segunda-feira, abril 30, 2012

Pão de forma semi-integral

O pão desta semana é mais uma receita que vem lá da cozinha da Sandra. É um pãozinho neutro e simples mas que fica muito bonito nesse formato trançado e as sementes complementam o visual além de dar textura e sabor. Enquanto sovava a massa achei que ficaria um pão denso mas depois de fermentar bastante saiu essa fofura aqui. Não é à toa que este pão está na família da Sandra há tanto tempo! :)

Esponja:
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 xícara de leite morno
1/4 xícara de farinha de trigo

Coloque tudo numa vasilha, misture bem, cubra com filme e deixe fermentar por 1 hora.

Massa:
150g de farinha de trigo integral
350g de farinha de trigo branca
2 ovos extra
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de água morna
1 colher (sobremesa) sal
gema para pincelar
sementes de sua preferência para polvilhar (gergelim, linhaça, girassol, aveia, granola....)

Misture todos os ingredientes mais a esponja até formar uma massa possível de sovar. Se necessário, junte mais farinha branca. Sove na mesa por uns 10 minutos até a massa ficar lisa e elástica. Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume (40 minutos). Dê alguns soquinhos na superfície e tire a massa da vasilha. Divida a massa conforme desejar e modele em bolas (nesse caso, dividi em 6 porções). Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar 10 minutos. Para fazer a trança, abra cada rolinho em formato oval do tamanho da palma da mão, enrole como rocambole e aperte bem a emenda. Faça com todas as bolinhas. Sempre deixando a massa debaixo do pano úmido para não ressecar. Volte para o primeiro rolinho e estique num cordão de 15cm. Faça o mesmo com os seguintes. Volte para o primeiro e estique mais um pouco até atingir uns 30cm. Faça o mesmo com o restante. Pegue 3 cordões e trance, apertando bem o começo e final da trança. Coloque a trança numa forma de pão bem untada (9x20x7cm de altura). Faça o mesmo com os 3 cordões restantes. Cubra as formas com filme plástico e deixe fermentar até a massa começar a tocar o plástico (cerca de 40 minutos). Pincele com gema, espalhe as sementes por cima e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 35~40 minutos. Se dourar rápido demais, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Tire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.


Uma ótima semana para todos! :)

16 comentários:

São Ribeiro disse...

ESTA PERFEITO E MESMO AO MEU GOSTO,UMA FATIA DESSA JÁ SE COMIA.
BOA SEMANA
BJS

Sandra Reis disse...

Akemi querida, mas uma vez te agradeço o carinho de trazer uma receita do Caldeirão aqui na tua cozinha que pra mim é uma escola e uma referência.
Falando em pão estou com o teu integral de leite anotado pra fazer. Vamos ver se aproveito o feriado de amanhã, estou louca para provar.

Fica mesmo lindo esse trançado. Teu pão ficou divino!

Beijão querida!

Trainee de Cozinheira disse...

Estou de volta, e já entrei na fila do pão, vou fazer logoooo!!!
Bjs
Maura

Danni e Lype disse...

Nossa!!! Esse pão ficou com um aspecto MARAVILHOSO!!! Parece fofinho e DELICIOSO!!! ADOREI!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Cristina disse...

Que lindo Akemi, adorei a cor, parece bem macio e não sei porque acho que tem cheirinho bem bom!rs,
Bj e bom feriado pra ti!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
AKEMI

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...

Marly disse...

Oi, Ake,

O pão ficou com um visual super apetitoso, que delícia! Examinando a receita achei que já fiz este pão e me deu vontade de fazer de novo, rsrs.

Beijoca, boa noite e bom feriado, querida!

Josy disse...

Que lindo ficou seu pão Akemi, as receitas da Sandra são muito boas, adorei a forma como vc faz as tranças, muito bem explicadinho e vou fazer assim agora, é uma ótima técnica essa, gostei. Bjocas um excelente feriado.

Klau disse...

Boa noite Akemi. Moro em Porto Alegre/RS e aqui está fazendo um friozinho de 13 graus durante o dia. Hoje resolvi fazer um bolo de fubá (que adoramos) e procurei aqui, encontrei alguns e fiz o Bolo de Fubá da Mãe do Aldo. Olha, ficou maravilhoso !!! Eu e a mãe comemos o bolo ainda quentinho e com café passado na hora. Ficou divino e nem bati no liquidificador, só usei um Fouet e, no final, é muito simples mas é incrivelmente DELICIOSO. Usei só queijo ralado. Bem, passei por aqui para dizer que ficou ótimo e agradecer pelas receitas. Bjs, Claudia Rocha.

Dafne Augusto disse...

A cada pão que vejo por aqui aumenta minha vontade de comprar uma máquina de pão pra fazer em casa viu akemi rsrs
Nem preciso dizer que ficou show

Megumi disse...

Nossa Akemi, que lindo esse pão!Esse formato realmente ficou muito bonito e parece tão macio...humm...deu água na boca!
Preciso tentar até conseguir,rss...
Bjsss!

grazi disse...

lindo !

Agulhas Colheres & Afins disse...

Akemi,

Já fiz, por diversas vezes a receita do "Pãozinho Integral da Vovó Dinah", infelizmente não tenho fotos para mostrar, na minha casa é um sucesso, até as colegas de trabalho adoram.

Agora vou tentar fazer esta receita, adorei a sugestão, depois te mando a foto!!!

Um grande abraço,e continue assim, iluminando nossos dias com estas receitas maravilhosas.

Frida Lucia
http://agulhascolhereseafins.blogspot.com.br/

Agulhas Colheres & Afins disse...

Oi Akemi, hoje fiz esta receita, não sei o motivo pelo qual o meu pão não cresceu o suficiente, o tempo está frio e úmido, pode ser este o motivo.

Mesmo assim, ficou ótimo!

Passa lá no blog e dá uma olhadinha no post. http://www.agulhascolhereseafins.com/2012/07/ferias-e-pao-de-semi-integral.html

Bjs, Frida Lucia

Rachel disse...

Acabei de fazer esse pão, simplesmente ficou maravilhoso. Aproveitei umas sobras de frutas secas do Natal e juntei a massa. Aconselho a todos fazerem essa maravilha. Akemi, obrigada por dividir suas receitas conosco. Abçs. Raquel

Anônimo disse...

Oi.
Pode amassar na maquina de fazer pão?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails