quarta-feira, dezembro 28, 2011

Bacalhau com natas

Olás a todos! Como foi o Natal de vocês? Espero que tenha sido de muita fartura de comida, alegria, familiares e amigos reunidos! A data caiu num domingo o que provocou um pouco de frustração para quem trabalha em emprego formal, afinal não tem o mesmo gostinho de quando um feriado cai no meio da semana e dá para se "enforcar" mais alguns dias! Mas acredito que para os brasileiros que trabalham no Japão foi uma oportunidade para preparar alguma coisa mais caprichada para a ceia ou almoço de Natal uma vez que a data não é feriado por lá e quando cai em dia de semana é dia de trabalho normal.
Aqui em casa a semana passada foi de muita correria e preparativos para as encomendas que recebemos, graças a Deus! O calor estava infernal por estas bandas e nem o ar condicionado dava conta de refrescar um pouco a cozinha já que o forno funcionava a todo vapor. Sei que por conta de umas trufas que queria fazer para presentear alguns clientes fiéis, tive uma luta das boas com o Sr. Chocolate. Ele me deu boas surras mas não me dei por vencida. Ai se eu te pego! Só de noitinha, na boca da madrugada quando o ar começou a ficar mais fresco e o forno finalmente foi desligado que consegui dar o famoso "choque térmico" no danado! rss
No sábado, depois que o último bolo foi entregue e com a sensação de dever cumprido e com a esperança de ter tornado a ceia de algumas pessoas mais doce, esquentei nosso jantar: uma lasanha encomendada numa casa de massas! E o almoço de Natal foi comemorado com suas sobras! kkkk
Para compensar o Luiz, resolvi preparar alguma coisa mais caprichada esta semana que está mais calma e escolhi este bacalhau com natas que ficou muito bom!
Para acompanhar, fiz um arroz com passas e amêndoas (receita que postarei amanhã) e uma salada verde com beterrabas assadas e queijo coalho grelhado. De sobremesa um mousse de iogurte sensacional que também postarei ainda esta semana!


500g de bacalhau em lascas
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas médias em fatias finas
cheiro verde a gosto
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos de 1cm
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
500 a 600ml de leite
1 caixinha de creme de leite (200g)
sal e pimenta do reuino
noz moscada ralada
3 colheres (sopa) de azeite
queijo parmesão ralado

Lave o bacalhau e deixe de molho de um dia para outro na geladeira, trocando a água uma ou duas vezes, Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando ferver, desligue o fogo e junte o bacalhau. Tampe e deixe esfriar naturalmente. Escorra e desfie o bacalhau. Reserve.
Frite os cubos de batata numa frigideira com 1 dedo de óleo. Deixe até amaciarem e criarem a casquinha por fora mas sem pegar cor. Tire e escorra em prato forrado com papel toalha. Em seguida, espalhe os cubos no fundo de um refratário grande.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e as cebolas até ficarem transparentes. Junte o bacalhau, misture e verifique o sal. Se necessário corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Tire do fogo, junte o cheiro verde e misture. Despeje o refogado sobre as batatas no refratário.
Numa panela grande, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo peneirada. Mexa rapidamente e refogue por alguns instantes para cozinhar a farinha, tomando cuidado para não queimar. Reduza o fogo e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até formar um creme nem líquido e nem muito grosso. Junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora. Despeje este creme branco sobre o refogado de bacalhau e polvilhe queijo ralado por cima.
Leve para gratinar em forno pré-aquecido a 220˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que o creme esteja borbulhante e a superfície corada.
Sirva em seguida.

16 comentários:

Karen disse...

"Casa de ferreiro, espeto de pau", não é mesmo? Você cozinhando feito uma doida e comprando lasanha! rs

Bacalhau é sempre seguro. Já me reabasteci para o final de ano.

Claudia Lima disse...

Eu trabalhei o Natal inteiro, mas o ainda assim, tivemos uma comidinha festiva.
Achei a receita super prática. É tudo que quem trabalha precisa.
Feliz Ano Novo :)

Cristina disse...

Olá Akemi, bacalhau é sempre bem-vindo não é mesmo?!
Estou ansiosa pela mousse de iogurte!
bj e ótima semana...

sadhia disse...

que delicia amei essa sua receita ...uma combinação perfeita
bjus fiz hoje pão de santo antonio corre lá para conferri e vim te convidar para a promoção café pelé
bjoka sadhia

Josy disse...

Akemi querida, tendo bacalhau na receita é delicia na certa, sou uma fã ardorosa do peixinho. Ficou lindo seu bacalhau, e com certeza valeu a pena a trabalheira toda antes do Natal. Bjos

Unknown disse...

nhum, nhum,
adorei o seu bacalhau:)
boas passagens..

bjus
cila

Gina disse...

Bacalhau com natas e todo esse cardápio que você citou é uma tentação.
Ainda bem que o trabalho foi todo compensador e tenho certeza que adoçou o Natal de alguns!!
Grande 2012 pra você, muita paz, saúde e trabalho...
Bjs.

Valentina disse...

Querida, saudades imensas. Que bom que estivates ocupada. Agora esta coisa do calor deve ser uma loucura. Gostei tanto de ver bacalhau aqui. Sent falta dele neste natal que foi recheado de coisas gostosas, mas sem bacalhau que tanto gosto. Vc comprando lasanha me fez rir.como disse a Karen casa de ferreiro espeto de pau.

Josy disse...

Akemi querida muito bem lembrado em relação a medida do cálice de licor, sempre uso 50ml, são aqueles cálices pequeninos.Mas se vc quiser com um sabor mais acentuado de bebida, pode colocar mais. Já arrumei no blog, pois pode ter mais pessoas com essa mesma dúvida. Obrigada viu? Volto prá te desejar bom ano ainda...bjocas

Danni e Lype disse...

Oi Akemi,
Que correria, heim??? Mas, com certeza valeu a pena...
Adorei a sua sugestão de bacalhau... Ele deve ter ficado do jeitinho que eu gosto... molhadinho e cremosinho...
Ah!!! Estou ansiosa também para conhecer a receita de mousse de iogurte...
Parabéns e obrigada...
Beijos e um Feliz 2012, Irene

Megumi disse...

Humm... Bacalhau é tudo de bom! Arroz com passas... Nossa, adoro uva passa! Iogurte então , nem me fala! Humm... O que será que vem depois hein?! Rsss.....
お楽しみ!
Bjss

grazi disse...

que delicia!

desejo-lhe 1 excelente 2012!

Luisa Alexandra disse...

O teu bacalhau ficou com um aspecto mesmo muito bom!

Bom Ano Novo!

Ameixinha disse...

Bacalhau com natas é uma delícia :)

Inessa disse...

Nossa que delicia!! ficaria bom também como lasanha!

GS disse...

Não achei a nata na receita...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails