quinta-feira, novembro 01, 2007

Cookies de abóbora



Estes cookies são a sensação do momento deste site japonês. São tão "kawaii" (bonitinhos) que também não resisti em prepará-los aqui!
Fiz apenas uma receita para experimentar mas agora já estou achando pouco para dividir entre nós dois! ;-p
Deixei ficar bem sequinhos e crocantes. Ficaram bem gostosinhos!
Gostei muito de todas as dicas que a autora da receita passou e vou transcrever junto com a receita. A quantidade de açúcar ficou boa para mim. Eu só acrescentei uma pitada de canela em pó para dar um tchan a mais no sabor. Penso que gotinhas de chocolate ou um pouco de coco ralado também funcionariam bem nestes cookies.

Cookies de abóbora

Para 12 cookies

30g de abóbora cozida e passada na peneira (kabochá)
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
25g de açúcar
60g de farinha de trigo
2g de amido de milho
uma pitada de sal
uma pitada de canela em pó (opcional)
12 sementes de abóbora para enfeitar

Bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar em duas vezes, batendo bem a cada adição. Quando ficar um creme esbranquiçado e fofo, junte o purê de abóbora e misture. Junte a farinha de trigo peneirada com o amido, sal e canela em pó. Misture com uma colher de silicone até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e forme um retângulo de 1cm de espessura. Coloque numa bandejinha e leve à geladeira para descansar por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Desembrulhe e divida em 12 porções. Faça bolinhas e disponha numa assadeira forrada com papel manteiga. Não precisa deixar muito espaço entre as bolinhas porque elas não crescem muito no forno. Dê uma leve achatada na bolinha e faça vincos em volta usando um palito. Pode fazer bem marcado pois se fizer de leve, o vinco some enquanto está assando.
Enfeite com uma semente de abóbora e leve ao forno por cerca de 17 a 20 minutos. Caso queira com textura mais macia, retire do forno depois deste tempo. Se você quiser mais crocante, baixe a temperatura do forno para 140oC e deixe mais 10 minutos ou até que fiquem sequinhos (aqui deixei quase 20 minutos). Para verificar, pegue num cookie para sentir se está firme. Deixe esfriando sobre uma grelha.

Dicas:

- cozinhe e amasse abóbora em grande quantidade. Divida em pequenas porções e congele para usar em outras receitas.

- cozinhe a abóbora no vapor ou no microondas. Caso use o microondas, jogue algumas gotas de água sobre os pedaços de abóbora e cubra com filme plástico sem apertar muito (eu cortei em fatias de 2cm e deixei na potência 700W por uns 6 minutos). Isto vai impedir de deixar os pedaços duros e secos. Passe a abóbora na peneire enquanto quente.

- você pode substituir a manteiga por margarina ou dividir meio a meio manteiga/margarina com gordura vegetal para dar mais crocância ao cookie.

- a massa pode ser congelada no ponto onde ela é embrulhada em filme plástico. Quando for preparar, coloque na geladeira e deixe até ficar maleável.

29 comentários:

Laranjinha disse...

Esses coookies estão lindos, lindos. Apetece mesmo comer um! :)

Anônimo disse...

Oi Akemi!
Que lindo,nossa da ate do de comer,neh!
Adoro suas receitas,pois sempre tem os ingredientes em casa e esses cockies ja esta anotado!
Endereço novo:http//blogdamoni.worpress.com/
bjos

Valentina disse...

Lindos.ficaram perfeitos. amei. teria comido uns 10 facilmente.do que moro meio longinho de ti.

Laurinha disse...

Akemi, que coisinhas mais fofas, lindinhas!!!
Fiquei encantada!!! Adorei :)
Beijinhos,

Letrícia disse...

Puxa, o que um ingrediente legal, como a abóbora, pode virar nas mãos de uma cozinheira de mão cheia, hein, Akemi? Doce de abóbora, financiers e agora esses cookies. Genial!

Beijos!

Anônimo disse...

Que bonitinhos!!!!!!
Entrei no site japonês, tem vários outros biscoitinhos bomitinhos!
Vou pedir para minha mãe traduzir!

bjoca.

Patricia Scarpin disse...

Tão lindos e delicados, amiga! Amei de paixão - vou mostrar o post para a minha mestre-cuca favorita quando ela voltar do feriado!

Cris disse...

São muito muito kawaii! Achei que fossem aboboras quando abri! Bjs!

Karen disse...

Que ficam uma graça, ficam!

Marizé disse...

Fiquei encantadissima com estes biscoitos.

Vou sem duvida tomar nota.

Bjs

Anônimo disse...

ái q coisa mais linda...to vendo que a abobora etsa invadindo a sua cozinha amiga...Marina T.

Unknown disse...

Devem ser muito bons. Mas eu sou suspeita porque adoro bolos, bolinhos, tudo o que leva abóbora.
beijinhos

Migas disse...

Tão delicados Akemi. Está mesmo original! Tanta variedade de receitas doces que se pode fazer com a abóbora! :o)

® disse...

Akemi,
Confesso q não gosto de abóbora, mas esses são cookies me fizeram repensar..:]
Obrigada por compartilhar!
Qdo puder passe na minha cozinha pra 'mode a gente tomá um cafezin'..
TUDIBÃO procê!
Vinni
amehliadigital.blogspot.com

Nani disse...

Akemi essa pra mim é novidade, noviderrima, rsrsrs
Cookie de abobora, era o que faltava, não sei se é bom, mas os seus estão lindos, lindos!
Beijos!

Mirian disse...

OI Akemi!
Ai...que lindinhos e parecem deliciosos!!
Bom fim de semana!
Bjos!

Unknown disse...

ai q mimo...lindos!!!

Anônimo disse...

Querida Akemi...novamente por aqui...e com mais uma dúvida...me encantei com os cookies (assim como com a maioria de tuas receitas) e estou louca para fazê-los, mas como não tenho balança, poderia me dizer mais ou menos em xícaras quanto é 30 gramas de abóbora cozida? hehe... obrigadinha, Franciele.

Anônimo disse...

Mais uma deliciosa receita de Cookies =P Tão perfeitinhos!!!
Beijinhos

Akemi disse...

Laranja, obrigada!

Moni, obrigada por avisar do novo endereço! Vou lá te visitar!

Val, é impossível mesmo comer um só!

Laurinha, obrigada!

Letrícia, e vem mais abóbora por aí! rsss

Nina, este site é uma delícia!

Patricia, acho que vocês vão adorar ficar dando formato de abóbora nos cookies! ;-)

Cris, também fiquei pensando que pessoa mais criativa por ter imaginado este formato de cookie quando vi a receita!

Karen, obrigada!

Marizé, obrigada!

Mari, vocês vão se cansar de ver abóbora aqui! rss

Goretti, então, somos do mesmo time! ;-)

Migas, é verdade!

Amehlia, obrigada pela visita! Vou lá conhecer seu cantinho, sim! Adoro um pedaço de bolo com um dedinho de prosa!

Nani, obrigada!

Mirian, bom final de semana pra vcs tbm!

Rodrigo, obrigada!

Franciele, creio que 30g de abóbora dariam três colheres de sopa cheias de purê (olhômetro tá).

Pimpona, obrigada!

Ana disse...

Amei os pumpkin cookies Akemi!!!
Sao fofos, muito fofos!!!
Ana

® disse...

Oie Akemi!
Fiquei feliz com sua visita, viu?!
E o elogio vindo de uma 'chef' de mão cheia...fiquei mais happy ainda :D
'num arréda o pé do meu fugão di lenha q sempre há di tê um cafezin passado na horinha, tá bão fia?!'
Beijinhos...da Vinni

Akemi disse...

Ana, acho que o Matheus iria se divertir bastante modelando os cookies!

Amehlia, obrigada pela acolhida calorosa, querida! Voltarei sempre sim!

Isabel (pipoka) disse...

Mas que fofura! Logo eu que adoro abóbora...vou fazer na certa!

Agdah disse...

Muito lindos e criativos.

Eli disse...

Clarice parece que você brinca de boneca na cozinha, que coisinha mais linda amiga!! :)

Unknown disse...

Akemi,

Assim que vi a receita fui ao supermercado comprar os ingredientes e tentei fazê-los, mas não ficaram muito bons...sniff Não dá para passar a abóbora na peneira, cozida, ela vira uma fibra só, não obtive a massa lisinha como a sua, elas ficaram meio achatadas, tem certeza que não vai fermento? Help me...

Akemi disse...

Marcia, vc usou kabochá para fazer estes cookies? Ela é bem cremosa e fácil de passar na peneira. Escolha uma com o miolo bem alaranjado. As mais esbranquiçadas não são ficam muito macias. Na massa não vai fermento. Espero ter ajudado e sucesso na nova fornada! Bjs

Ana disse...

Akemi, tenho q levar um "pumpkin theme" snack para a classe do Matheus essa semana e escolhi esses cookies!
Vim te perguntar uma coisinha, os 30g de abobora voce pesa depois de ja cozida e amassada, ne?!
Ah, e vc acha q se eu triplicar a receita da certo? Preciso de pelo menos 24 cookies - um para cada aluno-, mas gostaria de levar alguns tbem p/ a professora!
Espero q esteja tudo indo bem ai na sua casa nova!
Beijos!
Ana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails