sexta-feira, novembro 02, 2007

Caldo de missô com udon


Para que vocês não fiquem entediadas com tanta abóbora no Pecado (porque ainda vem mais coisa aí! rsss) hoje estou postando uma receitinha bem simples e sem abóbora! :o)
Tinha comprado alguns pacotes de udon pré-cozido, um tipo de macarrão branco japonês, para colocar no sukiyaki. Sabem aquela promoção compre 3 por x e fazendo as contas sai mais barato do que comprar só um? Pois é, comprei os 3 pacotes mas só usei 2 e logo lembrei da sopinha da japonesinha Sheila (de tanto que ela gosta de tudo o que é relacionado ao Japão! rsss) para utilizar o outro pacote.
Preparei meu missô shiru preferido de nirá com ovo e juntei o udon. Ficou muito bom! Comfort food total à moda japonesa!

Missô shiru com udon

1 litro de água
1/2 stick de kombu dashi
1 envelope de dashi no moto
1/2 cenoura ralada no ralo grosso ou cortada em palitinho bem fino
1/4 cebola cortada em fatias finas
5 talinhos de nirá cortados em nacos de 2 cm
1 ovo (se quiser pode colocar 2 ovos)
1 colher (sopa) beeeem cheia de missô
1 pacote de udon pré-cozido (220g)

Coloque a água numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, junte os caldos de kombu e de peixe, a cenoura e a cebola. Deixe cozinhar por uns 5 minutos em fogo médio. Retire com uma concha a espuma marrom que se formar na superfície. Dissolva o missô no caldo (use uma peneira para facilitar). Coloque o udon e espere voltar a ferver. Bata o ovo numa tigelinha e junte o nirá. Misture e despeje sobre o caldo. Vá mexendo com concha ou um garfo para que o ovo fique em fiapinhos. Deixe mais alguns segundos para que o ovo cozinhe e o nirá fique com uma cor verde bonita e retire do fogo. Sirva imediatamente.

8 comentários:

Nani disse...

Nossa que delícia Akemi, deu vontade de pegar um pouquinho com a colher mesmo via computador. Gostaria de fazer, pena que aqui é tão dificil de achar os ingredientes.
Beijinhos!

Agdah disse...

Eu fiquei com vontade de ir pro Japão tomar sopa.

Flor de Sal disse...

Olá Akemi! Adorei o nome da receita!!!!

Letrícia disse...

Nossa, que delícia, Akemi. Eu amo udon. E esse jeito de fazer me pareceu excelente para as noites chuvosas que começaram a aparecer por aqui...

Se eu não encontrar o kombu dashi e o dashi no moto, será que fica bom substituí-los por hondashi?

Beijos!

Sheila disse...

Akemi,
adorei o "japonesinha", rsrs
adoro mesmo, tudo que diz respeito ao seu país, mas cá pra nós neh? Não precisa ser japones pra se deliciar com um bom udon como esse que vc fez, rsrs

bjo enorme!

Valentina disse...

Oh que delícia!! amei. Combina bem com o tempo por aqui.

Akemi disse...

Nani, será que não tem nenhuma lojinha com produtos orientais na cidade?

Agdá, o original é bem melhor!

Flor, obrigada!

Letrícia, pode substituir sim!

Sheila, é verdade! rss

Valentina, pelo jeito o frio já está pegando por aí também ne!

Cris disse...

Akemi, a Sheila é uma gracinha, de tanto que ela gosta do Japão, até o olhinho dela é bem puxadinho. E esta sopinha parece uma delícia!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails