terça-feira, abril 17, 2012

Nhoque aos dois molhos

Desde que vi este nhoque da Sandra fiquei com ele me martelando na cabeça. Adorei a idéia de fazer um molho de abobrinhas mas também estava com alguns tomates bem madurinhos que precisavam ser usados. Lembrei de um prato que comia muito no Japão chamado "omuraisu" que é um arroz envolvido por omelete. Na maioria dos restaurantes geralmente o arroz é adocicado e é servido apenas com catchup por cima mas havia um pequeno restaurante perto do nosso apartamento que preparava o prato sem nada de catchup, apenas ovos e arroz mas era servido com um ou dois molhos à escolha do cliente. Meus preferidos eram molho de tomates tipo bolonhesa e um molho branco delicioso com pedaços de frango e cogumelos! Aproveitando a idéia, resolvi experimentar nesse nhoque.
Usei a massa da mãe da Sandra também e realmente fica maravilhosa. Como ela disse e eu comprovei, é firme mas ao mesmo tempo macia e derrete na boca! Comi uma boa quantidade deles apenas cozidos de tão gostosos que são! Acho que por isso não consegui comer o tanto que gostaria do nhoque pronto mas ficou muito bom! Alguns nhoques você saboreia com molho de abobrinha, outros com molho de tomates e outros com os dois molhos juntos! A casquinha gratinada dá o toque final a cada garfada, por isso capriche na hora de polvilhar! Só queria que o molho de abobrinha ficasse mais pedaçudo como da Sandra, talvez seja melhor cozinhar os legumes al dente ou senão pulsar apenas algumas vezes no processador.


* xícara medida 240ml

Nhoque:
1 kg de batata
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de amido de milho
1 ovo extra
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) cheias de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Descasque as batatas, corte em pedaços menores e despeje numa panela. Lave bem e cubra com água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ficarem macias. Escorra e volte as batatas na panela. Leve ao fogo novamente, chacoalhando a panela até que toda a água seque. Esprema as batatas e espere amornar para colocar o restante dos ingredientes. Amasse bem e faça cordões na mesa enfarinhada. Corte os nhoques e leve para cozinhar em pequenas porções em água fervente com um fio de óleo. Quando subirem na superfície, recolha com espumadeira num escorredor.

Molho de tomate:
2 colheres (sopa) de óleo de canola
6 tomates italianos grandes e maduros sem sementes batidos no liquidificador
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
150g de carne moída (usei patinho)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) rasa de açúcar
sal, pimenta do reino e orégano a gosto
azeite extra-virgem para finalizar

Aqueça o óleo numa panela e refogue o alho e a cebola. Quando ficar transparente, junte a carne e mexa bem até mudar de cor. Junte os tomates batidos, uma 1/2 xícara de água para "lavar" o copo do liquidificador, o extrato de tomate, açúcar e uma pitadinha de sal. Tampe e deixe apurando até engrossar. Acerte o sal e junte pimenta do reino e orégano. Apague o fogo e regue com um bom fio de azeite. Misture e reserve.

Molho de abobrinha:
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
2 abobrinhas médias picadinhas (500g)
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) cheia de requeijão cremoso
sal e pimenta do reino a gosto
uma pitada de noz-moscada ralada

Aqueça o óleo numa panela e refogue o alho e cebola. Quando ficar transparente, junte as abobrinhas e tempere levemente com sal e pimenta. Baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar até ficarem macias. Se necessário, pingue um pouco de água. Deixe amornar alguns minutos e depois bata no liquidificador. Despeje de volta na panela, junte o creme de leite, o requeijão e leve ao fogo para aquecer. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Montagem:
Num refratário grande (23x34cm), despeje o molho de tomate. Espalhe os nhoques cozidos e cubra com o molho de abobrinha. Polvilhe fartamente com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 220˚C para gratinar. Sirva em seguida com mais queijo ralado se desejar! ;)

24 comentários:

Sandra Reis disse...

Akemi querida, mais uma vez sinto-me honrada em estar aqui na sua cozinha, que pra mim é uma referência de bom gosto, boa execução e boas receitas.
Esse nhoque da mamis é mesmo uma delícia, nunca comi igual. Além disso fica brilhate por conta do amido de milho.
Um grande beijo e obrigada pelo carinho

São Ribeiro disse...

FICOU COM UM EXCELENTE ASPECTO.
BJS

Cristina disse...

Bom dia Akemi, minha mãe tbm faz um nhoque de batata (o melhor que já comi)firme, mas que desmancha na boca...divino!Achei diferente e muito saborosa essa opção de dois molhos...parece tão substancioso e bom!rs...
Bjs,
Ps:Tbm roubo vários para comer sem molho, tão bom que é!;)

Lu Westphal disse...

Adorei a ideia do molho de abobrinho eu sempre faço em qlqr coisao molho de tomate.
bom variar né?
gostei bastanta da receita de nhoque tbm.
faz alguns dias postei a receita do seu pão para hamburguer, e ontem repeti a receita e fiz cachorro-quente.Q receita ótima, hein?
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Sabores Autenticos disse...

Ta com um aspecto delicioso!
Bjs

Inessa disse...

Olha só que molho legal usando abobrinhas! Só assim pro marido comer abobrinhas! rsss
Ake, fiquei com vontade de comer o omuraisu! Vou comer por lá, deve ser uma delicia!

Bjos!!

Milena Andrade disse...

Hum... com molho de abobrinha, deve fica realmente delicioso!!! Adoreia sujestão Akemi. Beijos.

Trainee de Cozinheira disse...

Essa sua mistura ficou ótima, fiquei aqui babando, anotei tudinho e vou fazer logo!!!o meu problema é que nem o seu começo a comer antes dos molhos aí já viu né?!bjs
Maura

Érica disse...

Akemi, que perdição! Esses dias estou com vontade de comer nhoque e vejo este agora, deve ter ficado bom demais.
bjs

Unknown disse...

Maravilha das maravilhas!

Em casa somos apaixonados por nhoque, fiquei curiosíssima com essa receita, que logicamente vou fazer, e o molho com abobrinhas me deixou com vontade...me aguarde, portanto! rsss

Abraço,
Boa Tarde!

karaimame disse...

Pronto... mais uma receita com abobrinha que eu coloquei na lista! Ainda estou para fazer aquele bolo salgado... (eu te conto quando, prometo!)
Adoro nhoque... e esta combinacao com dois molhos, ai ai...
Akemi-chan!! E você falando em omuraisu... lembrei da minha mae... Êê comidinha gostosa!
beijoooo, boa semana!

Anônimo disse...

Oi Akemi!!

Está receita é só CTRL-C e CTRL-V!!! hehe
Um beijo e obrigada

Nara

Josy disse...

Também vi Akemi, mas são tantas delicias que encontramos por essa blogsfera que nem sei por onde começo hehe. Que lindo ficou seu nhoque. Adoramos nhoque, e esse está anotado a um tempinho, mas foi ótimo revê-lo aqui, é pra não esquecer mesmo! Hummmm....bateu a fome. Bjinhos

Sandra Peres disse...

Tenho que dar um jeito de anotar tudo e fazer tudo, são tantas receitas boas, essa por exemplo sei que se fizer todos vão adorar, comer até lamber o prato!!!

Deve ter um jeito de me organizar pra isso e parar de babar nas postagens!!!

Anônimo disse...

✖★══════════ஜ۩۞۩ஜ══════════★✖
✖♦°►►♫♪|[Ola,amiga Akemi»]|♫♪◄◄°♦✖
✖★══════════ஜ۩۞۩ஜ══════════★✖

De nada ,Akemi.O pouco que sei passo adiante com muito prazer.
Ontem os meninos foram tirar os pontos,morrendo de medo do medico.
Ah! Esqueci de falar...as meninas ficam um dia internada ,os meninos se forem de manha a tarde la pelas seis horas da tarde ja voltam para casa.
Por aqui tudo bem,so que os alimentos tao o olho da cara.
So para ter uma ideia o pepino(dois pepinos) estao 98 yens,tomate entao ta 400 yens...e vai assim por diante.
\O/ loco viu.
Beijocas da Normita.
*Ps:Que nhoque gostoso,heim!!!

Marcella Preta ;) disse...

O que é isso? Ah neeeeeeeeeeeeem, ah neeeeeem, quero mto! eu aaaaaaaaamo nhoque *------* sonhei aqui!

bjoca

Megumi disse...

Humm...deu água na boca!
Akemi, vc passa alguma coisa no nhoque pra eles nw grudarem depois de cozidos? Sempre que faco,gruda tudo...
Bjss!

Akemi disse...

Sandra, eu que agradeço a vc por postar receitas tão deliciosas! Com certeza outras vão pintar por aqui! ;)

São, obrigada!

Cristina, preciso conferir essa receita de nhoque da sua mãe!

Oi, Lu! Com os meus irmãos e meu pai molho para macarrão só podia ser de tomate. Se colocasse outro tipo de molho lá vinha reclamação! rsss
É bom sim, experimentar outros tipos de molhos, a gente acaba se surpreendente com os resultados!

Lurdes, obrigada!

Inessa, acho que nesse molho ele nem vai perceber que tem ingrediente secreto! rsss
Experimente o omuraisu lá, depois me conte o que achou!

Milena, fica bem diferente e delicioso! Prove qualquer dia!

Maura, a gente já senta na mesa de barriga cheia ne? rsss

Érica, a bagunça de fazer nhoque desanima algumas vezes mas o resultado compensa ne? Acho bom vc obedecer sua larica hein! rsss

Renata, vou aguardar então! rsss Tenho certeza que nas suas mãos vai sair um nhoque pra lá de especial!

Lily-chan, tbm fiquei com vontade de comer o omuraisu da sua mãe! Poste qqr dia pra nós babarmos! ;)

Nara, já morri de rir aqui! rsss

Josy, nem me fale! Uma receita mais gostosa do que a outra e a lista está sempre aumentando! rsss
Disse que queria usar mais os meus livros de culinária este ano mas não consigo! Vcs estão sempre me torturando com pratos apetitosos todos os dias! E eu não posso contrariar minha larica! rsss

Sandra, como te entendo! Sabe que acordo pensando em fazer uma receita mas vou no mercado, veja algum ingrediente que não estava na lista e mudo de idéia. Chego em casa, entro na net e dou de cara com uma receita que PRECISO fazer e muda tudo de novo! rsss

Norma, tadinho dos seus filhinhos! Mas agora vão ficar sossegados e te deixar sem preocupações de sumir para namorar tbm! Sabe que no dia que a Laika foi tirar os pontos da cirurgia precisou de 3 pessoas para segurar ela??? Foi o maior sufoco! rsss
Menina, como as verduras estão caras, quer dizer, mais caras ainda! Nem dá pra caprichar na salada desse jeito ne? Taihen!!!!

Marcella, morro de rir contigo! rsss

Megumi-chan, foi bom vc ter perguntado porque eu coloco um fio de óleo na água do cozimento. Vou já arrumar o post! ;)

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Eu adoro nhoques!!! Fiquei muito curiosa com o sabor da mistura dos dois molhos... Deve ficar DELICIOSO!!! ADOREI!!!
Anotei a receita... Obrigada...
Grande beijo, Irene

Anônimo disse...

Nhoque com o molho simples de tomate já é tudo de bom agora fico imaginando esse nhoque com dois molhos especiais assim é de pirar o cabeção amiga. Apaixonei.


Lica

Unknown disse...

Meninaaa, amo nhoque!!!!!Esse seu deve ter ficado maravilhoso!Que delícia esse dois molhos!!!!!!!!!!

Megumi disse...

Akemi, fiz o nhoque!!!E que delicia de massa!O molho fiz a bolonhesa mesmo, pq o povo de casa tem certas frescurinhas,rsrs...mas a massa é realmente deliciosa. E as criancas adoraram "ajudar",rss...
Uma ótima semana,bjsss!

Megumi disse...

Ahhh!!!E nw grudou,rss...Obrigada!

Akemi disse...

Banzai, Megumi!!! Obrigada por retornar e contar o que achou da receita!!! Bjss e uma ótima semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails