quarta-feira, novembro 14, 2007

Friands de framboesa com ganache branco


Depois do empadão e do creme de confeiteiro para o bolo me vi com várias claras na geladeira. Fiquei navegando em busca de alguma receita inspiradora e encontrei esta aqui que me conquistou na hora pelo nome e pela foto. Ficou uma de-lí-ciaaaa! Os friands não são muito doces e o ganache entra para complementar. Comi quentinho, depois frio com ganache e no dia seguinte. É interessante notar a diferença nas texturas em cada estágio. Deixo aqui um bom pretexto para vocês experimentarem pelo menos três bolinhos! rsss
Não tenho forminhas de friands. Pelo que vejo nas fotos são ovaladas. Fiz na de muffins mesmo e esta receita rendeu 14 bolinhos aqui.



Friands de framboesa com ganache branco

* xícara de 240ml

Massa de friands:

185g de manteiga sem sal derretida
6 claras de ovos grandes levemente batidos
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 xícara de amêndoas moídas como farinha
2 colheres (chá) de óleo de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
cerca de 1 xícara de framboesas frescas ou congeladas

Ganache branco:

160g de chocolate branco
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco


Pré-aqueça o forno a 190oC.
Unte forminhas de muffins ou de friands.
A receita original não pede, mas eu peneirei as farinhas e o açúcar de confeiteiro.

Misture todos os ingredientes, menos as framboesas e vá adicionando a manteiga aos poucos no final. Mexa bem e distribua nas forminhas. Encha só até a metade porque eles crescem bem no forno. Coloque 3 ou 4 framboesas no topo de cada uma e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem coradas.
Retire do forno, desenforme e deixe esfriando numa grade.

Prepare o ganache colocando o chocolate e o creme de leite numa panelinha. Leve ao fogo até derreter o chocolate e ficar uma massa lisa. Despeje num prato e espere amornar uns 15 minutos antes de levar à geladeira. Vá mexendo de vez enquando para que não fique empelotado. Quando ficar firme, pegue às colheradas e coloque uma pelota em cada friand (com o frio que fez ontem à noite nem coloquei na geladeira. Assim que ficou mais firme, coloquei em saco de confeitar e fiz umas rosetas). Polvilhe açúcar de confeiteiro e se entregue a esta delícia!

É uma ótima sugestão para presentear os amigos! ;-)

20 comentários:

Eli disse...

Akemi essa cozinha realmente confirma o nome é um PECADO!! Que lindos amiga!!

Paula Amanda disse...

Simplismente Perfeitos!!!!
Abraços,
Paula Amanda

Ana Prazeres disse...

lindos, lindos!!!
Vou experimentar com certeza...
Beijinhos

laila radice disse...

lindos!!! e devem sre um encanto!!! e a embalagem um mimo!
entao Clarice, vc viu o email wq te mandei?é q eu queria saber q programa vc usa pra criar os logos para os eventos q lança..me conta depois, please!!! beijos

Ana disse...

Hummmm, que bonitinhos os seus bolinhos Akemi! Deu vontade de passar o dedo no ganache! yum!
Beijos!
Ana

Gourmandisebrasil disse...

Que bonitinho presentear assim!
Ainda sobraram claras? Tenho uma receita de financiers com claras e farinha sarracena. A Valentina publicou uma receita muito parecida com a minha de madeleines (http://trembom.blogspot.com/2007/05/madeleines-com-farinha-sarracena.html).
bjinho,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ficaram com uma "carinha" ótima.
Estava mesmo pensando em presentear os amigos com muffins e gingerbreads no Natal.
Receita anotada.
Bjs

Suzana Parreira disse...

Ai que perdição!

Marizé disse...

Qual aproveitar claras qual quê! Vou mas é fazer estes bolinhos lindos, e depois logo se vê o que faço com as gemas.

Beijocas

Laurinha disse...

Akemi, adorei a receita, e adorei a Marizé aqui em cima, tô com ela e não abro!

Beijinhos, linda

E que graça a embalagem, e com o 'recheio' delicioso, perfeito!

Beijinhos,

Patricia Scarpin disse...

Amiga! Isso não se faz - vou sonhar com esses danadinhos hoje!
Amo framboesa e chocolate branco - devem ser maravilhosos juntos!

Letrícia disse...

Ai que lindeza! E a idéia de presentear os amigos com eles é excelente. Quem não gostaria de ganhar uma gostosura dessas, ainda mais feita com carinho?

Beijos!

culinarices disse...

ai que belo aspecto.

Anônimo disse...

humm... que delicia devem ser... mais um presentinho pra esse Natal... lindinhos demais!!!! bjs

Akemi disse...

Meninas, obrigada! Bem que gostaria de enviar um para cada uma! Beijos! ;-)

Anônimo disse...

Akemi, Que delicioso...isso tem a minha cara... ADOREI!!!

Cláudia disse...

Akemi, me perdoe, mas fiquei um tempo sem passar por aqui e olha só o que eu estava perdendo! Amei tudo o que vc fez. Esses muffins lindos, o camarão, o caldo verde, e parabéns pelos 2 anos. O seu blog além de maravilhoso é muito útil para as brasileiras que estão no Japão e imagino as saudades que elas sentem daqui, dos parentes, da comida. E o seu blog é um pedacinho do lar de cada uma delas.
Parabéns Akemi, você é muito especial!

Cinara disse...

Que friands mais lindos, Akemi! A sua foto me deixou morrendo de vontade de experimentá-los... Acho que vou presentear meu estômago com eles! :oD
Beijos!

Goreti disse...

Akemi, que delícia que devem ter ficados!!! Só de pensar que fui até o Extra hoje , olhei pra framboesa e não trouxe, e agora dou de cara com essa receita divina. É de chorar, mas td bem , me aguarde que nesse fim de semana volto lá e me acabo na cozinha . Te digo depois o que deu pras bandas de cá. Achei uma graça sua embalagem. Afinal aí tem muitas coisinhas legais, vc acredita que de japonesa não tenho nada, mas sempre q posso entro nos sites sem entender nada, só pra ver os frus-frus q tem por aí?
Beijos

Nysa disse...

quero já ter um, nao dois.. TODOS!!!!! que LINDOS! beijocas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails