sexta-feira, dezembro 02, 2011

Bolo Fim-de-Semana para uma pessoa querida!


O aniversário foi ontem mas não poderia deixar passar esta data em branco! A Rute (Mamy-chan) mora no Japão e é uma das minhas leitoras mais antigas do blog! Acompanha o PG desde os primeiros posts e, apesar de morarmos perto, nunca calhou de nos conhecer pessoalmente. Apesar disso, o carinho sempre foi mútuo e ao longo desses anos a amizade só foi se consolidando. Além de leitora fiel posso considerá-la também uma relações públicas do blog, sempre que pode indica o PG para algum conhecido! :)


Fiquei matutando num bolo bem gostoso para lhe oferecer e acabei escolhendo este aqui que vi numa revista enquanto esperava minha vez no consultório do dentista no Japão. Copiei a receita num folheto de dentadura! kkkk
Fiz o bolo e não sei porque não postei no blog, ele é um dos melhores bolos de limão que já fiz! Por fora, fica uma casquinha dura e azeda irresistível e a massa, uma das mais macias e saborosas!
Depois de tantas mudanças, perdi o folheto mas felizmente encontrei a mesma receita num livro que comprei desta culinarista japonesa, Makiko Fujino! Segundo a autora, o bolo de origem francesa tem este nome por ser preparado no final de semana e ser consumido aos poucos durante a semana. Outra explicação seria para ser levado ao picnic de final de semana. Qualquer que seja o motivo, este bolo na verdade não precisa ser feito apenas no fim-de-semana e não dura muito tempo. De tão gostoso que é some num passe de mágica! :D

Não sei porque desta vez a casquinha ficou toda empipocada! No Japão nem era visível, só na hora de comer mesmo. Desconfio que seja o açúcar de confeiteiro daqui que tem uma pequena porcentagem de amido de milho na formulação...
Além disso tive que fazer algumas adaptações nos ingredientes, que coloquei em parênteses na receita original abaixo:

Massa:

200g de ovos (4 ovos médios)
240g de açúcar refinado
raspas de 3 limões sicilianos
uma pitada de sal
65g de sour cream (medi 10g de suco de limão e completei com creme de leite fresco até completar 65g - deixe repousando 10 minutos antes de utilizar na receita)
65g de creme de leite fresco (como o creme de leite fresco daqui é muito denso, medi 40g e diluí com 25g de leite comum)
120g de farinha de trigo comum
40g de farinha de trigo para pão (usei total de 160g de farinha de trigo comum mesmo)
1 ⅓ colher (chá) de fermento em pó
80g de manteiga sem sal


Cobertura:

50g de açúcar de confeiteiro (peneirar na hora de incorporar à receita)
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de Cointreau (licor de laranja)
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 ½ colher (chá) de água

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 21x13x7cm de altura). Mantenha a forma na geladeira enquanto prepara o bolo.
Coloque o açúcar refinado e a água da cobertura num pequeno refratário e cubra com filme plástico. Leve ao microondas por 20 segundos. Misture e leve ao microondas por mais 20 segundos para terminar de dissolver. Deixe esfriar.
Peneire a farinha com o fermento.
Coloque a manteiga num pequeno refratário e derreta em banho-maria. Mantenha aquecido no banho-maria enquanto prepara o bolo.
Numa vasilha grande, coloque o sour cream e misture com fouet para amaciar. Junte o creme de leite fresco e misture bem. Reserve.
Numa outra vasilha, bata com fouet os ovos com o açúcar, sal e as raspas de limão. Despeje 1/3 dessa mistura de ovos na vasilha com creme de leite. Misture com fouet até incorporar. Despeje o restante dos ovos e termine de misturar.
Despeje a farinha de trigo e misture com fouet. Adicione a manteiga derretida em 2 ou 3 vezes, misturando bem a cada adição.
Despeje a massa na forma e leve para assar por 30 minutos. Depois, baixe a temperatura para 170˚C e deixe assar por mais 30 minutos. Se corar rápido demais, cubra com papel alumínio e termine de assar. Faça o teste do palito.
Enquanto o bolo está assando, junte à calda feita no microondas o restante dos ingredientes da cobertura.
Logo que o bolo estiver assado, tire do forno e aumente para 180˚C novamente.
Se a superfície do bolo estiver estufada, corte um pouco para nivelá-lo.
Passe uma faquinha sem ponta em toda volta do bolo e desenforme sobre um papel manteiga. Pincele toda a superfície do bolo com a cobertura com a ajuda de um pincel culinário. Leve o bolo ao forno novamente por 2 minutos ou até que a casquinha fique firme.
Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Mamy-chan, feliz aniversário! Desejo muitas felicidades com a nova idade e que seu dia tenha sido muito doce e especial! Omedetou, amiga! :)

39 comentários:

Letrícia disse...

Que perfeição de bolo, Akemi! Achei lindo, com cobertura empipocada e tudo.

Beijo, bom final de semana!

Beth Martins disse...

Akemi este bolinho simples ficou lindissimo com essa cobertura, parabens!

bjs

Ameixinha disse...

Que bolo lindo, essa casquinha deve ser uma delícia :)

Josy disse...

Akemi que lindo carinho com sua amiga, antes de tudo parabéns a ela com muita saúde, paz e alegrias em sua vida, e que essa amizade entre voces se solidifique e se reafirme para sempre. Adorei esse bolo, e se vc não falasse que a casquinha encima não ficou como vc queria, eu ia achar que era natural e que tinha alguma técnica (hehe) de tão lindo que achei que ficou. Deve ser delicioso. Adoro bolos cítricos. Bjos

ekinha disse...

hmm! deve ficar bom com o frio que ta fazendo! :D

Fê Dayrell disse...

Akemi, adoro este bolo, na minha terra chamamos de bolo maria luiza.
O seu ficou lindo e muito apetitoso.
Bjo

Cristina disse...

Akemi, a textura da massa parece deliciosa...já anotei e vou experimentar com certeza!!
Preciso adquirir uma balança, facilita a vida na hora de transformar gramas em ml!!
Bj e bom fds...

Autora do Blog disse...

Gostei muito do bolo.
Ficou muito bonito.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Marly disse...

Oi, Ake,

Este bolo fica lindo! E não tenho a menor dúvida de que fica também delicioso! O interessante é que eu faço também um bolo de limão com 'casquinha' e ela não fica charmosa assim, parecendo escamas, rsrs.
Parabéns à Mamy-chan e votos de que ela seja muito feliz!

Beijoca e bom fim de semana!

Monalihsa Cávallaro disse...

Que delícia Akemi! As casquinhas ficaram um charme a mais para o bolo, quero muito prepará-lo! Beijos =) (Ah eu tenho uma colherzinha igual a sua!)

Anônimo disse...

Akemi, vou aproveitar que amanhã já é fds e vou fazer esse bolo :D adoro bolos assim: simples :D
Mas oq eu amei foi essa xícara e essa colher. de onde é? beijo e sucess

Marcella
http://blogpimentapreta.blogspot.com/

Rute Mamy disse...

Akemi-chan, que surpresa linda! Obrigada pelo bolo tão chique, maravilhoso! Eu tenho o livro da Fujino mas nunca havia feito esse bolo! Fiquei encantada,feliz, emocionada...esse Villeroy & Boch combinou perfeitamente com o bolo...que casquinha bacana! Mesmo assim, empipocada como vc disse, ficou show! Sempre falo que vc tem o poder de tansformar uma receita numa obra de arte, melhorando mil vezes o que ja é bonito! Parabéns pra vc que consegue, através do seu talento culinário, emocionar as pessoas. Obrigada de coração pelo bolo lindo, pela amizade, pelo "dokidoki", que sua surpresa provocou!! Beijos, arigatou!

márcia disse...

olá Akemi ,
sempre passo por aqui , faz tempo mas nunca deixo comentário , aproveito p/ Parabenizar teu BLOG !!
Gosto muito qdo. recebo as atualizações via e mail !! suas recitas são excelentes !!!
Qdo . vc fala NATA , nesta receita é o que ?? Creme de Leite Fresco ??? moro no Brasil !!
Bj ,
Márcia
marcialcintra@globo.com

grazi disse...

muito apetitoso!!!!!

sobre o creme de leite , é o fresco ou de lata?

muito obrigada!

Akemi disse...

Mamy-chan, é o mínimo que posso fazer pelo carinho que vc tem me dedicado ao longo desses anos! Esse bolo, pela foto do livro vc não dá muita coisa mesmo, só fazendo e provando pra descobrir a delícia que é! Quando puder, experimente e o bom é que vc tem os ingredientes originais todos a sua disposição aí! ;)
Bjss e mais uma vez parabéns!!!

Márcia, o creme de leite fresco aqui tem cerca de 42 a 45% de gordura e por isso é muito espessa e chamam de nata por aqui, mas vc pode usar o creme de leite fresco que encontrar na sua região!

Grazi, usei o creme de leite fresco ok!

sadhia disse...

oi akemi tudo bem??? adoro essa receita faza tempos que não via na net essa receita ..que realmente é divina..ameiiiii.....flor vim te convidar para participar d promoção Ducoco..corre lá é um kit super gostoso,tem até pratinhos lindos ...e vai ser uma honra ter vc no nosso sorteio
bjokas e parabens pela receita

Renata disse...

Oi Akemi!
Primeiro, ri pra caramba com o folheto de dentadura rsrsrs
Segundo, mande os meus parabéns para sua amiga :o)
Terceiro, achei que o "empipocado" da cobertura fosse alguma técnica especial, ficou lindo!
E, por último, respondendo a sua pergunta sobre pandan... lamento dizer que não sei..sorry.... Fiz uma breve pesquisa e vi que é uma folha, mas acho que é mais voltada pra culinária tailandesa, não sei bem. Se eu descobrir te falo :o)
Bjsss

Megumi disse...

Nossa Akemi, que capricho! Parabéns a sua amiga!!! Muito lindo tudo, o bolo, a apresentação , mas principalmente seu gesto de carinho. Felicidade dada, felicidade recebida em dobro sabia?
Bjsss

Unknown disse...

Parabens às duas:) Uma pelo aniversário e a outra pelo bolinho que está mesmo lindo!!

bjus
Cila

Maria Luiza disse...

Akemi
Adoro bolo de limão e esse me parece delicioso para acompanhar um xícara de chá.
As suas receitas são ótimas e bem explicadas, já fiz várias e todas fizeram sucesso aqui em casa.
Abraços e um ótimo domingo

Valeria disse...

Oh!!!Akemi ,Que presentão!!!!Se fosse eu ficaria feliz somente com a lasquinha desse bolo !Parabéns pra sua leitora e Parabéns pra você que é um sucesso total sempre!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo
http://paposdeanjo.blogspot.com

Cristina disse...

Akemi, vc é que foi rápida, esteve lá, antes que eu viesse te contar!
O bolo é muito gostoso mesmo, adorei o resultado...obrigada por dividir a receita!!
Bjs e bom domingo!!

Lulu disse...

Que delícia,deu para sentir até o cheirinho do limão!Aproveitando queria te parabenizar pelas fotos,que a cada dia estão mais perfeitas,e conseguem transmitir ao pé da letra o valor que cada ingrediente tem nas receitas!

Vanessa disse...

Que bolo mais lindo! Delicado, firme e apetitoso!!!

ang disse...

Akemi.. esse "Shuumatsu cake" tá espetacular . textura, formato, aroma (oops ), e a cobertura empipocada resultaram numa combo perfeita . Adorei muito..:P
Abraços,
Lina..

Anônimo disse...

Que líndimo ! Deu àgua na boCA

Akemi disse...

Oi, Lina! Não entendi, vc fez o bolo???? Se sim, fico muito feliz que tenha gostado! Se não, experimente fazer pq é isso td que vc descreveu! rss
Bjs e bom final de semana!

Mary disse...

Muito lindo, parece aqueles bolos de confeitarias Chic! Vou preparar um, fiquei com vontade hummm parabéns pela receita bjs.

Anônimo disse...

Sour Cream - ou Creme Azedo


Imprimir
Tempo de preparo
10 mins
Tempo total
10 mins

Uma maneira fácil e rápida de fazer sour cream
Autor: Malas e Panelas
Cozinha: Tex-Mex
Rendimento: 3
Ingredientes
½ xícara de creme de leite fresco (com teor de gordura de pelo menos 35%)
½ xícara de iogurte natural integral
Suco de ½ limão (2 colheres de sopa)
De ½ a 1 colher de chá de sal
Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma tigela, colocando o sal aos poucos e experimentando e bata com batedeira em velocidade alta até ficar com a consistência de chantilly - pelo menos 3 minutos

Monica Sayuri disse...

Muito bom o bolo obrigada por dividir a receita

Unknown disse...

Qual a validade de um bolo inglês para vende no comércio

Unknown disse...

Que bolo lindo amei vou fazer fiquei apaixonada 😍😍👏👏👏

Marcy Machado disse...

Com certeza vou fazer. Obrigado ��������

Anaa Carolina Vida Guzzo disse...

Fiz seguindo todos os detalhes e não deu certo������

Unknown disse...

Estou fazendo pela terceira vez😋😋😋😋Uma delícia!!! Obrigada por compartilhar.

Anônimo disse...

Só de ser receita francesa já nem quero.

Unknown disse...

Parabéns que lindo bolo !
Deve ficar uma delicia com certeza vou fazer para colocar nos bolos.

Unknown disse...

Que bolo lindo !
sempre a tardinha eu gosto muito de um pedacinho de bolo com café ou as vezes um cházinho ,vou fazer esse tbm ,bjss.

Anônimo disse...

Já fiz várias vezes. Sim, é maravilhoso!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails