terça-feira, novembro 13, 2007

Ai que sopinha boa!




A querida Marizé, lá do outro lado do mundo, tentou-me outro dia com este delicioso caldo, um legítimo prato português que faz séculos que não comia. Usei os ingredientes que dispunha aqui e ficou muito bom, mas tenho certeza de que um paio de melhor qualidade deixaria esta sopa mil vezes mais saborosa!

Marizé, obrigada pela deliciosa inspiração! Foi o jantar perfeito para esta noite fria! Aqueceu-me tanto que desisti até da idéia de usar o aquecedor aqui! ;-)

Caldo verde

1 dente de alho picadinho
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de azeite
1 paio em rodelas
1 folha de louro
3 ou 4 batatas descascadas e picadas
água o suficiente
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de caldo de legumes granulado (opcional)
2 ou 3 folhas de couve picada fininho

Refogue o alho no azeite até alourar. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Coloque o paio e frite bem até tudo ficar caramelado. Despeje a água, as batatas e o louro. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar as batatas. Retire as rodelas de paio, o louro e bata o caldo no liquidificador (eu retirei só as batatas e um pouco do caldo e bati). Volte tudo na panela e leve ao fogo novamente. Deixe ferver e coloque a couve e o paio. Deixe só o tempo de mudar a cor da couve. Acerte o sal se necessário e regue um fio de azeite. Sirva em seguida.

26 comentários:

laila radice disse...

humm q maravilha amiga@!!! ficou linda d+! e fala serio, um caldo verde semmmpre vai bem!!! bjos

Romy Almeida disse...

é das sopas que mais adoro... :-P

bem simples de confeccionar e uma delicia para os paladares mais refinados ;-)

bjokas

Valentina disse...

Clarice, isso 'e a cara da minha mae. Sempre fazia um caldo verde. Tao bom! Quando moravamos em Belem tinhamos muitos vizinhos portugueses e mamae pegava muitas receitas com as vizinhas. Ja fiz pro meu namorado e ele tambem adora.A tua me deu vontade...bua!!

risonha disse...

nem que fosse de propósito: ainda hoje ao almoço comi uma tigela de caldo verde, feito pela minha mãe que faz dos melhores caldos verdes do mundo.
o seu também está lindo

Patricia Scarpin disse...

Nossa, nem consigo me lembrar da última vez em que tomei caldo verde, amiga! Que delícia!

Eli disse...

Akemi eu amo de paixão caldo verde, o seu esta um encanto!! Hummm!!!!

Laurinha disse...

Hummmmmmm, adoro, e ficou lindo!
Uma sopinha assim, bom demais!
Beijinhos,

Beatriz Belliard disse...

Sabe que tb nao resisti e fiz esta sopa domingo ? Tb esta friiio aqui ! So que aqui é impossivel de encontrar couve, e fiz com blette que nunca vi no Brasil, ficou igualzinho ! bjs

Anônimo disse...

Nada sussurra "confort food" ao meu ouvido tanto como uma boa malga de caldo verde quentinho. Adoro, é a minha sopa preferida e se for bem feita é um manjar dos deuses! :)

Letrícia disse...

Caldo verde é uma delícia, mesmo. Sem falar que é um santo remédio para eventuais ressacas...

Mirian disse...

Oi Akemi!PArabéns pelo níver do blog!
Ai..quanta coisa gostosa!!
Adoro empadãoooooooo!!!Camarãoooo!Ai....quero ser sua vizinha!hehehe
Bjossssssssssssss!

Unknown disse...

Um caldo verde é realmente uma coisa muito boa. Ainda bem que gostou. Da próxima vez, além do caldo verde, tem de assar uma sardinha...

Anônimo disse...

olá!!
legal saber que o seu blog faz aniversário no mesmo dia que eu!! afinal foi através dele que eu descobri diversas receitas deliciosas, de dar água na boca, além de outros blogs maravilhosos!!
parabéns e vida longa ao pecado da gula!!

® disse...

Hum hein Akemi...:]
Um mói de côvi minêra bem picadin...nussa vida!! Encheu a boca d'água e de saudade o coração..Bão dimais!!!
Tudibão procê amiga!!

..hj fiz receitinha japonesa, crê?!...rs

® disse...

P-A-R-A-B-É-N-S!!
Que os anos possam se multiplicar nos presenteando com sua dedicação e carinho.
Beijinhos...da Vinni

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Nesses dias so tomo sopa no jantar,fiz caldo verde ,mas o seu esta mais caprichado,vou experimentar fazer tbem!
bjos
Tenha uma otima semana

Akemi disse...

Laila, é verdade, nem precisa esperar esfriar para provar esta delícia!

Romy, falou tudo, amiga!

Valentina, que boas recordações amiga!

Risonha, fazia gosto de provar o caldo de sua mãe também! Não duvido que seja o melhor do mundo, querida! Quem sabe algum dia eu ainda provo do verdadeiro feito por uma portuguesa??? ;-)

Então, Patricia, eu também não preparava desde que era mocinha, então é muuuuuuuito tempo atrás! rss
Mas fazia tudo a olho e esta aqui ficou da pontinha da orelha!

Eliana, esta sopinha é tudo de bom ne, amiga?

Laurinha, obrigada!

Bia, fiquei curiosa com essa folha que vc usou! Tem gosto parecido com couve?

Witchie, não duvido nem um pouco amiga! Tomei 3 pratadas e olha que o paio não era dos melhores! rsss

Letrícia, deste mal acho que não vo sofrer porque não coloco uma gota de álcool na boca mas é bom ficar sabendo!

Mirian, se fôssemos vizinhas acho que faríamos escambo, comida de cá, crochê de lá! rsss
obrigada pelo carinho!

Goretti, hummm preciso ver esta sardinha agora!

Érika, então o Pecado nasceu num ótimo dia! Parabéns para vc também querida e volte sempre!

Vinni, já quero ver o que vc fez de comida japonesa! Aguçou a curiosidade, vixi maria! rss

Moni, este friozinho está ótimo para provar todas as sopas não? Tenha uma linda semana também!

Marizé disse...

Akemi, é uma honra saber que o meu caldinho te inspirou.

Ainda bem, pois ficou lindo.

Beijocas grandes

Ana disse...

Essa eh uma das sopas q eu mais gostava de fazer e comer no Brasil! Quando pequena pedia sempre p/ minha mae, quando maior eu mesma ia la e fazia!
Sabe q faz tempo tbem q nao como Caldo Verde... ja fiz aqui umas vezes mas acho q a couve do Brasil e tao mais gostosa, e fica mais macia quando cozinha tbem.
E olha, eu achava q era so impressao minha, mas Matheus adora a couve que minha mae faz (simples, refogada, sabe?!) e um tempo depois de voltarmos do Brasil da ultima vez ele me pediu p/ que fizesse couve aqui em casa. Fiz e acredite ou nao, ele tbem comentou que a couve do Brasil eh bem mais gostosa... ai, vai ver sou eu que sou "couve-impaired" mesmo e o negocio eh q a comida de Avo eh mais gostosa!
Ana

Beatriz Belliard disse...

Akemi, tem gosto parecido sim, é uma folha grande, e tem o talo do meio bem largo? Nunca vi no Brasil, quem nao tem cao caça com gato rs, eu é que nao ia deixar de comer um caldo verde bem gostoso ! bj

lulubeka disse...

Eu amo caldo verde!!!!
Me lembra minha infância, que delícia..
Uma ótima receita para os dias frios.
Abraços.

SEO Personal disse...


Your articles always have been very informative to me. They are very cognitive and prudently explained. I urge you to update us always without fail.
Top 10 CBSE Schools Meerut
Dietitian in Meerut
Satta King Result
School Management Software Meerut
Dhoni Wicket Keeping Gloves
Web Developer in Meerut
SEO Company in Hapur
Web Development in Meerut


Rahul Saha disse...

This is Great Article. Keep update your blog regular and upgrade readers Knowledge.
Best graphic designing agency in Delhi NCR
Hapur Digital Marketing Agency
Top 10 CBSC Schools in Meerut
Disawar Satta King Chart Number
Meerut Best SEO Service Company
Delhi Satta King Number

Rahul Sharma disse...

This is Great Article. You are post informatics blog so keep posting.
Free home services
SEO company in Meerut
Website Designing Company In East Delhi
Top 10 CBSC Schools in Meerut
Desawe Satta Result
Digital Marketing Service
Desawer King Satta Bazar
Latest News in Hindi

onlyblog disse...

Nice Blog. Thanks for sharing with us. Such amazing information.

How to prevent robbers entre your home with a modern lock system

shofialisa disse...

Wow excellent post ! an amazing article, I learn something more challenging on different blogs face everyday, i opened your link and have a lot of information itsreally interest to me..........
how much is an uncontested divorce in virginia
how much does a uncontested divorce cost in virginia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails