terça-feira, novembro 06, 2007

Bolo de maçã com creme de leite


Mais uma receita do Cookpad. Confesso que esperava mais deste bolo pela quantidade de pessoas que já o fizeram e pelos inúmeros elogios a ele. O bolo perfumou todo o apartamento enquanto assava e ao parti-lo fiquei feliz com sua maciez. Tudo indicava que seria uma delícia! Pensei que os pedaços de maçãs se depositariam no fundo mas estavam espalhados por toda a massa. Bom sinal! Só faltava mesmo experimentar e já na primeira garfada me decepcionei. Pouco açúcar e o cheiro de ovo estava bem acentuado... :-(
Bem que pensei em colocar rum na massa. Estava quase entornando a garrafa e ao cair uma gotinha, desisti! rsss
Numa próxima tentativa, colocaria 200g de açúcar (receita duplicada) , um pouco de suco de limão para cozinhar com as maçãs e para perfumar, baunilha ou rum ou canela em pó. Vale pela ótima textura do bolo!

Bolo de maçãs com creme de leite

Receita original duplicada

2 maçãs
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g de açúcar mais 4 colheres de sopa
2 ovos grandes
200ml de creme de leite fresco
300g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Descasque as maçãs e pique em pedaços dee 2 a 3mm. Coloque num refratário e polvilhe as 4 colheres de açúcar. Aqui eu colocaria um pouco de limão também. Cubra com filme plástico e leve ao microondas por 8 minutos em potência alta, misturando na metade do tempo. As maçãs devem ficar macias. Deixe esfriando.

Unte e enfarinhe uma forma média ou grande de anel.

Peneire a farinha com o fermento.

Pré-aqueça o forno a 180oC para forma retangular ou 170oC para de anel.

Bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar e bata até ficar esbranquiçado. Junte os ovos batidos aos poucos. Coloque o creme de leite e bata mais um pouco.
Acrescente as maçãs junto com o caldo e a farinha peneirada. Misture com colher de silicone. Despeje na forma e leve ao forno por 35 a 50 minutos dependendo da forma. Faça o teste do palito. Espere 10 minutos antes de desenformar. Depois de amornar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

25 comentários:

Flávia disse...

Ai que tristeza ! Eu reluto muito quando vou fazer bolo branco, justamente por conta do cheiro de ovo que fica em alguns bolos. Já tirei a pele da gema, já bati com açucar até ficar clarinha, mas não tem jeito não. Acho que se colocar canela e cravos moídos, ou até um tiquinho de noz moscada deve ficar legal. As especiarias dão um tchan diferente e maqueiam o cheiro de ovo.(e se comeu ele quente o cheiro tb fica bem acentuado, frio geralmente melhora)
beijinhos, adoro suas receitas

risonha disse...

acho que um pouco de canela ou um cálice do nosso Vinho do Porto iriam fazer toda a diferença nesse bolo. de qualquer maneira o aspecto ficou muito bom.

Marizé disse...

Concordo com a Flavinha, noz-moscada e cravinho ficam deliciosos com bolo de maçã.

A sua forma é linda!

Beijocas

Laurinha disse...

Que linda forma do bolo, menina, fiquei encantada!
Que pena que o sabor ficou um tiquinho a desejar, pq ele tem uma textura boa, vê-se pela foto...Sua sugestão de 100g de açúcar é ao invés dos 80g (1 receita) ou 100g de açúcar a mais dos 160g (2 receitas)?
Beijinhos,

Patricia Scarpin disse...

Ah, amiga, que pena! Ele ficou tão lindo!
Essa sua forma é maravilhosa!

Anônimo disse...

Achei lindo demais... Pode ter certeza que vou fazer... FIQUEI APAIXONADA PELA SUA FORMA! querouma como faço para ter?
Um beijo
Taty

Migas disse...

Hummm...realmente é uma desilusão quando as receitas não saem como esperamos... Mas o aspecto está muito bom! Engraçado é que eu não sei o que é sentir esse gosto a ovo, nos bolos. Nunca reparei!

Beijos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Quem nunca passou por uma situação dessas?
Mas estamos aqui justamente para dividir as experiências boas e as nem tão boas assim, né?
A foto ficou belíssima!
Tenho certeza que a próxima vez sairá perfeitinho.
Bjs mil

Karla Maria disse...

Akmi, uma raspinha de limão tira o cheiro do ovo.
Vou fazer com as alterações que você fez e sei que ficará ótimo.
O seu bolo tá lindo.
Beijo

Agdah disse...

Ficou lindo. A forma é daquelas da Nordic?

A xícara de chá daqui mede 240 ml ou 8 oz.

Anônimo disse...

Akemi,
Q coisa..este fim de semana tb fiz um bolo q prometia tanto e no final faltou açucar tb...ou melhor rapadura, que era o q p bolo pedia...enfim, o meu teve q ir pro lixo..agora qu graça a sua forma, hein?! bjs Mari

Isabel Salvador disse...

akemi ficou mesmo um espectáculo...k maravilha só de olhar senti mesmo o cheiro........bjokas minha querida

Smas disse...

Humm!
Só pode ser delicioso!
Vou ter de experimentar!
Bjs

Eli disse...

Clarice se fala que esperava um pouco mais do bolo eu acredito mas a imagem está tão linda, a forma é tão linda o bolo ficou alto pra mim está um luxo. :)

Silvia Arruda disse...

Akemi do céu!! hehe
Só pela foto dá para imaginar o quanto esse bolo ficou delicioso! :)

Ana Prazeres disse...

Ai este bolinho de maçã... Tem cá uma cara...
Beijinhos

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Esse bolo esta maravilhoso,ficou lindo,adorei a forma!
Ontem fui no mercado ver se acho okara,mas estava fechado,essa semana ainda faço os cookies.
bjos

Anônimo disse...

ólá!!! é tao chato qdo a gente faz uma receita e nao fica do jeito que a gente gostaria... mas fazer o que!!! tbem adorei essa forma!!! ela é de silicone??? sera que da pra trocar o creme de leite pelo iogurte??? bjs

Nani disse...

Hummm de-me um pedaço?
Beijos!

Lulu disse...

Oi querida!Já estou com meu computador sem mãos :),ainda vou levar um tempinho para reinstalar tudo que tinha antes,mas pelo menos o rapaz conseguiu salvar meus arquivos!
Me chamou a atenção esse bolinho de okará,sabe que nunca tinha reparado nesse residuo de soja,é bom aprender as coisas com vc rss
Bolo branco realmente é complicado por causa do gostinho do ovo né,já experimentou retirar aquela coisinha branca que fica grudada na gema?Nunca testei mas quem sabe dá certo né!Beijos e uma ótima quinta-feira!

Lulu disse...

...eu de novo...escrevi com pressa e saiu coisa que não devia acima kkkkk,eu quis dizer computador EM mãos e não SEM mãos (._.')rss

Akemi disse...

Flavinha, obrigada pelas dicas querida!

Risonha, deu-me uma ótima idéia amiga! Porto deve deixar o bolo muito saboroso!

Marizé, obrigada!

Laurinha, 100g para uma receita, seria então 200g para a receita dobrada! Obrigada pelo aviso, vou corrigir na postagem!

Patricia, ao menos matei a curiosidade sobre este bolo amiga!

Taty, espero que tenha mais sucesso aí!

Migas, este foi um dos poucos que tive esta dificuldade e olhe que já fiz muitos bolos brancos! Fazer o que ne? Bjs

Dani, falou tudo querida!

Karla, acho que com as devidas correções ficará perfeito! Depois me conte o que achou!

Agdá, obrigada pela informação da xícara, sempre me embanano que os tamanhos! A forma é da Nordic sim! Sou apaixonada pela coleção deles, dá vontade de ter todas!

Mary, acho que o não foi nosso dia de fazer bolos! Este aqui até que o Luiz comeu algumas fatias! rsss

Belinha, obrigada!

Smas, com as correções creio que ficará ótimo!

Eliana, esta forma é meu xodó! Queria ter toda coleção amiga!

Silvia, amiga, infelizment o sabor ficou a dever para mim! :-(

Anette, também adoro bolo de maçãs mas este aqui me enganou! rsss


Moni, que pena! Espero que os seus cookies fiquem gostosos!

Marcia, a forma é metálica e teflonada. Depois daquelas madeleines em formato de rosas, desisti do silicone! rsss
Acho que vai ficar mais light se vc usar iogurte.

Nani, sabe que quando o bolo não sai do jeito que quero eu não ofereço nem para minhas cobaias? rss
Fico sem graça amiga! Mas daria um pedaço com o maior prazer depois de refazê-lo com as alterações!

Lu, ebaaaaa finalmente a paz voltou ao lar! rsss
Que bom que o rapaz conseguiu salvar os arquivos, seria de arrancar os cabelos perder tantas coisas bonitas! Sabe que eu tenho a maior má impressão daquele fiapão grudado na gema, acho "kimoi"! rss Sempre tiro! rss
Acho que nesse bolo uma baunilha ou especiarias ou bebida resolve o problema, amiga! Saudades! Bjs

Cris disse...

Eu amo bolo de maçã! Akemi, quero ver todas as suas formas, esta é outra diferente! Que linda!

winnie disse...

Que coisa boa!

Anônimo disse...

Eu sempre coloco meia colher de (chá) de conhaque pelo menos meu bolo não fica com cheiro de ovo. Também não gosto de bolo com cheiro de ovo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails