quinta-feira, novembro 15, 2007

Torta holandesa (salgada)



Muita gente deve estar franzindo a testa ao ver esta receita salgada pois a famosa torta holandesa é doce e leva chocolate! Aprendi esta receita no curso do Sesi há uns 13 anos atrás. Lembrar deste curso é lembrar de minha tia A. que já está no céu. Ela que me chamou para fazer este curso junto com ela. Foi o meu primeiro curso de culinária e daí fiquei viciada, fiz alguns dados em supermercados, na União, na Arno... fiz todos que podia (os gratuitos ne? rsss) enquanto fiquei no Brasil. Ahhh que delícia aprender pratos novos e o melhor era sempre a degustação! Bons tempos!

Mas voltando à receita, quando voltei ao Brasil nesta última vez, eu é que estranhei encontrar torta holandesa doce! Confesso que vi em todas as confeitarias mas não cheguei a experimentá-la.

Esta torta é montada de outro jeito (purê de batatas, creme de legumes e carne moída por cima) mas preparei-a como a torta campestre da Cris.

Esta é outra receita que não faço há anos e agora que temos chuchu nas lojinhas brasileiras, aproveitei para rememorar este prato. Ficou tão bom! Coloquei um arrozinho branco do lado e comi feliz da vida!

Torta holandesa salgada


Creme de legumes:

2 chuchus
2 cenouras
150g de vagens (usei 1 latinha de milho verde)
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de amido de milho
200ml de leite (usei um pouquinho a mais)
sal e pimenta branca a gosto
cheiro verde

Cozinhar as vagens, as cenouras e chuchus inteiros com a casca. Não deixe cozinhar demais. Descasque e pique em cubinhos do mesmo tamanho.
Refogue a cebola na margarina até ficar murcha. Junte os legumes picados e o amido dissolvido no leite. Misture sem parar até formar um creme encorpado. Tempere e junte o cheiro verde. Misture bem e despeje num refratário grande untado com margarina. Reserve.

Refogado de carne:

3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
2 tomates médios picados
500g de carne moída
sal e molho de pimenta a gosto
orégano a gosto
cheiro verde

Refogue o alho no azeite até alourar. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Coloque a carne e misture até ficar tudo soltinho. Adicione os tomates, tempere e deixe refogar até reduzir o caldo. Acerte o sal se necessário e junte o cheiro verde. Espalhe sobre o creme de legumes no refratário.

Purê de batatas:

1/2 kg de batatas
2 colheres (sopa) de margarina (usei Aviação, dá um sabor ótimo!)
200ml de leite quente
2 colheres (sopa) de queijo ralado
um punhado de mussarela picada (opcional)
cheiro verde

Cozinhe as batatas inteiras com casca em água com sal. Enquanto quentes, descascar e passar pelo espremedor. Juntar os demais ingredientes e misturar bem. Espalhe o purê sobre a carne moída. Nivele a superfície e faça desenhos com um garfo. Polvilhe um pouco de queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 230oC por 15 minutos ou até que fique coradinho. Espere arrefecer uns 10 ou 15 minutos antes de servir.

27 comentários:

Anônimo disse...

Que torta diferente...adorei!Vai agradar em cheio aqui em casa.
Quando puder passa lá na minha cozinha que tem surpresa.Beijo

Ana Prazeres disse...

Muito original, nao conhecia esta torta!
Adorei a ultima foto!!!
Beijinhos

risonha disse...

lendo a receita e olhando para as fotos só me vem uma coisa á cabeça: TAMBÉM QUERO!!!

Anônimo disse...

eu sempre visito o seu blog e fico com agua na boca toda vez q entro aqui!!! entro quase todos os dia!!! adoro!!
eu tenho um forum de artesanato e uma parte soh de culinaria... mas eu naum sou mto boa de cozinha... qria te chamar pra moderar o forum na area de culinaria... qlqr coisa me manda um MP(mensagem pessoa no forum...)
desde de jah agradeço
ilze

Lua Limaverde disse...

Akemi, deu vontade de fazer agora mesmo, será que fica legal com frango em cubos? É que estou com um estoque de frango no freezer, rs. Você usou um refratário de que tamanho? Bjs!

Anônimo disse...

Hummmm!Que torta diferente,nunca tinha visto,vou anotar e fazer num fds!Sempre estou fuçando seus posts antigos e como tem receitas maravilhosas,vou ter que testar todas rsrs...
bjos

colher-de-pau disse...

Que coisinha boa. Já se comia!

Cláudia disse...

Já gostei demais da torta campestre da Cris, até postei. E a sua também será feita logo logo e achei que ficou linda, montada ao contrário, com o purê por cima.
Valeu.! Como é gostoso trocar idéias, Não?

bjs

Migas disse...

Essa torta faz lembrar o nosso conhecido Empadão, cá em Portugal! É um prato que normalmente toda a gente gosta e este seu com os vegetais está ainda melhor!

Beijo

Isabel (pipoka) disse...

Ia dizer exactamente o que a migas disse...assim fico sem palavras. Olha, gostei e muito!

bjs

Sheila disse...

Akemi,
vc é a primeira pessoa que encontro que conhece essa receita além da minha mãe, rsrs
ela tbm aprendeu no Sesi e essa torta sempre faz sucesso onde levamos =)
só que realmente, quando falamos de torta holandesa salgada, todo mundo torce o nariz, mas ao experimentar, não tem pra ninguem
é maravilhosa mesmo e a sua ficou igualzinha à da minha mãe! rsrs

Rosi disse...

Akemi, ficou linda! Mas estou de olho nos friands de framboesa, esse logo irei testar. Bjos. Rosi.

Laurinha disse...

Querida, que delícia, e achei graça vc falar do chuchu, ele passa sofrido tantas vezes aqui em casa, é 'chuchu, num gosto mãe', mas tem chuchu sim Sr.
Vou fazer esta torta, achei 10!
Beijinhos,

Agdah disse...

Menina, parabéns pelo aniversário. Atrasado mas em tempo. Eu também fazia e faço(sempre que dá) tudo quanto é curso que aparece.

Anônimo disse...

Akemi, que lindo blog! Parabéns! que linda esta torta, deve ter ficado uma delícia mesmo! Parabéns! voce tem mãos de ouro!

Letrícia disse...

Hummm, tem cara de comida de mãe...

Natural Naturalmente disse...

Adorei a torta, linda, não sei o que gostei mais se da receita ou das fotos. Parabens.
Natural Naturalmente
www.comernaturalmente.blogspot.com

Ana disse...

Confesso que na mesma hora pensei na torta doce, mas a salgada tbem parece muito boa! Lembra mesmo as "shepherd pies" aqui dos EUA!!
Ana

Mirian disse...

Oi Akemi!Não conhecia essa torta..só a torta Madalena ..a diferença é que não vai esse creme de legumes..rs..
Ai.que friooooooooo....vou engolir seu blog ..tem cada gostosura!!hehe..
bjos e bom fim de semana!

Beatriz Belliard disse...

que delicia ! parece o hachis parmentier melhorado !!! Amei ! bjs

Akemi disse...

Duly, espero que gostem da torta!

Anette, obrigada!

Risonha, bem que gostaria de dividir a torta com todas vocês, queridas!

Ilze, primeiro obrigada por prestigiar o Pecado e segundo, fico honrada com o convite. Vou dar um pulo no seu cantinho! Bjs

Luna, acho que também deve ficar delicioso! Usei um refratário de 30cm de diâmetro.

Moni, vc não está sozinha amiga! Também tenho uma lista interminável! rss

Colher-de-pau, obrigada!

cláudia, e como é delicioso! além de receitas poder encontrar pessoas tão carinhosas e especiais como vc!Bjs

Migas, muito bom saber trocar informações, amiga! Fiquei curiosa com o empadão de vcs, deve ser uma delícia!

Pipoka, obrigada pelo carinho!

Sheila, fiquei contente em saber que não sou a única também! O engraçado é que tinha tantas pessoas no curso e a receita já era dada faz aaaaaaaanos no SESI. Acho que a receita "não pegou" mas vc bem sabe o quanto é deliciosa ne! ;-)

Rosi, depois me conte o que achou querida!

Laurinha, quem achou graça agora fui eu! rss
Seu filhotinho não sabe o que está perdendo, chuchu é muito bom ne? Depois me conte o que achou da torta!

Agdá, obrigada amiga!
Se pudesse também faria cursos e mais cursos, é uma delícia ne?

Vovó, fiquei encantada com sua visita! Muito obrigada pelos elogios!

Letrícia, é mesmo!

Natural, muito obrigada pela visita! Volte sempre!

Ana, qualquer hora nos brinde com uma torta holandesa doce, por favor!

Mirian, e pior que parece que o final de semana a temperatura vai despencar mais ainda! Buaaa! Negócio é ficar entocado tomando chazinho com biscoito! ;-)
bjs e bom final de semana tbm!

Bia, só pelo nome já achei chique amiga! Preciso ver como é esse hachis parmentier!

Pitadasdilu disse...

Coisa boa essa torta, hein...fiquei com vontade de tirar um pedaço.
Bjos, Lú.

Eli disse...

Akemi pra mim é supresa torta holandesa salgada eu só conhecia a doce que até faço aqui em casa. heheh Achei um luxo só essa receita!

Katia Mine disse...

Akemi,
Eu só conhecia a torta doce, mas adorei essa salgada.
Vou testar logo.
bjos

Anônimo disse...

Oi,Akemi.Quero primeiramente parabenizar pelos 2 anos do blog.Tantas coisas gostosas de deixar com agua na boca.Hoje a noite vou fazer esta torta,desde que eu vi essa torta nao me sai da cabeca ,tenho que fazer.E com esse friozinho que anda fazendo da uma fome...meu guri e que diga.Come que e uma beleza.Vou fazer e depois te digo como foi o pecado da gula(mas ca entre nos eta pecadinho bom,ne!)Tchau...tchau...beijus.

Anônimo disse...

Oi,Akemi.sou eu de novo.Fiz a torta,o resultado:uma D*E*L*I*C*I*A.Facil de fazer e gostoso.Obrigada,por nos ensinar essas deliciosas receitas.Bjus.

Cris disse...

Que delícia!!! Ficou lindona, uma boa maneira de incluir os legumes no cardápio da criançada! Bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails