sábado, novembro 19, 2011

Bolo B-day 6 anos!


Faltando 1 minuto para acabar o segundo tempo finalmente escolhi o bolo para o aniversário de 6 anos do Pecado da Gula! Estava enrolada com os últimos detalhes da reforma da casa, embalando os pertences para levantar âncora novamente mas sempre matutando que bolo preparar este ano...
A inspiração veio de dois cantos: o bolo de lichias que o Marcelo publicou aqui e o bolo das meninas do pessoal do patchwork que leva framboesas. Pensando em unir as duas frutas, lembrei-me da obra-prima do genial chef Pierre Hermé, o Ispahan! É claro que o bolo não chega aos pés do legítimo mas, modéstia a parte, ficou muito bom!
Pensei ainda em perfumar a calda com água de rosas mas não encontrei por aqui e as flores entraram apenas na decoração. Aliás, esta também foi outra dificuldade. Não tive tempo de comprar o chantilly industrial que é mais fácil de manusear por longo período sem alterar sua textura e usei o creme de leite fresco mesmo. O sabor é infinitamente mais gostoso do que o industrial mas exige que você trabalhe com pequenas porções de cada vez para que o calor da mão não o torne poroso e feio. Fazer as rosas com o bico de confeitar parecia fácil num primeiro momento mas na hora H, a lateral ficou horrível, precisei "lutar" contra a gravidade para que o chantilly permanecesse grudado no bolo! Tive que tirar tudo e começar de novo, além de ter que bater mais chantilly. Tive ainda a "grande idéia" de usar chantilly branco no fundo e pitangar com chantilly rosa. As falhas ficaram bem mais evidentes! Que idéia de girico, nem parece boleira! kkkkk
Comecei tudo de novo e aí sim, depois de melecar a mesa inteira, a cara e a batedeira e ainda gastar quase o dobro do chantilly necessário, o bolo ficou pronto! Que suadouro, viu! rsss


Bolo Rosa

Massa:

4 ovos extra (60g cada)
120g de açúcar refinado
120g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
40g de manteiga sem sal
1/4 colher (chá) de essência de baunilha

Unte e forre com papel manteiga uma forma de 18cm.
Peneire a farinha com o fermento.
Aqueça um pouco de água e antes de abrir fervura, apague o fogo. Coloque aí a manteiga e deixe derreter. Depois, junte a baunilha e reserve aquecido dentro do banho-maria.
Bata os ovos com o açúcar até triplicar de volume, uns 10 minutos. O ponto é quando você levanta as pás da batedeira e a massa cai com dificuldade.
Tire da batedeira e peneire a farinha de trigo sobre a gemada aos poucos e misturando de baixo para cima. O ideal é ter alguém ajudando. Enquanto um peneira você vai misturando com a espátula. Antes que toda a farinha seja incorporada, despeje a manteiga aquecida e misture com cuidado de baixo para cima até que forme uma massa lisa e homogênea. Cuidado para não misturar demais porque o bolo não cresce. O ponto certo de parar de mexer é quando você levanta a espátula e a massa cai feito fita.
Despeje a massa na forma. Dê algumas leves batidas no fundo da forma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. A superfície deve estar corada e ao tocar, ela afunda e volta. Faça o teste do palito para ter certeza.
Logo que tirar do forno, desenforme e deixe esfriar com o papel manteiga sobre uma grade por 10 minutos. Depois retire o papel manteiga e espere terminar de esfriar.

Recheio:

1/2 lata de leite condensado
200ml de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema peneirada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 caixa de creme de leite uht
1 lata de lichias em calda
framboesas congeladas

Numa panela, coloque o leite condensado, o amido diluido no leite, a gema e leve ao fogo. Mexa sem parar até que engrosse. Se empelotar, misture no sentido horário e anti-horário rapidamente que os grumos desaparecerão. Apague o fogo e junte a baunilha e o creme de leite. Misture bem e despeje num refratário. Cubra com filme plástico bem rente ao creme para não formar película. Deixe esfriar. Antes de aplicar no bolo, bata o creme com fouet ou na batedeira para que volte a ficar cremoso.
Enquanto isso, escorra a lichia e reserve a calda para molhar o bolo (usei cerca de 150ml).
Corte as lichias em pedaços menores e seque com papel toalha. Descongele as framboesas na geladeira e enxugue com cuidado em papel toalha.

Montagem:

Corte o bolo em 3 discos de 1cm. Forre a mesma forma onde o bolo foi assado com filme plástico de maneira a ter sobras para fora. Eu coloque duas tiras de filme em cruz. Coloque um disco no fundo e regue com a calda. Espalhe metade do recheio e nivele com as costas de uma colher. Espalhe lichias e framboesas tomando cuidado para não deixar muito perto das beiradas. Deixe cerca de 1 dedo na borda sem as frutas. Coloque mais um disco de bolo, molhe com a calda e espalhe o resto do creme e das frutas. Termine com o último disco de bolo e molhe com a calda. Cubra com o filme plástico que sobrou para fora e leve para geladeira por cerca de 4 horas no mínimo. O ideal é fazer num dia para decorar e servir no outro dia.

Decoração:

cerca de 800g de creme de leite fresco bem gelado
corante alimentício em gel pink a gosto
3 a 4 colheres (sopa) de açúcar refinado

Bata tudo na batedeira até formar chantilly firme. Cubra o bolo com uma fina camada de chantilly para cobrir imperfeições e nivelar caso esteja torto. Não se preocupe se ficar partes do bolo aparecendo ou farelos misturados ao chantilly. Leve para geladeira por 20 minutos para firmar. Coloque um pouco do chantilly em saco de confeitar com bico pitanga aberto e grande. Comece fazendo as rosas pelas laterais, pitangando do centro e contornando sua volta uma ou duas vezes conforme o tamanho de sua "rosa". Depois decore o topo do bolo da mesma maneira, primeiro as beiradas e depois o centro. Os "buracos" que ficarem entre uma rosa e outra, disfarce pitangando no mesmo sentido da rosa que estiver ao lado, formando "vírgulas" como se fossem pétalas extras. Para visualizar melhor, veja este passo a passo.
Se quiser, use rosas e pétalas naturais para decorar, tomando cuidado de lavá-las, secar bem e cobrir os cabinhos com papel alumínio se for espetar no bolo. Conserve na geladeira até o momento de servir.

Esta fatia é para você! ♡

E chegou a grande hora! Que rufem os tambores!!!! A grande felizarda que ganhou a frasqueira alimentar é....



... Dani Bros do blog Casa de Farinha que trouxe lindos macarons de laranja!!! Parabéns!!! Espero que a frasqueira seja muito útil para você! Em breve ela estará chegando aí em Natal!!!

27 comentários:

Letrícia disse...

Nossa, Akemi, esse bolo está um escândalo de bonito! Esse recheio de lichias de framboesas deve ser um sonho. Parabéns pelo bolo e pelo blog de novo!

E que sortuda, a Dani! Parabéns para ela também!

Beijos! Bom final de semana!

Dani Bros disse...

Nao acredito!!! Amiga nunca ganhei nada e nem estava esperando por isso. Participei pelo carinho que tenho por vc e seu cantinho, entao imagine a minha felicidade agora! Seu bolo do niver ficou perfeito por dentro e por fora. PARABENS!!!! Beijao

Autora do Blog disse...

Muitos Parabens pelo 6º Aniversário e pelo bolo.
O bolo é muito lindo. Magnifíco.
Adorei.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

MissB disse...

Que bolo maravilhoso, adorei! Está lindíssimo, os efeitos que criou estão muito bons, parecem rosas!

Parabéns querida! :)

Nicole disse...

Flor, ficou lindo, lindíssimo!
Parabéns!

Shapalmas disse...

Olá Akemi...nem parece que você teve algum tipo de problema ao fazer a decoração desse bolo,pois ele está simplesmente MARAVILHOSO...e vendo a fatia que 'nos' ofereceu,parece que estou até sentindo o gostinho...muito bom mesmo!!!
Grande beijo e parabéns !!!

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Parabéns pelo Blog super caprichado de delícias e o bolo é mara...vou fazer também!
Beijos
camomilaRosa

Marly disse...

Oi, Ake,

Acompanhei rindo, a descrição da saga de fazer o bolo pois acho que não há boleira que já não tenha passado por uma situação assim, rsrs. Mas o bom é que o resultado compensou maravilhosamente o esforço. O chantilly ficou tão perfeitinho que, à primeira vista, eu o tomei por merengue. Já o 'lado de dentro' ficou um escândalo de tentador!
Parabéns à ganhadora do prêmio!

Beijoca e bom finzinho de semana!

Diana disse...

Morri de rir da sua história. Achei que só eu apanhece de glacê. kkk
Parabéns pelo blog.
bjos

Luna disse...

Akemi, esse bolo ficou muito lindo e delicado. Da próxima tenta trocar o chantilly por merengue italiano, assim você não tem tanto trabalho. Mesmo assim ficou um escândalo! Beijos e parabéns mais uma vez! :D

Megumi disse...

Nossa Akemi, ficou tao bonito...
Foi muito bom participar dessa festinha... Uma festa que vai me engordar aos poucos,rsrsss...
Td de bom,bjss!

Inês Ginja disse...

Adorei o seu bolinho de aniversário! Lindo e de muito bom gosto.
Um beijinho.

Valeria disse...

Parabéns Akemi querida ,Parabéns Pecado da Gula !!Sou fã de carteirinha do seu blog!!Quanta coisa boa tem por aqui!!que venham os 6,7,8.....!!!
Muito sucesso sempre!!
Bjs
Valeria
PAPOS de Anjo

Renata disse...

Que sonho de bolo, Akemi! Fiquei com MUITA vontade rsrsrs
Parabéns à felizarda que levou a frasqueirinha linda!
Bjsss

grazi disse...

espetacular!!!

Parabéns pelo blog.

Claudia Lima disse...

O bolo ficou lindo e tentador.
Parabéns :)

Delicioso Equilíbrio disse...

Nossa... Ficou MARAVILHOSO! E essa combinação de lichia e framboesa... hummm... parece muito boa!

Parabéns novamente!

Samantha.

Isabel Salvador disse...

Perfeito amiga, para o teu aniversário lindo lindo....bjokinhas e venham muitos mais aniversários

Emília disse...

Que bolo lindo, é quase um sonho!! Um dia quero poder fazer um desses...tem que ter dom e paciência, coisas que eu não tenho!rs
Bjos

Trainee de Cozinheira disse...

Sempre quis fazer essas rosas, mas acho complicado pelo mesmo motivo que vc falou, o chantilly não fica tão durinho!, esse ficou maravilhoso vou anotar tudinho, mais uma vez parabéns, por tudo e mais pelo seu carinho com as pessoas!!bjs
Maura

A Paixão da Isa disse...

adorei esta fantastico uma maravilha das maravilhas parabens tens mao de fada adorei beijinhos

Gina disse...

Lindo demais, à altura dos 6 anos!
Haja perseverança!
Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Parabéns, Clarice! 6 anos é uma data bem especial - que venham muitos outros!
Beijo!

Ive Luciana Resende disse...

Bolo rosa em todos os sentidos! Lindo, lindo. :) Parabéns mais uma vez.

Nanda disse...

Que bolo LINDO! Quanto tempo pode ficar fora da geladeira sem derreter?

Akemi disse...

Nanda, como a cobertura é de chantilly feito com creme de leite fresco é só tirar o bolo da geladeira, cortar e guardar de volta na geladeira, não é um bolo para ficar exposto. Nesse caso aconselho a usar um chantilly industrial ou marshmallow. Abcs!

Ana disse...

Akemi, q bolo mais maravilhoso eh esse amiga, lindo demais!!!
Olha so, mil desculpas por eu ter sido uma amiga relapsa e nao ter te mandado um e-mail com os parabens pelos 6 anos do blog. O Pecado da Gula eh um dos meus blogs preferidos e vc eh uma super amiga, eu adoro voce demais viu!!
Acredite ou nao eu fiz um bolo e tirei foto p/ postar no meu blog e mandar p/ o aniversario do Pecado, mas com a correria da vida e do mestrado, provas, trabalhos, etc, acabou passando e eu nao tive tempo de postar. Eu sei q nao eh desculpa e peco perdao mesmo p/ vc. Mas queria te contar q comemorei aqui tbem! Alias, o bolo q eu fiz ficou tao bom, eu vou te mandar a receita depois, adaptei umas receitas e nos tres ficamos impressionados aqui com o quao gostoso o bolo ficou. Era um bolo simples, daqueles de cha da tarde, mas ficou muito fofo e gostoso. Enfim, vou mandar p/ vc, prometo! rs!
Beijao e tudo de melhor p./ vc e p/ o blog amiga! E q sua mudanca de casa tenha ido bem ai, as vezes mudar eh uma "coisa", mas depois q a gente se "instala" no cantinho novo tudo se ajeita e eh tudo fica gostoso!
Beijos!
Ana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails