quinta-feira, abril 19, 2012

Pão de centeio com kümmel

Esta é a segunda vez que faço este pão. Sei que vocês já devem estar cansados de ouvir mas esse pão é muuuuuito bom mesmo! A primeira vez fiz sem colocar na forma e de tão fofo acabou arriando. Acho que aí que deve entrar o tal do glúten para dar mais estrutura ao pão, ficou parecendo uma ciabatta (rss) mas fora isso continuou macio e delicioso, tanto que devoramos mais rápido do que gostaríamos! ;p
Este pão também foi a oportunidade que estava esperando para usar umas sementes de kümmel ou alcaravia que comprei um tempinho atrás. Não é fácil de encontrar, pelo menos onde eu moro mas quem é fã de erva-doce vai gostar dessas sementinhas também! O kümmel tem um sabor, como vou explicar???, levemente picante ou mentolado e dá o toque diferencial nesse pão de centeio.
Esta é mais uma ótima receita que vem do cantinho da Tati!

* xícara medida 240ml

1¼ xícara de água morna
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1⅔ xícara de farinha de centeio
4 colheres (sopa) de manteiga amolecida ou óleo vegetal (usei manteiga)
3 colheres (chá) de sementes de kümmel ou alcaravia
¼ xícara de leite em pó
¼ xícara de farinha de glúten (não usei)

Comece fazendo uma esponja. Dilua o mel na água morna e junte o fermento e ½ xícara de farinha de trigo. Misture com fouet e deixe descansar por 10 a 15 minutos até ficar bem espumoso. Numa vasilha grande coloque o restante da farinha de trigo (1½ xícara), a farinha de centeio, sal, leite em pó e a esponja. Misture bem até toda a farinha ser incorporada. Junte a manteiga ou óleo e comece a sovar na mesa levemente polvilhada com farinha de centeio até ficar lisa e homogênea (uns 15 minutos). Procure não colocar muita farinha para não deixar a massa dura. Por fim, coloque as sementes de kummel e sove apenas para incorporar. Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até dobrar de volume, uns 40 minutos. Dê alguns socos de leve na superfície para tirar o gás acumulado e tire a massa da vasilha. Divida em dois (cerca de 480g cada) e modele numa bola de novo. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar 10 minutos. Enquanto isso, unte muito bem duas formas para pão (10x19x9cm de altura).
Passado o pequeno descanso, abra a bola num retângulo de 15x20cm. Enrole como rocambole pelo lado mais curto e aperte bem a emenda. Coloque o rolo na forma com a emenda para baixo e pressione levemente para nivelar a superfície. Cubra com filme plástico. Repita o mesmo com a outra massa. Deixe descansar até tocar no plástico e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Se dourar rápido demais, cubra com papel alumínio e termine de assar. Está assado se você bater no pão e fazer um som oco.
Tire do forno e desenforme. Deixe esfriar sobre uma grelha e depois de frios, embale em saco plástico.

30 comentários:

São Ribeiro disse...

ADORO PÃO DE CENTEIO E ESSSE ESTA PERFEITO.
UMA FATIA COM MANTEIGA...DELICIA.
BJS

Daiane disse...

Sou seguidora do blog a bastante tempo mas só agora resolvi comentar . Estou adorando essa fase de pães!

® disse...

Oi Clah!

Gosto bastante de pães!
Você, Lica e a Angela (Ora pitangas) tem mãos abençoadas para massas.
Compro kummel da Companhia tb... tem um gostinho bem peculiar, nem todos apreciam, mas eu gosto bastante.
Pode me chamar pro café, tá?!

Um bejim, Vinni

Vera Ferraz disse...

Afinal Kummel é aquilo a que eu chamo cominhos!
Vou levar a receita!

Érica disse...

Que pão delicioso, super macio, parabéns!
bjs

SAPORE disse...

Nossa.... já imaginei um aliche e mussarela de bufala no meiso desse pao! Muito boa a receita! Vou testar aqui!

Parabens! Gostei muito do seu blog! bom bom o conteudo!

ahhh.... entra lah no meu pra dar uma olhadinha tb! sera muito bem vinda!
http://hudson-sapore.blogspot.com.br/

Até mais =D

Unknown disse...

Nossa que delícia Akemi!!vou procurar esse ingrediente aqui na Alemanha,eu vou fazer esse pao que está com um aspecto sensacional!!!O sabor deve ser maravilhoso!!Bjos

Cae Fernandes disse...

Hummm!!! Se eu achar o kummel também vou fazer...
Bjks.

Josy disse...

Gosto muito de pão de centeio Akemi, curiosamente não tenho nenhuma receita e nunca fiz, vai ser um bom começo. Fora que os prontos são um pouco mais caros. O dia que eu fizer lhe aviso, adorei, ficou lindo e a julgar pela foto, super macio. Bjinhos

Ameixinha disse...

Já fiz pão e bolos com alcaravia e gostei muito. Infelizmente não é mesmo nada fácil encontrar. Aqui só achei na capital :)

Gina disse...

Nunca usei o kummel, mas sou muito chegada a especiarias. Tenho certeza que vou gostar, a julgar pelo aspecto.
Bjs.

Akemi disse...

São, obrigada! Experimente fazer, é uma delícia!

Daiane, muito obrigada por me seguir e pela estréia em comentar! Escreva mais vezes, vou adorar!

Cumadi, tô te esperando!!!

Vera, muito interessante saber os nomes conforme a localidade!

Érica, obrigada!

Hudson, que combinação deliciosa! Deu vontade!

Rosangela, experimente fazer, tenho certeza que sairão belos e deliciosos pães nas suas mãos!!!

Cae, espero que tenha sorte para encontrar mas a massa sozinha vale a pena ser feita tbm!

Josy, sabe que nesses industrializados, além de caros, não dá pra sentir o real sabor do centeio? Só agora nessa fase de pães que finalmente senti a diferença e viciei! rsss

Ameixinha, puxa, achei que fosse mais fácil por aí mas pelo visto as sementinhas são bem raras mesmo!

Gina, vale a pena experimentar! É um sabor familiar e ao mesmo tempo diferente!

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
É sempre um grande prazer passar por aqui... Cada dia me deparo com uma receita +++DELICIOSA que a outra... Parabéns!!! Esse pão está MARAVILHOSO!!! Outra receita que foi para o meu caderninho...
Grande beijo, Irene

Megumi disse...

Mais um na fila,rsrss...Agora ja tenho a farinha integral e a de centeio.Muito obrigada,bjkas!!!

grazi disse...

miammm , delicioso!!!!

adoro o sabor dessa sementinha.

Anny (Cristiane) disse...

Bom dia.
Assim como a Dainae, sempre venho aqui, mas também é meu primeiro comentário. Sempre faço seus pães, mas nem de perto fica como os seus. Por que meus pães no dia seguinte ficam duros? Parabéns pelas receitas, amoooooooooooooooo

Akemi disse...

Irene, é sempre um prazer receber sua visita! Vi que vc anda numa fase padeira também! Nada como um bom pão caseiro ne?;)

Grazi, se fizer um dos pães me diga o que achou!

Anny, é bom vc sovar bastante a massa. Quanto mais sovar mais vc vai formar a"malha" de gluten que é o que torna o pão macio. Aqui, uma massa com uns 500g de farinha de trigo eu trabalho uns 10 a 15 minutos. É bem cansativo e no verão dá uma suadeira danada mas o resultado compensa! Se tiver uma batedeira com gancho de massas pesadas vai ajudar também! E depois do pão pronto e logo que esfriar, guarde imediatamente em sacos plásticos. Se vc esquentar alguns minutinhos no forninho elétrico ou na frigideira, eles voltam a ficar com recém assados! Boas fornadas!

sadhia disse...

oi akemi esse seu pao esta divino parabens ....amiga vim te convidar para o meu sorteio do café pelé ...bjãoooo boa sexta feira

AndreaDomingas disse...

Oi Akemi.

Fiquei honrada com a sua visita lá no Domigas, obrigada! Respondendo a sua pergunta, comprei o abacaxi em calda, descartei a calda e usei a faca para picá-lo. Acho que o abacaxi natural picadinho poderia ser usado também. Lá nos EUA eles têm o "crusched pineaple" enlatado, e acho que esse seria originalmente o ingrediente, mas a adaptação ficou muito boa.

Sobre o seu pão... Ficou lindíssimo! Gosto de Kümel então vou guardar a receita!

Beijos e bom fim-de-semana!

Cristina disse...

Mais um pão especial para ser anotado, nesse momento tenho uma massa de brioche descansando, como o tempo está úmido por causa da chuva, vamos ver se ficará bom, até porque não tenho suas habilidades!
Bjs,

Anônimo disse...

Amiga eu estou na porta pedindo um pedaçinho de pão. rs Akemi que coisa esse pão p ficou show.

Eli

Anny (Cristiane) disse...

Akemi, sovar eu sovo muito, mas essa da batedeira de gancho é uma boa, eu tenho, mas nunca usei. Obrigada pela visita no meu humilde blog panusipratus. Sempre que quiser, será uma honra receber tão ilustre visita.

Nereime disse...

Oi minha amiga, tenho acompanhado sua saga com pães, sabe que eu amo kummel, muita gente nem conhece e é tão saboroso!!!Mas passei aqui para te avisar que publiquei uma receita de cocadinha de leite condensado e coloquei um link para a sua também, ok?

Super beijo

cucchiaiopieno.com.br disse...

Pelos ingredientes e aspecto esse pão deve ser realmente delicioso!
Te desejo uma linda semana.
Bjim
Léia

Unknown disse...

Parabens!! o pãozinho está com um aspecto muito delicioso!!
bjus
Cila

Renata disse...

Como faço para comprar Kummel? Já procurei em vários sites e não encontro. Obrigada

Akemi disse...

Renata, o kummel que eu usei é da marca Companhia das Ervas! Espero que consiga encontrar porque estas sementinhas dão um sabor todo especial! ;)
Boa sorte!

Unknown disse...

Gostaria de saber em que momento utilizo o fermento e o kummel?
Muito obrigada.

Unknown disse...

Oii, posso substituir o trigo por trigo integral?

Unknown disse...

Oii, posso substituir o trigo por trigo integral?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails