domingo, dezembro 11, 2011

Madeleines sem descanso na geladeira

Madeleines são deliciosas mas confesso que as vezes minha ansiedade não me permite ficar esperando a massa descansar na geladeira por algumas horas ou até por uma noite inteira.
Já vi algumas receitas que mesmo depois de colocadas nas forminhas voltam novamente para geladeira! Tudo isso é para que o "calombo" característico desse bolinho se forme na hora que é assado.
Quando vi uma receita neste livro que fica pronta em instantes, sem descanso na geladeira, fui correndo comprovar. Essa eu precisa ver para crer!
O que mais tomou tempo foi untar a forma, o resto foi bem rápido e em menos de meia hora já estava provando uma madeleine recém assada!
E sim, todas saíram com enormes calombos para meu espanto! :O

1 ovo extra
40g de açúcar refinado
15g de mel
50g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
60g de manteiga sem sal

Pré-aqueça o forno a 200˚C.

Unte uma forma para 9 madeleines de 7x5cm ou 6,5x6,5cm cada cavidade. Leve para geladeira enquanto mede o restante dos ingredientes. Depois polvilhe farinha de trigo com ajuda de uma peneirinha. Bata bem para retirar o excesso. Volte para a geladeira enquanto prepara a massa.

Derreta a manteiga em banho-maria e mantenha aquecida (aqueça a água até começar a formar bolhas nas paredes da panela. Desligue o fogo e coloque a vasilha com manteiga. Depois de derretida, mantenha a vasilha na panela para manter aquecida até o momento de utilizar).

Peneire a farinha com o fermento.

Numa vasilha, quebre o ovo e bata com fouet. Junte o açúcar e o mel e misture. Peneire a farinha aí novamente e misture. Por fim, despeje a manteiga quente e mexa bem até incorporar. Distribua a massa nas cavidades e leve para assar por 8 a 10 minutos. Sirva quentinhas mas mesmo frias, estas madeleines se mantêm macias, apenas guarde em potes bem vedados!

* Se quiser saborizar, adicione raspas de limão ou laranja, no caso de chocolate, substitua 5g de farinha de trigo por cacau em pó e aumente o fermento para 3g.

Fui obrigada a morder para vocês verem como fica por dentro! :D
Um ótimo domingão para todos! ;)

11 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que bonitas Madalenas,, eu é que não tinha descanso enquanto não comesse umas poucas...bjokitass

Sopa Boba disse...

Me tomaba yo ahora un par de ellas, enhorabuena, parecen deliciosas

Renata disse...

hehehe, eu brigando com o calombo do meu bolo peteleco e vc torcendo que o calombo das Maddleines se formem...
Brincadeiras à parte, esses bolinhos são mesmo muito charmosos, preciso fazer um dia :)

Ana disse...

Estao lindas Akemi, perfeitas!
Beijos!
Ana

Alessandra Foletto disse...

Nossa Akemi ficaram lindas
Adorei!!! Vou provar com certeza, pq esperar as madeleines gelarem sempre foi um problema pra mim tbm pq nunca me preparo com tanta antecedência assim.
bjs

Cristina disse...

Akemi, ainda não preparei madeleines e por coincidência, nessa semana separei várias receitas, mas quando observei que todas pediam horas na geladeira, deixei de lado...paciência não é uma das minhas virtudes!rs...
Agora não tenho mais desculpas para estrear minhas forminhas!
Sua cozinha está a todo vapor hein!?...adoro!!
Bj e bom restinho de domingo...

Josy disse...

Oi Akemi que lindas suas madaleines, sabe que nunca fiz? Preciso comprar as forminhas, acho que as forminhas dão todo o charme a elas. Não sabia dessa história de calombinhos hehe. Creio que não conseguiria ter essa paciência também. Já sei que receita vou usar quando comprar minhas forminhas. Bjos ótima semana

Unknown disse...

Ah, essa eu preciso fazer!!! Quero ver pra crer...kkkk...já fiz madeleines de todo jeito, mas as minhas nunca deram o "calombo"...será que agora vai?

Obrigada,
Abraço
Renata

Diana disse...

Já tinha ouvido falar. Mais nunca vi a receita. Essa fotinha que vc tirou deixa entender que é uma delícia.
bjos

Layza disse...

Olá Akemi, amo suas receitas e faço sempre, mas eu queria uma "ajuda" sua, Natal chegando e eu não tenho ideia do cardápio, o que vc acha de dar umas sugestões de cardápio no blog?
Iria ajudar mta gente...
Pensa com carinho...
Bjs

grazi disse...

super apetitoso!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails