foi na casa da Miki!). O pao..que bonito que ficou, a massa realmente deve ter ficado maravilhosa. No Brasil temos o habito de ligar pao integral a sem graca. Na europa a variedade de paes integrais e imensa.e imensamente saborosa.Quando remava ia muito a suica treinar e la SEMPRE combravamos lindos paes.Estarei anotando esta receitinha quando chegar em casa.beijos querida e coma por mim tambem, por favor.rss

Valentina disse...

perdao, quis dizer compravamos (com p) - no post anterior ficou parecendo que estou gripada)

Anônimo disse...

hummm... que gostoso que deve ter ficado... já comentei que meus pães ficam duro, né??? quem sabe com essa receita eu consiga me sair melhor... *r beijos

Anônimo disse...

Que pão lindo! Com essa manteiga... ai ai...

Anônimo disse...

Akemi, amiga, esse pão está PERFEITO!! Ficou lindão!!

Já fui a várias padarias aqui em SP mas em nenhuma delas vi um pão tão bonito. Vc vai achar que estou dizendo isso porque gosto de ti - não é por isso, não, viu?? É a mais pura verdade.

Estou encantada com esta receita - vai para a minha listinha de receitas to do agora.

Anônimo disse...

Akemi, esse pao esta lindomaravilhoso! Como eu adoro pao, de qualquer tipo, doce ou salgado, ja fiquei salivando, ate senti o cheirinho. :-) beijaoo,

Anônimo disse...

nossa que pão lindo!
e parece tão fofinho...e eua doro pão integral feito em casa...eu quero!!!!
Marina T.

Eli disse...

Clarice que pão lindo! E pela foto está bem fofinho.

Karen disse...

Você sabe que eu não resisto a um pão integral...

Akemi disse...

Valentina, viajei agora com essa variedade de pães que existem por aí! Os lanches depois destes treinos de remo deviam ser um dos momentos mais esperados!

Márcia, precisa sovar bastante a massa para ter pães macios. A massa gosta de uns bons sopapos! rss

Luna, esta manteiga tem um sabor que nenhuma outra tem! Delícia total!

Patricia, querida, já te disse que quando pego no vidrinho de canela penso em ti ne? Quando comecei a fazer o pão lembrei de ti também e da Eliana que sempre nos deslumbram com pães super fofos e apetitosos! E da Karen que nos presenteou com o pão integral cheio de farinhas do bem! Veja só, uma pequena massa me fez pensar em tantas pessoas bacanas!
Se tiver oportunidade, faça sim e diga-me como ficou usando os ingredientes daí!

Fezoca, pasta e pães é conosco mesmo ne, amiga? ;-)

Mari, pão caseiro é uma delícia ne? Vc faz muitos pães em casa?


Eliana, obrigada, amiga!

Karen, lembro-me de vc e da Ana toda vez que pego nas farinhas integrais!

Anônimo disse...

Esta manteiguinha tá de dar água na boca! Bjs

Anônimo disse...

Akemi, os pães integrais são os meus favoritos e o seu... ai ai... estou aqui suspirando! Você é mesmo muito prendada com as massas, amiga! Um dia ainda superarei essa minha falta de jeito com os pães e poderei fazer algo remotamente parecido com essa sua maravilha... ai, esse corte em cima, ai ai ai, essa manteiguinha derretendo!
;***

Érika disse...

Olá Akemi!
Acabei de assar e de comer quase todo (!!) o pão! Essa receita é bem saborosa, rendeu uma forma pequena de pão de forma e pincelei com leite. Daqui a pouco vou assar a outra receita de pão integral que postou também!
Akemi, também morei no Japão e sinto muitas saudades de lá, principalmente dos alimentos disponíveis, lembra-se daquela caixinha de creme de leite fresco? Era uma delícia!!! Vou colocar aqui o link de uma receita que já testei de pão integral que leva creme de leite fresco. Lembra a textura do pão de forma Hokkaido, já fez essa receita? Fica uma delícia!!! É a melhor que fá fiz! Dá uma olhada, está em inglês, mas se precisar te passo traduzida. Vale a pena fazer! A textura desse pão irá te surpreender! Eu utilizei creme de leite de caixinha pra bater em chantilly, da marca Fleischmann, e deu super certo! O link: http://honeybeesweets88.blogspot.com.br/2009/06/healthy-can-be-tasty-too.html

abraços!

Akemi disse...

Oi, Érika! Muito obrigada pelo comentário e por contar como ficou o pão! Só de ler seus elogios, já fiquei doida para experimentar este pão com creme de leite! Vou fazer na primeira oportunidade! Bjss e mais uma vez obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails