quinta-feira, novembro 08, 2007

Empadão de palmito


Ontem voltei ávida por um pedaço de empadão! Faz tanto tempo que não faço e o Luiz adora. Sempre gostei de fazer doces mas sei que o maridão prefere salgados. Muitas vezes na minha empolgação de testar novas receitas, quase sempre doces, acabo me "esquecendo" do meu fã e cobaia no.1!
Gosto muito desta massa. Costumo usar a gordura vegetal Crisco que dá uma textura levemente crocante mas desta vez usei uma japonesa que deixou a massa de um jeito que derrete na boca. Muito boa!
Já ganhei um dinheirinho com este empadão. Só que como não abro mão da qualidade dos ingredientes muitos achavam o preço meio indigesto. Pode ser que eu não tenha "alma de comerciante" mas não me sentiria confortável vendendo gato por lebre. Poderia fazer muitas substituições e diminuições mas que certamente comprometeriam o resultado final. Comida ruim tem aos montes por aí e eu não quero fazer parte do clube!
Fiz meia receita usando 2 gemas e diminuindo um pouco a água. Rendeu uma forma de 18cm mais 2 "empadinhas" pequenas com as rebarbas que saíram da torta. Escrevi entre aspas porque eu apenas abro a massa em rodela, recheio e fecho como bolinha de queijo. Coloco numa forminha de alumínio e pincelo gema.
A massa tirei do Cybercook faz alguns anos e foi uma das mais elogiadas na época.


Empadão de palmito

Receita inteira:

500g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
150g de margarina gelada
125g de gordura vegetal
3 gemas
50ml de água gelada

Faça uma cova com a farinha misturada com o sal. Jogue a margarina e a gordura vegetal, as gemas e a água no meio e apertar com as pontas dos dedos até começar a dar liga. Não trabalhe demais a massa, este é o segredo para uma massa leve. Divida a massa em duas, sendo uma delas algumas gramas a mais que a outra. Esta será o fundo do empadão. Envolva em filme plástico com folga e aperte com um prato até que fique com 1cm de espessura. Leve à geladeira para descansar por 30 a 40 minutos. Abra a massa mais pesada entre dois filmes e forre o fundo da forma. Espalhe o recheio frio e cubra com a outra massa. Pincele gema e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 40 a 50 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.

Recheio de palmito para meia receita:

* xícara de 200ml

2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picadinha
1 vidro de palmito de qualidade
1/2 lata de ervilha escorrida
1/2 xícara de azeitonas verdes ou pretas picadas
3/4 xícara de leite
2 tomates maduros sem pele e sementes picados
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
cheiro verde picado
sal e pimenta do reino moída na hora
molho de pimenta a gosto

Escorra o palmito, lave bem e coloque numa panela. Cubra com água e leve ao fogo. Deixe 5 minutos depois que abrir fervura. Escorra e pique. Este processo vai tirar a acidez do palmito.
Refogue o alho no azeite. Junte a cebola e espere murchar e ficar transparente. Coloque os tomates picados e o palmito e deixe refogando por alguns minutos. Junte as azeitonas, o leite e tempere com sal e pimenta. Deixe mais alguns minutos até todo o tomate se desfazer e formar um molho grosso. Acrescente as ervilhas e vá polvilhando a farinha de trigo aos poucos até que fique cremoso. Não deixe muito duro. Desligue o fogo e junte o cheiro verde. Misture bem e espalhe num prato. Cubra com filme plástico bem rente e deixe esfriar completamente antes de empregar.

41 comentários:

risonha disse...

hey, eu tenho uma lata de palmito em casa e não sabia como a devia utilizar. gostei muito desta receita.

Valentina disse...

Clarice, sabe que amo estas massas que se derretem na boca. gordura vegetal..nunca usei.nem sei o que procurar por aqui. 'e imprescendivel? este teu esta lindo amiga.

Paula Amanda disse...

Hummmmm que delícia!!!
Abraços,
Paula Amanda

Marizé disse...

Está com óptimo aspecto.

Gostei muito da massa, um dias destes vou experimentar.

Eu não reclamaria preço para essa delicia.

Beijocas

Lulu disse...

Que delícia de receita!Adoro empadão!Acho que vou testar sua receita amanhã :),só me faltam o palmito pq a gordura vegetal já tenho uma latinha fechadinha...uma ótima ocasião para usá-la né!
Beijos e um ótimo descanso querida.

Gourmandisebrasil disse...

Você vendia esta torta no Nihon?
Hum....com certeza eu pagaria o preço que vale, prefiro comer algo que foi bem preparado, com bons ingredientes, ao me entupir de porcaria...
bjo.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ontem almocei exatamente isso. Adoro empadão!!!
Ficou lindo!
Bjs

Ana disse...

Esta de dar agua na boca! Uma das coisas q eu adoro do Brasil sao essas tortas de palmito (e tbem de frango). Eh algo tao nosso e tao bom, ne?!!!
Aqui em casa tbem faz sucesso, todo mundo adora!
Ana

Laurinha disse...

Menina, que delícia, aiai, estou salivndo.
Sabe que 'aposentei' gordura vegetal, acabo substituindo por margarina, mas sei que não fica o mesmo, mas... agora, tem umas que valem a pena, não é mesmo!
Anotada!
Está linda e apetitosa!
Beijinhos,

Nani disse...

Eu amooooo empadaão de palmito, o seu está com um aspecto divino!
Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Será que vc me podia dizer se a gordura vegetal de que fala é sólida (tipo manteiga) ou líquida (óleo).

Anônimo disse...

akemi
o meu marido tb adora..vou testar esta tua massa...parece boa mesmo...experimentarei com gordura vegetal..bjs Mari

Patricia Scarpin disse...

Que danada você, amiga, fazendo empadão de palmito no Japão - delícia!

Sabe que parei com os bolos decorados por dois motivos: não conseguia mais conciliar com o meu trabalho no escritório e também porque ninguém quer pagar o preço que eles valem...

Lua Limaverde disse...

Akemi, é como eu disse uma vez para a Eliana, eu AMO massa de empada mas nunca faço em casa, via ver que é pra fugir da tentação, porque eu me esbaldo! hehehe
Beijos!

Juliana disse...

Akemi, seu empadão está lindo! E o recheio de palmito é o meu preferido. Já está na lista por fazer em breve.
Beijinhos!

Marcia disse...

E � f�cil encontrar palmito por a� Vai de onde? Adorei o empad�o.

® disse...

Torta de palmito é minha favorita e a sua está realmente perfeita!
Tudibão procê Akemi! :}

Alessander Guerra disse...

Essa massa de empada é a minha favorita, ai como eu amo que ela derrete na boca.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

laila radice disse...

ai é maravilhosa essa massa q derrete na boca...sabe q o q mais gosto de mpadinha é a mssa, mas esse seu recheio tão bem preparado, quem resiste? maravilhoso Clarice!!!

Cris disse...

Hum, massa de empada que derrete na boca! Acho que todo mundo está falando nisso Akemi, mas realmente, massa enfarinhada é horrível, esta parece muito deliciosa!

Anônimo disse...

Olhe gostei da receita e fiquei com vontade de experimentar, mas também tenho duvidas em relação á gordura vegetal, pode ser substituida por margarina? Ou é outra coisa?

Smas disse...

Eu não sabia o que era palmito, mas agora vi um frasco de vidro à venda no supermercado português e estava a pensar experimentar. Acho que vai ser esta a receita.

Anônimo disse...

Akemi vc lê pensamentos mesmo né? Hahahaha, ontem mesmo comentei com o meu marido, Luís (rssss) q queria fazer empadão de novo, ele tb gosta bastante, mas eu queria uma receita diferente da q eu tenho aqui q não vai gordura vegetal e por incrivel q pareça eu tenho uma latinha de Crisco aqui, hahaha, ai ai é pra eu fazer mesmo esse empadão né?
Ficou lindo o seu, q fofo, o meu não fica assim tão bonito, rsss, como vc bem sabe eu sou péssima na cozinha, mas não desisto =]
Me fala uma coisa, vc já fez aquelas bolachinhas q chamam de mantecal??? Q vai gordura tb e goiabada em cima???
Bjs e tenha um ótimo fds!!!!

Akemi disse...

Risonha, recomendo esta receita, amiga!

Valentina, gordura vegetal aqui é shortening, será que não é encontrado com esse nome aí? Imprescindível não é mas como disse bem a Laurinha, dá uma textura diferente na massa.

Paula, obrigada!

Marizé, vc como sempre um amor, amiga! Obrigada!

Lu, aqui foi o contrário, tinha o palmito e tive que comprar a gordura! rss
Espero que gostem do empadão!

Nina, vendia aqui sim! Pena que nem todos pensem assim!

Dani, que coincidência amiga!

Ana, é verdade amiga! É difícil alguém não gostar deste prato, é uma unanimidade!

Laurinha, também uso com bastante parcimônia, amiga!
Obrigada pelo carinho!

Nani, somos duas! Obrigada!

Pipoka, esta gordura parece margarina só que é branca, amiga! acho que deve ser vendido com outro nome aí em Portugal, mas caso não encontre use só margarina culinária!

Mary-chan, espero que gostem!

Patricia, parece que temos as mesmas dificuldades amiga!

Luna, por isso mesmo fiz uma pequena! rss

Ju, mais uma receita que seu marido vai perguntar se é daqui! rss

Márcia, aqui é vendido nas lojas de produtos brasileiros. Tudo importado do Brasil e por isso, bem carinhos! :-(

Amehlia, obrigada! Tudo de bom para vc também!

Alessander, é realmente um pecado esta receita!

Laila, vc é muito querida, amiga! Agora vc me lembrou uma colega de trabalho que também adora mais massa que recheio!

Cris, conheço essas farinhentas amiga, realmente são o fim da picada!

Flosinha, margarina e gordura vegetal são produtos diferentes mas vc pode usar só margarina também.

Smas, acho que depois que vc experimentar palmito uma vez vai viciar, amiga! É uma delícia, não só nesta receita mas eu outras mais, até pura na salada!

Andrea, acho que estamos em sintonia mesmo! Os nossos Luiz(s) também! rsss
Já vi receita de mantecal mas nunca fiz, se quiser posso mandar a receita para vc!

Anônimo disse...

Akemi-chan...ia deixar p escrever email (aquele!) no domingo, mas aproveitando que sai 1 hora mais cedo e nao resistindo a beleza da foto do teu empadao, ca estou!Fiquei emocionada ontem a noite ao entrar na cozinha e dar de cara com o seu empadao no notebook!!Ao ler o post, achei bacana demais vc dividir com tanta gente uma especialidade sua, algo q vc inclusive vendia. Amiga, seu coracao eh mto grande, te adoro tbm por isso!Eu AMO empadao, sou louca mesmo, apesar da gordura vegetal e tal, vou so esperar fazer o exame medico sabado que vem p "tentar" fazer seguindo sua receita. E, assim como vc, acho q a qualidade dos ingredientes eh fundamental!Sabe aqueles com um montao de cebola e um pouquinho so de palmito?? Tem aos montes por ai, ne?Ja te falei antes, se vc tivesse uma loja, eu seria habituee!Um abraco, querida!

Ana Prazeres disse...

Akemi, temos que mimar as nossas cobaias... E a sua foi BEEEEEEEEM mimada com esta torta maravilhosa!
Beijinhos enormes

Agdah disse...

Akemi, eu ando procurando uma massa alternativa que não leve "gordura vegetal hidrogenada" ou Crisco, a marca mais popular por aqui. Vou experimentar fazer essa receita sem para ver os resultados, mas inegavelmente, tudo que leva gordura vegetal hidrogenada assa divinamente. Bjs.

Iane Elena disse...

que pecado essa torta!!1
aqui na finlandia nao encontro palmito!!
que saudades do meu Brasil!!!

Anônimo disse...

O meu namorado adora palmito! Eu tinha comprado um frasco mas não sabia o que fazer com ele, obrigado!!!! Já guardei a receita, tenho a certeza que ele vai adorar!!!
Beijinhos

Akemi disse...

Mamy-chan, saudades querida! Fiquei preocupada com este seu exame, espero que não seja nada grave!
Nem me lembre desses "empadões" de cebola"! rsss
Espero que goste deste aqui! Bjs

Anette, não pude deixar de rir aqui amiga! Foi mesmo muito bem mimada! rsss

Agdá, por favor, diga-me como foi a experiência sem usar margarina nem gordura! Sem eles acho que dá para comer mais vezes e com menos culpa! ;-)

Iane, nossa que legal receber alguém de tão longe (ou sou eu que estou distante??? rsss). É uma pena que não tenha palmito, mas tente fazer com frango, fica bom também!

Pimpona, depois me conte o que se namorado achou!

Pitadasdilu disse...

Akemi, te digo que um dos meus pratos favoritos é o empadão, pode ser de frango, camarão, palmito... eu amo empadão, mas sempre acho que o dos outros fica melhor que o meu. Nunca fiz com gordura vegetal, sempre com margarina ou maionese, vou testar o teu (ficou lindo).
Bjos, Lú.

Frames Digitais disse...

Muito bom este empadão, fiz mais como estava sem palmito coloquei frango desfiado mesmo, ficou bom, nw sobrou nada. Adorei seu blog, estou copiando várias receitas para faze-las, meus bbs e meu maridão comeram e pediram biss. Continue assim. Você teria a receita de refogado de takenoko, alga, daikon, etc nw lembro como se chama parece com oden comia no muito qdo minha mãe fazia no Brasil. e tbem teria alguma receita com truta??(meu marido sai a pescar todo final de semana, enjoe de come-las so fritas) bjos. Bom domingão.

Unknown disse...

Oi amiga tudo bem?
Gostaria de saber onde posso comprar
essa banha vegetal que vc usou, ja procurei em alguns mercados grandes e não achei.


beijos

silvia lirian

Akemi disse...

Silvia, dá uma olhada aqui:

http://nacozinhadadekassegui.blogspot.com/2007/01/gordura-vegetal.html

Bjs

Anônimo disse...

Se pode congelar esse empadao, e se pode como faze-lo?

Akemi disse...

Congele o empadão já assado e frio.

Coga disse...

Empadão é maravilhoso. Tudo de bom!

Luciana disse...

Acabei de fazer esse empadão com a minha mãe e ficou uma delícia. Colocamos no recheio uma colher de extrato de tomate e um tablete de caldo de galinha. Ficou muito bom!

Joyce disse...

Ui, dei com essa receita hoje, adorei a dica de tirar a acidez do palmito, e concordo que não dá pra fazer um empadão "econômico" sem matar a qualidade. Abraço e obrigada por compartilhar essa delícia.

Joana Alice disse...

Olá, fiz, provei, amei, aprovei rsrs. Se é uma massa em que sou exigente é a de empadão e empadinha. Mas eu gostaria de abusar e tirar uma duvida com você. Fiz em forma de empada, mas não tive coragem de congelar e depois não ficar boa e eu ficar sem o prazer de saborear. Então, pergunto: Se eu fizer (em forma de empada), o que você aconselha em relaçao ao congelamento? Depois de assar (se puder, claro) qual o tempo que posso deixar congelada? E na hora de esquentar, qual otempo de forno? Pode ajudar? Grata

Akemi disse...

Joana, muito obrigada pelo comentário e elogios! Sobre o congelamento, nunca experimentei mas acredito que vc deva congelar em aberto e depois transferir para sacos plásticos. Desculpe não poder dar maiores informações! Boa sorte! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails