quarta-feira, dezembro 07, 2011

Brownies de Natal

Se existe bolo de Natal, cookies de Natal, rosca de Natal... por que não brownies de Natal? Na hora que botei os olhos nessa receita não pensei duas vezes para fazer! A combinação de framboesas e chocolate branco no brownie me pareceu irresistível e deliciosa!
Tive que segurar minha ansiedade para provar logo que saiu do forno. Foi uma tortura ainda mais depois de sentir o cheirinho do brownie assando se espalhar pela casa mas fui forte e esperei até o dia seguinte para comer e mesmo porque não seria muito sensato comer à meia-noite! :D
Não sei você, mas toda vez que faço brownies fico ansiosa para saber se ficaram no ponto. Na hora de cortar é aquela expectativa! rss
E o alívio só vem depois de verificar que a faca voltou toda "suja" de chocolate! Que foi o que aconteceu! Ufa! Esta massa é extra cremosa, daquelas que derretem na boca e logo você quer abocanhar outro naco!
Preciso falar mais? ;)

A receita original pede para pressionar o açúcar mascavo na xícara mas como acho o chocolate meio amargo nacional doce, preferi diminuir o açúcar e medir normalmente, sem pressionar.

* xícara de 240ml

250g de manteiga sem sal picada
250g de chocolate meio amargo picado
3 ovos extra
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara de framboesas congeladas
1/2 xícara de chocolate branco picado
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 27x17cm.
Peneire a farinha com o fermento e o sal.
Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo no banho-maria ou microondas em potência média por 2 ou 3 minutos, misturando a cada minuto até derreter totalmente. Deixe amornar 5 minutos.
Depois junte o mascavo, os ovos levemente batidos e a farinha de trigo. Misture com fouet até incorporar. Despeje metade da massa na assadeira. Espalhe as framboesas e chocolate branco. Cubra com o restante da massa e nivele a supefície. Leve para assar por cerca de 35 minutos ou até que fique firme ao toque.
Deixe esfriar na própria forma. Depois de frio leve para geladeira por cerca de 4 horas ou até que fique firme.
Desenforme e corte em quadradinhos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e guarde em recipientes bem vedados em temperatura ambiente ou na geladeira se estiver muito quente.

Uma ótima quarta-feita para todos! :)

20 comentários:

Autora do Blog disse...

Tem um aspecto divino.
Que delicía!

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Fê Dayrell disse...

Akemi, ficaram muito apetitosos, e com cara de Natal.
Bjo

Inessa disse...

Adoro a produção das suas fotos! O brownie também deve ter ficado uma delicia e o teste da faca suja de chocolate também me deixa aflita! hehe que bom que deu certo! um bjo

Emília disse...

Acho que eu não ia aguentar esperar, já tinha queimado a língua rss!
Receitinha guardada!!
Bjos

Alessandra Foletto disse...

Nossa que lindos!!!
Parecem estar uma delícia!!!
Bjs

Josy disse...

Akemi acebei de crer que vc é uma mulher corajosa, e forte. Mas eu não iria aguentar essa delicia até o dia seguinte de jeito nenhum. Iria ter pesadelo hehehe. Nossa que maravilha de brownie. Com certeza, a foto está ai pra ninguem duvidar a cremosidade desse brownie. Amei a receita. Ficou linda sua apresentação. Bjos

Ameixinha disse...

Framboesa combina super bem com chocolate, o interior desses brownies está lindo :)

Marly disse...

Ake,

Pelo amor, agora vou ser obrigada a fazer esta receita! rsrs. Esses brownies ficaram lindos e apetitosos demais, uma perdição!
Também amei a apresentação, a latinha e tudo mais!

Beijoca e boa noite, querida!

MissB disse...

Hummmmm que tentação aqui está! Comida já umas quantas fatias ^^

Beijinhos e bom fim-de-semana :)

http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

A Paixão da Isa disse...

hummm mas que bom que estao ficaram muito bonitos beijinhos

Maria Inês Feijó disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaa!!Deve ter ficado divino!! Parabéns!!

Irene disse...

Nossa!!! Deve ficar maravilhoso!!!
Com certeza vou provar essa receita...
Muito obrigada por compartilhar...
Bjs, Irene

Renata disse...

Nossa, Akemi, cheguei aqui com fome, e vejo essa coisa linda e deliciosa... nossa, quase babei no teclado. Divino! Você deve ser uma pessoa com muito autocontrole mesmo! Se fosse eu, nem lembraria que era meia-noite :o)

Megumi disse...

Nossa...que pecado!Que pecado resistir tanto!!!rsrsrs... Nunca comi brownies(eu acho,rsrs),na primeira oportunidade vou tentar, é fácil ne!? Bjss

Renata disse...

Akemi, que tortura essas fotos a essa hora! Pense numa combinação que nunca dá errado: frutas vermelhas e chocolate. Aliás, ouso dizer que chocolate combina com qualquer coisa!! :P

Beijo!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Ficaram lindos e com certeza deliciosos...vou tentar fazer igual...vamos ver! Valeu a dica ótima para Natal...posso servir um desses com creme de mascarpone!
Bjs e boas energias!

tatiane disse...

Nossa, que brownies perfeitos! Essa combinação de framboesa e chocolate branco é fantástica! Estou levando a receita.

beijos

Noemia Vida disse...

Nooooossa mãe!! Está com uma cara m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!! Conhece a expressão sialorréia? É assim que fiquei depois de bisbilhotar esta receita. E a latinha... tão mimosinha!
Bjs.

Anônimo disse...

O fermento e sal misturam juntos com o ovo ou fica por baixo?

Akemi disse...

O fermento e o sal são peneirados juntos com a farinha de trigo e depois incorporados ao restante da massa. Dê uma lida com mais calma na receita que você vai entender! Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails