quarta-feira, abril 11, 2012

Pão de centeio


O pão dessa semana veio lá da Renata (que já deve estar de volta em terras brasileiras!) e como ela disse é maravilhoso! Tem um leve sabor ácido, como os pães italianos, talvez pela longa fermentação. Quanto mais se mastiga, mais você sente o sabor! Uma delícia! Um pão que com certeza vai aparecer outras vezes no nosso café da manhã! ;)

Para a pré-fermentação:

Ingredientes:

130 g de farinha de trigo
130 g de farinha de centeio
½ colh. de chá de fermento biológico seco
280 ml de água em temperatura ambiente

Como fazer:

Misture as farinhas e o fermento numa tigela. Junte a água e misture bem.
Deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com um plástico, por aproximadamente 3 horas.

Para a massa:

Ingredientes:

260 g de farinha de trigo
1 colh. de sopa de açúcar mascavo
1 colh. de chá de sal
½ colh. de chá de fermento biológico seco
1 colh. de chá de cacau em pó (não usei)
60 g de iogurte natural
farinha para polvilhar
1/4 de xíc. de amêndoas grosseiramente picadas (opcional)
1/4 de xíc. de sementes de abóbora (opcional)
1/4 de xíc. de sementes de girassol (opcional)
2 colh. de sopa de sementes de linhaça (opcional)
2 colh. de sopa de semente de gergelim (opcional)

Como fazer:

Numa tigela grande, coloque metade da farinha, o açúcar, o sal, o fermento e o cacau em pó. Misture. Junte o iogurte e o pré-fermento, misturando com uma colher de pau.
Junte as amêndoas e sementes se for utilizar.
Vá adicionando a farinha restante, aos poucos, até não conseguir mais mexer com a colher.
Transfira a massa para uma bancada polvilhada e sove bem, polvilhando com mais farinha se necessário.
Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e revire para untar a massa em toda a volta.
Cubra com um plástico e deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de volume (de 1 a 2 horas).
Tire o ar da massa e coloque-a em uma bancada, achate-a e enrole.
Coloque em forma retangular própria para pão de forma. Se a forma não for anti-aderente, unte com uma fina camada de óleo ou manteiga (usei duas formas de 11x20x7cm de altura).
Cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Leve ao forno preaquecido a 220˚C por 15 minutos na grade central. Reduza para 180˚C e deixe mais 35 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

Obs: se quiser, borrife um pouco de água nas paredes do forno assim que colocar os pães para assar para criar uma casquinha crocante (eu não fiz).


17 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Deve ser muito bom esse pãozinho.
Bjs

Inessa disse...

Opa! Vou aproveitar a farinha de centeio que esta aqui guardadinha!! E o melhor é que não vai oleo na receita! Akemi, seu pão ficou lindo!
bjoss

Receitas para a Felicidade disse...

O Pão que eu e meu marido mais gostamos Akemi. Obrigada por partilhar

beijos!

Trainee de Cozinheira disse...

Mais um prá lista né Dona Akemi!!! parece bem gostoso!!bjs
Maura

Sonia disse...

Olá Akemi, hoje fiz o Pão caseiro do sítio, uma receita sua que havia guardado há um bom tempo.
Ficou delicioso, obrigada por compartilhar.
Já estou levando esta nova receita, meu marido gosta muito destes pães mais ácidos.
Um beijo

Akemi disse...

Lurdes, é sim, experimente qualquer hora! ;)

Inessa, só precisa de tempo e paciência! O pão fica ótimo! Depois me conta o que achou!

Mariana, experimente!

Maura, desconfio que vc vai gostar hein! ;)

Sonia, que bom que voltou para contar sobre o pão caseiro do sítio! A foto não está lá essas coisas mas obrigada por confiar e experimentar fazer! E este aqui tbm já entrou na lista oficial, muito boa mesmo, qdo puder faça e depois me conte o que vcs acharam!

Lu Westphal disse...

sabe q eu adoro pao de centeio mas as vezes q faço é com quela mistura pronta.ainda nao testei assim.
quero tentar.deve ficar ótimo.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Dafne Augusto disse...

Que pão lindo Akemi. To pra comprar uma forma de pao faz um tempãao. Acho que no final do mês eu tomo coragem rsrs

kalina morena disse...

Oi Akemi,
que delicia!!! fiquei com vontade de fazer. eh muito bom fazer pao.
voce pode me dizer, em xicaras, quanto eh de trigo, por favor?
abraco e recebo as atualizacoes do blog no meu email. adoro suas receitas e o que e como voce escreve.
Kalina

grazi disse...

lindo!!!

será que fazendo com a frainha comum tbm dá certo?

(nao tem esta farinha aonde moro).

obrigada!

Akemi disse...

Oi, Lu! Nunca experimentei essas misturas prontas, tenho a impressão de que devem colocar um monte de química pra que dê certo de qualquer forma! rsss
Tente esta receita qualquer hora, depois me conte o que achou ta! ;)

Augusto, tbm estou namorando uma forma maior de pão agora que a produção aqui aumentou! rsss

Kalina, muito obrigada pelo carinho! Cada xícara de 240ml de capacidade cabe 140g de farinha de trigo nivelada e sem ficar chacoalhando ta?

Grazi, dá sim! Vc pode tentar substituir por farinha de trigo integral tbm! Depois me conta como ficou seu pão!

Anônimo disse...

Clarice já nem sei mais quantas receitas suas eu fiz, ainda hoje comentei sobre isso com outra blogueira e aí chego aqui e já vou saindo com mais uma receita. hehehe Isso já esta virando um vício. hehe


Bjo, Lica

Megumi disse...

Uauu!!! De boleira a padeira...sugoi! Rsrs...
Outro dia fiz as bisnaguinhas integrais, mas como tava meio frio nw cresceu muito, entao ficaram miudinhas. Na primeira fermentacao até cresceu, mas depois a temperatura foi caindo então depois que fiz as bolinhas nw cresceram muito,mas mesmo assim ficaram macias, gostei!Acho que mês que vem vai dar pra arriscar mais.
Aqui tem farinha de Centeio Akemi?
Bjsss!

Akemi disse...

Megumi-chan, que pena que os pãezinhos não cresceram muito! Mas experimente fazer de novo, sim! Tenho certeza que vão ficar ótimas! ;)
A farinha de centeio se chama "raimuguikô" (ライ麦粉) e tem algumas opções no Rakuten e Cuoca:

http://search.rakuten.co.jp/search/mall?sitem=ライ麦粉+&g=101769&myButton.x=0&myButton.y=0&myButton=検索&f=1&v=2&s=5&p=1&min=&max=&sf=0&st=A&nitem=

http://www.cuoca.com/item/12508.html

Mas de vez em quando eu encontrava no supermercado também, dá uma verificada antes! E os ovinhos da Ferrero fui eu que comprei, sim, vc não se enganou! rsss
Sabe que eu acabei nem experimentando??? Mas pela marca deve ser bom ne? rsss
Obrigada pelo carinho de sempre e tenham um ótimo final de semana!
Bjssss

Megumi disse...

Obrigada Akemi, vou dar uma olhada sim...se é que já nw vi...rs...
Olha Akemi,sobre meus comentários...gomem né! As vezes me confundo toda...
Bjsss!

Isadora disse...

esse pão ficou demais!!

vou testar!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

grazi disse...

muito obrigada oela resposta!

o seu novo pao pão de centeio com kümmel deve ser ainda melhor!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails