quarta-feira, abril 25, 2012

Sequilhos de nata

Sequilho bom é aquele que derrete na boca ne gente? E dia desses veio uma vontade doida de comer um assim. Acabei escolhendo esta receita para usar também o creme de leite fresco/nata que temos aqui no Sul.
A doida estava com tanta vontade que resolveu duplicar a receita sem conferir se tinha amido de milho suficiente! rsss Chacoalhei o pacote até quase caírem as letras da embalagem e consegui 600g. Faltou 30g, coisa de 3 colheres de sopa mas fui em frente com a receita.
A massa ficou um pouco mole ainda mas deu para modelar com as mãos levemente untadas. No forno elas se esparramaram, fiquei apreensiva mas depois começaram a dar uma leve estufadinha e eu fiquei mais calminha! rsss
Os sequilhos são do jeito que queria, somem na boca num piscar de olhos! Única coisa que faria diferente da próxima vez é diminuir um pouco no açúcar e, claro, conferir se tenho tudo na despensa antes de botar a mão na massa! :D

* xícara medida 240ml

 1/2 xícara de nata (130g)
1 colher (sopa) rasa de manteiga amolecida (8g)
3/4 xícara de açúcar (150g)
uma pitada de sal
1 ovo grande (50g)
1 colher (chá) de fermento em pó (5g)
2 xícaras + 2 colheres (sopa) de amido de milho (315g)

Coloque todos os ingredientes numa vasilha, menos o amido de milho. Misture e vá adicionando o amido aos poucos até formar uma massa mole mas modelável. Com as mãos levemente untadas com óleo faça bolinhas de uns 2cm e vá distribuindo em assadeiras untadas e enfarinhadas. Deixe espaço de uns 5cm entre uma bolinha e outra porque elas se esparramam no forno. Leve para assar me forno preaquecido a 180˚C por cerca de 20 minutos ou até corarem embaixo. Não deixe dourar por cima. Tire do forno e espere amornar uns 5 minutos antes de transferir numa grelha. Depois de frios, guarde em latas bem fechadas.

Atualizado em 26/04/2012: a leitora Megumi do Japão fez os sequilhos com creme de leite fresco comum mesmo e deu certo! Ela usou apenas 100g (=100ml) de creme de leite e aumentou levemente a manteiga para 10g (coisa de uma lasquinha a mais).
Se alguém fizer com o creme de leite de caixinha, deixe seu comentário por favor! ;)
Atualização em 01/05/2012: a leitora Giselle de São Luiz/MA testou com creme de leite de caixinha e infelizmente não teve bons resultados. Ela comentou que os biscoitos se esparramaram todos e ficaram borrachudos. Uma pena mas fica o alerta para outros leitores!




27 comentários:

Anônimo disse...

Clarice falou tudo, sequilho tem que derreter na boca e esse seu deve ser daqueles que nos levam ao céu em segundos.

Lica

Delícias da Pipas disse...

Fiquei com vontade de roubar todos :)))

Cristina disse...

Sequilhos de nata estão entre meus biscotos preferidos, amo!!Acho que amo tudo né!!?rsrsrs...
Eu já comecei receita sem ver se tinha todos os ingredientes ou na quantidade suficiente várias vezes, a vizinha já deve estar cansada de me dar socorro!
Bjs,

Daiane disse...

Adoro essa nata Líder acabei de rechear um bolo com ela batida sem açúcar misturada a chocolate branco picado e crocante de castanhas ficou um escândalo de bom e sequilhos aqui em casa é comida magica eu faço e eles *somem* quando eu pisco os olhos!

Dafne Augusto disse...

Akemi eu SEMPRE tenho esse problema de não conferir se tenho mesmo os ingredientes antes de começar algo, e não é porque eu esqueça é que as vezes nós temos certeza que tem não é? E quando chega a hora da no que da rsrsrs Mas normalmente as coisas tendem a acabar bem, assim como esse sequilhos lindinhos neh. Um beijo

São Ribeiro disse...

AS VEZES TAMBÉM ME ACONTECE DE COMEÇAR A RECEITA SEM VER SE OS INGREDIENTES CHEGAM ,MAS ACABO SEMPRE POR DAR UM JEITO.
NUNCA COMI SEQUILHOS MAS PELO ASPECTO ACHO QUE IA GOSTAR.
FICARAM BEM LINDOS.
BJS

Rubia Elaine disse...

Oi Akemi,
Adoro todos os tipos de sequilhos, principalmente os de nata.
Aqui onde moro,Osasco-SP, não encontro nata, posso substituir por creme de leite fresco? A mesma quantidade que a nata?
Abraços
Rubia

Inessa disse...

Oi Akemi! Acho que vou ter que fazer neste final de semana estes seguilhos...estive procurando estes dias esta receita e seu post é o terceiro que vejo publicado nesses dias! hehe acho que é o destino ne? rsrs bjos!

Vicentina disse...

Ai ai ai, tbm adoro sequilhos, e isto tbm acontece comigo, nem vejo se tenho os ingredientes e ja vou fazendo uma receita, as vezes tenho até que trocar algum.
Ficaram lindos, deu água na boca.
Bjs e Boa Tarde

Anônimo disse...

Olá Akemi!

Lindos os seus sequilhos!! Vontade de comer, vou fazê-los! Beijo e obrigada por compartilhar conosco estas delícias.

Nara

Anônimo disse...

Para Rubia Elaine:

Sabe onde tem nata aí em São Paulo? No Bourbon Pompéia, é uma rede de hipermercados aqui do Rio Grande do Sul. Espero ter ajudado, beijo

Nara

Josy disse...

Akemi adoro biscotinhos de nata, são deliciosos, os seus ficaram de derreter mesmo. Mas de vontade ai ai
Hoje mesmo fui fazerum pão e cadê a farinha de trigo? Tinha certeza que ainda tinha um pacote, que nada, tive que sair pra comprar, normal né?

Megumi disse...

Nossa Akemi, adoro sequilhos!Minha mãe fazia muito biscoitinhos de nata, mas era nata do leite, sabe aquela gordura que vai se juntando na superfície do leite de fazenda? Mas essa nata que vc fala é creme de leite fresco?O comum mesmo daqui do nihon?
Ri qd vc falou que esqueceu de conferir se tinha ingrediente suficiente, pq acontece comigo tb e pelo jeito com muita gente,rsrss...
Bjss!

Danni e Lype disse...

Humm!!! Eu adoro esses sequilhos!!! Eles derretem na boca...
Os seus ficaram com um aspecto MARAVILHOSO!!!
Grande beijo, Irene

Cae Fernandes disse...

Faz muito tempo que não como sequilhos...lembram minha infância! Acho que ou tentar fazê-los...
Akemi, vc usa nata até para as receitas salgadas que pedem creme de leite fresco? Fico na dúvida, já que a nata é mais consistente...
Bjooos.

Akemi disse...

Eli, são sim, de comer rezando!

Pipas, :)

Cristina, aposto que sua vizinha deve ganhar muitas coisas gostosas depois ne? ;)

Daiane, que maldade falar desse bolo! Agora eu querooooo!!! :)

Augusto, já perdi as contas de quantas vezes eu tinha certeza que tinha tal coisa e na hora H, kd???? rsss E quando já venceu??? Que raiva!!!

São, tem que ter muito jogo de cintura nessas horas!
E por vezes recorremos a ingredientes que nem sequer sonharia em usar e temos algumas boas surpresas ne? ;)

Rubia, a Nara deu a dica aí embaixo nos comentários para vc procurar num mercado chamado Bourbon Pompéia em SP. A fabricante de queijos Balkis também tem nata pasteurizada mas se mesmo assim não achar, use o fresco mesmo mas como é mais líquido, talvez precise reduzir um pouco ou colocar mais amido...

Inessa, acho que é um sinal hein! ;)

Vice, é o famoso rebolado na cozinha ne? :)

Nara, experimente! Depois me conte o que achou por favor!

Josy, ainda bem que o mercado estava aberto amiga! Essas coisas só me acontecem quando faço as coisas de noite e não tem mais um mercado aberto! rsss

Megumi-chan, que privilégio ter degustado os verdadeiros sequilhos de nata! Essa nata que usei tem 42% de gordura. Lembro que tinha um creme de leite fresco aí que tinha 45% de gordura, era uma embalagem branca e amarela/dourada. Ele é mais caro que os demais mas talvez dê certo. Na embalagem vem escrito a taxa de gordura, dê uma olhadinha.Talvez precise colocar um pouco mais de amido porque a nata daqui é mais espessa.

Irene, obrigada!

Cae, nos pratos salgados costumo usar o de caixinha mas já usei para fazer carbonara e strogonoff e ficou bom também. Quando a nata é fresquinha ela é menos espessa. Sempre vejo a validade, quando já está muito perto é "batata" que já virou quase manteiga! rss

Megumi disse...

Obrigada Akemi, vou dar uma procurada nos mercados. Eu tava até pensando em como fazer caso nw consiga algo parecido com a nata e lembrei que uma vez vi em um dos livros de culinária daqui do japão uma receita de um bolo de chocolate que pedia o creme de leite misturado com algumas gotas de limao( nw lembro a expressao que tava escrito), então tentei fazer o bolo e deu muito certo.O creme de leite fica mais cremoso,parecendo iogurte.Gomem ne, lembrei desse detalhe, mas nw é nada demais,rsrss...
Vou tentar fazer esses sequilhos sem falta.E hj ja é a terceira rodada da torta,rsrs...e com escarola!
Bjsss!

Akemi disse...

Boa noite, Megumi!!! Essa dica de creme de leite com limão é para fazer sour cream, é um creminho azedo muito usado mesmo em receitas de bolos gringos. Tem também o iogurte com gotas de limão ou vinagre para fazer leitelho ou buttermilk que é usado em receitas de bolos, muffins, panquecas....
Agora fiquei curiosa para saber se dá certo nos sequilhos! Acho que com umas raspinhas de limão deve ficar gostoso!
Ontem tbm tivemos torta de escarola pro jantar! Estamos em sintonia!!! Bjss

Akemi disse...

E quando fizer esse bolo de chocolate de novo, manda a foto e a receita pra mim, onegai!!! ;)

Megumi disse...

Akemi do céu, que delicia de sequilhos!Mas eu fiz assim: diminui o creme de leite( 100g) e aumentei a margarina( 10g) e deu certo!Minhas meninas adoraram e até minha pequena de 3 anos ajudou a enrolar os sequilhos. E realmente eles se espalham bem, minha primeira fornada os sequilhos se juntaram e ficaram quadrados, de várias formas,kkkk...E depois deu um trabalhinho pq minha bb de um ano saiu comendo pela casa e espalhou por todo lado,kkk...adoramos!
Vou procurar a receita do bolo, e te passo sim. Em nome de todos daqui de casa OBRIGADOOO!!!
Bjss!

Akemi disse...

Ô Megumi danada! Mais uma vez foi rápida no gatilho! Muito bom saber como vc adaptou e pode ajudar outras pessoas que não tem a nata pra fazer!
Imagino a farofa que sua bbzinha espalhou pela casa! rss
Bjss

Valentina disse...

Amiga, esta foto é do que vc encontra ai no sul? Adoro sequilhos.

Letrícia disse...

Esses biscoitinhos estão demais, Akemi! Adorei!

Letrícia disse...

Esses biscoitinhos estão demais, Akemi! Adorei!

Giselle disse...

Oi Akemi!!
É com certa tristeza que escrevo esse comentário. Acabei de fazer o sequilho de nata, e resolvi usar creme de leite de caixinha para experimentar...
Não ficou nada bom! Um gosto de água com açúcar, e a textura emborrachada... Poxa! Uma decepção!
Acho que a nata deve fazer toda diferença!
Tirei a segunda assadeira do forno com os biscoitos ainda crus assim a provei a primeira leva... Simplesmente não valia a pena!!
De qualquer forma, toda experiência é válida, e por isso resolvi escrever, para alertar você e as outras leitoras.
Um beijo e enorme e é um prazer participar do seu blog!!!
Giselle (São Luís-MA)

Giselle disse...

Oi Akemi!!
É com certa tristeza que escrevo esse comentário. Acabei de fazer o sequilho de nata, e resolvi usar creme de leite de caixinha para experimentar...
Não ficou nada bom! Um gosto de água com açúcar, e a textura emborrachada... Poxa! Uma decepção!
Acho que a nata deve fazer toda diferença!
Tirei a segunda assadeira do forno com os biscoitos ainda crus assim a provei a primeira leva... Simplesmente não valia a pena!!
De qualquer forma, toda experiência é válida, e por isso resolvi escrever, para alertar você e as outras leitoras.
Um beijo e enorme e é um prazer participar do seu blog!!!
Giselle (São Luís-MA)

Akemi disse...

Oi, Giselle! Puxa, que pena mesmo que os sequilhos não funcionaram com creme de leite em caixinha. Sinto muito pela perda dos ingredientes mas de qualquer forma muuuuito obrigada por vir aqui e contar sua experiência. Já atualizei a postagem para alertar outros leitores! Bjss e uma boa semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails