quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Beringelas à parmigiana



A Valentina comentou tanto deste livro ano passado que acabei comprando-o. O livro é um calhamaço mas vem cheio de receitas que a autora prepara para sua família. O legal também são as fotos, tanto de algumas receitas como de sua família, dando um toque quase íntimo, como se estivéssemos vendo um diário ou um livro de receitas pessoal.
Gostei tanto de seu estilo que comprei outro livro dela (outro calhamaço!rsss). Quem não gosta de comida italiana, ainda mais da famosa região da Toscana! Logo me vem à cabeça aquele filme lindo com a Diane Lane (como bem corrigiu minha amiga Regina!), "Sob o sol da Toscana", muito sol, comida gostosa e um amor italiano!
Voltando ao livro, a maioria das receitas é de "comfort food", sem muitas frescuras, com ingredientes simples e que na maioria das vezes temos na geladeira. É claro que tem pratos inusitados e um tanto exóticos (tem um risoto de morangos que está enchendo minha cachola de curiosidade, acho que terei que preparar qualquer hora só para tirar a dúvida! :-p)
Esta beringela ficou deliciosa. O mérito fica por conta do molho, ultra simplérrimo, e do manjericão. A receita original pede para envolver as fatias de beringelas em farinha de trigo e fritá-las em azeite. Fiz assim da primeira vez, ficou ótimo, mas desta vez resolvi diminuir na gordura e apenas grelhei as beringelas em um pouco de azeite na frigideira. Bem mais light e igualmente saborosa!

Beringelas à parmigiana

3 beringelas médias (usei as japonesas)

molho:
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
5 tomates sem pele e sem sementes picados ou 400g de tomates pelados em lata
10 folhas de manjericão fresco
300g de queijo mussarela fresca em fatias
50g de queijo ralado

Preaqueça o forno a 180oC.

Corte as beringelas em fatias de mais ou menos 1cm e deixe de molho em água por alguns minutos. Enxugue bem em papel toalha e grelhe as fatias numa frigideira bem quente com um pouco de azeite.

Para o molho: refogue o alho no azeite em fogo baixo até sentir seu cheiro. Junte os tomates pelados amassados com a mão, metade das folhas de manjericão rasgadas e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloquei um pouco de orégano seco também. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 ou 20 minutos ou até que os tomates tenham derretido.

Montagem: forre um refratário com um pouco de molho, espalhe as fatias de beringela. Cubra com mais molho, fatias de queijo mussarela e polvilhe queijo ralado. Espalhe alguns pedaços de manjericão. Repita o processo até acabarem os ingredientes.

Leve para assar por 20 a 30 minutos ou até a superfície ficar levemente corada. Sirva morno como acompanhamento ou frio com torradas ou crackers.



O prato saindo do forno! Hummmm!

17 comentários:

Eli disse...

Akemi eu gostei dessa versão sem fritar, logo ela vai estar na minha cozinha. Essa foto do prato pronto está de matar!

Akemi disse...

Eliana, ficou mais enxutinha, amiga! Nossa, que honra um pratinho meu vai dar as caras na sua cozinha super deliciosa!!! Espero que o Raphinha goste!

Patricia Scarpin disse...

Akemi, este prato está espetacular, amiga!!
Quem disse que comida tem que ser cheia de rococós pra ser gostosa? Um prato sofisticado de um restaurante da moda pode ser sim maravilhoso, mas uma comidinha simples e feita com amor alimenta não só o corpo como também a alma.
Faz tempo que não faço esse prato em casa, o João e eu adoramos!

Falando no João, nós já vimos esse filme umas 10 vezes - sem brincadeira - e desconfio que ele tenha uma quedinha pela atriz que faz a protagonista... risos

Amiga, aqui tem um risoto de cerejas que parece delicioso, quem sabe assim vc se inspira pra preparar o de morango?

http://cookalmostanything.blogspot.com/2006/11/hay-hay-its-donna-day-8.html

Beijos!

Eli disse...

Clarice eu vim procurar um muffin aqui nos seus arquivos que eu queria fazer pro lanche da tarde mais eu não consigo acessar seus arquivos, será que só eu estou tento esse problema?! Que pena foi por água baixo o sonho do muffin próprio. hehehe Vou tentar amanhã pra ver se consigo entrar nos arquivos.

Paula disse...

Oi Akemi, esse é o segundo prato que mais gosto. Ontem eu estava pensando nele, após vcs publicarem os seus pratos prediletos em "Comida da Memória". Pena que vc não é a minha vizinha, eu iria pedir um bocadinho, hihihi... Sabe, gosto de cozinhar, mas certas coisas são mais gostosas quando outra pessoa faz para a gente. Carinho de mãe, de amiga, sabe essas coisas?
Beijão, e parabéns pelo prato. Yummy, yummy.

Márcia disse...

Akemi,
até eu que me auto-proclamei a rainha do "não gosto" fiquei babando por este prato!
Aliás, vcs todas fazem tanta coisa com beringela e abobrinha, que me pego com vontade de comer tb!!!
Olha, eu já comi risoto de morango num restaurante em Brasília, e é muuuuito delicioso!
Faça aí, q duvido q vc se arrependa! E fotinho pra gente, claro!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Akemi, eu também prefiro a versão nao frita. Essas fotos estão de matar! Acho que a lombriga da Miki veio parar aqui dentro da minha barriga :D

beijos

Anônimo disse...

Eu ammmmmooooo beringela...eu tbquero um pedaço...não,um pedação!!!
Bjs
Mari T.

Lua Limaverde disse...

A primeira foto já estava matando, aí eu vejo a segunda... ave, que delícia... :)

brisa disse...

Pra usar um superlativo que cai muito bem com a foto e o prato: Magnifica:))

Ahhh!! No top dos tops das minhas comidas preferidas:))

Arrasou, de novo..(diga-se de passagem que faz duas semanas que eu + KC estamos com a "coisa" por beringela parmesian, mas nao tivemos tempo pra tanto..)

Bjs

Bri

Marcia da Paz disse...

Oi Akemi já fiz as beringela sem fritar realmente fica uma delicia, as fotos estão lindas bjs

Regina disse...

Olha, eu adoro beringelas, então esse prato, com esse queijo derretido...hummm... tentação! Ah, acho q a protagonista é a Diane Lane não é não? E vc chegou a ver Procuro um amor que goste de cachorros com ela tbém? Bobinho, mas bonitinho... bjs

Karen disse...

Também adoro berinjelas, especialmente assim!

Akemi disse...

Patricia, querida, fiquei a babar com este risoto de cerejas! Acho que vou me arriscar neste de morangos! Aguardem!

Eliana, mandei um mail para ti, recebeste?

Paula, entendo, sim! Tem horas que eu enjôo do meu tempero, queria ter vizinhas como vcs por perto! Seria ótimo trocarmos comidinhas, como nas merendas da escola, lembra? rsss

Márcia, vc me animou de vez a preparar este risoto de morangos! Pode deixar que eu posto aqui!

Dadi, já morri de rir com sua lombriga, amiga! rss

Mari, beringela é tudo de bom mesmo! Tens receitinha para trocar??? ;-p

Luna, sempre gentil! Obrigada amiga!

Bri, tantas variações para um mesmo prato, mas sempre uma boa pedida em qualquer ocasião, não é mesmo? Saudades de ti, mulher!
Beijos!

Márcia da Paz, como vc foi rápida para preparar! Que bom que gostou deste preparo!

Regina, se não fosse vc estaria até agora pensando que era a Teresa Russel! kkkkk
Obrigada pelo toque, já arrumei correndinho! Vi, sim, este filme também, muito bonitinho! Aliás, adoro estes filmes, sempre que tiver outras dicas, ficarei agradecida! Beijos!

brisa disse...

Querida, saudades tb..:)) You are doing great!!:))

Bjs

Bri

Anônimo disse...

este prato emgorda só de olhar, que delicia.....

de uma admiradora das boas comidas.
andreia

Casamento Cristiane e Ewerton disse...

Ola, Akemi obrigado por comportilhar um pouco do seus conhecimentos fiz hoje essa receita e ficou uma delicia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails