sexta-feira, dezembro 09, 2011

Bolo de Frutas com Licor de Laranja

Continuando a saga do bolo de frutas, encontrei esta receita e fiquei encantada com a foto do bolo. A textura parecia maravilhosa e decidi prepará-lo apesar de ler e reler várias vezes que depois de pronto precisa ficar 7 dias embrulhado para então ser consumido! :S
Para quem quer presentear e fazer com antecedência é uma boa opção! Só que como vai uma boa quantidade de licor e seu sabor é bem marcante, não é indicado para crianças. Apesar disso, este bolo é muito bom, cheio de frutas e um aroma e sabor bem marcantes! Não sou chegada a bebida, fico zonza só de tomar um golinho de vinho mas gostei bastante deste bolo! :D
Para quem tem crianças ou não gosta de nada alcoólico, pode preparar esta mesma massa substituindo o licor por suco de laranja (receita aqui).
Vocês me conhecem e acham que eu esperei 7 dias??? rsss
Logo que ficou pronto eu já comi uma fatia e me pareceu um bolo de frutas comum e bem esfarelento. Embrulhei e esperei 4 dias para atacá-lo, foi o máximo que consegui aguentar apesar de que todos os dias tirava um naco para experimentar! :D
E não é que a cada dia ele ficava melhor???
Se resolver preparar e conseguir esperar 7 dias, depois me conte como ficou o bolo! ;)


Massa:
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar
4 ovos extra
225g de farinha de trigo
100ml de licor de laranja Grand Marnier para regar

Frutas:
350g de frutas secas sortidas (usei passas escuras e claras, damascos e morangos cristalizados)
100ml de suco de laranja
100ml de licor Grand Marnier
raspas da laranja que usou para tirar o suco

Misture tudo e deixe macerando por uma noite. No dia seguinte, junte 100g de cerejas ao marasquino drenadas, lavadas, secas e picadas.

Pré-aqueça o forno a 140˚C.

Unte e forre com papel manteiga uma forma de 20x20cm.

Peneire a farinha de trigo

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar leve e clara. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Coloque a farinha de trigo e bata em velocidade baixa até incorporar. Fora da batedeira, junte as frutas e todo o líquido que ainda houver e termine de misturar com espátula. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 1h30min.
Logo que tirar do forno, desenforme (mantendo o papel manteiga) e coloque sobre uma grade. Pincele com os 100ml de licor e deixe esfriar. Depois de frio, embrulhe em papel alumínio e deixe descansando em local fresco por até 7 dias para então começar a consumir.
Se o seu forno começa a partir de 180˚C, coloque o bolo na grade do meio e logo que o bolo corar, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Faça o teste do palito.


Um ótimo final de semana para todos! ;)

19 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão deliciosa para oferecer nos cabazes de Natal!

Beth Martins disse...

para alem de ser um bolo lindo e saboroso pelos seus frutos é uma excelente ideia para oferecer!

beijinhos

sadhia disse...

oi querida amei seu bolo esta divino para essas épocas omo o natal nada mais perfeito do que presentear quem a gente ama com algo feito pela gente né ..amei a receita estou levando bjokas sadhia ahhhh tem sorteio rolando lá no blog sorteios de natal
1 kit tirolez
1 kit vitao
1 kit Ducoco

bjokas sadhia
parabens pela receita

Inessa disse...

rsrs eu tambem nao aguentaria muito tempo sem ficar beliscando um teco todo dia!!! talvez no 7° dia sobrasse so um pedacinho pq tem outra formiga aqui em casa...
bjosss

Simone disse...

Que linda opção de presente Akemi!
Adorei!
Beijos e bom fim de semana!
Simone.

Unknown disse...

ola querida Akemi,

adorei:) ficou com um aspecto divinal!!

bjus
Cila

Cristina disse...

Que lindo Akemi, a foto realmente nos conquista! Será que dá para aguentar uma semana??rs...
Bjs e bom fds...

Érica disse...

Ficou lindo o bolo, mas acho que também não aguentaria ficar 7 dias esperando para comer.
bjs

Josy disse...

Que singelo para presente Akemi, ficou mesmo muito bonito,e achei uma ótima opção para presentear. Achei super interessante esse bolo pelo fato de ficar 7 dias descansando, embora quem não fosse descansar seria eu, tamanha a curiosidade e vontade que eu teria de experimentar, creio que agiria como vc hehe. Também pudera o perfume que deve ficar esse bolo é algo assim não amiga?
Adorei a receita. Bjos um ótimo final de semana

Emília disse...

Esperar 7 dias parece castigo...
Mas se com 4 dias ficou melhor do que o primeiro acho que vale a pena...
A textura realmente é maravilhosa, me encantou!
Bjos

Renata disse...

Eu certamente tambám não conseguiria esperar rsrsrs Parece delicioso, Akemi!

Megumi disse...

Humm... Tem td que eu gosto nesse bolo! Desde a produção ate o consumo exige uma paciência incrível... Mas pela foto e seus comentários Akemi, acho que vale a pena tentar, rsrss...
Será que encontro esse licor por aqui?
Bjss e uma ótima semana!

Akemi disse...

Meninas, obrigada pelos comentários! Esse bolo é para quem tem nervos e larica de aço! kkkk
Mas vale a pena a espera!!!

Megumi, esse licor que eu usei veio daí! Aliás, eu trouxe vários licores daí, a variedade é muito maior e melhor! Dá uma procurada em qualquer sakeya-san por aí ou no Super Rakuten-Tem-de -Tudo!!!! rsss

grazi disse...

lindo e super apetitoso!!!

Megumi disse...

Oi, Akemi! Desculpa a folga...peguei a mania do povo de casa...ou será que eles pegaram a minha???rsrrsss....é mais fácil perguntar antes de procurar,rsrss...Mas sabe, antes de ver sua resposta, encontrei no rakuten, mas como meu marido vai sempre na loja de bebida, vou dar uma olhada por lá.Obrigada! Bjs

Maíra S. disse...

Oi Akemi,
Fiz essa receita e adorei. Usei Cointreau e o gosto fica bem marcante, mas sem ser enjoativo. Acabei deixando os 7 dias de espera dentro da geladeira porque tem feito muito calor por aqui, talvez se tivesse ficado sem gelar teria ficado mais macio. Só fiquei triste porque fiz várias receitas ao mesmo tempo e acabei esquecendo de colocar as cerejas! Mas pelo menos pude me distrair com o outro bolo que fiz e esse conseguiu passar incólome durante o perído de "descanso". :-D Beijos,

Akemi disse...

Querida Maíra, bebidas alcoólicas são conservantes naturais e acredito que o bolo poderia ter ficado fora da geladeira, mesmo com o calor. Mas "vai que..." ne? rsss Todo cuidado é pouco mesmo em se tratando de comidas!
Fiquei aqui curiosa para saber que outras receitas vc preparou para conseguir a façanha de esperar os 7 dias para consumir o bolo! rss
Bjss e obrigada pelo comentário!

Unknown disse...

Olá. Me interessei muito por essa receita. Porém, tenho uma dúvida: que outra bebida alcoólica posso usar no lugar do licor Grand Marnier? Vi num dos comentários acima que a colega usou Cointreau, mais alguma bebida pode ser usada? Obrigada e abçs

Akemi disse...

Oi, Claudia! Acho que vc pode usar rum escuro também mas sugiro diminuir a quantidade por ser bem mais forte que o licor. Se não tiver nenhuma bebida alcoolica, experimente a versão com suco de laranja. O link está no texto do post! Boas fornadas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails