segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Café da manhã de domingo caprichado!



Acordei domingo de manhã disposta a preparar o tiramisu de morangos que a Valentina postou ano passado. Ao entrar no Trembom para procurar a receita, dou de cara com estas panquecas. Tinha todos os ingredientes em casa e estava mesmo a pensar no que preparar para o café da manhã. Nem tive dúvidas ao ver a receita. Fui correndo para as panelas.
Ficaram muito gostosas e fofinhas. Aqui em casa também renderam 20 panquequinhas, utilizando a colher medida de 15ml e não sobrou nenhuma para virar torrada no dia seguinte como a Valentina sugeriu. Fizemos "sanduíches de panquecas"! Adoramos rechear com manteiga e geléia!


Panquecas escocesas

1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
150ml de leite em temperatura ambiente
110g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 ovo
1 colher de sopa de óleo vegetal – canola ou amendoim
1 colher de sopa de ‘Golden syrup’- no Brasil mel Karo é o mais próximo ingrediente


Coloque o vinagre e o leite numa tigela e reserve. Numa outra vasilha coloque a farinha de trigo e o bicarbonato. Numa terceira tigela, coloque o ovo, o óleo e usando a colher que mediu o óleo meça o ‘Golden syrup’ (ótima dica para o melado não grudar na colher!). Misture os três ingredientes com um fouet. Derrame o leite e vinagre na vasilha com o óleo, etc. Misture mais um pouco e coloque tudo na vasilha com a farinha de trigo. Mexa bem até ficar com a consistência lisa. A massa fica mais para líquida.

Pegue uma panquequeira ou frigideira anti-aderente e leve ao fogo para esquentar (fogo baixo). Não precisa untar a frigideira. Coloque a medida para uma panqueca, e assim que bolhas se formarem na superfície é hora de virar a panqueca. Caso fique algum restinho de massa na frigideira, limpe antes de colocar a próxima leva.

5 comentários:

valentina disse...

Clarice fofa, as tuas ficaram lindas!!!!! Se nao sobrou n ada para o cafe do outro dia eh mais que prova de que agradou.que otimo!!bjocas

Eliana Scaramal disse...

Clarice estão lindas mesmo! Acredita que hoje o Rapha acordou pedindo panqueca no café da manhã. :)

Patricia Scarpin disse...

Que lindas as tuas panquequinhas, amiga!

vou ter MESMO que fazer estas danadas. :)

Akemi disse...

Valentina, acho que já testei todas as panquecas que vc postou e sinceramente não saberia dizer qual é a melhor. TODAS são ótimas!

Eliana, não tem coisa melhor do que panquecas fresquinhas e fofinhas para o café da manhã ne, amiga?

Patricia, para ficar completo mesmo, só comendo na cama, amiga! rsss

Cris disse...

Que delícia de receita, hoje não paro com a lista aqui no seu blog! Bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails