sábado, novembro 05, 2011

Primo-irmão do pão delícia

Estava estranhando o santo padeiro não baixar por aqui ultimamente mas esta tarde passeando pela net, encontrei esta receita da Patty e corri para cozinha.
Tinha todos os ingredientes em casa e ainda aproveitei algumas fatias de mortadela e usei para rechear meus pãozinhos. São realmente bem macios e deliciosos! Uma receita que certamente repetirei outras vezes! ;)

Massa:
* xícara medida de 240ml

1 ovo + leite até completar 320ml
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento seco para pão

Recheio (opcional):

100g de mortadela picadinha
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso

Cobertura:

1 clara levemente batida
50g de queijo parmesão ralado

Faça o pão conforme já está acostumado na mão ou na máquina de pão. Minha maneira é dividir a farinha em duas vasilhas. Numa eu coloco o sal e manteiga. Na outra, o fermento, o açúcar e despejo o ovo batido com leite. Misturei com espátula até formar uma pasta lisa e que começa a levantar bolhas. Em seguida, despejei o conteúdo da outra vasilha e misturei com cuidado até a farinha ser incorporada. Feito isso, despejo a massa na mesa e começo a sovar até soltar das mãos (cerca de 10 a 15 minutos). Fiz uma bola com a massa e coloquei na vasilha coberta com filme plástico bem esticado. Deixei descansar em local abafado por 40 minutos ou até dobrar de volume. Depois, dei alguns soquinhos na superfície da massa para retirar o gás acumulado e virei na mesa. Dividi em porções (neste caso, 16 unidades de cerca de 60g cada) e modelei em bolinhas. Cubri com pano de prato bem torcido e deixei descansar mais 10 minutos. Nesse intervalo, preparei a assadeira (untar e enfarinhar ou forrar com papel manteiga), coloquei a clara numa tigelinha funda e dei uma leve batida só para "quebrar" a viscosidade e coloquei o queijo numa outra tigelinha funda também. Misturei a mortadela com o requeijão apenas para dar liga. Após este breve descanso, eu recheei e modelei em bolinha novamente (caso não recheie, apenas modele novamente em bolinha). Segurei pelas pontas que fechei e mergulhei na clara e depois no queijo ralado. Coloquei na assadeira com a parte coberta com queijo para cima. Repeti com as outras bolinhas até acabar. Cobri com filme plástico e depois com o pano de prato úmido e deixei crescer mais 25~30 minutos. Dez minutos antes de acabar a fermentação, já liguei o forno para pré-aquecer (200˚C). Coloquei para assar por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados na parte de baixo.


Um ótimo final de semana para todos! ;)

12 comentários:

Cristina disse...

Se não tem pão, que comam brioches!!Não,não...corremos para cozinha para fazê-los...amo receitinhas de pão...testada por vc, não tenho dúvida que é boa!!
Bom fds...

Midori disse...

Oba, mais um paozinho para testar. Ja fiz varios daqui do PG e adorei, com certeza vou gostar desse tb !
Bjs e um otimo domingo...

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

É gostosinho mesmo, né?
Hum e recheado deve ter ficado melhor ainda.
Beijos
Patty

grazi disse...

fabuloso!!!!!

Josy disse...

Adoro fazer pães Akemi. Além de saborear um pãozinho caseirinho, para mim, fazer pães é uma terapia. Adorei essa receita, a textura desse pãozinho ficou muito macia. Gostei, gostei muito... Beijinhos, ótima semana

Dani Bros disse...

Isso é feio Akemi!!! Fiquei aqui na maior vontade. bjks

Raiza disse...

Hum,já quero. Adorei o seu blog se quizer seguir o meu também é só ir lá no www.sevirandosozinho.blogspot.com (o blog é relativamente novo mais tem coisas interessantes por lá)daqui a uns dias quem sabe eu publico essa receita lá.

Anny (Cristiane) disse...

Akemi, fiz esse pão e ameeeeeeeeeii! Ele é super macio. Sovei bastante, acho que foi o primeiro pão que sovei muito. Super aprovado. Depois vai entrar no blog, junto com o pão-de-ló de fubá. BEIJINHOS.
panusipratus.blogspot.com

Alexandra disse...

Olá eu adoreia receita ja fiz três vezes. Adoro o seu blog.

Akemi disse...

Alexandra, muito obrigada por prestigiar o blog e contar a experiência com este pão! Abraços!

Unknown disse...

Adorei!massa fofinha e muito leve.Gosto muito de suas receitas.Beijinhos!!!!

Akemi disse...

Obrigada por voltar e contar sua experiência com a receita! Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails