sexta-feira, novembro 23, 2007

Brownie da vovó



Amo chocolate mas sou de época. Passo semanas sem botar um pedacinho na boca mas quando a vontade bate, xiiiiii... sai de baixo! rsss
E dia desses bateu-me uma vontade louca de comer bolo de chocolate. Daí que ao chegar em casa, saí à procura de um brownie na net, mas tinha que ser algo fácil e rápido de fazer, não estava com tempo nem paciência de picar e derreter chocolate.
Achei esta receita sob medida no Trembom.
Bati o bolo antes de jantar e ficou pronto bem na hora da sobremesa. Que delíciaaaaa, meninas!
Como bem disse a Valentina, forma uma camada crocante na superfície que, mesmo fria, não se perde. Comi alguns quadradinhos quentinhos na maior felicidade, purinhos, mas experimente colocar uma bola de sorvete de creme por cima para ir ao paraíso!
O brownie tem a característica de ficar com a massa pesada, parece até meio crua ainda, mas aí é que está o segredo deste bolinho. Não deixe assar demais, respeite os minutos de forno pedidos na receita (pelo menos aqui no meu forno deu certinho) que você conseguirá a textura perfeita.

Brownie da vovó fácil e rápido!

200g de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de chocolate em pó amargo de boa qualidade peneirado
2 xícaras de açúcar (360g)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
4 ovos grandes
1 xícara de farinha de trigo peneirada (120g)

Pre-aqueça o forno em temperatura de 170oC. Unte uma forma de 33 cm x 22 cm.

Pegue a manteiga, que já está macia, e bata na batedeira por 1 ou 2 minutos. Baixe a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate em pó, aumentando a velocidade logo em seguida.Bata para que misture bem.
Baixe a velocidade novamente e crescente o açúcar, baunilha, ovos (um por um). Por fim acrescente a farinha de trigo e misture só o suficiente para incorporá-la à massa.
Coloque a mistura na forma e leve ao forno. O tempo deve ser de aproximadamente 30 minutos. Retire e deixe esfriar por 30 minutos. Controle-se!!
Você verá como este bolo é gostoso. Ah, e caso você esteja se perguntando se esqueci de acrescentar o fermento, não, não esqueci. Não tem fermento nesta receita.

29 comentários:

Cinara disse...

Ô pecado... E eu fui vir aqui justo agora, que estou morrendo de fome!! Perfeitos os seus brownies, amiga! ;o)
Beijos e um ótimo final de semana...

Anônimo disse...

Dá para entender o nome do blog... Esses Brownies neste momento faziam mesmo as minhas delicias... =P
Beijinhos

risonha disse...

isto é uma tentação... este blog é maravilhoso, cada vez que cá venho fico de olhos arregalados com as receitas boas que pões aqui.

Laurinha disse...

Minha filha passou aqui e viu a foto de sua postagem, te dou um docinho se vc adivinhar o que ela pediu...
é, vou fazer...
Obrigadinha!
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Seus brownies estão me deixando doida aqui, amiga! Que maravilhosos - aposto que desmancham na boca... :)

Valentina disse...

Ai, que saudade destes. faz tempo que nao os faço amiga. mas deixam um cheiro lindo na casa. posso pegar um pedaço?

Juliana disse...

Maravilha!! Fiquei com água na boca, ainda mais que tenho todos os ingredientes em casa...
Beijinhos!

laila radice disse...

ah já fiz essa receita é mesmo maravilhosa!!!bjos

Marizé disse...

Akemi, amiga como eu te compreendo, eu sou louquinha por chocolate e esses "ataques" acontecem-me com frequencia.

Esses bolinhos são ideais e estão lindos.

Beijocas

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Também já fiz essa receita e acho que ela tem um defeito: NÃO DÁ PRA COMER UM PEDACINHO SÓ!!!rsrsrs.
É realmente uma maravilha.
Bjs

Akemi disse...

Cinara, obrigada! Bom final de semana também, amiga!

Pimpona, já sorri ao ler seu comentário, amiga!

risonha, como sempre, vc é um amor, querida! Obrigada!

Laruinha, olha que danadinha! Depois me conte o que ela achou!

Patricia, é de comer com um pratinho embaixo mesmo! rsss

Valentina, imagina se eu não iria te oferecer! Doozo!

Ju, também escolhi por isso, uso ingredientes que todos temos em casa!

Laila, então não estou exagerando ne!

Marizé, parece que no inverno estes "ataques" acontecem mais ne? rsss

Dani, ainda bem que vc me entende amiga! rss

Anônimo disse...

Ai Akemi vc é um doce mesmo, adorei o papo e a receita!
Vc está me encorajando a criar o meu blog também...já tenho uma ótima professora...rsrs!
Bjos!

Anônimo disse...

Pode ter certeza que esse vai ser o lanche de domingo... rs ADOREI! Super prático e com certeza saboroso.
Beijos
Taty
http://www.chocotaty.blogspot.com/

Katia Mine disse...

Adoro receita assim, fácil e gostoso.
melhor, impossível!!
bjos

Anônimo disse...

hum, eu tb ando com vontade de comer chocolates...rs
Mari

Lua Limaverde disse...

Eu também tenho fases, Akemi! Tem dias que dispenso com facilidade e outros que fico ansiosa por um chocolate! :)
Mas que brownie prático, hein?

Eli disse...

Aí amiga que vontade me deu do lado de k. :) Ficou tão lindo!

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Que delicia de brownie,vou deixar anotado p/fazer tbem!Daqui a pouco soh vai ter receitas do pecado no meu blog rsrs...E obrigada pela visita!bjos

Anônimo disse...

Olá Akemi, tudo bem?
Procurei um e-mail de contato no seu blog, mas não achei.
Tenho uma dica para você. Já ouviu falar do Geoblog (http://www.geoblog.com.br)? Ele foi criado seguindo o novíssimo conceito da geoweb, que é a fusão entre a informação disponível na web, como notícias, fotos, vídeos, e dados geográficos. É uma maneira muito bacana de divulgar a cidade de São Paulo e suas peculiaridades, além de estar em alta o conceito de navegação por mapas, como a ferramenta Google Maps.

Dentro do Geoblog, existe a categoria ‘comida’, onde são divulgados bares e restaurantes. O interessante é que qualquer pessoa pode inserir suas sugestões no mapa, como restaurantes que testou e aprovou, bares, notícias, fotos, vídeos que fez num dos locais... enfim, qualquer conteúdo que tenha a ver com os bairros do mapa.

Explicando um pouco melhor, o Geoblog é uma iniciativa da incorporadora Klabin Segall, realizada pela Espalhe, agência de marketing de guerrilha. Com isso, o site traz os mapas de três bairros de São Paulo: Butantã, Barra Funda e Vila Prudente, locais onde foram lançados empreendimentos da empresa.

O que acha de fazer um post sobre o assunto? Acredito que tem tudo a ver com o tema do seu blog e muitos dos seus leitores podem ter informações interessantes para inserir lá! Dá uma passada por lá, é melhor navegar do que eu descrever: www.geoblog.com.br/

Espero sua resposta e agradeço desde já.

Abraços,
Liège Cypriano

Ju Braga disse...

Nossa!! Tenho que me controlar!! Me tornei blogueira recentemente e sempre que faço o meu tour nos blogs fico louca querendo correr pra cozinha!! E esse seu brownie quase me tirou da frente do monitor neste exato momento!! AAii... "...camada crocante na superfície que, mesmo fria, não se perde." Ô pecado!

bjão

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Querida Akemi. Muito obrigada pela visita em meu blog, fiquei muito contente e honrada com sua visita.
Vou deixar as respostas em cada comentário, OK!

Seu blog, me inspirou a criar o meu. Estava procurando uma receita de onoguiri e encontrei teu blog.
Sou apaixonada pelo Japão sua cultura e culinária. E as lindas flores, principalmente a flor de cerejeira.

Você é muita simpática e criativa. Adorei! Saiba que acabou de conquistar minha amizade!

Beijos, Cris.
Vou fazer essa receita do brownie para meu marido e minha neném. Depois te conto.

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Ah sou do interior do Paraná-PR, uma cidade chamada Peabiru, aqui tem 10.000 habitantes. Meu e-mail é mixdesabores@gmail.com. Me escreva!

® disse...

Vô te contá, viu?!..rs..Não precisa detalhar tanto vai...:]..Olha a situação..'uma camada crocante...quadradinhos quentinhos...bola de sorvete...'Ah! Clarice...é judiar purdimais, né?! :D
E nostálgico ainda...'da vovó'...
Tudibão procê amiga!!

Maria Vitamina disse...

Hummm...chocolate é sempre benvindo...adoro!
Esta foto é uma tentação, faz crescer água na boca!
Delícia
bjinhos

R Lima disse...

Brownie é uma tentação que não resisto...

Bjs moça e saudades de vir por aqui.. como que andas?



Texto de hoje: sEnsAçõEs...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Cris disse...

Akemi... estou viajando aqui com a sua descrição do brownie... eu quero!

Hina disse...

Oi, so uma pergunta *.*
pode usar essencia de baumilha?
em vez de extrato?

Jerusa disse...

Muito boa a receita, fiz apenas uma alteração pois minha mãe é diabética: substituí o açúcar pelo adoçante de forno "Tal e Qual", porém ao invés de colocar 2 xícaras, pus apenas 1 e ficou muito saboroso.

Narciza disse...

Nossa amo de mais suas dicas, obrigado por compartilhar essas maravilhas conosco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails