quinta-feira, dezembro 01, 2011

Bolo de frutas natalino

Recebi um email bem carinhoso de uma leitora, a Maíra, pedindo por sugestões de bolo de frutas para presentear os amigos no Natal. Tenho um bolo de frutas excelente no blog que inclusive preparei ano passado para presentear alguns clientes fiéis da Sakura Sweets e no lugar das frutas utilizei chocolate ao leite e meio amargo picados. O que já era excelente, ficou melhor ainda! :)
Porém, encarei o pedido como um desafio e resolvi procurar por outras receitas de bolo de frutas e este é o primeiro que testei.
A diferença que me chamou atenção é que leva maçã ralada e picada na massa o que confere umidade ao bolo. Ao contrário da maioria dos bolos de frutas, este não leva nenhuma bebida alcoólica e pode ser uma alternativa para quem tem crianças ou não aprecia o sabor!

Receita retirada daqui!

4 ovos
2 xícaras de açúcar
150g de manteiga em temperatura ambiente
raspas de 1 limão
1 maçã ralada
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xícara de leite
4 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de uvas passas escuras
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de damascos picados
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de cerejas em calda picadas
1/2 xícara de figos secos picados
1 maçã sem casca picada em cubinhos
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar claro e fofo. Sem parar de bater, junte as raspas de limão, a baunilha, a maçã ralada e o leite. Adicione a farinha aos poucos e bata só até incorporar. Tire da batedeira e junte o fermento em pó e as claras batidas em neve. Misture delicadamente e incorpore as frutas enfarinhadas. Termine de misturar e distribua nas forminhas de bolo inglês untadas e enfarinhadas. Nivele a superfície e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 40 a 60 minutos dependendo do tamanho da forma. Faça o teste do palito. Deixe esfriar sobre grade e polvilhe açúcar de confeiteiro.

* Fiz meia receita e rendeu 3 formas de bolo inglês de alumínio de 20x10cm.

Tenho mais algumas receitas de bolos de fruta para experimentar, aguardem! ;)

14 comentários:

Beth disse...

Akemi, este bolo Natalicios està lindo amiga, adorei a receita!

beijinhos

Rosalix disse...

Preciso experimentar fazê-lo. Hum.... parece delicioso!

Ginja disse...

Hum, parece delicioso seu bolinho de natal Akemi. Bem colorido e recheado por dentro!
Um beijinho.

grazi disse...

maravilhoso!!!

Cristina disse...

Akemi, esse tipo de bolo está entre meus preferidos!!
Ficou lindo demais!!
Bj...

Luna disse...

Ficou lindo, Akemi! Beijinho!

Cae Fernandes disse...

Já está guardadinha essa receita!!
Lindo!
Bjoos.

Rute Mamy disse...

Akemi, essa receita veio em boa hora porque estava pensando justamente num Bolo de Natal que fosse colorido. Gosto do vermelho da cereja no bolo natalino, fica tão lindo, ne? Ja fiz várias vezes o da dona Lote, sensacional, mas vou experimentar este aqui, que tem maçã na massa e vou poder usar um saco de figos secos que comprei nas minhas andanças durante as "férias forçadas" por causa da inundação na Tailândia.
Ah, o Villeroy & Boch ainda existe!!!
Beijos!

Megumi disse...

Akemi, que bolo lindo! Fico imaginando o cheirinho dele ainda no forno... Humm... Nossa, deu água na boca!
Esse ano pretendo fazer seus cookies de Natal de cramberries, nozes e chocolate, mas se sobrar um tempinho, ainda faço um bolo. Vc falou que tem mais? Oba!!!
Bjssssss

Renata Boechat disse...

Um bolo com cara e jeito de Natal!!!

ótima sugestão pra presentear alguém querido com muito capricho!

Um abraço, gostei demais!

Simples Assim disse...

Adoro bolos de Natal assim.
Mais uma receita sua que vai entrar na minha listinha.
Bj, Akemi, e ótima semana.
Llylia

Anônimo disse...

Oi Akemi,
Obrigada pelo post! Me senti muito importante! :-) Acho que esse bolo é um fortíssimo candidato, não vejo a hora de testá-lo junto com o da dona Lote. O pessoal aqui em casa é que está feliz da vida com a função de cobaia de bolo natalino. Ah, te mandei por email o link de uma receita que eu já testei, muito fácil, e que é muito boa também.
Beijos,
Maíra

D Augusto disse...

Eu tava procurando um bolo inglês com frutas cristalizadas pra poder testar umas forminhas lindas que comprei a algumas semanas. Vou me arriscar com essa receita Akemi. Queria um bem fofinho e que ficasse com cara de bolinho estilo pulman sabe, será que uso este ou o da dona Lote? Quero acrescentar rum, nessa massa aqui você acha que fica bom?
Um beijo

Akemi disse...

Augusto, este bolo ficou gostoso mas achei um pouco esfarelento. Ainda prefiro o bolo da dona lote que inclusive utiliza rum na massa. Depois tem aquele de frutas que é regado com licor de laranja que fica muuuuuito bom! Estou ansiosa para saber qual bolinho vc vai experimentar! ;)
bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails