segunda-feira, abril 23, 2012

Bolo de limão siciliano com chia


Desde que comecei a consumir chia queria experimentá-la num bolo no lugar das sementes de papoula que sabe-se lá por quê foram proibidas no país. Apesar de não ter gosto nenhum, as sementes de papoula conferem uma textura levemente crocante aos bolos além de dar um charme extra na aparência. A chia também não tem gosto e é levemente ovalada, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e, se consumida regularmente e na dose certa, traz muitos benefícios para a saúde.  Quem quiser maiores informações, deem uma olhada aqui e aproveitem para conhecer o blog lindo e super bem escrito dessa moça. Mas voltando ao bolo (oi??? rsss), não é que a substituição deu certo???  :)
Gostei demais desse bolo, fica extremamente macio que chega a se esfarelar e a calda deixa a massa úmida e deliciosamente azedinha!
A receita só poderia ter vindo lá da Patrícia que adora sabores cítricos! Seu blog é recheado de muitas delícias e dicas ótimas de filmes e livros! Graças a ela devorei a trilogia Millenium! :)

* xícara medida 240ml

1 xícara  de açúcar cristal (200g)
1/2 xícara + 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente (120g)
100ml de óleo de canola
raspas das cascas de 3 limões sicilianos grandes
3 ovos extra
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara de água quente (60ml)
1¾ xícara de farinha de trigo (250g)
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
2/3 xícara de farinha de aveia (75g)
3 colheres (sopa) de sementes de chia

Calda:
3/4 xícara de açúcar cristal (150g)
100ml de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno 180˚C e unte e enfarinhe uma forma quadrada de 22cm.
Peneire a farinha de trigo com a de aveia, fermento e sal. Reserve.
Coloque a manteiga numa vasilha e bata na batedeira até ficar cremosa. Junte o óleo, açúcar e raspas de limão e bata até ficar uma mistura clara. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da vasilha. Coloque a baunilha e bata mais um pouco. Despeje a água quente e bata mais um pouco. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre essa mistura e bata em velocidade baixa só para incorporar a farinha. Despeje as sementes de chia e misture com espátula. Despeje a massa na forma e nivele a superfície com as costas de uma colher. Leve para assar por cerca de 40 a 50 minutos, faça o teste do palito para se certificar.
Logo que tirar o bolo do forno, prepare a calda. Coloque o açúcar e o suco de limão numa panelinha e leve ao fogo só para dissolver o açúcar. Fure gentilmente toda a superfície do bolo com garfo ou palito e despeje a calda quente por cima. Deixe esfriar na forma mesmo. Sirva morninho ou em temperatura ambiente.

28 comentários:

Anônimo disse...

Ficou lindão e bem fofinho em?! Eu ainda não conheço essas sementinhas e agoras as anteninhas já estão ligadinhas assim que achar e experimentar te conto o que achei. A foto esta um primor.

Eli

Emília disse...

Ainda não comprei a chia, liguei no Mundo Verde para saber se tinha e levei um susto básico com o preço, fiquei de pesquisar em outras lojas.
Terminei de ler a trilogia Millenium na semana passada, gostei do primeiro livro, e fiz muita espectativa com os outros dois, e acabei me decepcionando um pouco.
O bolo ficou lindo, pelo menos na foto, não dá para dizer que não é semente de papoula.
Bjos

Lu Westphal disse...

sabe q ultimamente tenho visto bastante receita com as sementes, mas eu nem sei onde compra e nao sei sse me aventuraria.
acho q vou acabar me inspirando com tanta coisa boa q aparece hehe.
bj
boracozinhar-lu.blogspot.com

Carla Colombo disse...

delicia de bolo!!! tenho usado as sementinhas de chia no iorgurte, ou salada de frutas! mto bom! só nao gosto muito quando elas entram nos buraquinhos nos dentes! hauhauhauahuahau bjos!


Carla Colombo
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Ficou lindo demais, amiga! Fiquei tão feliz quando sabendo que você gostou da receita, adorei!
xx

Lua Limaverde disse...

Akemi, essa receita é das minhas e estou com alguns limões por aqui, só não tenho a chia! Beijo!

tatiane disse...

Ainda não experimentei chia, mas estou bem curiosa para descobrir o sabor. Eu sinto falta das popoulas, pra mim elas têm um sabor que lembra nozes, não sei porquê. Pelo que sei, ficou proibida a produção no país, a importação é liberada, mas parece que ninguém se interessou pela burocracia, uma pena :/

beijos!

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

não conheço xia. Costumo utilizar sementes de papoila
http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2011/04/bolo-de-iogurte-com-limao-e-sementes-de.html

:)

Dafne Augusto disse...

ENQUANTO EU PROCURAVA UMA RECEITA PARA MINHAS FORMINHAS DE BOLO INGLÊS EU VI ESSA LÁ NO TECHNICOLOR, MAS ACABEI ME DECIDINDO POR UMA DA JOSY. FICOU LINDA MESMO HEIN, E FIQUEI INTRIGADO COM ESSA COISA DE PROIBIR SEMENTE DE PAPOULA. ESTRANHO HEIN
UM BEIJO AKEMI

Unknown disse...

Akemi, que lindinhos que ficaram esses bolinhos! Adorei! Será que encontro essas sementinhas aqui na Amazonia? Rsrsrs...aqui tudo é mais difícil, mas vou procurar.Boa semana! Beijos.

Inês Ginja disse...

Uma maravilhosa adaptação do bolo da Patrícia, que também ficou debaixo do meu olho.
Não sabia que as sementes de papoila estavam proibidas aí. Nunca experimentei chia, mas já tinha visto outra receita sua e fiquei curiosa.
Lindo bolo, para comer, uma e mais uma fatia :)
Um beijinho.

Cristina disse...

Akemi, ficou lindo seu bolo, eu já tinha lido aqui sobre sua intenção de substituir a papoula pela chia e fiquei animada por ter dado certo!
Quanto ao parmesão que uso, vou responder por aqui (é mais fácil,rs) não costumo ser fiel à marcas, o bolso não aguenta! dessa vez usei uma marca própria do supermercado Muffato, não é de ponta, mas tem aroma suave, que eu prefiro!
Bjs e boa semana!

Unknown disse...

Hummmm!!!Aqui na Alemanha eu acho semente papoula facinho ,álias tenho aqui em casa.Por tanto,vou fazer esse bolinho com a semente de papoula!!!Deve ficar maravilhoso!!!!!!!Esse seu bolinho está demais Akemi!!!bjos e uma linda semana para vc!!!!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Eu também não entendo porque proibiram semente de papoula. Gostava muito de usa-la em alguns pratos.
Vou experimetnar essas de chia, que ainda não conheço. O seu bolo ficou lindo!
Bj e boa semana,
Lylia

Akemi disse...

Eli, essas sementinhas são poderosas e a Ana comentou que tbm podem substituir ovos em receitas de bolo! Esse será meu próximo desafio! ;)

Emília, a chia é bem cara mesmo, ainda mais agora que a Namaria vive falando nela. Acho que depois que a poeira baixar, os preços devem cair tbm!
Da trilogia, o segundo achei foi mais fraco mas no terceiro, melhorou de novo! Quero ver os filmes agora!

Oi, Lu, aqui na cidade encontro nessa lojas de produtos naturais, elas são meio carinhas mas experimente para matar a curiosidade!

Carla, é verdade! rsss

Patricia, impossível não gostar de alguma receita do seu lindo TK!

Luna, já tô sentindo o cheirinho do seu bolo daqui! ;)

Tatiane, agora quem ficou curiosa fui eu!!! Jura que tem gosto de nozes???

Mané, que bom que vcs têm as sementes a vontade aí!

Augusto, experimente esse bolo da próxima vez, vai adorar! ;)

Cristina, do jeito que as sementes estão "bombando" é capaz que cheguem logo logo por aí tbm!

Ginja, quem não tem cão, caça com gato! rsss

Cris, obrigada pela dica do parmesãom , vou procurar no Muffato daqui! Depois te conto!

Rosangela, me mataaaaa de inveja!!! rsss Depois me conta como ficou o bolo!!!

Lylia, agora só na muamba de quem vem do exterior! :(

Josy disse...

Akemi querida, sabe que nunca usei chia? Gostaria muito de experimentar e fico alucinada quando vejo nos blogues das amigas portuguesas bolos com sementes de papoula, e infelizmente aqui é proibido. Adorei sua idéia da chia como substituta e embora os dois não tenham gosto só o fato de dar um lindo visual e sentir a crocância das sementes ja vale a pena. Vou comprar chia só por causa desse post. Amei. O bolo ficou lindissimo. Bjos ótima semana

Andréa Santana disse...

QUERIDA AKEMI,
O SEU BOLO FICOU LINDO COM UM ASPECTO DELICIOSO.
ESSAS SEMENTES SÃO ÓTIMAS PARA A SAÚDE.

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BJS

Megumi disse...

Humm..parece tão fofinho...amo bolo de limão!Vou ver se encontro essa sementinha por aqui.
Falando no filme, tb achei o segundo fraquinho e até tinha desanimado pra assistir o terceiro, mas ja que vc falou que melhorou, vou ver hj mesmo! Rss...
Bjss!

Unknown disse...

Menina, adorei sua ideia,

Uma super solução para substituir as "perigosíssimas" e super proibidas sementes de papoula,

O bolo ficou genial,

Parabéns!

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Eu não conhecia e nem tinha ouvido falar de "Chia"... Legal!!! Aprendi mais uma com você... ADOREI!!!
Jurava que essas sementinhas eram papoulas.. Você me enganou (risos)...
Grande beijo, Irene

grazi disse...

Ficou lindo!!

Sabores Autenticos disse...

Lindo e delicioso!
Bjs

Sandra Reis disse...

Akemi, sabe que como uma colher de sobremesa de Chia todo dia, em geral 1 hora antes do almoço. Apesar de cara, ela é tão levinha que um pacotinho acaba n~eo sendo tão absurdo.
Pois eu também ficava me perguntando se não entraria bem no lugar da papoula. Bingo, deu super certo e tenho certeza que ficou mais nutritivo, pois a papoula é bonita, realmente dá uma crocância, mas (pelo que eu saiba) não tem propriedades nutricionais como a chia.
Vou fazer, teu bolo está lindíssimo, uma textura maravilhosa. Parabéns!
Beijão

Milena Andrade disse...

Akemi, adoro o seu blog, sempre que tenho duvidas ou quero preparar uma receita rapida no fds venho correndo aqui na sua cozinha, amo de paixão a forma como posta cada uma delas! Este bolo não ficou atrás, maravilhoso e realmente parece muito com paupola... ficou lindo e bem fofinho! Beijos.

Dafne Augusto disse...

Então Akemi, eu já tinha meio que preparado tudo para o bolo natalino quando vc me indicou o bolo da Dona Lote, então acabei fazendo ele mesmo. O outro vou deixar para a proxima vez. Vi um com licor de laranja que também achei fantástico. Não sei porque ele não ficou bom nas minhas forminhas :( acho que eu deixei menos ou abri antes o forno sei la, o fato foi que grande ele ficou maravilhoso. Por isso achei melhor passar a receita na forma grande mesmo rsrs. Tem mais uma receitinha sua pra sair essa semana. To com postagens prontinha até dizer chega rsrsrs
Um beijo

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO FICOU LINDO.
NUNCA USEI AS SEMENTES DE CHIA EM RECEITAS,COSTUMO USAR NOS CEREAIS DE PEQUENO ALMOÇO.
BJS

Nane Cabral disse...

Humm... que maravilha de receita. Seu bolo ficou com um aspecto ótimo, lindo e me deu água na boca. Bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com tem sorteio no blog.

wair de paula disse...

Eu ainda nao entendi a proibição da venda de sementes de papoula por aqui. Quase trouxe de minga ultima viagem, mas fiquei com medo de ter um momento de terror na alfandega, tipo "midnight express". Vou ecpxperimentar com chia, ótima idéia. Abs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails