quinta-feira, abril 26, 2012

Cuca alemã recheada

Só para "variar" um pouco dos últimos pães integrais que tenho postado, esta semana trago uma receita de pão doce. Ao contrário de muitas cucas feitas com massa de bolo, esta é feita com massa levedada mas é tão fofa e leve que lembra um bolo! Uma delícia que me surpreendeu! Apesar dos muitos elogios nos comentários, fiquei um pouco cismada com a quantidade de fermento em relação à farinha de trigo. Achei que fosse ficar com gosto forte de fermento mas não, ficou ótimo!
Não usei o creme da receita original, aproveitei um restinho do recheio de um bolo que fiz no final de semana mais o abacaxi em calda caseiro mas a cuca pode ser recheada com ganache de chocolate como essa aqui (deve ser maravilhosa!), geléia ou outras frutas como banana, maçã...

* xícara medida 200ml

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo (300g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 ovo grande
uma pitada de noz moscada ralada na hora
150ml de água morna
1/2 xícara de manteiga amolecida (80g)

Creme:
1/2 lata de leite condensado
250ml de leite integral
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema peneirada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 caixa de creme de leite (100g)

Farofa:
1/2 xícara de farinha de trigo (50g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
2 colheres (sopa) de manteiga
canela em pó a gosto
raspas de limão a gosto
açúcar baunilha a gosto
1 colher (sopa) de creme de leite (usei fresco)

Para a massa, coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha e mexa com uma colher. Misture o ovo com a manteiga e acrescente na vasilha dos ingredientes secos, mexa um pouco. Acrescente aos poucos a água e vá misturando com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta, bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa (eu fiz na batedeira). Cubra a vasilha com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
Despeje a massa numa assadeira (20x30cm)  untada com óleo e espalhe a massa com as mãos levemente umedecidas em água. Detalhe importante, a assadeira precisa ter laterais altas para que a massa e recheio não transbordem no forno. A que eu usei tem 5cm de altura.
Cubra com pano de prato e deixe descansar 10 minutos. Depois pincele com gema e espalhe fileiras de creme deixando um espaço de 2cm entre uma fileira e outra. Espalhe as frutas picadas por cima (usei umas 5 rodelas finas de abacaxi em calda picadas) ou geléia entre as fileiras de creme e deixe crescer mais 10 minutos.
Espalhe a farofa por cima de tudo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Sirva morninho ou em temperatura ambiente. Se sobrar, guarde na geladeira por causa do creme. Na hora de consumir, esquente alguns segundos no microondas, ficará com recém-assada novamente!

Para o creme, coloque numa panela o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite e a gema peneirada. Leve ao fogo médio para engrossar. Tire do fogo, junte a baunilha e o creme de leite e misture bem. Despeje numa travessa e cubra com filme plástico bem rente ao creme para não criar película. Assim que amornar, leve para geladeira para firmar. Antes de usar, bata bem com fouet para que fique liso e homogêneo. Despeje o creme num saco plástico resistente (um saco vazio de açúcar por exemplo) e faça um furo de 1cm num canto. Esprema o creme sobre a massa tomando cuidado para que o creme não fique muito próximo das bordas. É normal o creme afundar um pouco na massa quando é assada.

Para a farofa, coloque tudo numa vasilha e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa com grumos. Se ficar muito seca, acrescente mais um pouco de creme de leite. Como a farofa é úmida, prepare-a um pouco antes de ser utilizada para não perder sua textura.

 Agora é fazer um chazinho para acompanhar essa gostosura! ;)

29 comentários:

Anônimo disse...

Olá Akemi!

Quase não acreditei! Faz muito tempo que eu queria uma receita de cuca alemã....mas tinha que ser feita por ti, que tem estas mãos de fada maravilhosas! A cuca tá linda! Vou fazer!Parabéns
beijo

Nara

Renata disse...

Hummm Akemi, essa cuca tá com uma carinha muito apetitosa! Adorei
bjos

Akemi disse...

Oi, Nara! Depois me conta que cobertura vc usou! ;)

Renata, obrigada!!

Vera Ferraz disse...

Que bom aspeto!! Não conheço cuca mas parece ser deliciosa!

Josy disse...

Akemi querida sua cuca ficou especial com esse creme, parece ser bem leve e delicada, gostei da receita, do creme, e da fruta, adoro abacaxi. Ficou linda
E foi sim miga, foi com a receita do pão doce de mandioquinha que vi que tinha acabado a farinha. Deu uma raiva hehe. Bjos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Deve ser muto boa mesmo, Akemi.Nunca comi cuca recheada. Vou experimentar.
Bj,
Lylia

São Ribeiro disse...

NUNCA COMI MAS FICOU TÃO LINDA E COM ESSE RECHEIO PROVARIA JÁ UM BOM PEDAÇO.
BJS

Cristina disse...

Aff, que creme é esse Akemi!! que perdição essa cuca, ainda com abacaxi que é dos meus recheios preferidos de cuca!!Dai-me Senhor muitos anos de vida para preparar todas as maravilhas que vejo aqui!!
Claro que levo a receita!
Bj e ótima sexta!!

FOFUCHINHOS BABY disse...

Oie amei seu blog e estou te seguindo, e fui CURTIR tb o facebook ... vou testar no feriadão depois te conto. Brigadinha.
Soninha http://www.facebook.com/pages/Fofuchinhos-Baby/258340460872399

Adriana disse...

Essa "cuca" ficou com uma cara óóótema! hummm... mas essa receita eu não tenho a "manha" de fazer não! Akemi, você é demais!

beijos ^^

adriana

Danni e Lype disse...

Uau!!! IRRESISTÍVEL a sua cuca!!! Por favor, passa esse pedaço separado da última foto... Humm!!! Ia me acabar de tanto comer (risos)...
Grande beijo, Irene

Marcella Preta ;) disse...

Ah não Akemi, vou parar de vir no seu blog! Já tô com a lista de receitas pendentes mto grande! ahahhahaha meu noivo AMA cuca, essa vou ter que fazer :D

bjok

Megumi disse...

Aiaiai...+ uma! Rsrss...Adorooo cuca, mas nunca fiz desse jeito, tipo pão. Acho que vou arriscar fazer no feriado,ta com uma cara ótima!Akemi, vc ta me engordando...rsrss...e me fazendo pecar muito,rsss...
Bjkas!

grazi disse...

que maravilha!

Anônimo disse...

Para o mundo que eu quero descer - Clarice já te falei que essas coisas não se faz isso é coisa de menina má. heheheheheheh

Amiga o que significa esse recheio? Sabe que depois dos bolinhos e da sua dica que deu super certo como já era de se esperar pois se tem dedinho de Akemi não tem erro eu jurei que não faria nada doce esse final de semana mas depois dessa foto dessa receita toda minha boa vontade de cumprir esse juramento seguiu pelo ralo - foi embora e eu já não vejo a hora de colocar essa kuka no forno e sentir o perfume se espalhando pelo meu barraquinho, "simprinho" mas bem "limpim" que nóis é pobre mas é "limpim" amiga. kkk

Lica

Anônimo disse...

Para o mundo que eu quero descer - Clarice já te falei que essas coisas não se faz isso é coisa de menina má. heheheheheheh

Amiga o que significa esse recheio? Sabe que depois dos bolinhos e da sua dica que deu super certo como já era de se esperar pois se tem dedinho de Akemi não tem erro eu jurei que não faria nada doce esse final de semana mas depois dessa foto dessa receita toda minha boa vontade de cumprir esse juramento seguiu pelo ralo - foi embora e eu já não vejo a hora de colocar essa kuka no forno e sentir o perfume se espalhando pelo meu barraquinho, "simprinho" mas bem "limpim" que nóis é pobre mas é "limpim" amiga. kkk

Lica

Andréa Santana disse...

UAU.....FIQUE DE BOCA A BERTA COM ESSA CUCA!
AKEMI,
ESSA É MAIS UMA RECEITA QUE LEVO, FICOU PERFEITA, ESSE RECHEIO É TUDO DE BOM!
OBRIGADA PELO COMENTÁRIO NO MEU BLOG FIQUEI MUITO FELIZ!

BOM FINAL DE SEMANA!
BEIJOS ♥

Inês Ginja disse...

Akemi,
que delícia de cuca!
Linda!
Um abraço.

Valentina disse...

A aparencia está maravilhosa. Deve ter ficado muito boa! E adorei o abacaxi.

Letrícia disse...

Faço coro com a Nara, do primeiro comentário: nunca fiz cuca, e a primeira, tem que ser com a sua receita :-)

Beijo!

Leila disse...

Eu fiz e ficou uma delícia!!!

Anônimo disse...

fiz a cuca, uma delicia. A massa `e fofinha

Unknown disse...

Humm ficou uma delicia o creme e agora estou esperando a minha cuca terminar de assar, está muito linda no forno e imagina só na boca?! Adorei a receita beijos

Eliane disse...

Eu fiz e ficou uma delicia, hoje estou fazendo novamente. Eu moro na Nova Zelandia, fiz para familia, meu marido e Nezeolandes, ele amou, ele nao conhecia cuca ate entao. Parabens!!!

Anônimo disse...

Delícia, fiz com maçãs
Adorei!

Anônimo disse...

olá! eu queria saber se dá pra substituir a manteiga por margarina.....

Unknown disse...

Eu faço Cucas pra vender! Sou gaúcha. Moro em Osasco/SP e ganho quando faço! Faço pães também e Cueca Virada.😍

Unknown disse...

Eu uso margarina e óleo também

Anônimo disse...

Eu novamente fazendo esta cuca maravilhosa, moro na Nova Zelândia e fazem 10 anos que faço essa receita para a família eles adoram essa cuca, pois aqui eles não conheciam a cuca.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails