sexta-feira, dezembro 30, 2011

Arroz de Festa

Encontrei a receita deste arroz em vários sites e blogues e tirando um ou outro ingrediente a base é a mesma e acredito que muitas de vocês conhecem ou já o comeram. Eu fiz pela primeira vez e aprovamos o resultado!
Fiz o arroz na panela elétrica(*) mas passo a receita com preparo convencional:

* xícara medida de 240ml

2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 xícaras de arroz
3 xícaras de água fervente
1 xícara de espumante seco
uma pitadinha de curcuma ou açafrão da terra (opcional, é só para dar um corzinha)
sal e pimenta do reino a gosto
100g de passas claras
100g de amêndoas em lascas

Lave o arroz e deixe escorrendo. Refogue o alho no óleo até exalar seu cheiro característico tomando cuidado para não deixar queimar! Junte a cebola e refogue mais alguns instantes até ficar murcha e transparente. Polvilhe o açafrão da terra e as passas. Acrescente o arroz, misture para envolver bem no refogado e adicione o espumante. Mexa para evaporar o álcool e em seguida despeje a água quente. Acerte o sal e pimenta, tampe e baixe o fogo. Deixe cozinhar até secar a água. Caso necessário junte mais água quente até o arroz ficar macio.
Numa frigideira, coloque as lascas de amêndoas e leve ao fogo médio. Fique movimentando a frigideira em movimentos circulares até que as lascas fiquem levemente tostadas. Despeje num prato e espere esfriar.
Coloque o arroz numa travessa e espalhe as lascas de amêndoas tostadas por cima.

(*) Para fazer na panela elétrica, eu lavei 3 copinhos medida de arroz. Escorri e despejei na vasilha da panela elétrica.
Numa frigideira, refoguei o alho e a cebola. Juntei o açafrão e as passas. Temperei com sal e pimenta e tirei do fogo. Esperei esfriar alguns minutos.
Juntei um copinho medida de espumante no arroz e completei com água fria até a marca dos 3 copinhos indicado na vasilha da panela.
Incorporei o refogado de cebola e misturei rapidamente.
Fechei a panela e pus para cozinhar no modo normal. Logo depois de apitar avisando que ficou pronto, dei uma rápida mexida no arroz e deixei abafado mais alguns minutos antes de servir.


7 comentários:

Karen disse...

Também estava com vontade de fazer esse arroz, mas esqueci de comprar o dito cujo! Tenho só arroz integral cheio de grãos. rs

(Talvez faça, vamos ver...)

Sei que você ainda vai trabalhar este ano, mas espero que 2012 comece muito bem para vocês dois (e seus cãezinhos!)

Beijos!

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Adorei o seu arroz de festa e deve ter ficado muito gostoso com todos esses ingredientes maravilhosos...
Feliz 2012 com novidades boas e coisitas gostosas!!!
Beijos, Irene

Diana disse...

Ainda não tinha visto essa receita. Valeu por repartir com agente
bjos

Cristina disse...

Com amêndoas ainda não experimentei, deve dar uma crocância bem bacana...que bom que postou para nós!
bj e ótima sexta!!

Josy disse...

Akemi, adoro esse tipo de prato, por mim eu comeria durante o ano, mas meu povinho aqui são todos esquisitos, comem só no Natal ou Ano Novo, se eu fizer um dia qualquer do ano não gostam. Dá prá entender? Ficou lindo o seu. Gostei muito. Bjos. Amanha estou de volta

Anônimo disse...

Akemi, em casa faço tb só na Pacoa é quando comemoramos mais, vou fazer sua receita, suas receitas em casa faz sucesso. bjs. Feliz 2012 (Diulza)

Anônimo disse...

Oi Akemi, tudo bem?

Me chamo Julia e trabalho em uma agência de publicidade. Faço atualizações de uma página no facebook com receitas de arroz (arroz Ciagro).
Gostaria de saber se posso atualizar com algumas receitas do pecadodagula.blogspot.com.br, sempre citando a fonte.

Se puder, entre em contato comigo pelo e-mail julia.fornazari@lp360.com.br, por favor. Não consegui encontrar o seu endereço.

Obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails