segunda-feira, dezembro 19, 2011

Torta de maçã

Já perdi as contas de quantas receitas de tortas de maçã já experimentei mas não resisto a tentar mais uma versão. Pensei em fazer aberta como a original mas acabei fazendo fechada porque sobrou muita massa. Para uma pequena forma de 15cm utilizei a receita inteira de recheio e apenas 1/4 da massa. Incrível imaginar que nessa tortinha couberam 8 maçãs e olha que não eram pequenas, viu!!! :O
Na verdade tinha feito inicialmente metade do recheio mas achei muito pouco e fiz mais uma leva. Queria que a torta ficasse tão alta quanto a do Olivier! ˆ-ˆ
A primeira cortei as maçãs em 8 e a segunda vez em 4 como manda a receita e para o meu gosto prefiro cortada em pedaços menores, assim elas ficam mais envolvidas na calda de caramelo.
A massa fiz no processador e é bem boa de trabalhar. Fica levemente crocante e folhada.
Para os adoradores de maçã de plantão, esta torta é um prato cheio! Irresistível com uma bola de sorvete de creme! :)

Para uma forma de torta de 15cm:

Massa:
250g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
30g de açúcar
uma pitada de sal
cerca de 75ml de leite

Recheio:
8 maçãs (usei fuji)
50g de manteiga
um fio de óleo de canola
100g de açúcar (use mais de quiser mais doce)
50ml de rum escuro
canela em pó a gosto

Para a massa, coloque no processador a farinha, o açúcar e o sal. Dê uma rápida pulsada. Junte a manteiga e pulse até formar uma farofa. Coloque o leite aos poucos e pulse até que se forme uma bola. Adicione mais leite se necessário.
Coloque a massa num saco plástico e deixe na geladeira por cerca de 1 hora no mínimo.

Para o recheio, numa frigideira grande, derreta a manteiga com o óleo. Junte as maças e refogue até que fiquem coradas. Adicione o açúcar e misture até caramelar e as maçãs ficarem macias. Desligue o fogo e junte o rum. Volte ao fogo e flambe. Como não achei a danada da caixinha de fósforo, deixei cozinhando alguns segundos para evaporar o álcool. Por fim, polvilhei um pouco de canela em pó e tire do fogo. Despeje numa travessa e deixe esfriar completamente.

Unte a forma de torta com manteiga e abra a massa entre 2 plásticos. Se quiser cobrir a torta, reserve um pouco da massa. Se for fazer como o Olivier, abra a massa em tamanho bem maior que a forma. Cubra a forma com a massa e fure o fundo com garfo. Espalhe as maçãs (reserve a calda para servir com a torta já assada) e feche a torta. Se fizer fechada, faça alguns cortes na superfície com a ponta de uma faca para que o vapor escape. Eu ainda pincelei a superfície com gema.

Enquanto esquenta o forno a 200˚C, deixe a torta montada na geladeira por 10 ou 15 minutos.
Leve para assar por cerca de 20 a 30 minutos. Logo que tirar do forno, desenforme. Sirva morninho com sorvete de creme e a calda reservada.

9 comentários:

Unknown disse...

Oi Akemi!

Obrigado pelo comentário lá no blog!
Ainda não fiz o pudim, mas farei :D

Não sou muito chegado a tortas, mas o bolo que você postou algum tempo atrás (acho que com frutas e licor de laranja) está na lista. E panettones também, hehe

Abraços,

Junji

Josy disse...

Akemi, se tem uma torta que aprecio muito é a de maças. Essa sua ficou linda, gosto muito de testar várias receitas de tortas de maçã, até agora não encontrei uma que eu pudesse comer de joelhos kkkk. Todas ficaram gostosas, mas ainda não cheguei na que eu quero de fato, que nem sei bem como é. Dá prá entender? rsrs. Vou levar essa receita e depois das festas vou tentar fazer, ou mesmo fazer para o final do ano. Parece-me deliciosa, com essa calda então!! Ai ai. Gostei muito. Ainda volto para te dar boas festas miga...bjos

Nereime disse...

OI Akemi, já vou logo dizendo que esta torta com sorvete está tentadora, demais ficar olhando...
A visita tem carater especial, vim deixar meus votos de um Natal abençoado e um ano de 2012 cheio de paz!
Saiba que admiro sua cozinha e embora não consiga deixar comentários sempre , suas receitas passeiam pela minha cozinha, uma delas-cinnamon rolls- fiz questão de fotografar pois fiquei encantada com o crescimento, mega fofo.Caso eu resolva publicar ano que vem te aviso.
Um super beijo no coração!

Megumi disse...

Nossa Akemi...que recheio!!!Parece deliciosa...o bom é que meu livro de receitas é o seu blog, entao ta na lista!
Bjs e uma ótima semana!

Akemi disse...

Oi Junji! Se fizer alguma dessas receitas depois me conta a experiência e o resultado!

Josy, entendo o que vc quer dizer amiga! Pra mim esta tbm ainda não é A torta de maçã. A melhor que comi foi em Gramado e algum dia vou tomar coragem e tentar fazer! Mas acho que essa busca, a expectativa que torna o ato de cozinhar tão prazeiroso ne? rsss

Nereime, querida, muito obrigada pelos votos e retribuo em dobro pra ti! Obrigado pelo carinho e adoraria ver estes cinnamon rolls ano que vem no seu cantinho! ;)

Megumi-chan, bota recheio nisso! rss
Linda semana pra vcs tbm!

Helena disse...

Oiii Akemi!!!
Tudo bem??

E aí, já conseguiu arrumar a sua casa nova? =)

Essa torta está linda!!!
Eu estou com uma vontade enorme de comer uma apple pie... rs!!
Vi uma receita de um japa no Youtube e vou testar.
Se ficar bom, eu te aviso!
E se der errado, eu vou fazer essa sua receita (óbvioooo)!.

Beijoss!!
E um Feliz Natal pra vc e sua família!!!

Ana disse...

Que delicia Akemi! Eu faco todo ano aqui no outono quando tem muitas macas. Matheus adora apple pie!
Beijos!
Ana

Unknown disse...

Akemi, adoro torta de maçãs! Deu pra sentir o cheirinho daqui....hummmm!
Rsrsrs....aproveitando pra deixar um abraço apertado de Boas Festas.

Que Papai Noel traga muita paz, saúde e prosperidade pra vc e toda a sua família, beijinhos,
com carinho,
da Vovó Cristina.

wair de paula disse...

Akemi, tb adoro tortas de maçã, porém as vezes encontro-as mais ácidas ou azedinhas do quegostaria.vou repetir sua receita, tomara fique coma cara da sua. Abraços e bom natal.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails